Início

Questões de Concursos ISET

Resolva questões de ISET comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q1071562 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Após a fase aguda, caso a pessoa não receba tratamento oportuno, ela pode desenvolver a fase crônica da doença de chagas, inicialmente sem sintomas (forma indeterminada), podendo, com o passar dos anos, apresentar complicações como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

982Q1073357 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Psicólogo, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

O artigo 196 estabelece que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, que deve garantir o acesso universal e igualitário a ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde. A Constituição Federal de 1988 estabelece outras garantias como as descritas abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

983Q1073870 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra que, Assistente Administrativo Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Texto associado.
O TEXTO I - A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO


Imprensa internacional repercute decisão do STF sobre regulação das redes.


Le Monde, por exemplo, lembrou que Alexandre de Moraes já censurou o X por 40 dias no ano passado


Jornais como o norte-americano Washigton Post e o francês Le Monde noticiaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de criar uma regulação das redes sociais no Brasil.

Segundo o Post, a decisão do STF “incomodou a relação entre a nação sul-americana e o governo dos EUA”. “Os críticos expressaram preocupação de que a medida possa ameaçar a liberdade de expressão se as plataformas removerem preventivamente conteúdo que possa ser problemático”.

Le Monde diz que o Brasil, “onde um juiz da Suprema Corte tirou o X de Elon Musk do ar no ano passado por 40 dias por desinformação, foi mais longe do que qualquer outro país latino-americano na repressão a postagens questionáveis ou ilegais nas redes sociais”.

O jornal se referiu à decisão de Alexandre de Moraes, um dos principais defensores da regulação das redes no Brasil. “A decisão provavelmente aumentará as tensões entre o Supremo Tribunal Federal, de um lado, e as empresas de tecnologia que acusam o Brasil de censura”, acrescentou Le Monde.

O Financial Times afirma que a “decisão da Suprema Corte do Brasil sobre plataformas digitais corre o risco de alimentar tensões com o governo norte-americano do presidente Donald Trump, que ameaçou impor restrições de visto a estrangeiros que censurarem empresas e cidadãos norte-americanos”.

A decisão do STF sobre a regulação das redes sociais, da quinta-feira 26, responsabiliza as plataformas de mídia social por conteúdo de terceiros considerado ilegal, mesmo sem ordem judicial.

A função de legislar cabe ao Congresso Nacional, mas, com a alegação de que houve avanço de discursos de ódio, antidemocráticos e criminosos, os ministros, por maioria, criaram as novas regras.

Ao julgar o Marco Civil da Internet, a Corte entendeu que o artigo 19 é parcialmente inconstitucional, e, a partir de agora, as plataformas são obrigadas a retirar conteúdos de terceiro, mesmo sem decisão judicial. Basta uma notificação extrajudicial para isso.

O placar foi de 8 a 3 pela regulação das redes. Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Cármen Lúcia votaram a favor de regular a internet; André Mendonça, Edson Fachin e Nunes Marques votaram contra, pela constitucionalidade do artigo 19.


https://revistaoeste.com/politica/imprensa-internacional-repercute-decisao-do-stf-sobre-redes-sociais/. Adaptado.
Assinale a alternativa cujo elemento coesivo “que” em destaque possua papel gramatical e textual diferente dos demais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

984Q1071572 | Psicologia, Saúde Mental, Psicólogo, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Avalie as seguintes iniciativas e identifique qual delas melhor representa uma abordagem eficaz e integrada para promover a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

985Q1073365 | Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Fundamentais no Eca, Psicólogo, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

986Q1073880 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Assistente Administrativo Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Com base nisso, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

987Q1073373 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

“Se torna importante problematizar a educação inclusiva nos cotidianos escolares e as práticas que se legislam para que ela se materialize e efetive de fato através de um processo de ensino e aprendizagem que reconheça os alunos e suas singularidades, tendo como finalidade o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos”. (SOUZA. Ivan Vale (org.) Educação Inclusiva no Brasil: legislação e contextos. Jundiaí- SP: paco editorial, 2021 (adaptado). Acerca da educação inclusiva marque a alternativa correta abaixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

988Q1073381 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Sobre os aspectos afetivos da aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

989Q1073383 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.º 9.394/1996 — estabelece estreita relação entre educação e trabalho. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

990Q1073896 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Segundo Maria Teresa Eglér Mantoan, qual é um dos principais obstáculos enfrentados por educadores que buscam transformar a escola em um espaço verdadeiramente inclusivo e inovador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

991Q1073391 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Agrícola, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Texto associado.

TEXTO I

“Tire suas próprias conclusões”


Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.


É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém, e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver uma conclusão. Sobre qualquer coisa.


Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada período histórico para compreender e nomear as formas de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das transformações e suas consequentes perdas de referências simbólicas.


Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a um mal-estar ainda não nomeado.


Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida em rede tem causado?


Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos séculos essa angústia era comum aos chamados formadores de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo. Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao compartilhar aquilo que não escrevemos.


É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar” teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.



(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016. www.cartacapital.com.br. Adaptado)

Leia as afirmações abaixo antes de analisar o que será pedido:

( ) Em “Passada a euforia de uma notícia qualificada como ‘bomba’, logo os atores...”, a expressão destacada foi utilizada no sentido literal a fim de expressar algo impactante.

( ) Em “É preciso tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém...” e “...você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver uma conclusão.”, os vocábulos em destaque possuem classificação sintática idêntica ao exigirem complementos verbais de mesma natureza.

( ) Em “O imperativo que liberta também aprisiona...”, o elemento coesivo em destaque foi utilizado para ligar uma oração principal a uma oração subordinada substantiva, sendo, por isso, uma conjunção integrante.

( ) Em “O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver uma conclusão. Sobre qualquer coisa.”, a expressão em destaque poderia aparecer sem o ponto que a precede a fim de relacioná-la ao vocábulo “conclusão”.

Considerando-se V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, pode-se dizer que, pela ordem, a sequência correta será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

992Q1073904 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Nas últimas décadas, diversas críticas têm sido feitas à relação entre escola e alfabetização. As promessas de transformação social por meio da escolarização nem sempre se concretizam, o que tem gerado um movimento de revisão das expectativas atribuídas à escola. Com base nessa perspectiva crítica, assinale a alternativa que melhor expressa uma compreensão atual sobre os desafios da alfabetização escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

993Q1073913 | Pedagogia, Legislação da Educação, Secretário Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

São objetivos gerais da educação nacional, que orientam a formulação e a implementação das políticas educacionais pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios no decênio 2024-2034, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

994Q1073986 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Os esportes de invasão caracterizam-se pela ocupação e defesa de espaços no campo adversário, com o objetivo de marcar pontos em alvos estratégicos (como cestas, gols ou zonas de pontuação). Nesses esportes, como futebol, handebol e basquete, é fundamental o entendimento das dimensões táticas, como a cooperação, o deslocamento sem bola, a marcação e a tomada de decisão coletiva. Considerando os elementos táticos dos esportes de invasão, assinale a alternativa que melhor exemplifica uma situação de ensino voltada à compreensão dessas dinâmicas coletivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

996Q1073510 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Sobre as concepções de escrita e suas implicações pedagógicas segundo Emília Ferreiro no processo de alfabetização, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

997Q1073255 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS) é um documento que orienta a organização, a gestão e a operacionalização da política de assistência social no Brasil. Sobre a NOB/SUAS, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

998Q1073265 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educador Físico, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

As contrações musculares podem ser classificadas em isométricas, isotônicas concêntricas e isotônicas excêntricas. Na contração isotônica excêntrica, o músculo gera força enquanto se alonga, como ocorre na fase descendente de um agachamento. Essa forma de contração é particularmente importante na absorção de impacto e no controle do movimento. Considerando as características das contrações musculares, analise as afirmações abaixo e assinale a única incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

999Q1073523 | Pedagogia, Principais Autores, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

De acordo com Gallahue, as três categorias funcionais de tarefas de movimento ao longo das fases do desenvolvimento motor são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1000Q1074035 | Matemática, Aritmética e Problemas, Matemática, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Marcos, Gabriela e Renata são supervisores de qualidade em uma fábrica. Marcos comparece à unidade a cada 10 dias, Gabriela a cada 6 dias e Renata a cada 8 dias. Sabe-se que os três estiveram juntos na fábrica no dia 15 de abril de 2025. Em qual será a próxima data em que os três voltarão a estar presentes juntos na fábrica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.