Questões de Concursos INSTITUTO AOCP

Resolva questões de INSTITUTO AOCP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21Q1045065 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Júlio, 8 anos, apresenta um quadro de deficiência neuromotora (paralisia cerebral com quadriplegia espástica), com comprometimento da fala. A criança tem controle voluntário apenas do movimento da cabeça. Considerando a condição motora da criança, é correto afirmar que ela se beneficiaria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1045029 | Português, Interpretação de Textos, Educação Especial, Prefeitura de Umuarama PR, INSTITUTO AOCP, 2019

Texto associado.

Crônica: tempo de despedida Metáforas que se impõem


Temos muitas imagens armazenadas em nosso cérebro. Metáforas guardadas em nosso imaginário. Algumas, temos de admitir, são dolorosamente evidentes. Amanhecia. Véspera de Natal. Manhã fresca de um dia que seria muito quente. Havíamos passado a noite tomando vinho, ouvindo Roberto Carlos, só as mais tristes, tipo “Jovens tardes de domingo”, comemorando nossa formatura de Segundo Grau. Então eu saí pelos trilhos, de volta para casa, sentindo uma brisa empurrar meus cabelos longos, típicos dos anos 1970, para trás. Podia haver uma imagem mais óbvia e mais certeira para uma separação, uma ruptura, uma metamorfose?

Lembro como se fosse ontem, para continuar com imagens comuns, que olhei para trás, para os lados, para cima e para baixo, como se tentasse me situar. Vi a estação, que parecia mais melancólica do que nunca, vi alguns vagões estacionados em trilhos paralelos à linha central, vi um cachorro magro saltitar em três pernas e ouvi um galo retardatário cantar. Na metade do caminho, parei de novo e contemplei o cenário no qual me achava imerso. Eu sabia que a minha vida nunca mais seria a mesma. Em breve, eu tomaria o caminho da capital. Estava na encruzilhada. Passei por uma chave de trilhos, um mecanismo usado para desviar trens para uma linha secundária. Brinquei de tentar mudar o meu destino. Eu estava pesadamente consciente de que dava os meus últimos passos no universo que me definia.

Até hoje me pergunto: por que tanto realismo na metáfora que marcou minha passagem da adolescência para o mundo adulto? Uma semana depois, em 1º de janeiro de 1980, botei o pé na estrada e nela continuo. Só tenho voltado ao ponto de partida como visitante. Retornarei algum dia em definitivo para fechar o ciclo? Éramos três naquela despedida. Continuei ligado a um dos amigos daquela noite de despedida. O outro, o anfitrião, encontrei uma única vez, por acaso, num estádio de futebol. Não deve ter passado uma semana, porém, que não tenha pensando neles e em nossa turma.

O que nos faz pensar em detalhes de experiências tão distantes? Lembro-me de ter caminhado mais de um quilômetro pelos trilhos. Cada vez que parava ou olhara para trás, com os olhos apertados pela luz da manhã, sentia o coração pulando. Estava deixando tudo o que me importava. Como foi possível que eu não sentisse medo, não duvidasse, não tentasse escapar da mudança? A minha convicção era férrea como os trilhos que eu pisava. Hoje, quando encontro a gurizada de 17 anos, nunca deixo de concluir com certo paternalismo: são crianças. Eu era uma criança quando saí de casa.

Quando penso naquele momento de partida, inevitavelmente penso nos trilhos daquela manhã de verão. Venho trilhando meu caminho. Não me arrependo de não ter mudado a chave. Ainda ouço a voz de Roberto Carlos, pois “canções usavam formas simples”, ressoando na madrugada: “O que foi felicidade me mata agora de saudade, velhos tempos, belos dias”. Depois de 40 anos de separação, estamos nos reencontrando num grupo de WhatsApp.

Disponível em:<https://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/ cr%C3%B4nica-tempo-de-despedida-1.371025>. Acesso em: 24 out. 2019.

Assinale a alternativa correta considerando as ideias apresentadas no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1045049 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Inglesa, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

A mediação do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno está relacionada, principalmente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1045052 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

No Brasil, as primeiras iniciativas de um atendimento educacional especializado voltado às pessoas com superdotação aconteceram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1045035 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Educação Especial, Prefeitura de Umuarama PR, INSTITUTO AOCP, 2019

Com base nos conceitos de raciocínio lógico, considere a seguinte sentença: “O lápis é azul ou a caneta é vermelha”.
A negação dessa sentença será dada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1045042 | Raciocínio Lógico, Proposições Categóricas, Contador, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Se afirmarmos que não é verdade que o preço do quilo da carne está barato e o índice de inflação caiu no último mês, então é verdade afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1045055 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

A Escola Jardim das Flores adota a perspectiva teórica segundo a qual “o processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta e atrás do processo de aprendizado”. No planejamento e na condução de sua prática pedagógica, Renata, professora do primeiro ano do ensino fundamental, orienta-se pela perspectiva adotada pela escola, pois considera que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.