Início Questões de Concursos IV UFG Resolva questões de IV UFG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. IV UFG Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 2181Q1066018 | Administração Pública, Eficiência, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Itumbiara GO, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. O administrador é responsável por fazer as coisas acontecerem da forma adequada a fim de gerar resultados positivos para a organização. [...]. Espera-se que o administrador tenha como principal qualidade a iniciativa para conseguir soluções para as dificuldades encontradas e para colocá-las em ação. LACOMBE; HEILBORN, apud JACOBSEN; JUNIOR e NETO. Administração – Introdução e teorias. Florianópolis: SEaD/UFSC, 2006. Disponível em: <https://cesad.ufs.br>. Acesso em: 23 ago. 2023. Um dos resultados positivos para uma organização pública é a ✂️ a) restrição de informações à população que é favorecida financeiramente. ✂️ b) priorização pela busca do interesse e direitos de seus servidores. ✂️ c) satisfação da população e suas necessidades com menor custo possível. ✂️ d) obtenção de receitas, através da centralização administrativa e financeira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2182Q1045282 | Pedagogia, Legislação da Educação, AEE Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Quais os principais desafios para a implementação eficaz da educação inclusiva no Brasil? ✂️ a) Má gestão dos recursos financeiros, tendo em vista que os valores disponibilizados via Fundeb são suficientes para investimento em infraestrutura, materiais didáticos e formação de professores. ✂️ b) Acesso a recursos e materiais de acessibilidade, pois no âmbito da família e dos profissionais da educação não há mais resistência à inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. ✂️ c) Falta de laudo médico para que todos os estudantes com necessidade educacional específica tenham acesso aos recursos do apoio educacional especializado. ✂️ d) Descontinuidade e acompanhamento pouco efetivo das ações de implementação das políticas públicas que asseguram a equidade e o respeito à diversidade no sistema educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2183Q897315 | Informática, Windows, Assistente Social, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024O Microsoft Windows, cuja tradução livre para a Língua Portuguesa é Janelas, caracteriza-se como sistema operacional multitarefa em que cada janela pode ser vista como um espaço para realização de tarefas. O comando que pode ser utilizado para ocultar uma janela, sem fechála, permitindo a visualização de outro espaço para realização de tarefas é ✂️ a) maximizar. ✂️ b) mover. ✂️ c) restaurar. ✂️ d) minimizar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2184Q1045283 | Pedagogia, Legislação da Educação, AEE Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, representou um marco histórico para a Educação Especial no Brasil. Entre as medidas inovadoras e progressistas da LDB, qual delas se destacou por inaugurar um novo paradigma educacional, centrado na participação e no desenvolvimento individual de cada aluno, independentemente de suas características? ✂️ a) Criação de classes especiais para alunos com deficiência, visando atender às suas necessidades específicas em um ambiente segregado e adaptado, com o objetivo de promover a sua integração social e profissional, reconhecendo a importância da educação especializada para o desenvolvimento pleno de suas capacidades. ✂️ b) Implementação de um sistema de avaliação único para todos os alunos, com o objetivo de classificar e comparar o desempenho individual de cada um, com base em critérios padronizados e objetivos, visando identificar as áreas de maior dificuldade e potencial de cada aluno, para que sejam tomadas medidas de apoio e acompanhamento individualizado. ✂️ c) Reconhecimento do direito à educação para todos os alunos, com a obrigatoriedade de atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, mediante a implementação de políticas públicas que promovam a inclusão e o desenvolvimento individual de cada aluno, com foco na superação de barreiras e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. ✂️ d) Definição de um currículo único e padronizado para todas as escolas, com o intuito de garantir a homogeneidade do ensino e da aprendizagem, assegurando a todos os alunos o acesso aos mesmos conteúdos e conhecimentos, independentemente de suas origens, necessidades e estilos de aprendizagem, para que todos tenham as mesmas oportunidades de sucesso na vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2185Q1045284 | Pedagogia, Legislação da Educação, AEE Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Ao observarmos a história da educação da pessoa com deficiência no Brasil, é possível identificar um processo estruturado nos paradigmas da integração e da inclusão. A partir desse pressuposto, é possível afirmar que ✂️ a) a integração, enquanto paradigma educacional, prioriza a matrícula do aluno com deficiência em escolas regulares, sem a necessidade de adaptações curriculares ou recursos de acessibilidade, com o objetivo de inseri-lo no ensino regular. Nesse contexto, o sujeito precisa se adaptar à escola, com suas normas, tempo e estrutura. ✂️ b) a inclusão, paradigma contemporâneo, busca a participação do aluno com deficiência na vida escolar, com adaptações curriculares, recursos de acessibilidade e o apoio de profissionais especializados, limitado ao que constar no laudo de cada aluno. ✂️ c) a inclusão, por ser um processo em constante construção, não exige mudanças estruturais significativas nas escolas, mas a superação de barreiras atitudinais dos profissionais para garantir a participação plena dos alunos com deficiência. ✂️ d) as concepções de integração e inclusão representam o mesmo paradigma na educação da pessoa com deficiência, diferenciando-se apenas pela terminologia e pelo momento em que foram mais utilizadas, pois ambas fomentam a participação social plena da pessoa com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2186Q902694 | Farmácia, Farmacêutico, UFG, IV UFG, 2024A fase de avaliação é crucial no ciclo de assistência farmacêutica para ✂️ a) ajustar a dose do medicamento de acordo com as considerações do paciente. ✂️ b) desenvolver novas diretrizes de prescrição. ✂️ c) realizar pesquisas de mercado sobre medicamentos. ✂️ d) garantir que o paciente receba o medicamento correto na farmácia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2187Q1033259 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Anestesiologia e Medicina de Emergência, UFG, IV UFG, 2024A Atenção Básica é caracterizada como porta de entrada preferencial do SUS. Ela possui um espaço privilegiado de gestão no cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na rede de atenção, servindo como base para o seu ordenamento e para a efetivação da integralidade. Para tanto, é necessário que a Atenção Básica tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas e terapêuticas), além da articulação da Atenção Básica com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS). É considerado unidade ou equipamento de saúde no âmbito da Atenção Básica ✂️ a) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). ✂️ b) a Maternidade. ✂️ c) a Unidade Odontológica Móvel. ✂️ d) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2188Q904491 | Banco de Dados, Especialização em Desenvolvimento BackEnd, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Em um sistema de banco de dados que precisa escalar dinamicamente para acomodar um aumento no número de consultas sem comprometer a performance, qual estrutura de decisão ou repetição poderia ser implementada para otimizar a eficiência de consumo e de consultas? ✂️ a) Utilizar uma estrutura de repetição for para iterar sobre todas as consultas e processá-las sequencialmente. ✂️ b) Implementar uma estrutura de decisão if-else para redirecionar consultas com base em seu tipo. ✂️ c) Aplicar uma estrutura de repetição while que verifica continuamente a carga do sistema e ajusta os recursos conforme necessário. ✂️ d) Criar uma série de instruções switch-case para atribuir recursos a diferentes tipos de consultas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2189Q1078577 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Turvânia GO, IV UFG, 2024É possível reiniciar o computador com Windows 11 utilizando apenas os atalhos de teclado. As instruções são três, a saber: Instrução 1: Pressione a tecla Windows + D para que apareça a área de trabalho, (Considere que “+” significa combinação de teclas), Instrução 2: Acionar tela em que consta na Janela o título “Desligar o Windows”, e a Instrução 3: Na janela que vai ser aberta, utilize as setas para selecionar ‘Reiniciar’ e tecle Enter. Qual seria, nesse caso, a combinação de teclas para a instrução 2? ✂️ a) Alt + Esc ✂️ b) Alt + F4 ✂️ c) Alt + S ✂️ d) Alt + E Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2190Q889405 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024O tungstato de cálcio é uma importante matéria-prima química. Na radiologia, é bastante utilizado devido a seu efeito luminescente na fabricação de ✂️ a) colimadores. ✂️ b) écrans intensificadores. ✂️ c) ânodos. ✂️ d) grades difusoras Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2191Q1034045 | Antropologia, Antropologia Social Família, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024O desenvolvimento histórico do que chamamos de Antropologia Brasileira deu-se de forma multifacetada, revelando condições e temporalidades regionais, tanto do ponto de vista institucional, quando de entrelaçamento de trajetórias intelectuais e temas de pesquisa vinculados a questões locais mais amplas. No caso da Universidade Federal de Goiás com a criação do Museu Antropológico em 1960, ela expandiu articulações entre campos disciplinares a partir ✂️ a) do estudo e colecionamento das sociedades indígenas. ✂️ b) do estudo e colecionamento das manifestações folclóricas e das sociedades complexas. ✂️ c) do estudo e colecionamento das sociedades camponesas e de artefatos arqueológicos. ✂️ d) do estudo e colecionamento das sociedades indígenas, de artefatos arqueológicos e depois das manifestações folclóricas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2192Q1015870 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024A Lei nº 14.191/2021 altera a Lei nº 9.394/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Em consonância com tais leis, a educação bilíngue para surdos torna-se uma modalidade de ensino que deve ser aplicada em ✂️ a) escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, considerando a bidocência (professor surdo e professor ouvinte). ✂️ b) escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, considerando a bidocência (tradutor/intérprete de Libras e professor regente). ✂️ c) escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos com professores bilíngues. ✂️ d) escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, considerando a bidocência (professor bilingue e professor regente). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2193Q1065791 | Administração Pública, Governabilidade, Auditor de Controles Internos, Prefeitura de Itiquira MT, IV UFG, 2022Governabilidade é definida como sendo ✂️ a) o resultado da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. ✂️ b) a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, do governo realizar políticas. ✂️ c) a forma como os recursos econômicos e sociais de um país são gerenciados. ✂️ d) o esforço para se criar uma cultura empreendedora como fator primordial para impulsionar a gestão pública. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2194Q1033279 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. Caracteriza-se como outro fator que maximiza o risco para a deglutição segura. A presença desse procedimento pode ocasionar menor elevação da laringe, redução da pressão subglótica, além da dessensibilização da tosse reflexa e perda da coordenação do fechamento laríngeo. JOTZ G. P.; ANGELIS, E. C.; BARROS, A. P. B. Tratado de Deglutição e Disfagia. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. Esse trecho refere-se à ✂️ a) laringectomia. ✂️ b) gastrostomia. ✂️ c) traqueostomia. ✂️ d) ileostomia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2195Q1034047 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024Nos jogos de força em torno das classificações e representações sobre os povos indígenas em museus antropológicos, coleções e exposições etnográficas, podem ser consideradas ✂️ a) referenciais científicas de fundamento importante para justificar seu uso por parte dos povos indígenas. ✂️ b) práticas de colecionamento etnográfico pautadas em apenas alguns dos significados atribuídos pelos diversos atores sociais envolvidos na aquisição, classificação e exibição de objetos. ✂️ c) expressão do sentido de missão civilizadora e de hegemonia ocidental, traduzindo fielmente o ponto de vista dos povos indígenas representados em suas coleções. ✂️ d) instrumentos para os povos indígenas na recuperação de investigações históricas críticas, conhecimentos, signos e eventos apagados pela historiografia oficial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2196Q915008 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Santa Helena de Goiás GO, IV UFG, 2023De acordo com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS (2017), de porta em porta, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai adentrando nas casas brasileiras, se adaptando às singularidades regionais, mapeando costumes e perfil socioeconômico e estabelecendo ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde. Essas características fazem parte de qual Atenção à Saúde? ✂️ a) Atenção Quaternária. ✂️ b) Atenção Terciária. ✂️ c) Atenção Secundária. ✂️ d) Atenção Primária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2197Q889409 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024O físico americano Arthur Compton recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1923 devido aos experimentos que caracterizaram o Efeito Compton. Através de um procedimento experimental, conseguiu-se comprovar a interação de um fóton com uma partícula carregada (usualmente um elétron), resultando em uma diminuição de energia do fóton espalhado. Esse efeito é o principal causador ✂️ a) do efeito fotoelétrico. ✂️ b) da distância focal. ✂️ c) do aumento da massa. ✂️ d) da radiação secundária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2198Q1034051 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024Os processos de restituição de objetos em guarda de museus e indivíduos podem adquirir facetas nacionais, em quadros de justiça de transição e reparação. No Brasil o caso paradigmático da campanha “Liberte o meu sagrado” levou à devolução (nos termos dos religiosos, “libertação”) de 519 objetos, batizados de “coleção Nosso Sagrado”, com guarda no Museu da República do Rio de Janeiro. Este fato representou um marco na relação entre comunidades e museus porque ✂️ a) o Museu da República teria melhores condições de guarda do acervo. ✂️ b) a coleção estaria mais ao alcance do público. ✂️ c) as comunidades religiosas já não desconheciam como lidar com tais objetos. ✂️ d) os objetos eram testemunho histórico, de memória afetiva e mobilização daquelas comunidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2199Q904772 | Segurança da Informação, Especialização em Segurança da Informação, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Existe um plano de documentação dos procedimentos e das informações necessárias para que organizações mantenham seus ativos de informação críticos e o funcionamento de suas atividades críticas em local alternativo, em um nível previamente definido, em caso de evento adverso. Trata-se do Plano de ✂️ a) Gestão de Incidentes. ✂️ b) Gestão de Riscos. ✂️ c) Continuidade de Negócio. ✂️ d) Gerenciamento de Serviços. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2200Q1069641 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024A reflexão sobre a natureza humana é um tema recorrente na história da filosofia ocidental. A antropologia filosófica desenvolveu diversas teses a respeito da essência humana. Uma das teorias filosóficas a esse respeito é a de ✂️ a) Spinoza, que defendia a tese de que o ser humano é essencialmente racional e por isso era crítico do empirismo e de Locke com sua tese de que o homem nasce como uma folha em branco na qual a cultura escreve seu texto. ✂️ b) Hobbes, que declarava que o homem é mau por natureza e compartilhava a ideia de Rousseau segundo a qual era necessário um “Estado absoluto” para evitar a “guerra de todos contra todos”, devido à existência da propriedade privada. ✂️ c) Marx, que apontava como elementos essenciais da natureza humana o trabalho, a associação, a ideologia e a luta pela sobrevivência, base de sua concepção sobre a história como sendo marcada pela “luta de classes”. ✂️ d) Feuerbach, que considerava que o homem possui como essência a força do pensamento, a força da vontade e a força do coração, ou seja, a razão, a vontade e o amor, opondo-se, assim, ao idealismo hegeliano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
2181Q1066018 | Administração Pública, Eficiência, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Itumbiara GO, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. O administrador é responsável por fazer as coisas acontecerem da forma adequada a fim de gerar resultados positivos para a organização. [...]. Espera-se que o administrador tenha como principal qualidade a iniciativa para conseguir soluções para as dificuldades encontradas e para colocá-las em ação. LACOMBE; HEILBORN, apud JACOBSEN; JUNIOR e NETO. Administração – Introdução e teorias. Florianópolis: SEaD/UFSC, 2006. Disponível em: <https://cesad.ufs.br>. Acesso em: 23 ago. 2023. Um dos resultados positivos para uma organização pública é a ✂️ a) restrição de informações à população que é favorecida financeiramente. ✂️ b) priorização pela busca do interesse e direitos de seus servidores. ✂️ c) satisfação da população e suas necessidades com menor custo possível. ✂️ d) obtenção de receitas, através da centralização administrativa e financeira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2182Q1045282 | Pedagogia, Legislação da Educação, AEE Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Quais os principais desafios para a implementação eficaz da educação inclusiva no Brasil? ✂️ a) Má gestão dos recursos financeiros, tendo em vista que os valores disponibilizados via Fundeb são suficientes para investimento em infraestrutura, materiais didáticos e formação de professores. ✂️ b) Acesso a recursos e materiais de acessibilidade, pois no âmbito da família e dos profissionais da educação não há mais resistência à inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. ✂️ c) Falta de laudo médico para que todos os estudantes com necessidade educacional específica tenham acesso aos recursos do apoio educacional especializado. ✂️ d) Descontinuidade e acompanhamento pouco efetivo das ações de implementação das políticas públicas que asseguram a equidade e o respeito à diversidade no sistema educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2183Q897315 | Informática, Windows, Assistente Social, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024O Microsoft Windows, cuja tradução livre para a Língua Portuguesa é Janelas, caracteriza-se como sistema operacional multitarefa em que cada janela pode ser vista como um espaço para realização de tarefas. O comando que pode ser utilizado para ocultar uma janela, sem fechála, permitindo a visualização de outro espaço para realização de tarefas é ✂️ a) maximizar. ✂️ b) mover. ✂️ c) restaurar. ✂️ d) minimizar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2184Q1045283 | Pedagogia, Legislação da Educação, AEE Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, representou um marco histórico para a Educação Especial no Brasil. Entre as medidas inovadoras e progressistas da LDB, qual delas se destacou por inaugurar um novo paradigma educacional, centrado na participação e no desenvolvimento individual de cada aluno, independentemente de suas características? ✂️ a) Criação de classes especiais para alunos com deficiência, visando atender às suas necessidades específicas em um ambiente segregado e adaptado, com o objetivo de promover a sua integração social e profissional, reconhecendo a importância da educação especializada para o desenvolvimento pleno de suas capacidades. ✂️ b) Implementação de um sistema de avaliação único para todos os alunos, com o objetivo de classificar e comparar o desempenho individual de cada um, com base em critérios padronizados e objetivos, visando identificar as áreas de maior dificuldade e potencial de cada aluno, para que sejam tomadas medidas de apoio e acompanhamento individualizado. ✂️ c) Reconhecimento do direito à educação para todos os alunos, com a obrigatoriedade de atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, mediante a implementação de políticas públicas que promovam a inclusão e o desenvolvimento individual de cada aluno, com foco na superação de barreiras e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. ✂️ d) Definição de um currículo único e padronizado para todas as escolas, com o intuito de garantir a homogeneidade do ensino e da aprendizagem, assegurando a todos os alunos o acesso aos mesmos conteúdos e conhecimentos, independentemente de suas origens, necessidades e estilos de aprendizagem, para que todos tenham as mesmas oportunidades de sucesso na vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2185Q1045284 | Pedagogia, Legislação da Educação, AEE Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Ao observarmos a história da educação da pessoa com deficiência no Brasil, é possível identificar um processo estruturado nos paradigmas da integração e da inclusão. A partir desse pressuposto, é possível afirmar que ✂️ a) a integração, enquanto paradigma educacional, prioriza a matrícula do aluno com deficiência em escolas regulares, sem a necessidade de adaptações curriculares ou recursos de acessibilidade, com o objetivo de inseri-lo no ensino regular. Nesse contexto, o sujeito precisa se adaptar à escola, com suas normas, tempo e estrutura. ✂️ b) a inclusão, paradigma contemporâneo, busca a participação do aluno com deficiência na vida escolar, com adaptações curriculares, recursos de acessibilidade e o apoio de profissionais especializados, limitado ao que constar no laudo de cada aluno. ✂️ c) a inclusão, por ser um processo em constante construção, não exige mudanças estruturais significativas nas escolas, mas a superação de barreiras atitudinais dos profissionais para garantir a participação plena dos alunos com deficiência. ✂️ d) as concepções de integração e inclusão representam o mesmo paradigma na educação da pessoa com deficiência, diferenciando-se apenas pela terminologia e pelo momento em que foram mais utilizadas, pois ambas fomentam a participação social plena da pessoa com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2186Q902694 | Farmácia, Farmacêutico, UFG, IV UFG, 2024A fase de avaliação é crucial no ciclo de assistência farmacêutica para ✂️ a) ajustar a dose do medicamento de acordo com as considerações do paciente. ✂️ b) desenvolver novas diretrizes de prescrição. ✂️ c) realizar pesquisas de mercado sobre medicamentos. ✂️ d) garantir que o paciente receba o medicamento correto na farmácia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2187Q1033259 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Anestesiologia e Medicina de Emergência, UFG, IV UFG, 2024A Atenção Básica é caracterizada como porta de entrada preferencial do SUS. Ela possui um espaço privilegiado de gestão no cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na rede de atenção, servindo como base para o seu ordenamento e para a efetivação da integralidade. Para tanto, é necessário que a Atenção Básica tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas e terapêuticas), além da articulação da Atenção Básica com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS). É considerado unidade ou equipamento de saúde no âmbito da Atenção Básica ✂️ a) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). ✂️ b) a Maternidade. ✂️ c) a Unidade Odontológica Móvel. ✂️ d) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2188Q904491 | Banco de Dados, Especialização em Desenvolvimento BackEnd, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Em um sistema de banco de dados que precisa escalar dinamicamente para acomodar um aumento no número de consultas sem comprometer a performance, qual estrutura de decisão ou repetição poderia ser implementada para otimizar a eficiência de consumo e de consultas? ✂️ a) Utilizar uma estrutura de repetição for para iterar sobre todas as consultas e processá-las sequencialmente. ✂️ b) Implementar uma estrutura de decisão if-else para redirecionar consultas com base em seu tipo. ✂️ c) Aplicar uma estrutura de repetição while que verifica continuamente a carga do sistema e ajusta os recursos conforme necessário. ✂️ d) Criar uma série de instruções switch-case para atribuir recursos a diferentes tipos de consultas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2189Q1078577 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Turvânia GO, IV UFG, 2024É possível reiniciar o computador com Windows 11 utilizando apenas os atalhos de teclado. As instruções são três, a saber: Instrução 1: Pressione a tecla Windows + D para que apareça a área de trabalho, (Considere que “+” significa combinação de teclas), Instrução 2: Acionar tela em que consta na Janela o título “Desligar o Windows”, e a Instrução 3: Na janela que vai ser aberta, utilize as setas para selecionar ‘Reiniciar’ e tecle Enter. Qual seria, nesse caso, a combinação de teclas para a instrução 2? ✂️ a) Alt + Esc ✂️ b) Alt + F4 ✂️ c) Alt + S ✂️ d) Alt + E Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2190Q889405 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024O tungstato de cálcio é uma importante matéria-prima química. Na radiologia, é bastante utilizado devido a seu efeito luminescente na fabricação de ✂️ a) colimadores. ✂️ b) écrans intensificadores. ✂️ c) ânodos. ✂️ d) grades difusoras Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2191Q1034045 | Antropologia, Antropologia Social Família, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024O desenvolvimento histórico do que chamamos de Antropologia Brasileira deu-se de forma multifacetada, revelando condições e temporalidades regionais, tanto do ponto de vista institucional, quando de entrelaçamento de trajetórias intelectuais e temas de pesquisa vinculados a questões locais mais amplas. No caso da Universidade Federal de Goiás com a criação do Museu Antropológico em 1960, ela expandiu articulações entre campos disciplinares a partir ✂️ a) do estudo e colecionamento das sociedades indígenas. ✂️ b) do estudo e colecionamento das manifestações folclóricas e das sociedades complexas. ✂️ c) do estudo e colecionamento das sociedades camponesas e de artefatos arqueológicos. ✂️ d) do estudo e colecionamento das sociedades indígenas, de artefatos arqueológicos e depois das manifestações folclóricas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2192Q1015870 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024A Lei nº 14.191/2021 altera a Lei nº 9.394/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Em consonância com tais leis, a educação bilíngue para surdos torna-se uma modalidade de ensino que deve ser aplicada em ✂️ a) escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, considerando a bidocência (professor surdo e professor ouvinte). ✂️ b) escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, considerando a bidocência (tradutor/intérprete de Libras e professor regente). ✂️ c) escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos com professores bilíngues. ✂️ d) escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, considerando a bidocência (professor bilingue e professor regente). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2193Q1065791 | Administração Pública, Governabilidade, Auditor de Controles Internos, Prefeitura de Itiquira MT, IV UFG, 2022Governabilidade é definida como sendo ✂️ a) o resultado da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. ✂️ b) a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, do governo realizar políticas. ✂️ c) a forma como os recursos econômicos e sociais de um país são gerenciados. ✂️ d) o esforço para se criar uma cultura empreendedora como fator primordial para impulsionar a gestão pública. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2194Q1033279 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. Caracteriza-se como outro fator que maximiza o risco para a deglutição segura. A presença desse procedimento pode ocasionar menor elevação da laringe, redução da pressão subglótica, além da dessensibilização da tosse reflexa e perda da coordenação do fechamento laríngeo. JOTZ G. P.; ANGELIS, E. C.; BARROS, A. P. B. Tratado de Deglutição e Disfagia. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. Esse trecho refere-se à ✂️ a) laringectomia. ✂️ b) gastrostomia. ✂️ c) traqueostomia. ✂️ d) ileostomia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2195Q1034047 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024Nos jogos de força em torno das classificações e representações sobre os povos indígenas em museus antropológicos, coleções e exposições etnográficas, podem ser consideradas ✂️ a) referenciais científicas de fundamento importante para justificar seu uso por parte dos povos indígenas. ✂️ b) práticas de colecionamento etnográfico pautadas em apenas alguns dos significados atribuídos pelos diversos atores sociais envolvidos na aquisição, classificação e exibição de objetos. ✂️ c) expressão do sentido de missão civilizadora e de hegemonia ocidental, traduzindo fielmente o ponto de vista dos povos indígenas representados em suas coleções. ✂️ d) instrumentos para os povos indígenas na recuperação de investigações históricas críticas, conhecimentos, signos e eventos apagados pela historiografia oficial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2196Q915008 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Santa Helena de Goiás GO, IV UFG, 2023De acordo com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS (2017), de porta em porta, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai adentrando nas casas brasileiras, se adaptando às singularidades regionais, mapeando costumes e perfil socioeconômico e estabelecendo ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde. Essas características fazem parte de qual Atenção à Saúde? ✂️ a) Atenção Quaternária. ✂️ b) Atenção Terciária. ✂️ c) Atenção Secundária. ✂️ d) Atenção Primária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2197Q889409 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024O físico americano Arthur Compton recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1923 devido aos experimentos que caracterizaram o Efeito Compton. Através de um procedimento experimental, conseguiu-se comprovar a interação de um fóton com uma partícula carregada (usualmente um elétron), resultando em uma diminuição de energia do fóton espalhado. Esse efeito é o principal causador ✂️ a) do efeito fotoelétrico. ✂️ b) da distância focal. ✂️ c) do aumento da massa. ✂️ d) da radiação secundária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2198Q1034051 | Antropologia, Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024Os processos de restituição de objetos em guarda de museus e indivíduos podem adquirir facetas nacionais, em quadros de justiça de transição e reparação. No Brasil o caso paradigmático da campanha “Liberte o meu sagrado” levou à devolução (nos termos dos religiosos, “libertação”) de 519 objetos, batizados de “coleção Nosso Sagrado”, com guarda no Museu da República do Rio de Janeiro. Este fato representou um marco na relação entre comunidades e museus porque ✂️ a) o Museu da República teria melhores condições de guarda do acervo. ✂️ b) a coleção estaria mais ao alcance do público. ✂️ c) as comunidades religiosas já não desconheciam como lidar com tais objetos. ✂️ d) os objetos eram testemunho histórico, de memória afetiva e mobilização daquelas comunidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2199Q904772 | Segurança da Informação, Especialização em Segurança da Informação, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024Existe um plano de documentação dos procedimentos e das informações necessárias para que organizações mantenham seus ativos de informação críticos e o funcionamento de suas atividades críticas em local alternativo, em um nível previamente definido, em caso de evento adverso. Trata-se do Plano de ✂️ a) Gestão de Incidentes. ✂️ b) Gestão de Riscos. ✂️ c) Continuidade de Negócio. ✂️ d) Gerenciamento de Serviços. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2200Q1069641 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024A reflexão sobre a natureza humana é um tema recorrente na história da filosofia ocidental. A antropologia filosófica desenvolveu diversas teses a respeito da essência humana. Uma das teorias filosóficas a esse respeito é a de ✂️ a) Spinoza, que defendia a tese de que o ser humano é essencialmente racional e por isso era crítico do empirismo e de Locke com sua tese de que o homem nasce como uma folha em branco na qual a cultura escreve seu texto. ✂️ b) Hobbes, que declarava que o homem é mau por natureza e compartilhava a ideia de Rousseau segundo a qual era necessário um “Estado absoluto” para evitar a “guerra de todos contra todos”, devido à existência da propriedade privada. ✂️ c) Marx, que apontava como elementos essenciais da natureza humana o trabalho, a associação, a ideologia e a luta pela sobrevivência, base de sua concepção sobre a história como sendo marcada pela “luta de classes”. ✂️ d) Feuerbach, que considerava que o homem possui como essência a força do pensamento, a força da vontade e a força do coração, ou seja, a razão, a vontade e o amor, opondo-se, assim, ao idealismo hegeliano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro