Questões de Concursos IV UFG

Resolva questões de IV UFG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

721Q908514 | Administração Geral, Ciclo PDCA, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

A implementação do Ciclo PDCA (plan, do, check, act; planejar, fazer, checar, agir) tem como objetivo a melhoria contínua dos processos organizacionais e pode contribuir para o sistema de gestão da qualidade (SGQ) de modo que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

722Q908518 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Baseando-se em Schumpeter (1998), que define inovação como a criação de algo novo ou a melhoria do já existente, seja em produtos, serviços ou processos de gestão organizacional, pode-se inferir que atualmente o uso de novas tecnologias permeia todas as etapas do turismo, desde a escolha do destino, com a pesquisa de imagens, vídeos, mapas e plataformas de avaliação, passando pela compra da passagem e reserva da hospedagem, até o registro dos locais visitados e os comentários sobre as experiências vividas. Neste contexto, melhor relaciona área/setor do hotel e inovação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

723Q1033194 | Técnicas em Laboratório, Técnicas Histológicas e de Microscopia, Técnico de Laboratório Área Microscopia, UFG, IV UFG, 2024

A deposição de uma fina camada de ouro sobre a amostra, feita em um aparelho chamado metalizador, é uma das etapas de preparo das amostras para a microscopia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

724Q908522 | Técnicas de Vendas e Negociação, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

No contexto de prestação de serviços, o espaço de tempo em que os clientes interagem com algum aspecto da empresa e dessa interação obtêm um resultado positivo ou negativo é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

725Q878062 | Primeiros Socorros, Primeiros Cuidados, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Santo Antônio do Descoberto GO, IV UFG, 2024

O fogo é o principal causador das queimaduras, embora as produzidas pela eletricidade sejam as mais graves. Durante o atendimento em primeiros socorros em casos de queimaduras, fazem parte dos cuidados iniciais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

726Q878066 | Legislação dos Municípios do Estado de Goiás, Lei nº 180 de 1993, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Santo Antônio do Descoberto GO, IV UFG, 2024

Segundo a Lei nº 180/1993, que institui o regime jurídico único dos funcionários públicos do município de Santo Antônio do Descoberto, o requisito para inscrição em concurso público é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

727Q889341 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado]. De acordo com o Artigo 53 do ECA a criança e o adolescente têm direito a (ao): "> Leia o texto a seguir.
O direito à Educação é reconhecido como um direito fundamental de todos os indivíduos, sem distinção de idade, raça, gênero, origem social, entre outros. Acreditando na importância da educação como um instrumento de transformação social, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no seu artigo 53, assegura o direito à Educação como um dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado].

De acordo com o Artigo 53 do ECA a criança e o adolescente têm direito a (ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

728Q904706 | Redes de Computadores, Especialização em Redes de Computadores, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Os protocolos de rede são empregados para facilitar a comunicação remota entre computadores e dispositivos de rede. No que tange à segurança, como se distinguem os protocolos de rede Telnet e SSH?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

729Q978694 | Português, Especialista em Urgência e Emergência, Prefeitura de Flores de Goiás GO, IV UFG, 2025

Texto associado.
Leia o Texto 2 para responder à questão.


Texto 2


Para grande parte das pessoas, o café da manhã é sagrado e nunca pode faltar. Há boas razões para isso. O que comemos nessa refeição impacta no nível de energia, na disposição, no humor e na fome durante o dia. Estudos também mostram que o desjejum matinal pode ser aliado do emagrecimento, da saúde e da capacidade de aprendizagem.

É claro que, para obter esses benefícios, você precisa consumir alimentos saudáveis, que oferecem nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Para ajudá-lo a fazer uma excelente escolha, pedimos para um trio de nutricionistas avaliar produtos que costumam compor o café da manhã e indicar quais as melhores marcas de pães, leites, iogurtes, queijos frescais, geleias, requeijões, sucos de laranja e sucos de uva disponíveis no mercado.


Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/reportagens-especiais/osmelhores-alimentos-para-o-seu-cafe-da-manha/#page2>. Acesso em: 25 mai. 2025. [Adaptado].
No segundo parágrafo, o pronome “esses” cumpre uma função
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

730Q871689 | Matemática, Equação de 2º Grau e Problemas de 2º Grau, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

A área de um retângulo é o produto das medidas de seus lados. Se a área de um retângulo vale 70 metros quadrados e seus lados valem x+4 metros e 2x+4 metros, então qual é o valor de x?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

731Q912650 | Português, Interpretação de Textos, Pedreiro, Prefeitura de Goiatuba GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.


Em 2015, a pobreza aumentou 19% no país, representando 3,6 milhões de pessoas, já no período de 2015 a 2017 o crescimento atingiu 33%. O aumento da fome e da pobreza no país está conexo ao crescimento da desigualdade social que, a grosso modo, mede a distância entre as pessoas. O aumento da desigualdade sugere que as famílias estão cada vez mais distantes em relação às possibilidades de prover suas necessidades básicas. O estudo aponta que a desigualdade social manteve um aumento persistente nos últimos anos.

AGUIARA, Odaleia Barbosa de; PADRÃO, Susana Moreira. Direito humano à

alimentação adequada: fome, desigualdade e pobreza como obstáculos

para garantir direitos sociais. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 143, p. 121-139,

jan./abr. 2022, p. 132.


O que relaciona a fome à desigualdade social no texto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

732Q871693 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

No século XVIII, Goiás prosperou com a mineração. No século XIX, o destaque econômico foi a pecuária. Durante todo o período imperial (1822-1889), as atividades mais lucrativas para os goianos foram aquelas voltadas para a criação de gado e para a venda de seus derivados.
SANTA CRUZ, Fábio. Província Imensa e Distante: Goiás de 1821 a 1889. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2019, p. 67. [Adaptado].

Segundo o autor, a atividade pecuária na Província de Goiás durante o Império do Brasil, resultou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

733Q871695 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A implantação da Estrada de Ferro Goiás, interligando o território goiano ao Sudeste, contribui para romper os grilhões que condicionavam a produção agrícola local a uma situação de quase subsistência. As lavouras cresceram e se especializaram ao ritmo do prolongamento dos trilhos. Assim, a agricultura, ao lado da pecuária de corte, começava a se organizar também como atividade mercantil. A produção que antes apodrecia nas roças, por falta de meios de transporte para escoá-la, passou a ser exportada para os mercados do Centro-Sul.
BORGES, Barsanufo Gomides. A economia agrária goiana no contexto nacional (1930-1960). In: ARRAIS, Cristiano A.; SANDES, Noé F. (Org). A história escrita: percursos da historiografia goiana. Goiânia: Gráfica UFG, 2018, p. 118.

Neste contexto, o primeiro produto agrícola a ser escoado pela estrada de ferro foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

734Q897296 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

O acesso aos medicamentos depende de um financiamento sustentado. Um dos componentes que constitui o financiamento da Assistência Farmacêutica é o componente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

735Q1033232 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Técnico em Contabilidade, UFG, IV UFG, 2024

O balanço orçamentário demonstra as receitas e as despesas previstas, comparando-as com as realizadas. Na apresentação das receitas, deve ser observada sua categorização econômica e sua origem. O saldo, excesso ou insuficiência de arrecadação a ser apurado é dado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

736Q907799 | Farmácia, Farmacologia do Sistema Nervoso Central e Periférico, Farmacêutico Clínico, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A indicação principal da fluoxetina é para o tratamento da depressão, associada ou não à ansiedade. Pode ocorrer, como efeito secundário, diminuição de apetite e consequente perda de peso, tão desejada por boa parte dos pacientes. Além disso, há relatos de ocorrência de outros tipos de efeitos que são indesejáveis, prejudiciais, não intencionais, que ocorrem nas doses normalmente utilizadas em seres humanos, a saber: diarreia, náusea, fadiga (incluindo perda ou diminuição da força muscular), dor de cabeça e insônia. Na comparação com os dois tipos de efeitos citados além da indicação principal deste medicamento, pode-se considerar que, para um paciente com quadro depressivo e que deseja eliminar seu sobrepeso, a diminuição de apetite a partir do uso da fluoxetina pode ser considerada um efeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

737Q869146 | Português, Uso da Vírgula, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Santo Antônio do Descoberto GO, IV UFG, 2024

. Acesso em: 29 fev. 2024.No trecho “Chica Xavier era o Brasil, e o Brasil ama Chica por isso.”, a vírgula, após o vocábulo “e” foi colocada de forma ">

Leia o texto a seguir.

O bem que Chica Xavier fez ao Brasil

Ernesto Xavier

Eu tinha 8 anos de idade quando Renascer estreou, no dia 8 de março de 1993. Talvez uma novela não fosse a coisa mais atrativa do mundo para uma criança, mas eu sou neto da atriz Chica Xavier, que fazia o papel de Inácia, fiel escudeira do protagonista José Inocêncio, durante a segunda parte da trama. Lembro de ter ficado perturbado com a cena em que Inocêncio – interpretado na primeira fase por Leonardo Vieira – é pendurado de ponta-cabeça em uma árvore, com o corpo ensanguentado depois de ter sido esfolado por jagunços do coronel Belarmino Ferreira (José Wilker). É claro que uma cena como essa não era adequada para um menino da minha idade. Mas era uma novela da Vovó Chica, como eu a chamava.
[...]
A nova versão de Renascer estreou em 22 de janeiro de 2024, dia em que vovó completaria 92 anos. Não acho que seja uma coincidência. Essa novela foi um marco para essa baiana que nasceu em uma vila de 39 casas, com apenas um banheiro, onde a maioria das mulheres eram lavadeiras – entre elas Dionísia, sua mãe. Uma infância muito pobre com uma mãe solo na periferia de Salvador nos anos 1930. Essa mulher virou uma das atrizes mais conhecidas e respeitadas do Brasil, país que escravizou pessoas negras por mais de trezentos anos.
Quando Renascer chegou ao fim e minha avó recebeu a notícia de que seria contratada por tempo indeterminado, ela foi até o quintal e bradou bem alto: “Eparrey Oyá!” É a saudação que se faz a Iansã. Sua segurança financeira estava garantida, mesmo que de forma modesta. Chica nunca protagonizou uma novela. Mas seus personagens ficaram marcados na memória de milhões. “Eu sou sempre Chica nos papéis que faço, não tem jeito. Porque deixam eu fazer gente. Eu sou gente, e aí nessa gente eu me encontro”, ela explicou, em sua biografia. Fosse Inácia, Bá ou Magé Bassã, Chica Xavier era o Brasil, e o Brasil ama Chica por isso.

Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/bem-chica-xavier-brasil-atrizrenascer-inacia/>. Acesso em: 29 fev. 2024.


No trecho “Chica Xavier era o Brasil, e o Brasil ama Chica por isso.”, a vírgula, após o vocábulo “e” foi colocada de forma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

738Q1039389 | Direito Processual Civil, Princípios Gerais do Processo, Técnico Judiciário, TJ AC, IV UFG, 2024

Segundo prescreve o Código de Processo Civil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

739Q1033249 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

Com o aumento expressivo no grau de automação e informatização laboratorial, é importante que o profissional biomédico fique atento aos erros pré-analíticos que podem interferir no resultado dos exames. Para os ensaios que utilizam amostras de sangue, a hemólise é um importante interferente capaz de afetar o resultado de diversos exames por diferentes mecanismos. Considere que uma amostra de sangue com grau moderado de hemólise foi analisada. O exame que terá resultado superestimado por conta desse interferente pré-analítico é a dosagem de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.