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Questões de Concursos IPAD

Resolva questões de IPAD comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q45969 | Matemática, Assistente de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial, IPEM PE, IPAD

Considere a seguinte função: f(X) = 2X2+ X - 1; para quais valores de X, f(X) ≥ 0 ?
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122Q325431 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, SEDUC PE, IPAD

A teoria da escola como "violência simbólica", anunciada por Pierre Bourdieu nos anos 70, afirmava basicamente que
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123Q368450 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

Uma senhora de 60 anos, vida sexual ativa, com antecedentes familiares de câncer de colo de útero, nunca realizou o Exame de Papanicolau. Sabendo-se que tal neoplasia é uma doença de ação gradativa que se inicia com alterações neoplásicas intraepiteliais (NIC), as quais podem evoluir para um processo invasivo em um período médio de 10 a 20 anos, a orientação quanto à periodicidade do exame deve ser:

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124Q335700 | Matemática, Geometria, Professor, SEDUC PE, IPAD

Uma caixa tem a forma de um paralelepípedo retângulo de dimensões 24 cm, 36 cm e 60 cm. Ela está totalmente preenchida por cubos cuja aresta tem sua medida, em centímetros, representada por um número natural.

Considere as afirmações seguintes:

I - ela pode conter 810 cubos.

II - ela pode conter 240 cubos.

III - ela pode conter 30 cubos.

Nessas condições, podemos afirmar que:

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125Q331476 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Serviço Administrativo Educacional, Prefeitura de Gravatá PE, IPAD

Um bolo foi dividido em 24 pedaços iguais e compartilhado com quatro membros do IPAD, que aniversariavam. Andreza comeu 3 pedaços, Ricardo comeu 4 pedaços, Rodrigo comeu 5 pedaços e a Professora Lúcia, que passava por rigorosa dieta, não comeu nenhum. Então, a fração do bolo consumida foi:

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126Q326140 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo. Assinale a alternativa incorreta:

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128Q475156 | Farmácia, Patologia Clínica, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

A mononucleose é uma doença infecciosa comum, causada pelo vírus Epstein-Barr (EB). Em relação a esta infecção, assinale a alternativa que corresponde a prova para o seu diagnóstico.

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129Q378943 | Biologia, Anatomia, Professor, SEDUC PE, IPAD

A esterilização masculina chamada vasectomia é um método contraceptivo que só deve ser utilizado por homens que não desejam mais ter filhos, pois sua reversão é muito difícil. O processo da vasectomia consiste em:

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130Q476634 | Farmácia, Toxicologia, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD

As substâncias psicotomiméticas, também conhecidas como psicodélicas ou alucinógenas, caracterizam-se por suas propriedades de afetar o pensamento, a percepção e o humor, sem causar acentuada estimulação psicomotora ou depressão. Em relação às drogas psicotomiméticas, assinale a alternativa incorreta:

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131Q331094 | Matemática, Progressões, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Em um programa de perguntas e respostas na TV, a cada resposta certa o concorrente ganha o dobro do valor que tinha antes. Na primeira resposta certa ele ganha 10 reais, na segunda ganha 20 reais, na terceira 40 reais, e assim por diante. Se em uma partida Joana ganhou R$ 1 270,00, quantas respostas ela acertou?

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132Q476019 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco PE, IPAD

Em um serviço de saúde um determinado medicamento faltou por 10 dos 25 dias de funcionamento da instituição. Assinale alternativa que indica a demanda não atendida deste medicamento, considerando que esta instituição consome normalmente 100 unidades/mês.

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133Q45954 | Português, Assistente de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial, IPEM PE, IPAD

Leia o texto de Lya Luft, Pensar é Transgredir, a seguir e identifique, nas alternativas abaixo, a ideia transmitida pela autora ao empregar a expressão “ pegar o touro pelos chifres “ 

“Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos — para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos. Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. 

Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido. Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo. Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência: isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante:"Parar pra pensar, nem pensar!" O problema é que quando menos se espera ele chega, o sorrateiro pensamento que nos faz parar (...) Sem ter programado, a gente para pra pensar (...) Hora de tirar os disfarces, aposentar as máscaras e reavaliar: reavaliar-se. Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem do superficial que nos pressiona tanto. Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distrações, corremos de um lado a outro achando que somos grandes cumpridores de tarefas. Quando o primeiro dever seria de vez em quando parar e analisar: quem a gente é, o que fazemos com a nossa vida, o tempo, os amores (...) Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em torno, e quem sabe finalmente respirar. Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a beleza têm significado como fases de um processo. Se nos escondermos num canto escuro abafando nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo. Nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis ganhos. Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e possibilidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem. Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada. (...)Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança. Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade. Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for. E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer.”
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134Q475039 | Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD

Em relação ao antagonismo de fármacos, analise as seguintes afirmativas:

1. No antagonismo competitivo simples o fármaco sem eficácia, mas com afinidade pelo receptor, compete com o agonista pelo local de ação.

2. No antagonismo competitivo simples o padrão característico simples é a produção, dependente da concentração, de um desvio paralelo para a direita da curva de dose-resposta dos agonistas.

3. No antagonismo competitivo simples a magnitude do desvio à direita da curva de dose-resposta depende apenas da concentração do antagonista e de sua afinidade pelo receptor.

4. No antagonismo competitivo não há alteração assintótica máxima da curva de dose-resposta.

Estão corretas:

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135Q36605 | Matemática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PE, IPAD

Em um temporal que aconteceu em junho, a chuva caiu com intensidade de 200 milímetros de precipitação. Isso significa que se deixarmos a chuva cair em uma caixa cujo fundo tem um metro por um metro, a água atinge, em uma hora, uma altura de 20 centímetros. Essa quantidade corresponde a quantos litros de água de chuva?
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136Q369203 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Monitor I, SENAC PE, IPAD

Em relação à higienização das mãos, analise as afirmativas abaixo.

1. A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.

2. O uso de luvas dispensa a lavagem das mãos antes e após contatos que envolvam sangue ou outros fluidos corpóreos.

3. Para melhor remoção da flora microbiana, as mãos devem estar sem anéis e com as unhas curtas, caso contrário, uma carga microbiana ficará retida nesses locais sendo passíveis de proliferação e transmissão.

4. O álcool gel irá destruir a flora aderida nas mãos no momento da aplicação, porém as mãos não devem apresentar sujidade visível.

5. O álcool gel substitui a lavagem das mãos com água e sabão, mesmo quando as mãos estiverem visivelmente sujas.

Estão corretas apenas:

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137Q379776 | Biologia, Zoologia Vertebrados, Professor, SEDUC PE, IPAD

O número de pombos nas grandes cidades vem aumentando, gradativamente. Os principais motivos para este crescimento são:

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138Q804103 | Gastronomia, Monitor I, SENAC PE, IPAD

Assinale (V) para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s) ao preparar os alimentos são importantes os conhecimentos e a prática para:

( ) Seleção e compra dos alimentos in natura, e da safra, processados ou semi-processados.

( ) Manter ou melhorar sua qualidade nutricional, sua qualidade sensorial e seu valor econômico.

( ) Garantir a finalidade higiênico-sanitária de cada refeição para que sejam aplicadas técnicas corretas na manipulação dos alimentos desde a aquisição até o serviço de mesa.

( ) Garantir o prazer ao individuo durante a refeição.

( ) Garantir a composição estética (cor, volume, consistência, textura, equilíbrio de formas e composição de sabores) dos pratos de uma refeição fornecendo prazer ao individuo na medida em que se alimenta.

A sequência correta de cima para baixo é:

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139Q471672 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Compreendendo a importância da metodologia no processo de aprendizagem de uma modalidade desportiva é incorreto afirmar:

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140Q320113 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar:

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