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Questões de Concursos ISET

Resolva questões de ISET comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q1071599 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Técnico Agrícola, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

São objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos, exceto:
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582Q1073905 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

No contexto do Movimento da Escola Nova, qual das alternativas expressa com mais precisão a contribuição pedagógica de Ovide Decroly?
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583Q1073141 | Nutrição, Alimentos, Cozinheira, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Sobre os óleos, gorduras, sal e açúcar, assinale a alternativa incorreta:
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584Q1073398 | Matemática, Aritmética e Problemas, Técnico Agrícola, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Em um escritório é utilizada uma jarra de base quadrada para servir água para as pessoas. Esse fundo possui 5 cm de lado e 20 cm de altura. 4 copos de 50 ml cada foram preenchidos com a água do recipiente, fazendo com que o nível diminuísse. A distância entre o nível da água e a borda da jarra após a retirada da água foi de:
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585Q1071607 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Nutricionista Educação, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

As leis da alimentação são normas fixas estabelecidas por Pedro Escudero. Assinale a alternativa que indica corretamente as 4 leis.
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586Q1073914 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre os documentos escolares essenciais, assinale a alternativa correta:
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587Q1073915 | Secretariado, Atribuições, Secretário Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A organização da vida escolar faz-se através de um conjunto de normas que visam garantir o acesso, a permanência e a progressão nos estudos, bem como a regularidade da vida escolar do aluno, abrangendo os seguintes documentos, exceto:
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588Q1071624 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Nutricionista Educação, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Dentro de uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) existe o planejamento do cardápio que deve ser baseado em qual alternativa abaixo?
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589Q1073937 | História, História Geral, História, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Em meio às areias do Vale do Nilo, o Egito Antigo construiu uma civilização marcada por complexas relações políticas, sociais e religiosas, onde a crença na vida após a morte e no poder divino do faraó moldava as instituições e a cultura. Nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre a religiosidade e a organização social do Egito Antigo:
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590Q1073943 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre a Diversidade de textos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sustentam que:

( ) Toda educação verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem que satisfaça necessidades pessoais.
( ) Cabe à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los.
( ) Por entender que o estudo textual deva se restringir às ações de Língua Portuguesa, tal processo exclui os textos das diferentes disciplinas, com os quais o aluno se defronta sistematicamente no cotidiano escolar.
( ) A capacidade múltipla de análise de diferentes textos, a qual permite o acesso à informação escrita com autonomia, é condição para o bom aprendizado, pois dela depende a possibilidade de aprender os diferentes conteúdos.

Considerando-se V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, analise as afirmações feitas e assinale a alternativa que, pela ordem, apresenta a sequência correta:
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591Q1073435 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Técnico de Cadastro Único, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

No Programa Bolsa Família, a manutenção do benefício para uma família depende do cumprimento de condicionalidades por seus membros. Dentre as condicionalidades exigidas, é correto afirmar que:

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592Q1073947 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Leia o fragmento abaixo antes de avaliar o que se pede: Qualquer língua, escrita ou não, tem uma gramática que é complexa. Do ponto de vista naturalista, não faz sentido afirmar que há gramáticas melhores e gramáticas piores. Não é certo, por exemplo, dizer que a gramática que produz “Os meninos saíram” é melhor do que a que produz “Os menino saiu”. Ambas as frases cumprem a sua função, que é transmitir um certo conteúdo. São duas maneiras de chegar ao mesmo lugar. São duas gramáticas distintas, uma em que a pluralidade é marcada em todos os termos da oração, outra em que o plural aparece marcado apenas no artigo.
Mas esses dois modos de falar não são avaliados socialmente da mesma maneira. O valor social de cada um deles é muito diferente. Aquele que fala “Os menino saiu” não sabe falar, diz a voz que define qual variedade está correta. Só que há línguas, como o inglês, em que o plural só ocorre em um dos termos: The tall boys left (tradução literal possível, desconsiderada a marca de plural: O alto meninos saiu). É claro que a gramática do inglês não é a mesma gramática do português, mas o nosso ponto é que o plural só está em um lugar na oração do inglês e isso não recebe uma avaliação negativa. No português do dia a dia, é possível marcar o plural em apenas um dos elementos, mas isso é avaliado negativamente.

Roberta Pires de Oliveira e Sandra Quarezemin. Gramáticas na escola. Petrópolis: Vozes, 2016, p. 44 (com adaptações).

A partir da exposição das ideias do texto, é correto afirmar que:
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593Q1073960 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

No contexto da educação inclusiva, qual é a principal função do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
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594Q1073199 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Quando um paciente de 50 anos, do sexo masculino, é submetido a uma radiografia de tórax para avaliar possíveis lesões, qual a principal técnica de posicionamento necessária para uma boa realização do exame?
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595Q1073459 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Auxiliar Administrativo Secretaria, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

A retirada do ato administrativo ocorre quando o Estado adota uma medida para extinguir o ato. Neste caso, são espécies de extinção do ato:

I. Cassação.

II. Revogação.

III. Anulação.

Assinale a alternativa correta:

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596Q1073204 | Radiologia, Técnicas Radiográficas em Tomografia Computadorizada, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Em um exame de tomografia computadorizada (TC) de tórax, um paciente de 60 anos, do sexo masculino, com histórico de hipertensão e tabagismo, apresenta sinais de possível doença pulmonar. Qual é o princípio físico envolvido na formação das imagens tomográficas?
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597Q1073216 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 20, Técnico em Segurança, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Durante uma inspeção em uma indústria, o técnico de segurança do trabalho identifica que os funcionários que trabalham com produtos químicos estão expostos a vapores tóxicos sem o uso de Equipamento de ProteçãoIndividual (EPI) adequado. Além disso, não há sinalização de segurança nas áreas de risco. Qual é a principal norma regulamentadora que o técnico de segurança deve utilizar para garantir a proteção dos trabalhadores expostos a produtos químicos?
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598Q1072197 | Português, Interpretação de Textos, Almoxarife, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Texto associado.
TEXTO I

Os fatores que emperram o desenvolvimento humano do Brasil em ranking da ONU

O Brasil subiu cinco posições no ranking de desenvolvimento humano atualizado todos os anos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O relatório divulgado nesta terça-feira (6/5) leva em conta os indicadores relativos ao ano de 2023. Na tabela que compara os resultados de 193 países, o Brasil aparece ao lado de Palau na 84ª posição, com um IDH de 0.786.
O IDH é a sigla para Índice de Desenvolvimento Humano e considera questões como expectativa de vida, anos de escolaridade e renda per capita. "O IDH foi criado para enfatizar que as pessoas e suas capacidades devem ser o critério final para avaliar o desenvolvimento de um país, não apenas o crescimento econômico", contextualiza o PNUD em seu site oficial.
No relatório anterior, que considerava os dados de 2022, o Brasil aparecia na 89ª posição do ranking. Uma nota de 0.786 no IDH coloca o país numa classificação de desenvolvimento humano considerada "alta", um pouco acima da média mundial e dos resultados da América Latina e do Caribe. No entanto, outras nações da região aparecem bem à frente, como Chile (45ª posição, IDH de 0.878), Argentina (47ª posição, IDH de 0.865) e Uruguai (48ª posição, IDH de 0.862).
O topo do ranking global é liderado por Islândia (IDH de 0.972), Noruega (0.970), Suíça (0.970), Dinamarca (0.962), Alemanha (0.959) e Suécia (0.959). Já as últimas colocações são ocupadas por Sudão do Sul (0.388), Somália (0.404), República Centro-Africana (0.414), Chade (0.416), Níger (0.419) e Mali (0.419).
O Brasil tem apresentado crescimentos no IDH desde o início dos anos 1990. A expectativa de vida ao nascer saltou de 74,87 anos para 75,85. Esse, aliás, é o maior número alcançado na série histórica e supera o pico conquistado em 2019, último ano antes da crise de saúde pública causada pelo coronavírus, quando a expectativa de vida estava em 75,81 anos.
Já a renda bruta per capita nacional subiu de US$ 17,5 mil para US$ 18 mil. No entanto, os dois números relacionados à educação permaneceram inalterados de um ano para o outro: a expectativa de anos na escola ficou em 15,79, enquanto os anos de escolaridade seguiram em 8,43. Aliás, os anos de escolaridade estão congelados em 8,43 no país por três anos consecutivos, desde 2021.
"Por décadas, estivemos num caminho para alcançar um desenvolvimento humano no mundo muito alto a partir de 2030, mas a desaceleração recente sinaliza uma grande ameaça", alertou Achim Steiner, um dos coordenadores do PNUD, em materiais divulgados junto com o relatório deste ano. "Se em 2024 essa tendência continuar e se tornar o 'novo normal', a meta estabelecida para 2030 ficará inalcançável por décadas — e fará do mundo um lugar menos seguro, mais dividido e mais vulnerável aos choques econômicos e ecológicos", complementou ele.
Mas o estudo da PNUD aponta um caminho para retomar um crescimento sólido nos indicadores do IDH: a inteligência artificial. "No meio dessa turbulência global, precisamos urgentemente explorar novas maneiras de incentivar o desenvolvimento. Como a inteligência artificial continua a avançar rapidamente sobre muitos aspectos de nossa vida, precisamos considerar o potencial que ela representa", justifica Steiner. "Novas possibilidades surgem praticamente todos osdias e, embora a IA não seja uma panaceia, as escolhas que fazemos hoje têm o potencial de reacender o desenvolvimento humano e abrir novos caminhos e possibilidades", acredita ele. Mesmo em países com um IDH baixo ou médio, dois terços dos respondentes antecipam que essas novas tecnologias vão ter um impacto em setores como educação, saúde e trabalho já no próximo ano. O relatório recém-publicado da PNUD propõe uma abordagem da IA "centrada no humano" por meio de ações como "criar uma economia em que as pessoas colaboram com as novas tecnologias, em vez de competir com elas" e "modernizar os sistemas de educação e saúde para suprir as demandas do século 21".

https://bbc.com/portuguese/articles/cn7x008npvgo. Adaptado.
Sobre a elaboração do texto I, pode-se dizer que sua natureza tem por base
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599Q1072204 | Português, Pontuação, Almoxarife, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Texto associado.
TEXTO I

Os fatores que emperram o desenvolvimento humano do Brasil em ranking da ONU

O Brasil subiu cinco posições no ranking de desenvolvimento humano atualizado todos os anos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O relatório divulgado nesta terça-feira (6/5) leva em conta os indicadores relativos ao ano de 2023. Na tabela que compara os resultados de 193 países, o Brasil aparece ao lado de Palau na 84ª posição, com um IDH de 0.786.
O IDH é a sigla para Índice de Desenvolvimento Humano e considera questões como expectativa de vida, anos de escolaridade e renda per capita. "O IDH foi criado para enfatizar que as pessoas e suas capacidades devem ser o critério final para avaliar o desenvolvimento de um país, não apenas o crescimento econômico", contextualiza o PNUD em seu site oficial.
No relatório anterior, que considerava os dados de 2022, o Brasil aparecia na 89ª posição do ranking. Uma nota de 0.786 no IDH coloca o país numa classificação de desenvolvimento humano considerada "alta", um pouco acima da média mundial e dos resultados da América Latina e do Caribe. No entanto, outras nações da região aparecem bem à frente, como Chile (45ª posição, IDH de 0.878), Argentina (47ª posição, IDH de 0.865) e Uruguai (48ª posição, IDH de 0.862).
O topo do ranking global é liderado por Islândia (IDH de 0.972), Noruega (0.970), Suíça (0.970), Dinamarca (0.962), Alemanha (0.959) e Suécia (0.959). Já as últimas colocações são ocupadas por Sudão do Sul (0.388), Somália (0.404), República Centro-Africana (0.414), Chade (0.416), Níger (0.419) e Mali (0.419).
O Brasil tem apresentado crescimentos no IDH desde o início dos anos 1990. A expectativa de vida ao nascer saltou de 74,87 anos para 75,85. Esse, aliás, é o maior número alcançado na série histórica e supera o pico conquistado em 2019, último ano antes da crise de saúde pública causada pelo coronavírus, quando a expectativa de vida estava em 75,81 anos.
Já a renda bruta per capita nacional subiu de US$ 17,5 mil para US$ 18 mil. No entanto, os dois números relacionados à educação permaneceram inalterados de um ano para o outro: a expectativa de anos na escola ficou em 15,79, enquanto os anos de escolaridade seguiram em 8,43. Aliás, os anos de escolaridade estão congelados em 8,43 no país por três anos consecutivos, desde 2021.
"Por décadas, estivemos num caminho para alcançar um desenvolvimento humano no mundo muito alto a partir de 2030, mas a desaceleração recente sinaliza uma grande ameaça", alertou Achim Steiner, um dos coordenadores do PNUD, em materiais divulgados junto com o relatório deste ano. "Se em 2024 essa tendência continuar e se tornar o 'novo normal', a meta estabelecida para 2030 ficará inalcançável por décadas — e fará do mundo um lugar menos seguro, mais dividido e mais vulnerável aos choques econômicos e ecológicos", complementou ele.
Mas o estudo da PNUD aponta um caminho para retomar um crescimento sólido nos indicadores do IDH: a inteligência artificial. "No meio dessa turbulência global, precisamos urgentemente explorar novas maneiras de incentivar o desenvolvimento. Como a inteligência artificial continua a avançar rapidamente sobre muitos aspectos de nossa vida, precisamos considerar o potencial que ela representa", justifica Steiner. "Novas possibilidades surgem praticamente todos osdias e, embora a IA não seja uma panaceia, as escolhas que fazemos hoje têm o potencial de reacender o desenvolvimento humano e abrir novos caminhos e possibilidades", acredita ele. Mesmo em países com um IDH baixo ou médio, dois terços dos respondentes antecipam que essas novas tecnologias vão ter um impacto em setores como educação, saúde e trabalho já no próximo ano. O relatório recém-publicado da PNUD propõe uma abordagem da IA "centrada no humano" por meio de ações como "criar uma economia em que as pessoas colaboram com as novas tecnologias, em vez de competir com elas" e "modernizar os sistemas de educação e saúde para suprir as demandas do século 21".

https://bbc.com/portuguese/articles/cn7x008npvgo. Adaptado.
"Por décadas, estivemos num caminho para alcançar um desenvolvimento humano no mundo muito alto a partir de 2030, mas a desaceleração recente sinaliza uma grande ameaça", alertou Achim Steiner, um dos coordenadores do PNUD, em materiais divulgados junto com o relatório deste ano”. Tendo por base o fragmento acima retirado do texto, assinale a alternativa cuja alteração da estrutura interna do período tenha mantido a correção gramatical segundo as regras de Pontuação da Língua Portuguesa.
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600Q1072206 | Matemática Financeira, Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira, Almoxarife, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Ana aplicou R$ 3.600,00 em um investimento que rende 5% ao semestre de juros simples. Ela manteve o dinheiro investido por 3 anos. Além disso, ao final do período, ela retirou 30% do montante para uma compra. Qual foi o valor restante na conta de Ana após essa retirada?
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