Início

Questões de Concursos IPAD

Resolva questões de IPAD comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q368181 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, HEMOPE PE, IPAD

Foi prescrito uma ampola de Aminofilina (10 ml / 240mg), diluída em 150 ml de Soro Fisiológico a 0,9%. Após a diluição, cada ml da solução resultante contém:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q36599 | Português, Interpretação de Textos, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PE, IPAD

Texto associado.
TEXTO 1 -  QUESTÕES 1, 2 e 3

Três idades

A primeira vez que te vi,
Eu era menino e tu menina.
Sorrias tanto... Havia em ti
Graça de instinto, airosa e fina.
Eras pequena, eras franzina...
(...)
Quando te vi segunda vez,
Já eras moça, e com que encanto
A adolescência em ti se fez!
Flor e botão... Sorrias tanto...
E o teu sorriso foi meu pranto...
(...)
Vejo-te agora. Oito anos faz,
Oito anos faz que não te via...
Quanta mudança o tempo traz
Em sua atroz monotonia!
Que é do teu riso de alegria?

Foi bem cruel o teu desgosto.
Essa tristeza é que mo diz...
Ele marcou sobre o teu rosto
A imperecível cicatriz:
És triste até quando sorris...

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. pp. 62-63.


TEXTO 2 - QUESTÕES 4, 5, 6 e 7

Um jogo de palavras

    Nunca a língua portuguesa esteve tão representada numa Copa do Mundo quanto nesta 18ª edição, na Alemanha. As presenças de Brasil, Angola e Portugal mobilizaram boa parte dos 205 milhões de falantes desses países.
    No Brasil, a influência do futebol é sentida na linguagem. Não só porque nosso vocabulário ficou elástico com as expressões do esporte que incorporamos no dia-a-dia. Nem pela movimentação inversa, com termos que tomam outro significado devido ao uso boleiro. O futebol está no léxico, mas também em nossa retórica, no espírito que sustenta a cultura, na música, na literatura, no cinema, enfim, na abordagem que fazemos do mundo.
    A relação criativa com as palavras é um dos diferenciais do nosso futebol. A começar pela idéia de que, quando o assunto é de fato importante para o brasileiro, como é a bola, nenhum estrangeirismo nos domina ̛ nós o dominamos. (...) Parte do inventário sociológico e cultural do país, o futebol imprime várias marcas na vida brasileira. A da linguagem não é menos notável.

Revista Língua Portuguesa Especial, Carta ao Leitor, abril 2006.
Identifique o comentário correto quanto ao emprego dos sinais de pontuação, no segundo parágrafo do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q319745 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Diz Jussara Luch ”que uma escola que pretenda o desenvolvimento e a formação do sujeito, atenta a esses pressupostos, vê-se constantemente na busca da superação da coisificação da avaliação historicamente implantada na nossa educação”. Para a autora, torna-se necessário:

1. Reforçar a prática da atribuição de notas ou médias, em períodos estanques e pré-determinados, classificando e selecionando os alunos, como estratégia de afirmação de uma perspectiva emancipatória de avaliar.

2. Colocar em prática o caráter ético da avaliação, não a restringido ao ato de dar notas, fazer médias, reprovar ou aprovar os alunos.

3. Avaliar, numa nova ética, que se dá de forma participativa, no sentido da construção, da conscientização, da busca da autocrítica e do autoconhecimento.

4. Reconhecer que o ato de avaliar não se constitui lugar de encontros e de desencontros, de divergências de entendimentos, pois isto negaria a prática de uma avaliação dialógica.

5. Compreender a avaliação como um espaço cotidiano rico de possibilidades de ação-reflexão-ação, em constante interação, num contínuo processo de criação e recriação dos sujeitos envolvidos no processo.

Estão corretas apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q324108 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.

( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.

( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.

( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.

( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.

( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz

( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.

( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q337732 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Auxiliar de Serviços Gerais, SESCOOP PE, IPAD

Um florista recebe um lote com 120 margaridas e 80 rosas, e quer montar arranjos, nas seguintes condições:

- Todos os arranjos devem ser iguais.

- Todas as flores devem ser utilizadas.

- Cada arranjo deve ter margaridas e rosas.

Nessas condições, qual o maior número possível de arranjos que ele pode fazer?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q478080 | Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD

Em relação aos efeitos farmacológicos do etanol, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q322256 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q51971 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Cardiologista, Prefeitura de Caruaru PE, IPAD

São achados no exame físico de pacientes com tamponamento cardíaco todos os abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q813890 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, Secretaria de Educação PE, IPAD

O Estatuto da Criança e do Adolescente trata do direito à educação, à cultura, ao esporte a ao lazer, afirmando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q376593 | Administração Pública, Planejamento e Orçamento Governamental, Auxiliar Administrativo II, SENAC PE, IPAD

Dentre as funções administrativas, têm-se a função de planejar. Marque a alternativa incorreta com relação a essa função:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q51970 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Cardiologista, Prefeitura de Caruaru PE, IPAD

Todas as afirmações abaixo são verdadeiras sobre as alterações de condução no IAM, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q359775 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Monitor I, SENAC PE, IPAD

A limpeza da unidade do paciente tem por objetivo remover mecanicamente o acúmulo de sujeira e ou matéria orgânica e, assim, reduzir o número de microorganismos presentes, prevenindo a infecção. A sua execução requer conhecimentos básicos de assepsia e uso de técnicas adequadas. São medidas de extrema importância a ser seguidas na limpeza da unidade todas as abaixo, exceto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q636268 | Informática, Tipos de Ataque, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD

Sobre os principais tipos de ataques utilizados pelos hackers, considere:

1. Buffer overflow, SQL injection e cross-site scripting são técnicas de ataque que se utilizam dos campos de entrada de dados nos sites ou aplicações Web.

2. Numa rede protegida por um firewall apenas com filtragem de pacotes a técnica de IP spoofing pode ser eficaz na tentativa de burlar a segurança.

3. Numa rede sem fio, onde o access point utiliza como única proteção uma ACL (access control list) por MAC Address, a técnica de MAC spoofing pode ser eficaz na tentativa de invasão.

4. Engenharia social é uma técnica de proteção utilizada pelos administradores de segurança para educar os usuários contra a possível tentativa de hackers obterem informações de forma espontânea.

Podemos afirmar que está (ão) correta(s) as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q51972 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Cardiologista, Prefeitura de Caruaru PE, IPAD

Em relação ao IAM de ventrículo direito, todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q338192 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A fábrica de picolés TAGELADO está fazendo a seguinte promoção:

"Junte 5 palitos de picolé TAGELADO e troque por um picolé de graça"

Se Luiz juntar 50 palitos, qual a quantidade máxima de picolés que ele poderá obter trocando todos os palitos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q477738 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

As Centrais de Abastecimento Farmacêutico (CAF) são almoxarifados dedicados exclusivamente à armazenagem de medicamentos, conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que envolve diversas atividades. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Recebimento de Medicamentos.

2. Estocagem ou guarda.

3. Segurança.

4. Conservação.

5. Controle de Estoque.

6. Entrega.

( ) arrumação do material em certa área definida, de forma organizada, para maior aproveitamento de espaço possível e dentro de parâmetros que permitam segurança e rapidez.

( ) capacidade de manter assegurada as características dos produtos, durante o período de estocagem.

( ) ato de examinar e conferir o material quanto à quantidade e documentação.

( ) monitoramento da movimentação física dos produtos: entrada, saída e estoque. ( ) entrega do material de acordo com as necessidades do solicitante, garantindo adequadas condições de transporte, preservação da identificação até o consumidor final e rastreabilidade do produto.

( ) capacidade de manter o material sob cuidados contra danos físicos, furtos e roubos.

A seqüência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q379485 | Biologia, Citologia, Professor, SEDUC PE, IPAD

Assinale a seqüência correta dos eventos relacionados ao processo reprodutivo na espécie humana:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q475032 | Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD

Freqüentemente, o efeito de um fármaco pode ser diminuído ou totalmente abolido pela presença de outro, através de um mecanismo denominado antagonismo. Neste sentido, assinale a afirmativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q36596 | Português, Interpretação de Textos, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PE, IPAD

Texto associado.
TEXTO 1 -  QUESTÕES 1, 2 e 3

Três idades

A primeira vez que te vi,
Eu era menino e tu menina.
Sorrias tanto... Havia em ti
Graça de instinto, airosa e fina.
Eras pequena, eras franzina...
(...)
Quando te vi segunda vez,
Já eras moça, e com que encanto
A adolescência em ti se fez!
Flor e botão... Sorrias tanto...
E o teu sorriso foi meu pranto...
(...)
Vejo-te agora. Oito anos faz,
Oito anos faz que não te via...
Quanta mudança o tempo traz
Em sua atroz monotonia!
Que é do teu riso de alegria?

Foi bem cruel o teu desgosto.
Essa tristeza é que mo diz...
Ele marcou sobre o teu rosto
A imperecível cicatriz:
És triste até quando sorris...

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. pp. 62-63.


TEXTO 2 - QUESTÕES 4, 5, 6 e 7

Um jogo de palavras

    Nunca a língua portuguesa esteve tão representada numa Copa do Mundo quanto nesta 18ª edição, na Alemanha. As presenças de Brasil, Angola e Portugal mobilizaram boa parte dos 205 milhões de falantes desses países.
    No Brasil, a influência do futebol é sentida na linguagem. Não só porque nosso vocabulário ficou elástico com as expressões do esporte que incorporamos no dia-a-dia. Nem pela movimentação inversa, com termos que tomam outro significado devido ao uso boleiro. O futebol está no léxico, mas também em nossa retórica, no espírito que sustenta a cultura, na música, na literatura, no cinema, enfim, na abordagem que fazemos do mundo.
    A relação criativa com as palavras é um dos diferenciais do nosso futebol. A começar pela idéia de que, quando o assunto é de fato importante para o brasileiro, como é a bola, nenhum estrangeirismo nos domina ̛ nós o dominamos. (...) Parte do inventário sociológico e cultural do país, o futebol imprime várias marcas na vida brasileira. A da linguagem não é menos notável.

Revista Língua Portuguesa Especial, Carta ao Leitor, abril 2006.
Sobre as relações morfossintáticas do texto, analise as seguintes proposições:

1. Os termos menino e menina (verso 2) representam atributos, respectivamente, de eu e tu.
2. O termo tanto (verso 3) modifica a forma verbal sorrias, estabelecendo, com esta, uma relação semântica de intensidade.
3. O termo Graça de instinto (verso 4) é responsável pela ação verbal de Havia (verso 3), constituindo, assim, o sujeito da oração.
4. A flexão da forma verbal faz (verso 11) justifica-se pela natureza impessoal assumida por esse verbo nesse contexto.
5. Em “És triste até quando sorris”, temos um período formado por oração principal mais oração de sentido conclusivo.

Estão corretas, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q473350 | Educação Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Qual das alternativas abaixo se refere à tática esportiva?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.