Questões de Concursos IV UFG

Resolva questões de IV UFG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1221Q907324 | Espanhol, Letras Português Espanhol, IFSE, IV UFG, 2024

. Acesso em: 23 mai. 2024. As pesquisadoras Castro e Contreras visaram a responder à pergunta que intitulou a sua comunicação: “¿Para qué sirve la literatura en una clase de español?”. Nas conclusões apontaram, mediante uma citação, que a cultura faz parte do código que permite a compreensão das mensagens e que, em relação ao ensino da cultura nas aulas de língua estrangeira, a literatura"> Leia o texto a seguir.
¿Para qué sirve la literatura en una clase de español?
Para finalizar, debemos afirmar que entendemos y acordamos con que el aspecto cultural es una parte fundamental de las clases de español como lengua extranjera. Sabemos que, en un sentido amplio, es más que un adorno en la enseñanza y en el aprendizaje de un idioma, porque La cultura es el contexto en el que se producen, descodifican e interpretan los mensajes; la cultura es el destino y el origen de los enunciados de una lengua no nativa indescifrable para aquellos que no posean un conocimiento suficiente de las claves culturales de esa lengua que se pretende utilizar para comprar billetes de tren, para leer una novela o para resolver un conflicto entre individuos provenientes de ámbitos geográficos, políticos, religiosos y económicos, antitéticos y, a veces, incluso antagónicos (Marta Sanz Pastor, 2006: 350). Por esto mismo no negamos la importancia de la cultura en la enseñanza de español como segunda lengua, pero sí creemos que se sobrestima la importancia de la literatura como texto portador de la misma porque no consideramos que sea ni el único lugar ni el privilegiado para transmitir lo cultural. Las canciones, los artículos periodísticos, las películas, entre otros textos, también son portadores de un acervo cultural sumamente rico y muchas veces tienen la ventaja de ser más accesibles que el discurso literario.

CASTRO, Mariana Elisa; CONTRERAS, María de los Angeles. ¿Para qué sirve la literatura en una clase de español? In: II Congreso Internacional de Literatura y Cultura Españolas Contemporáneas. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Centro de Estudios de Teoría y Crítica Literaria, 2011. Disponível em: <https://www.aacademica.org/000-042/68>. Acesso em: 23 mai. 2024.

As pesquisadoras Castro e Contreras visaram a responder à pergunta que intitulou a sua comunicação: “¿Para qué sirve la literatura en una clase de español?”. Nas conclusões apontaram, mediante uma citação, que a cultura faz parte do código que permite a compreensão das mensagens e que, em relação ao ensino da cultura nas aulas de língua estrangeira, a literatura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1222Q1033280 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Sobre a presença da traqueostomia, é sabido que esta pode afetar diretamente qual fase da deglutição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1223Q918593 | Direito Tributário, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024

Os impostos de competência do Município de Posse/GO são os que incidem sobre a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1224Q1033281 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia nº 773/2023 dispõe sobre a prática fonoaudiológica em audição e equilíbrio no ambiente hospitalar. Em seu artigo segundo, descreve as competências do fonoaudiólogo nessa atuação. Uma destas competências é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1226Q907331 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Letras Português Espanhol, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 10


Formação do leitor na EPT


A formação do Clube de Leituras, que se reúne, de forma remota, uma vez por semana para conversar sobre os sentidos encontrados nos textos literários compartilhados, e fruto das indicações dos próprios participantes, mostrou-se uma maneira produtiva e afinada de aproximar jovens e literatura no contexto escolar, sugerindo ser este o caminho a ser trilhado rumo à formação de leitores, qual seja: aquele em que a escola concede atenção, respeito e espaço para as obras, autores e temáticas do universo de interesse dos alunos. Abdicar em algum momento da imposição de títulos, muitas vezes orientados pelo foco no estudo de gêneros e de traços distintivos das escolas literárias pode, de forma assertiva, promover um melhor aproveitamento do ensino de literatura.

A estratégia de abordar o trato com a literatura partindo dos interesses dos estudantes colabora com o que há de mais fundamental na formação de um leitor: a construção do hábito. O exercício regular de qualquer tipo de atividade adquire potência na construção de uma memória proposicional. Isso se dá também no que se refere à leitura. Mesmo considerando a realidade dos sujeitos que não costumam vivenciar experiências de leitura no seio familiar – como primeira instância na produção de valores culturais –, outras instâncias também podem exercer esse papel de produção de valores culturais socializadores, é o caso da escola e da mídia.


LINS, Laikui Cardoso; PINTO, João Rodrigues. Formação do leitor na EPT: um relato de experiência. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 149- 174, 2020. Disponível em:<http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60229>. Acesso em: 26 mai. 2024.
Laikui C. Lins e João R. Pinto, com vistas à formação integral, apresentaram uma experiência que objetivou construir práticas de leituras em simbiose com o valor do trabalho. O Clube de Leituras mencionado no fragmento foi criado para alunos do Instituto Federal Baiano no início da pandemia do Coronavírus e, segundo é exposto no primeiro parágrafo, mostrou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1227Q1069636 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Novos pensadores, a despeito de uma filosofia africana, as discussões acadêmicas sobre o assunto no campo da teoria do conhecimento e história da filosofia são ainda problemas a serem resolvidos pelos departamentos e faculdades de filosofia no Brasil. Contudo, princípios, conceitos, categorias, correntes de pensamentos e narrativas místicas têm ganhado repercussão no campo da ética, contrapondo-se ao colonialismo epistemológico, entremeado à ideia de filosofia advinda exclusivamente da Grécia. Nesse âmbito, Jean-Bosco Kakozi, pensador congolês, afirma que ubuntu, para Desmond Tutu, significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1228Q1034052 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024

O tema do “Patrimônio Cultural” é uma das questões importantes na gestão dos acervos etnográficos. No Brasil, antes dos marcos normativos que transformaram em processos jurídicos o tombamento de bens “materiais” e o registro dos bens “imateriais”, os museus etnográficos já eram responsáveis pela conservação e preservação destes patrimônios. Quando coleções etnográficas adentram museus
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1229Q886854 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

Em um ambiente corporativo, o memorando desempenha um papel crucial na comunicação interna. Em que ele consiste e qual sua finalidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1230Q889416 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A administração de contraste endovenoso é fundamental na avaliação de múltiplas desordens na tomografia computadorizada e ressonância magnética, sobretudo em pacientes oncológicos. Apesar dos benefícios, pode apresentar riscos, entre eles o extravasamento. São consequências graves do extravasamento de contraste:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1231Q897356 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A formação docente envolve uma gama de conteúdos e a visão de diversas correntes teóricas em suas dimensões pedagógicas, filosóficas, políticas, psicológicas, entre outras; além da relação com o meio em que esses conhecimentos serão aplicados. Assim, a formação do professor ocorre no âmbito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1232Q886864 | Arquivologia, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

Na gestão documental de uma organização, é essencial categorizar os arquivos de maneira adequada para facilitar o acesso e a consulta. Dentre os tipos de arquivos utilizados, aquele que está sujeito a consultas periódicas é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1233Q1034064 | Técnicas em Laboratório, Técnicas de Esterilização e Desinfecção em Laboratório, Técnico de Laboratório Área Biologia, UFG, IV UFG, 2024

O aldeído glutárico (glutaraldeído) é a substância mais utilizada como fixador em microscopia eletrônica. Seu mecanismo de ação deve-se à(às)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1234Q871763 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

As unidades de Vigilância de Zoonoses são estruturas físicas e técnicas, responsáveis pela execução das atividades, ações e das estratégias referentes à vigilância, à prevenção e ao controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos. Compete à equipe de zoonose
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1235Q871764 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

O mosquito Aedes aegypti possui um papel de destaque nas ações de saúde pública no Brasil, sendo um dos principais alvos das ações do Agente de Combate às Endemias (ACE), pois a fêmea desse mosquito é potencialmente vetor de várias doenças além da dengue, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1236Q877399 | Mecânica de Autos, Motorista, Câmara de Santo Antônio do Descoberto GO, IV UFG, 2024

Os veículos de fabricação nacional com tecnologia FLEX de combustível podem ser abastecidos com os seguintes combustíveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1237Q907864 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A Geografia brasileira tem nas publicações de R. Lobato Corrêa um marco indiscutível no uso e na difusão da expressão rede geográfica. [...] Corrêa (1997, p. 107) concebe a rede geográfica como “um conjunto de localizações geográficas interconectadas entre si por um certo número de ligações”.

DIAS, 2020. [Adaptado].

Uma rede que almeje ser considerada geográfica, precisa ter sua complexidade baseada em três dimensões, são elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1238Q892000 | Direito Administrativo, Conceito, Técnico em Microinformática, TJ AC, IV UFG, 2024

Com base na Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), o regime de contratação de obras e serviços de engenharia, no qual o contratado é responsável por elaborar e por desenvolver os projetos básico e executivo, bem como executar obras e serviços de engenharia, fornecer bens ou prestar serviços especiais, e realizar montagem, teste, pré-operação e as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto, é definido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1239Q1014882 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IF Goiano, IV UFG, 2019

O intérprete educacional (IE) constitui a maioria dos profissionais que atuam nas escolas inclusivas brasileiras. O código de ética não prevê premissas específicas de orientação prática e formativa para atuação nesse contexto. Assim, os desafios enfrentados por esses profissionais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1240Q1040741 | Matemática, Progressões, Agente de Polícia Judicial, TJ AC, IV UFG, 2024

Uma criança utilizando um baralho de 52 cartas formou um monte com uma carta, um monte com duas cartas, um monte com quatro cartas e, assim, sucessivamente. Se a regra que a criança criou é que os montes, a partir do primeiro, devem ter sempre o dobro de cartas do monte anterior, quantas cartas sobrarão sem ser utilizadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.