Início

Questões de Concursos INSTITUTO CIDADES

Resolva questões de INSTITUTO CIDADES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q29982 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CONFERE, INSTITUTO CIDADES

Um grupo de 1200 pessoas consistem em capitães e soldados que estão viajando em um trem. Para cada 15 soldados existem um capitão. Dessa forma, calcule o número de capitães.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q121759 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional, Analista de Tecnologia da Informação, UNIFESP, INSTITUTO CIDADES

Ao traçarmos um paralelo entre os discursos do então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do seu antecessor, George W. Bush, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q163305 | Governança de TI, Qualidade de Software, Auditor de Controle Externo Informática, TCM GO, INSTITUTO CIDADES

De acordo com o SWEBOK a qualidade de software é dividida em tópicos. São eles:

I. Fundamentos de qualidade de software;

II. Métricas de desempenho;

III. Gerência do processo de qualidade de software;

IV. Considerações práticas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q120291 | Informática , Registradores, Analista de Tecnologia da Informação, UNIFESP, INSTITUTO CIDADES

Acerca de registradores, encontrados em computadores modernos, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q29972 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, CONFERE, INSTITUTO CIDADES

Texto associado.
Texto
AQUECIMENTO GLOBAL (com adaptações)

      Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
      A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
      Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
      O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verificam suas consequências em nível global.
(...)
      O protocolo de Kioto é um acordo internacional que visa à redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.
(...)

(http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm) 
Marque a opção em que há total observância às regras de concordância verbal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q29977 | Português, Assistente Administrativo, CONFERE, INSTITUTO CIDADES

Assim como “redução” e “emissão”, grafam-se, correta e respectivamente, com Ç e SS, as palavras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q119602 | Informática, Java, Analista de Tecnologia da Informação, UNIFESP, INSTITUTO CIDADES

Acerca de subprograma e Funções em Java, analise as seguintes afirmativas:

I. Subprograma é o nome dado a um trecho de um programa mais complexo que, em geral, encerra em si próprio parte da solução de um problema maior (o programa a que ele está subordinado).
II. Modificador é uma combinação de especificador de acesso (public, protected ou private); abstract ou static.
III. O especificador de acesso public, indica que a função pode ser utilizada periodicamente ou livremente, com restrições, pelas classes das aplicações, por outras classes do mesmo pacote (package) ou de outro pacote.

Podemos afirmar corretamente que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q121611 | Informática, Java, Analista de Tecnologia da Informação, UNIFESP, INSTITUTO CIDADES

Acerca da linguagem de programação Java, analise as seguintes informações:

I. A linguagem de programação Java é baseada em classes e orientada a objetos (OO).
II. A linguagem de programação Java tem relação com C e C++, mas é organizada de maneira diferente, com vários aspectos de C e C++ omitidos e algumas idéias de outras linguagens incluídas.
III. Java 2 Standard Edition (J2SE) é uma plataforma voltada para pequenos dispositivos (telefones celulares, televisores, aparelhos eletrônicos em geral).

Podemos afirmar corretamente que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q120333 | Informática , Modelo relacional, Analista de Tecnologia da Informação, UNIFESP, INSTITUTO CIDADES

Acerca de modelo entidade-relacionamento, marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q121873 | Sistemas de Informação , Sistemas de Informação, Analista de Tecnologia da Informação, UNIFESP, INSTITUTO CIDADES

Acerca de Sistemas de transação com o usuário, ou sistemas on-line, analise as seguintes afirmativas:
I. Os Sistemas de transação com o usuário são caracterizados por recursos distribuídos para processamento, armazenamento e impressão de dados, bases de dados relacionais e transferência do gerenciamento dos recursos de TI para os usuários.

II. Os Sistemas de transação com o usuário são caracterizados, também, pelas técnicas de programação, projeto e análise de sistemas estruturados, sistema de armazenamento de dados em rede, sistema transacional de interação direta com os usuários finais gerenciamento dos sistemas de forma centralizada.

III. Os Sistemas de transação com o usuário ampliaram as oportunidades de automação das atividades que necessitavam de interatividade e melhoraram a qualidade dos trabalhos pela padronização e facilidades de controle centralizado das atividades realizadas emdiferentes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q10788 | Informática, Programação, Auditor de Controle Externo, TCM GO, INSTITUTO CIDADES

Analise:

I. Cada família de computadores possui sua própria linguagem de máquina. Um programa em linguagem de máquina é dependente do computador ou seja, tendo sido escrito para um determinado computador, somente poderá ser executado em computadores da mesma família, que lhe sejam 100% compatíveis.

II. O processo de tradução da linguagem de montagem para a linguagem de máquina é realizado por um programa chamado Assembler.

III. As primeiras linguagens foram FORTRAN, COBOL e C++, criadas na década de 50.

IV. O processo de tradução do programa escrito em uma linguagem simbólica pelo programador, para a linguagem de máquina do computador é chamado montagem. São verdadeiras as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q28675 | Contabilidade Geral, Auditor do Controle Interno, Prefeitura de Barro Alto GO, INSTITUTO CIDADES

Em relação à receita e despesas públicas, marque a opção INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q10797 | Informática, Redes de Computadores, Auditor de Controle Externo, TCM GO, INSTITUTO CIDADES

Em comunicação de dados, as redes de computadores podem ser definidas como estruturas físicas e lógicas que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.

O equipamento utilizado em uma rede para interligar os computadores, atuando na camada de enlace do modelo OSI, armazenando em sua tabela interna os endereços MAC e portas de todos os hosts que estão transmitindo e recebendo informações, é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q28676 | Contabilidade Geral, Auditor do Controle Interno, Prefeitura de Barro Alto GO, INSTITUTO CIDADES

O art. 12, da Lei n. 4.320/64, classifica a despesa em despesas correntes, subdividindo-se em despesas de custeio e transferências correntes, e em despesas de capital, que por sua vez englobam os investimentos, as inversões financeiras e as transferências de capital.

Em relação a esta classificação, marque a opção INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q113163 | Direito Administrativo, Consórcios Públicos, Analista de Gestão Administrativa Advogado, AGECOM, INSTITUTO CIDADES

Analise as alternativas e, em seguida, marque a CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q3863 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Santa Rita PB, INSTITUTO CIDADES

A Portaria Federal Nº 1886/GM/1997 estabelece que a
substituição de um ACS por suplente classificado no
processo seletivo poderá ocorrer:

I. Quando o ACS deixar de residir na área de sua
atuação.
II. Quando o ACS assumir outra atividade que não
comprometa a carga horária necessária para
desempenho de suas atividades.
III. Quando o ACS não cumprir os compromissos e
atribuições assumidas.
Podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q120278 | Informática, Java, Analista de Tecnologia da Informação, UNIFESP, INSTITUTO CIDADES

Acerca de Enumerações em Java, analise as seguintes afirmativas:

I. Enumerações restringem os valores de uma variável, criando uma lista enumerada de valores.
II. Enumerações podem ser declaradas dentro ou fora de uma classe, mas nunca dentro de um método.
III. Enumerações é uma classe especial de this que só pode ser aplicada em sistema operacional Linux, jamais em Windows, devido a sua alta capacidade regenerativa.

Podemos afirmar corretamente que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q163137 | Informática, Filas, Auditor de Controle Externo Informática, TCM GO, INSTITUTO CIDADES

A melhor definição para a estrutura de dados chamada FILA é(são):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.