Questões de Concursos INSTITUTO MAIS

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q912496 | Odontologia, Auxiliar em Saúde Bucal, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, INSTITUTO MAIS, 2023

O processo de limpeza e esterilização envolve não apenas a remoção de sujeira, mas também a total eliminação de todos os micro-organismos presentes em instrumentos, roupas, equipamentos, produtos e utensílios odontológicos para uso no atendimento aos pacientes. Sobre os métodos de esterilização, analise as proposições abaixo e assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.

( ) Dentre os métodos químicos, o glutaraldeído é um líquido com potente ação biocida e pode ser utilizado em materiais termossensíveis (não resistem à alta temperatura), mas necessita de um longo tempo de exposição para ser esporicida. É muito utilizado por ter baixo custo e baixo poder corrosivo, porém é irritante das vias aéreas; pode causar queimaduras na pele, membrana e mucosas.
( ) O calor seco da estufa provoca a oxidação dos constituintes celulares orgânicos, penetra nas substâncias de uma forma mais rápida que o calor úmido e por isso exige temperaturas menos elevadas e tempos mais curtos de esterilização.
( ) O calor úmido da autoclavagem provoca a desnaturação e coagulação das proteínas e fluidificação dos lipídeos. A autoclavagem é muito utilizada nos vários setores de serviços da saúde por ser de custo acessível e de fácil utilização. Além disso, consegue esterilizar uma infinidade de materiais, inclusive tecidos e soluções.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

52 Q912494 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Auxiliar em Saúde Bucal, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, INSTITUTO MAIS, 2023

Todo trabalho acarreta algum risco para o trabalhador. Alguns deles são pormenorizados, outros são mais graves. auxiliares em saúde bucal estão expostos a uma série de riscos, que são chamados de riscos ocupacionais. Sobre os fatores de riscos, analise as proposições abaixo.

I. Uma das funções dos auxiliares em saúde bucal é a manipulação de papel radiográfico, bem como o preparo da máquina, ele está constantemente em exposição à radiação. E isso, a longo prazo, sem os cuidados necessários, pode acabar prejudicando sua saúde. Pessoas expostas à radiação por anos podem acabar desenvolvendo uma série de doenças, inclusive mutações cancerígenas.
II. Durante os procedimentos, os auxiliares em saúde bucal podem se contaminar com uma série de substâncias encontradas nos consultórios como mercúrio, látex e outros metais pesados. Alguns deles causam apenas irritações na pele, principalmente em casos de alergia, já outros podem provocar sérios problemas a curto e longo prazo.
III. Como o consultório possui diversos materiais cortantes e frágeis, há o risco de acidentes que possam causar cortes, machucados e danos sérios ao corpo. Para evitar esse tipo de problema, é importante que os auxiliares em saúde bucal mantenham os equipamentos organizados, evitando quedas e acidentes ocasionais e estejam sempre em uma posição segura durante os procedimentos, para evitar riscos de acidentes com cortes durante a manipulação dos aparelhos nos procedimentos realizados pelos dentistas.

É correto o que se afirma em

53 Q911876 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, INSTITUTO MAIS, 2023

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:
I. utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores. II. segurando o guidom com as duas mãos. III. usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.
É correto o que se afirma em

54 Q912499 | Odontologia, Auxiliar em Saúde Bucal, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, INSTITUTO MAIS, 2023

A esterilização é o método mais eficiente para a eliminação de vírus, bactérias, esporos, fungos, protozoários e helmintos causadores de infecções, doenças e outros males à saúde humana. Somente a esterilização garante a integridade do paciente contra a vida microbiana prejudicial à saúde, tornando, assim, o processo de esterilização e assuntos relacionados uma questão de extrema importância. Indicadores biológicos e químicos são usados de forma diferente no processo de esterilização e monitoramento. Sobre indicadores químicos e biológicos no monitoramento da esterilização, analise as proposições abaixo e assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.

( ) Os indicadores químicos são divididos em classes, sendo uma delas os indicadores emuladores.
( ) Os indicadores biológicos são os mais seguros com relação à qualidade da esterilização. Podem ser tiras impregnadas com esporos ou suspensões-padrão de esporos bacterianos, que são submetidos à esterilização juntamente com os materiais a serem processados em autoclaves e estufas.
( ) Os indicadores químicos incluem o teste de Bowie e Dick, que testa a eficácia do vácuo na autoclave.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

56 Q911831 | Nutrição, Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, Agente de Serviços de Alimentação, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, INSTITUTO MAIS, 2023

Para subsidiar a alimentação escolar dos alunos da educação básica de escolas públicas e filantrópicas, a transferência dos recursos financeiros é garantida pelo Ministério

57 Q911814 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, INSTITUTO MAIS, 2023

Texto associado.
Na lanchonete, a garota na outra mesa sorri.
O rapaz na mesa em frente sorri também.
Dois jovens encantadores!
Um momento lindo?

Não sorriem um para o outro.
Sorriem olhando para seus celulares.

Sorriem para quem está a quilômetros de distância,
e sequer imaginam a felicidade que poderia ser
se sorrissem um para o outro ...

(Augusto Branco. https://www.pensador.com/
textos_para_jovens_e_adultos/. Adaptado).
De acordo com o texto, é correto afirmar que a garota e o rapaz

58 Q911872 | Português, Interpretação de Textos, Motorista, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, INSTITUTO MAIS, 2023

Texto associado.
Como funciona o cérebro dos gênios

O que está por trás das mentes que criaram a Teoria da Relatividade Especial, escreveram Hamlet e compuseram A Flauta Mágica?
Nada indica que dentro da cabeça de Albert Einstein, William Shakespeare ou Wolfgang Amadeus Mozart houvesse mais do que eu e você também temos: uma massa de pouco mais de 1 kg composta principalmente de gordura, água, proteínas, carboidratos e sais.
Mesmo assim, essas mentes nos deixaram obras e contribuições inigualáveis.
Saber o que acontece dentro da cabeça de um gênio é motivo de fascinação para cientistas e curiosos há séculos. Várias teorias sobre o funcionamento de seus cérebros foram esboçadas sem chegar a conclusões definitivas.
Parte do problema é que essas pesquisas se deparam com um obstáculo fundamental. É que já é um pouco tarde para estudar as mentes de gênios famosos que morreram há séculos, como Isaac Newton ou Ludwig van Beethoven.
No entanto, nos últimos anos estudos encontraram um modus operandi comum na mente de pessoas altamente criativas.

O que é um gênio?

Antes de tentarmos navegar pelas mentes dos prodígios mais famosos da história, vamos primeiro estabelecer o que é exatamente um gênio.
“Uma definição de gênio é alguém que fez contribuições originais e duradouras para a civilização humana, sejam descobertas científicas ou de criatividade artística”, explica Dean Keith Simonton, professor emérito de psicologia da Universidade da Califórnia.
“Outra definição especifica um QI alto e outra é usada para designar crianças superdotadas”, acrescenta Simonton.
Na mesma linha, Craig Wright, Ph.D. em musicologia e professor da Universidade de Yale, observa que um gênio é “aquele com a capacidade de pensar com perspicácia e implementar esses pensamentos no mundo real, tendo um impacto na direção do pensamento e atividade humana”.
“O gênio humano está ligado à alta criatividade”. “É o que Mozart, Shakespeare ou Einstein parecem ser; indivíduos comgrandes capacidades criativas que mudam os rumos da humanidade há séculos”.

Conexões cerebrais

Como parece improvável que o cérebro de um gênio seja diferente do de uma pessoa de inteligência normal, os neurocientistas se concentraram em investigar como diferentes áreas do cérebro são ativadas ao gerar ideias.
Wright associa o gênio humano a uma alta capacidade criativa. E para essa qualidade que une alguns dos gênios mais revolucionários da história, existem estudos mais conclusivos.
Roger Beaty, especialista em neurociência cognitiva da Universidade de Harvard, liderou várias dessas investigações. Especificamente, o pensamento criativo ocorre dentro de três redes. Sua equipe determinou que pessoas altamente criativas tinham melhor comunicação entre essas redes.

Confronto entre gênio e QI

A lógica nos diz que um gênio tem um QI acima da média.
Estima-se que Mozart, por exemplo, tinha um QI entre 150 e 155 pontos. Um nível que sem dúvida lhe confere a distinção de gênio.
Mas não se trata apenas disso, pelo menos na visão de Simonton.
“Nem todos os gênios têm QIs excepcionais, e nem todas as pessoas com QI alto alcançam conquistas que os qualifiquem como gênios”, diz ele.
Simonton lembra um estudo clássico de crianças com alto QI que foram testadas para ver se alguma vez ganhariam um Nobel quando adultas. Nenhum o fez.
“No entanto, duas crianças que foram rejeitadas por terem pontuações baixas na amostra receberam o Nobel quando cresceram”, diz Simonton.
“Acho que a educação e a genética influenciam a inteligência e a criatividade de uma pessoa. Há evidências de que você nasce com eles, mas também pode treiná-los”, diz Beaty.
Neste caso, melhor o quanto antes e com a maior liberdade possível.
“O mais importante é manter a motivação e evitar decepções. Trabalhe para que os indivíduos expressem todas as suas habilidades e não os classifique primeiro em um campo específico”, diz Wright.

(https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4nzxd7w8dyo.
Acesso em 01.03.2023).
De acordo com o texto, os gênios

59 Q912486 | Português, Crase, Auxiliar em Saúde Bucal, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, INSTITUTO MAIS, 2023

A resposta _________ teoria do literato foi submetida _________ que o seguiam, já que ele viera _________ falecer pouco tempo antes.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto ao uso ou não da crase, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

60 Q1027904 | Raciocínio Lógico, Relacionamentos e Associações, Analista Previdenciário, IPMO SP, INSTITUTO MAIS, 2025

Miguel, Márcio e Vitor são palmeirense, flamenguista e são-paulino, não necessariamente nessa ordem. Comparando a altura dos três amigos, o flamenguista, que é o melhor amigo de Márcio, é o mais baixo. Sabendo-se também que o palmeirense é mais baixo do que Vitor e que o são-paulino é o mais alto, é necessariamente correto afirmar que
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.