Início

Questões de Concursos INEP

Resolva questões de INEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q185575 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

Uma câmera fotográfi ca utiliza o formato RGB (red, green, blue) para informação de cores nos pixels, no qual cada cor é representada por 8 bits. Deseja-se comprar um único cartão de memória para essa máquina de forma tal que 1 024 x 1 24 pixels.

Qual deve ser, em gigabytes (GB), a capacidade mínima do cartão de memória a ser comprado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q171677 | Biologia, Evolução, Biólogo, ENADE, INEP

A evolução adaptativa é descrita em diversas abordagens, como um produto do sucesso reprodutivo diferencial das variantes genéticas, já que alguns organismos contribuem mais do que outros com descendentes para as gerações seguintes. Com relação à evolução adaptativa, avalie as seguintes asserções.
A ocorrência de evolução adaptativa está diretamente relacionada à existência de variação, reprodução e hereditariedade; traços herdáveis correlacionados ao sucesso reprodutivo tendem a se tornar mais comuns na descendência.

PORQUE

Apesar de a seleção natural ser fraca em populações naturais e direcionada pela sobrevivência e não pelo sucesso reprodutivo, ela também causa modifi cações direcionais sobre variações genéticas neutras. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q929723 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O efeito Tyndall é um efeito óptico de turbidez provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal. Foi observado pela primeira vez por Michael Faraday em 1857 e, posteriormente, investigado pelo físico inglês John Tyndall. Este efeito é o que torna possível, por exemplo, observar as partículas de poeira suspensas no ar por meio de uma réstia de luz, observar gotículas de água que formam a neblina por meio do farol do carro ou, ainda, observar o feixe luminoso de uma lanterna por meio de um recipiente contendo gelatina.
REIS, M. Completamente Química: Físico–Química. São Paulo: FTD, 2001 (adaptado).
Ao passar por um meio contendo partículas dispersas, um feixe de luz sofre o efeito Tyndall devido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q183694 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP

A Avaliação de Impactos Ambientais é um instrumento de gestão ambiental que auxilia nas tomadas de decisões da viabilização de empreendimentos ou atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras do meio ambiente. É um instrumento que possibilita identificar impactos das diversas atividades da engenharia no contexto social e ambiental.
MOREIRA, I. V. D. Origem e síntese dos principais métodos de avaliação de impacto ambiental (AIA). In: Manual de avaliação de impactos ambientais - MAIA, 1. ed.. Curitiba: SUREHMA-GTZ, 1993.

Constitui método de avaliação de impactos ambientais o

I. Método de Matrizes de Interação.

II. Método da Árvore de Causas.

III. Método da Listagem de Controle - Check List.

IV. Método das Redes de Interação - NETWORKS.

V. Método da Superposição de Cartas - Overlay mapping.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q239786 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990) apresentam a saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

PORQUE

II. O Estado deve buscar a formulação e execução de políticas voltadas à redução de riscos de doenças e ao estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q56785 | Matemática, Física Matemática, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Um motorista de ônibus fez um percurso em 3 dias, viajando 6 horas por dia com a velocidade média de 70 km/h. Se quiser repetir o percurso em 2 dias, viajando 7 horas por dia, a velocidade média deverá ser de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q195407 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

As vendas de flores aumentam muito em determinadas épocas do ano, como no dia das mães, dos namorados e de finados. O agricultor, atento a esses períodos de maior demanda, pode investir na floricultura, diversificando sua propriedade rural e aumentando sua renda agrícola. A cultura do crisântemo (Dendranthema grandiflora) é uma alternativa, devido à sua grande aceitação no mercado, podendo ser comercializado como flor de corte ou de vaso. Seu florescimento é promovido pela diminuição do fotoperíodo, e o uso de artifícios permite ao agricultor produzir flores durante todo o ano.

Visando à produção de crisântemos, em ambiente protegido, para comercialização em final de outubro, período que antecede o dia de finados, o agricultor precisa utilizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q667200 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
Farejador de Plágio: uma ferramenta contra a cópia ilegal No mundo acadêmico ou nos veículos de comunicação, as cópias ilegais podem surgir de diversas maneiras, sendo integrais, parciais ou paráfrases. Para ajudar a combater esse crime, o professor Maximiliano Zambonatto Pezzin, engenheiro de computação, desenvolveu junto com os seus alunos o programa Farejador de Plágio. O programa é capaz de detectar: trechos contínuos e fragmentados, frases soltas, partes de textos reorganizadas, frases reescritas, mudanças na ordem dos períodos e erros fonéticos e sintáticos. Mas como o programa realmente funciona? Considerando o texto como uma sequência de palavras, a ferramenta analisa e busca trecho por trecho nos sites de busca, assim como um professor desconfiado de um aluno faria. A diferença é que o programa permite que se pesquise em vários buscadores, gerando assim muito mais resultados.
Disponível em: http://reporterunesp.jor.br. Acesso em: 19 mar. 2018
Segundo o texto, a ferramenta Farejador de Plágio alcança seu objetivo por meio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q933385 | Matemática, Vestibular ENCCEJA, ENCCEJA, INEP, 2020

    Dois amigos, A e B, fizeram uma brincadeira: a cada número x, dito pelo amigo A, o amigo B respondia com um valor y, que seguia uma regra criada por ele. O objetivo da brincadeira era o amigo A descobrir a regra criada pelo amigo B.
Os valores observados em cada rodada dessa brincadeira estão representados no quadro.
x     – 1   2   3     5 y     – 4   5   8    14

A expressão que representa a regra criada pelo amigo B, a partir do número x, é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q116346 | Sistemas de Informação , Gestão de Processos, Analista de Sistemas, ENADE, INEP

Os processos de negócio aumentam o entendimento do o que precisa ser feito e do "como precisa ser feito " dentro de uma organização.
(BALDAM, R. 2009, ed.2 , p. 25)
Sabendo disso, a fase da gestão de processos de negócio que evita a estagnação dos processos organizacionais é


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q115741 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, ENADE, INEP

Os mapas de navegação enfocam como as pessoas se movimentam por um site ou aplicação. Cada página do site ou local da aplicação é representado com uma caixa ou cabeçalho e todas as páginas que puderem ser acessadas a partir dela devem usá-la como referência. Uma técnica bastante utilizada é colocar todos os fluxos possíveis no mapa de navegação, já que isso destacará seções onde há necessidade de uma revisão no projeto da interface.
BENYON, D. Interação humano-computador. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Com relação ao tema, analise as asserções a seguir. Os mapas de navegação são redesenhados muitas vezes no decorrer do ciclo de vida do projeto

PORQUE
a interface deve ser projetada para atender pessoas (capacidades e limitações motoras, neurológicas, cognitivas, etc.), atividades que as pessoas querem realizar (questões temporais, com ou sem cooperação, se são críticas em termos de segurança ,etc.), contextos nos quais a interação acontece (ambiente físico, contexto social ou organizacional ,etc.), e ater-se às tecnologias empregadas (hardware, plataformas, normas, linguagens de programação, políticas de acesso em ambientes de trabalho e residencial, etc.). As combinações desses elementos são muito diferentes, por exemplo, em um quiosque público, em um sistema de agenda compartilhada, em uma cabine de avião ou em um telefone celular. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q930321 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A poesia que floresceu nos anos 70 do século XX é inquieta, anárquica, contestadora. A "poesia marginal", como ficou conhecida, não se filia a nenhuma estética literária em particular, embora seja possível ver nela traços de algumas vanguardas que a precederam, como no poema a seguir.
S.O.S
Chacal
(...) nós que não somos médicos psiquiatras
nem ao menos bons cristãos
nos dedicamos a salvar pessoas
que como nós
sofrem de um mal misterioso: o sufoco
CAMPEDELLI, Samira Y. Poesia Marginal dos Anos 70. São Paulo: Scipione, 1995 (adaptado).
Da leitura do poema e do texto crítico acima, infere–se que a poesia dos anos 70

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q182518 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP

A extração de minérios e rochas é realizada a céu aberto quando os depósitos são rasos ou espessos e ocorrem próximos da superfície. Essa atividade recebe o nome de mineração, na qual os impactos sobre o meio ambiente estão presentes em todas as fases da extração: pesquisa, implantação, operação e fechamento da mina. Durante a fase de operação, pode ocorrer o arraste de material particulado pela água da chuva, das áreas de lavra, depósitos de estéril e estradas.

Constitui impacto ambiental direto na mineração causado pelo arraste de material particulado pela água da chuva, o(a)

I. desmatamento da mata ciliar.

II. assoreamento de corpos hídricos.

III. alteração da qualidade do ar por partículas em suspensão.

IV. alteração das características físico-químicas da água, tais como o pH e a condutividade.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q185534 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

Um engenheiro eletricista foi contratado para implantar um programa de conservação de energia em uma empresa. Para isso, avalie a pertinência das seguintes medidas a serem adotadas por ele.

I. Fazer levantamento de faturas de energia elétrica, equipamentos e relatórios de produção.
II. Implantar o Programa Interno de Conservação de Energia, com apoio da administração superior da empresa.
III. Revisar o programa periodicamente e alterar o contrato de fornecimento de energia elétrica a cada 2 anos.
IV. Orientar e subsidiar as comissões de licitações para que as aquisições sejam feitas considerando economicidade do uso, avaliado pelo cálculo do custo-benefício ao longo da vida útil.
V. Determinar que cada uma das ações do programa seja controlada por todos do setor, para que ele se restrinja a orientar empregados da empresa que não são terceirizados.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q185344 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

No processo de fabricação de capacitores, podem aparecer bolhas de ar no interior do material usado como dielétrico. A ocorrência de bolhas no interior do dielétrico limita a máxima tensão de utilização do dispositivo.

PORQUE

O campo elétrico que surge quando o capacitor é submetido a uma diferença de potencial em seus terminais é maior no interior da bolha do que no interior do dielétrico e a ruptura dielétrica pode ocorrer para tensões mais baixas do que na situação de ausência de bolhas de ar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q117658 | Sistemas de Informação , Analista de Sistemas, ENADE, INEP

O paradigma de programação orientado a objetos tem sido largamente utilizado no desenvolvimento de sistemas.

Considerando o conceito de herança, avalie as afirma- ções abaixo.

I. Herança é uma propriedade que facilita a implementação de reuso.
II. Quando uma subclasse é criada, essa herda todas as características da superclasse, não podendo possuir propriedades e métodos próprios.
III. Herança múltipla é uma propriedade na qual uma superclasse possui diversas subclasses.
IV. Extensão é uma das formas de se implementar herança.
É correto apenas o que se afirma em


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q185551 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

Considerando a classificação dos sistemas agroflorestais, avalie as afirmações a seguir.

I. Os sistemas agrossilviculturais são um tipo de agrofloresta onde se combinam somente espécies perenes e culturas não agrícolas.

II. Os sistemas silvipastoris são um tipo de agrofloresta onde se combinam somente espécies perenes e espécie(s) zootécnica(s).

III. Os sistemas agrossilviculturais, silvipastoris e agrossivipastoris são expressões sinônimas que se referem ao consórcio aleatório entre espécies florestais, agrícolas e zootécnicas.

IV. Os sistemas agrosslivipastoris são uma forma de agrofloresta cujo arranjo enquadra espécies perenes, culturas agrícolas e espécie(s) zootécnica(s), com suas respectivas plantas forrageiras.

É correto apenas o que afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q227453 | Artes Visuais, Professor Artes Visuais, ENADE, INEP

Em nossa sociedade errante, constantemente transformada pela mobilidade e ubiquidade de seu presente, patrimônio histórico tornou-se uma das palavras-chave. Ela remete a uma instituição e a uma mentalidade. Constituindo-se de bens materiais, imateriais e naturais de importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade, entendemos que a noção de patrimônio é construída ao longo da história como, também, o sentido de pertencimento dos indivíduos a um ou mais grupos sociais, assegurando-lhes uma identidade cultural e uma continuidade de saberes, fundamentais como suporte para a formação do sujeito como cidadão. O culto que se rende hoje ao patrimônio histórico deve merecer de nós mais do que simples aprovação. Ele requer um questionamento porque se constitui elemento revelador, negligenciado, mas, brilhante, de uma condição da sociedade e das questões que ela encerra.
CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

Considerando a atualidade do tema apresentado no texto acima e a necessidade da conscientização do sujeito ainda no contexto escolar, é preciso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q175795 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Um cirurgião-dentista vinculado ao programa odontológico de uma escola da rede pública, ao realizar o atendimento de rotina em uma criança, que já era sua paciente há algum tempo, percebeu alterações de comportamento e alguns hematomas nos braços e ao redor dos olhos. Questionada sobre a causa dos hematomas, a criança manifestou contradições inúmeras vezes. Em conversa com os professores, foi constatada queda no rendimento escolar e tendência ao isolamento dos colegas.

Diante do caso relatado, que atitude o cirurgiãodentista deve assumir, de modo a respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q668107 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.
SEVERINO. A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992 (adaptado).

O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.