Início

Questões de Concursos IPAD

Resolva questões de IPAD comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q560077 | Informática, Hardware, Técnico, COMPESA PE, IPAD

A fila de impressão é uma lista de documentos aguardando para serem impressos. Na fila de impressão, você pode ver informações como, por exemplo: QUESTÃO 11

1. O "nome de usuário" da pessoa que enviou o documento para a impressora.

2. A hora e a data em que o documento terminou de imprimir.

3. O tipo de papel usado na impressora.

A alternativa que lista apenas afirmativa (s) correta(s) é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q201702 | Direito Administrativo, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PE, IPAD

Do poder hierárquico decorrem faculdades para o agente hierarquicamente superior, como dar ordens, fiscalizar seu cumprimento, delegar e avocar atribuições e rever os atos inferiores. Sobre o tema, indique a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1023Q440323 | Direito Constitucional, Orçamentos, Contador, HEMOPE PE, IPAD

Nos termos da Constituição Federal do Brasil, a lei Orçamentária Anual é de iniciativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q546381 | Física, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD

Um sistema isolado e em equilíbrio consiste de três partículas não interagentes. Cada partícula pode estar em qualquer um dos dois estados, A e B, de energias EA = 0 e EB = ?. Se a energia total do sistema é E = 2?, qual a probabilidade de encontrar o sistema em um dos seus estados accessíveis?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1025Q814955 | Legislação Federal, Lei 6766 1979, Analista Ambiental, CPRH PE, IPAD

Conforme preceitua a Lei Federal 6.766/79:

1. Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.

2. Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

3. Aprovado o projeto de loteamento ou de desmembramento, o loteador deverá submetê-lo ao Registro Imobiliário dentro de 180 (cento e oitenta) dias, sob pena de caducidade da aprovação.

Está (ão) correta (s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1026Q594290 | Química, Professor, SEDUC PE, IPAD

Pilhas e baterias são sistemas eletroquímicos que podem ser diferenciados uns dos outros de acordo com os seus funcionamentos. É tida como exemplo de bateria que pode ser reutilizada muitas vezes pelos usuários:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1027Q381586 | Biologia, Práticas Laborais, Técnico, HEMOPE PE, IPAD

Em relação aos cuidados na coleta de amostra sangüínea, analise as afirmativas abaixo:

 1. Uma picada acidental de agulha contaminada pode transmitir hepatite C.

2. Na coleta de sangue deve-se desinfetar a pele com álcool a 70% ou clorexidina a 0,5%.

 3. O anticoagulante preferido para hemograma é a heparina

4. A prática correta de flebotomia exige sacudir energicamente o sangue para garantir a dissolução do anticoagulante.

 Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q188337 | História do Brasil, Brasil colônia, Administrador de redes, Prefeitura de Goiana PE, IPAD

A Capitania de Itamaracá passou por diversos litígios quanto a sua posse, sendo administrada ora por capitães residentes, ora por capitães que sequer pisaram na América portuguesa, ora pela própria Coroa. No final do século XVII, ela passou enfim às mãos de da família do Marquês de Cascais, provocando na população de Goiana uma reação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1029Q545977 | Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

A mudança no ensino médio promovida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) atinge aspectos fundamentais como o objetivo do processo de ensino-aprendizagem, que deixa de ser a transmissão de conteúdos para os alunos e passa a ser o desenvolvimento de competências, que permitam a inserção do aluno-cidadão no mundo do trabalho. Dessa forma, as competências e habilidades a serem desenvolvidas pela disciplina Física devem ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1030Q378581 | Biologia, Bioquímica, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

Em relação às hidrolases e transferases, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1031Q388598 | História, História Geral, Professor, SEDUC PE, IPAD

Sobre a Civilização Mesopotâmica é correto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1032Q378645 | Biologia, Microbiologia, Professor, SEDUC PE, IPAD

A transformação dos ambientes naturais tem provocado o surgimento ou a ressurgência de doenças em humanos, que, devido a fatores como a globalização, transporte de pessoas e material biológico com maior rapidez, tem assumido proporções epidêmicas. Um dos exemplos é a pouco conhecida bactéria Bartonella bacilliformis, transmitida pelos mesmos mosquitos vetores da leishmaniose, que causa a Febre de La Oroya, cuja letalidade pode chegar a 90%. Assinale a alternativa que contém outros exemplos de doenças ou síndromes emergentes com seus respectivos agentes etiológicos (causais)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1033Q388698 | História, História Geral, Professor, SEDUC PE, IPAD

Sobre o Feudalismo é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q478065 | Farmácia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

O urobilinogênio é um produto de redução formado pela ação de bactérias sobre a bilirrubina conjugada no trato gastrintestinal, cujo aumento do urobilinogênio na urina pode indicar a presença de processos hemolíticos, disfunção hepática ou porfirinúria. Para determinação do urobilinogênio na urina utiliza-se o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1035Q476276 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Os agentes anti-reumáticos são usados no tratamento de doenças artríticas, cujas características são a inflamação e a perda tecidual nas articulações. Neste contexto, assinale a alternativa que indica o fármaco antiinflamatório não-esteróide usado no tratamento de quadros clínicos graves ou gota em pacientes que não respondem a agentes não-esteróides menos tóxicos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1036Q552576 | Informática, Word, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD

Acerca do Microsoft Word 2003, analise as seguintes afirmações:

1. Para preenchimento do cabeçalho ou do rodapé de um documento, é disponibilizada a opção de inserir AutoTextos.

2. A opção de menu Ferramentas / Controlar Alterações é utilizada para garantir que o arquivo não seja modificado por pessoas não autorizadas.

3. A partir da opção de menu Inserir / Imagem, é possível inserir em um documento imagens do clip-art e de arquivos, mas não direto de uma câmera digital conectada ao computador.

4. A opção de menu Editar / Colar Especial permite colar no documento o conteúdo da área de transferência em diferentes formatos, como HTML e RTF, mas não permite colar o texto sem formatação.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1037Q338844 | Matemática, Aritmética e Algebra, Auxiliar de Serviço Administrativo Educacional, Prefeitura de Gravatá PE, IPAD

Um aluno de uma escola municipal urbana de Gravatá, desafiou os seus colegas para que estudassem e resolvessem o seguinte problema de adição de números: Qual deve ser o algarismo k na soma k000 + k998 + k999 = 22997 ? O colega Rogério, que topou o desafio, falou: esse problema é fácil e a resposta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1038Q813990 | Legislação Federal, Lei 6766 1979, Analista Ambiental, CPRH PE, IPAD

Leia as afirmativas que seguem:

1. Conforme legislação federal competente, a legislação municipal definirá, para cada zona em que se divida o território do Município, os usos permitidos e os índices urbanísticos de parcelamento e ocupação do solo, que incluirão, obrigatoriamente, as áreas mínimas e máximas de lotes e os coeficientes máximos de aproveitamento.

2. De acordo com a lei federal sobre parcelamento do solo urbano, será obrigatória a reserva de uma faixa não- edificável de 15 (quinze) metros de cada lado ao longo das faixas de domínio público das rodovias e ferrovias, salvo maiores exigências da legislação específica.

3. Conforme legislação federal competente, os lotes terão área mínima de 250 m2 (duzentos e cinqüenta metros quadrados), salvo quando a legislação estadual ou municipal determinar maiores exigências, ou quando o loteamento se destinar a urbanização específica ou edificação de conjuntos habitacionais de interesse social, previamente aprovados pelos órgãos públicos competentes.

 Está (ão) correta (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1039Q338092 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Coveiro, Prefeitura de Barreiros PE, IPAD

Numa aula inaugural de uma Escola Municipal de Barreiros, um Diretor de Ensino da Secretaria de Educação escreveu no quadro negro, como exercício, uma expressão numérica, mas precisou sair da sala antes de resolvê-la para a platéia. O estudante Gustavo, muito espirituoso, foi ao quadro e trocou todos os algarismos 3 por 5, os 5 por 3, o sinal de + pelo de x e o de x por + e a expressão passou a ser (13÷5)x(53+2)?25 . Então, qual o valor da expressão que o Diretor escreveu?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q417452 | Direito Civil, Responsabilidade Civil, Advogado, HEMOPE PE, IPAD

Analise as afirmativas que seguem:

1. A responsabilização civil no Novo Código Civil é, como regra geral, subjetiva, respondendo-se, todavia, independentemente de culpa, se a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

2. A responsabilização objetiva é a regra geral nos casos em que a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

3. A responsabilidade dos tutores pelos atos praticados por seus pupilos é exemplo de responsabilidade civil transubjetiva.

4. O dono ou detentor do animal ressarcirá o dano por este causado, salvo se provar culpa da vítima ou força maior.

Dentre as afirmativas acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.