Leia o caso a seguir.
Os alunos da escola estadual T.L.P. fizeram uma visita à cidade
de Pirenópolis, uma pequena cidade situada no interior do
estado de Goiás. A visita não foi um mero passeio. Ela teve um
sentido pedagógico. É que a professora de história mobilizou
outros colegas docentes da escola para um projeto de trabalho
conjunto que, assim, contou também com as áreas de língua
portuguesa, geografia e educação física. Foram duas breves
reuniões de preparação. Os alunos leram previamente sobre a
história da cidade e no passeio foram guiados pela professora
de história que concedia a palavra e alternava os momentos de
coordenação com os outros colegas quando o que estava em
jogo era algo de suas especialidades. Entre a língua portuguesa
praticada no século XVIII, as descobertas sobre a mineração do
ouro na região e as danças típicas daquela comunidade, um
mundo de aprendizagens e vivências foram construídas por
alunos e professores. Todo o trabalho pedagógico foi
organizado em conjunto com os próprios alunos que, inclusive,
se envolveram nos processos de avaliação e autoavaliação do
que foi realizado. Para os professores, havia um intuito em tudo
isso: favorecer a aprendizagem e a autonomia dos estudantes.
O caso em questão evidencia uma ação docente qualificada
no âmbito da educação escolar ao abordar dois elementos
interligados: o da organização do trabalho pedagógico e o
da ação conjunta entre os professores. A posição dos dois
elementos mencionados e seu desenvolvimento permitem,
igualmente, duas inferências, a saber:
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