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Questões de Concursos ISET

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521Q1073897 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), por meio da inclusão do Art. 2º-A, passou a reconhecer oficialmente um símbolo nacional de identificação voltado para um grupo específico de pessoas com deficiência. Com base nesse dispositivo legal e em seus desdobramentos sociais, assinale a alternativa correta:
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522Q1073898 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O processo de elaboração de um plano de aula deve estabelecer coerência entre objetivos, métodos e formas de avaliação. Considerando essa articulação, é correto afirmar que:
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523Q1073390 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Agrícola, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Texto associado.

TEXTO I

“Tire suas próprias conclusões”


Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.


É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém, e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver uma conclusão. Sobre qualquer coisa.


Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada período histórico para compreender e nomear as formas de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das transformações e suas consequentes perdas de referências simbólicas.


Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a um mal-estar ainda não nomeado.


Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida em rede tem causado?


Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos séculos essa angústia era comum aos chamados formadores de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo. Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao compartilhar aquilo que não escrevemos.


É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar” teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.



(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016. www.cartacapital.com.br. Adaptado)

Sobre o texto em destaque, percebe-se, quanto à sua intencionalidade, que
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524Q1073394 | Português, Morfologia, Técnico Agrícola, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Texto associado.

TEXTO I

“Tire suas próprias conclusões”


Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.


É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém, e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver uma conclusão. Sobre qualquer coisa.


Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada período histórico para compreender e nomear as formas de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das transformações e suas consequentes perdas de referências simbólicas.


Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a um mal-estar ainda não nomeado.


Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida em rede tem causado?


Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos séculos essa angústia era comum aos chamados formadores de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo. Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao compartilhar aquilo que não escrevemos.


É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar” teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.



(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016. www.cartacapital.com.br. Adaptado)

A partir da leitura do texto I, marque a alternativa cuja indicação morfológica esteja incorreta entre parênteses para a(s) palavra(s) destacada(s) no fragmento.
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525Q1073401 | Engenharia Agronômica Agronomia, Ecologia Na Engenharia Agronômica, Técnico Agrícola, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Localizado no polígono da seca, o Município de Retirolândia faz parte da região semiárida baiana, sendo encontrada uma vegetação xerófila. A vegetação predominante no Município é:
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526Q1073917 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Secretário Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A cultura afro-brasileira remonta ao período colonial, quando o tráfico transatlântico de escravos forçou milhões africanos a virem para o Brasil. Esta cultura está marcada por sua relação com outras referências culturais, sobretudo indígena e europeia a qual está em constante desenvolvimento no Brasil. Com base nisso, sobre a cultura afro-brasileira, está incorreto afirmar:
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527Q1073415 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Técnico Ambiental, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

A Estação Ecológica Raso da Cataria, localizada na Bahia, possui uma área de 104.844,40 hectares e o seu bioma é marcado por uma vegetação arbustiva, incluindo mandacarus, xiquexiques, bromélias e cactos que servem como umas raras fontes de água em determinadas épocas do ano. O bioma encontrado na estação ecológica é:

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528Q1073417 | Direito Ambiental, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Técnico Ambiental, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza tem o seguinte objetivo:

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529Q1073938 | História, História Geral, História, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

As cidades-estados gregas, surgidas entre os séculos VIII e VI a.C., constituíram unidades político-administrativas autônomas e representaram a consolidação de uma experiência política singular no Mediterrâneo antigo. Nesse contexto, analise criticamente as proposições abaixo e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) A acrópole, espaço arquitetônico localizado em pontos elevados da pólis, articulava funções religiosas e militares, abrigando templos dedicados às divindades protetoras e servindo como ponto de resistência em situações de ataque, além de constituir um marco de identidade cívica.
( ) A estrutura social da pólis grega fundamentava-se em um ideal de igualdade plena, permitindo a participação política universal e irrestrita a todos os habitantes livres e estrangeiros residentes em seu território, configurando uma democracia integral.
( ) A economia das pólis articulava a produção agrícola, desenvolvida em pequenas propriedades, ao comércio marítimo no Mediterrâneo, atividade que não apenas assegurava o abastecimento de gêneros de primeiranecessidade, mas também fomentava intercâmbios culturais com outras regiões.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
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530Q1073433 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Técnico de Cadastro Único, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

De acordo com a Lei nº 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS), qual é o princípio que norteia a assistência social no Brasil?

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531Q1073183 | Biomedicina, Microbiologia, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Paciente de 72 anos, do sexo feminino, com histórico de tabagismo e exposição prolongada a poeira, se queixa de dor nas costas, febre e dificuldade respiratória. O médico solicita uma tomografia de tórax para investigação. Qual é a principal hipótese diagnóstica, considerando os sintomas e a exposição ao pó?
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532Q1073440 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Técnico de Cadastro Único, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

No contexto das tecnologias aplicadas à educação, o uso de navegadores de internet, e-mail e redes sociais pode ser uma ferramenta valiosa para o aprendizado e a comunicação. Sobre o uso dessas tecnologias, é correto afirmar que:

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533Q1072174 | História, História do Brasil, Assistente Social, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Enquanto o Brasil instituía sua segunda Constituição Federal, a primeira da República, Conceição do Coité que acabara de se emancipar, criava seu primeiro Código de Posturas (também conhecido como Constituição Municipal, atualmente a Lei Orgânica) no ano de:
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534Q1073458 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Auxiliar Administrativo Secretaria, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Sobre o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se por:

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535Q1073206 | Radiologia, Técnicas Radiográficas em Tomografia Computadorizada, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Paciente de 60 anos, do sexo masculino, apresenta dor intensa na região lombar e dificuldade para caminhar. Durante a avaliação clínica, é indicado um exame de ressonância magnética (RM) da coluna. Qual a técnica de posicionamento mais recomendada para obter uma imagem adequada da coluna lombar?
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536Q1072190 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (2006) foi instituído como parte da política pública intersetorial voltada à garantia de direitos fundamentais de crianças e adolescentes, especialmente os que estão em situação de acolhimento. Com base nas diretrizes desse Plano, assinale a alternativa incorreta:
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537Q1073470 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Emilia Ferreiro propôs uma nova abordagem para o processo de alfabetização, rompendo com métodos tradicionais. De acordo com sua concepção, o aprendizado da escrita:
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539Q1073987 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre os aspectos pedagógicos do ensino das modalidades esportivas nas escolas, assinale a alternativa correta:
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540Q1073224 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 9, Técnico em Segurança, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Durante a análise de risco em um laboratório de química, o técnico de segurança observa que os trabalhadores não estão utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para manuseio de produtos químicos, e não há sistemas de ventilação adequados nas áreas de trabalho. Qual é a principal norma que rege as condições de segurança para o trabalho com produtos químicos em laboratórios?
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