Início

Questões de Concursos INEP

Resolva questões de INEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2401Q935806 | História, História Geral e do Brasil, INEP, INEP, 2022

Para os Impérios Coloniais, o problema das doenças que atingiam os escravos era algo com que cotidianamente deparavam os senhores. Em vista disso, uma série de obras dedicadas à administração de escravos foi publicada com vista a implementar uma moderna gestão da mão de obra escravista em convergência com o Iluminismo. Nesse contexto, o saber médico adquiria um papel extremamente relevante. Este era encarado como um instrumento fundamental ao desenvolvimento colonial, dada a percepção do impacto que as doenças tropicais causavam na população branca e nos povos escravizados.

ABREU, J. L. N. A Colônia enferma e a saúde dos povos: a medicina das “luzes” e as informações sobre as enfermidades da América portuguesa. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, n. 3, jul.-set. 2007 (adaptado).

De acordo com o texto, a importância da medicina se justifica no âmbito dos objetivos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2402Q931226 | Geografia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Antes de o sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida como Sahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde — um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde”, barreira vegetal que se estenderá por 7 000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.
GIORGI, J. Muralha verde. Folha de S. Paulo, 20 maio 2013 (adaptado).
O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2403Q931240 | Biologia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Euphorbia milii é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.
MOREIRA, C. P. S.; ZANI, C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia, n. 3, 2010 (adaptado).
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2404Q930474 | Matemática, Elementos e componentes, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O condomínio de um edifício permite que cada proprietário de apartamento construa um armário em sua vaga de garagem. O projeto da garagem, na escala 1 : 100, foi disponibilizado aos interessados já com as especificações das dimensões do armário, que deveria ter o formato de um paralelepípedo retângulo reto, com dimensões, no projeto, iguais a 3 cm, 1 cm e 2 cm.

O volume real do armário, em centímetros cúbicos, será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2405Q931250 | Física, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2019

O objetivo de recipientes isolantes térmicos é minimizar as trocas de calor com o ambiente externo. Essa troca de calor é proporcional à condutividade térmica k e à área interna das faces do recipiente, bem como à diferença de temperatura entre o ambiente externo e o interior do recipiente, além de ser inversamente proporcional à espessura das faces.
A fim de avaliar a qualidade de dois recipientes A (40 cm × 40 cm × 40 cm) e B (60 cm × 40 cm × 40 cm), de faces de mesma espessura, uma estudante compara suas condutividades térmicas kA e kB. Para isso suspende, dentro de cada recipiente, blocos idênticos de gelo a 0 °C, de modo que suas superfícies estejam em contato apenas com o ar. Após um intervalo de tempo, ela abre os recipientes enquanto ambos ainda contêm um pouco de gelo e verifica que a massa de gelo que se fundiu no recipiente B foi o dobro da que se fundiu no recipiente A.
A razão kA/kB é mais próxima de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2406Q944847 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, MEC, INEP, 2022

A prefeitura de um município contava, em 2002, com 105 mil funcionários estáveis e ativos, dos quais cerca de 100 mil eram avaliados anualmente. De acordo com as normas da época, a avaliação de desempenho deveria ser anual e sua função era estritamente ligada à promoção por merecimento. Como havia esse caráter restrito, após certo grau de promoção, os funcionários deixavam de ser avaliados. A avaliação dos funcionários era feita pelas respectivas chefias imediatas, por meio de instrumento padronizado, com critérios estabelecidos em um formulário, enviado pelo órgão central de recursos humanos. Depois de avaliado, o funcionário deveria ratificar o formulário, encaminhado, então, para a central de recursos humanos da prefeitura, responsável apenas por computar os pontos dados a cada funcionário, não conferindo importância a eventuais observações da chefia ou a necessidades de treinamento e desenvolvimento de pessoal anotadas nas avaliações.
LOTTA, G. S. Avaliação de desempenho na área pública: perspectivas e propostas frente a dois casos práticos. RAE-eletrônica, p. 1-12, v. 1, n. 2, jul./dez. 2002 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas nessa situação hipotética, avalie as afirmações a seguir.
I. O padrão de avaliação descrito no texto é considerado um modelo clássico de avaliação de desempenho, uma vez que se baseava no passado laboral dos funcionários e não previa para eles um plano de desenvolvimento de competências.
II. A avaliação de desempenho tinha como finalidade a promoção de cargo e o ajuste salarial e, a partir do limite de quantidade de promoção, o funcionário não era mais avaliado.
III. A padronização do instrumento elaborado pelo setor de recursos humanos e a obrigatoriedade da aplicação anual garantiam a equidade na avaliação de desempenho aplicada aos servidores da prefeitura.


É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2407Q931025 | Geografia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2017

Mas era sobretudo a lã que os compradores, vindos da Flandres ou da Itália, procuravam por toda a parte. Para satisfazê-los, as raças foram melhoradas através do aumento progressivo das suas dimensões. Esse crescimento prosseguiu durante todo o século XIII, e as abadias da Ordem de Cister, onde eram utilizados os métodos mais racionais de criação de gado, desempenharam certamente um papel determinante nesse aperfeiçoamento.

DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1987 (adaptado).


O texto aponta para a relação entre aperfeiçoamento da atividade pastoril e avanço técnico na Europa ocidental feudal, que resultou do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2408Q930785 | Português, Variação Linguística, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
A forte presença de palavras indígenas e africanas e de termos trazidos pelos imigrantes a partir do século XIX é um dos traços que distinguem o português do Brasil e o português de Portugal. Mas, olhando para a história dos empréstimos que o português brasileiro recebeu de línguas europeias a partir do século XX, outra diferença também aparece: com a vinda ao Brasil da família real portuguesa (1808) e, particularmente, com a Independência, Portugal deixou de ser o intermediário obrigatório da assimilação desses empréstimos e, assim, Brasil e Portugal começaram a divergir, não só por terem sofrido influências diferentes, mas também pela maneira como reagiram a elas.
ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.
Os empréstimos linguísticos, recebidos de diversas línguas, são importantes na constituição do português do Brasil porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2409Q930319 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Três décadas - de 1884 a 1914 - separam o século XIX - que terminou com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa - do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África. ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia, das Letras, 2012.
O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2410Q930838 | Matemática, Probabilidade, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
Para ganhar um prêmio, uma pessoa deverá retirar, sucessivamente e sem reposição, duas bolas pretas de uma mesma urna.
Inicialmente, as quantidades e cores das bolas são como descritas a seguir:
• Urna A – Possui três bolas brancas, duas bolas pretas e uma bola verde;
• Urna B – Possui seis bolas brancas, três bolas pretas e uma bola verde;
• Urna C – Possui duas bolas pretas e duas bolas verdes;
• Urna D – Possui três bolas brancas e três bolas pretas.
A pessoa deve escolher uma entre as cinco opções apresentadas:
• Opção 1 – Retirar, aleatoriamente, duas bolas da urna A;
• Opção 2 – Retirar, aleatoriamente, duas bolas da urna B;
• Opção 3 – Passar, aleatoriamente, uma bola da urna C para a urna A; após isso, retirar, aleatoriamente, duas bolas da urna A;
• Opção 4 – Passar, aleatoriamente, uma bola da urna D para a urna C; após isso, retirar, aleatoriamente, duas bolas da urna C;
• Opção 5 – Passar, aleatoriamente, uma bola da urna C para a urna D; após isso, retirar, aleatoriamente, duas bolas da urna D.
Com o objetivo de obter a maior probabilidade possível de ganhar o prêmio, a pessoa deve escolher a opção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2411Q931351 | Química, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2019

As redes de alta tensão para transmissão de energia elétrica geram campo magnético variável o suficiente para induzir corrente elétrica no arame das cercas. Tanto os animais quanto os funcionários das propriedades rurais ou das concessionárias de energia devem ter muito cuidado ao se aproximarem de uma cerca quando esta estiver próxima a uma rede de alta tensão, pois, se tocarem no arame da cerca, poderão sofrer choque elétrico.
Para minimizar este tipo de problema, deve-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2412Q930597 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Na Serra do Navio (AP), uma empresa construiu uma usina de beneficiamento, um porto, uma estrada de ferro e vilas. Entretanto, depois que as reservas foram exauridas, a companhia fechou a mina e as vilas se esvaziaram. Sobrou uma pequena comunidade de pescadores.
São 1,8 mil moradores que sofrem com graves problemas nos rins, dores no corpo, diarreia, e vômitos decorrentes da contaminação do solo e da água por arsênio.
MILANEZ, B. Impactos da Mineração. Le Monde Diplomatique. São Paulo, ano 3, n. 36 (adaptado).
A existência de práticas de exploração mineral predatórias no Brasil tem provocado o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2413Q212581 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Uma escola regular da rede municipal de ensino solicitou à secretaria de educação a inserção de um fonoaudiólogo para participar do planejamento escolar e orientar os docentes acerca de algumas dificuldades encontradas em alunos das turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental. Durante a visita à escola, o fonoaudiólogo observou que as salas do ensino fundamental estavam localizadas próximas à rua e ao lado da quadra de esportes e não apresentavam proteção contra o ruído externo. Ao conversar com as professoras, ouviu o seguinte relato de uma delas: "observo que alguns alunos falam muito alto e frequentemente ficam roucos; alguns não prestam atenção à aula e parecem não escutar o que digo, mesmo que eu eleve minha voz". Outras professoras também se queixaram que o barulho da rua e da quadra de esportes atrapalhava a aula.

Considerando a situação exposta, analise as afirmações a seguir, quanto à conduta do fonoaudiológo na escola.

I. É necessária a realização da triagem auditiva com enfoque em processamento da audição nas crianças das turmas de 1º e 2º anos para verificar possível interferência do ruído externo no desempenho em sala de aula.

II. A escola deve ser orientada sobre a necessidade de proteger a sala de aula contra o ruído externo, visando à melhora da aprendizagem das crianças e da saúde vocal do professor.

III. A triagem deve ser realizada para verificar possíveis transtornos na fala, na voz, na audição e na leitura e escrita das crianças, sem orientar a escola sobre a proteção das salas contra o ruído externo.

IV. É necessária a realização de oficinas para os professores sobre a saúde vocal, com orientação sobre medidas de ação contra o abuso vocal com vistas à melhora da qualidade de vida do professor.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2414Q929908 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir destacam–se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos:
1– A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração.
Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos.
2– Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão.
3– Na preparação de iogurtes, adicionam–se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.
Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1, 2 e 3, respectivamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2415Q930443 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

De 15% a 20% da área de um canavial precisa ser renovada anualmente. Entre o período de corte e o de plantação de novas canas, os produtores estão optando por plantar leguminosas, pois elas fixam nitrogênio no solo, um adubo natural para a cana. Essa opção de rotação é agronomicamente favorável, de forma que municípios canavieiros sao hoje grandes produtores de soja, amendoim e feijão.
As encruzilhadas da fome. Planeta. São Paulo, ano 36, n.º 430, jul.2008 (adaptado).

A rotação de culturas citada no texto pode beneficiar economicamente os produtores de cana porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2416Q931003 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
da sua memória

mil
e
mui
tos
out
ros
ros
tos
sol
tos
pou
coa
pou
coa
pag
amo
meu
ANTUNES, A. 2 ou + corpos no mesmo espaço. São Paulo: Perspectiva, 1998.
Trabalhando com recursos formais inspirados no Concretismo, o poema atinge uma expressividade que se caracteriza pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2417Q930786 | Filosofia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne.
HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado).
Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se?
PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).
Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2418Q930887 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2017

Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).


A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2419Q935765 | Português, Interpretação de Textos, INEP, INEP, 2022

Texto associado.

“Vida perfeita” em redes sociais pode afetar a saúde mental

Nas várias redes sociais que povoam a internet, os chamados digital influencers estão sempre felizes e pregam a felicidade como um estilo de vida. Essas pessoas espalham conteúdo para milhares de seguidores, ditando tendência e mostrando um estilo de vida sonhado por muitos, como o corpo esbelto, viagens incríveis, casas deslumbrantes, carros novos e alegria em tempo integral, algo bem improvável de ocorrer o tempo todo, aponta Carla Furtado, mestre em psicologia e fundadora do Instituto Feliciência.

A problemática pode surgir com a busca incessante por essa felicidade, que gera efeitos colaterais em quem consome diariamente a “vida perfeita” de outros. Daí vem o conceito de positividade tóxica: a expressão tem sido usada para abordar uma espécie de pressão pela adoção de um discurso positivo, aliada a uma vida editada para as redes sociais. Para manter a saúde mental e evitar ser atingido pela positividade tóxica, o uso racional das redes sociais é o mais indicado, aconselha a médica psiquiatra Renata Nayara Figueiredo, presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr).

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 21 nov. 2021 (adaptado).

Associada ao ideário de uma “vida perfeita”, a positividade tóxica mencionada no texto é um fenômeno social recente, que se constitui com base em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2420Q937058 | Artes Visuais, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

Conseguindo, porém, escapar à vigilância dos interessados, e depois de curtir uma noite, a mais escura de sua vida, numa espécie de jaula com grades de ferro, Amaro, que só temia regressar à “fazenda”, voltar ao seio da escravidão, estremeceu diante de um rio muito largo e muito calmo, onde havia barcos vogando em todos os sentidos, à vela, outros deitando fumaça, e lá cima, beirando a água, um morro alto, em ponta, varando as nuvens, como ele nunca tinha visto...
[...] todo o conjunto da paisagem comunicava-lhe uma sensação tão forte de liberdade e vida, que até lhe vinha vontade de chorar, mas chorar francamente, abertamente, na presença dos outros, como se estivesse enlouquecendo... Aquele magnífico cenário gravara-se-lhe na retina para toda a existência; nunca mais o havia de esquecer, oh! Nunca mais! Ele, o escravo, “o negro fugido”, sentia-se verdadeiramente homem, igual aos outros homens, feliz de o ser, grande como a natureza, em toda a pujança viril da sua mocidade, e tinha pena, muita pena dos que ficavam na “fazenda” trabalhando, sem ganhar dinheiro, desde a madrugadinha té... sabe Deus!
CAMINHA, A. Bom Crioulo. São Paulo: Martin Claret, 2008.


A situação descrita no fragmento aproxima-o dos padrões estéticos do Naturalismo em função da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.