Questões de Concursos IVIN

Resolva questões de IVIN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

421Q885620 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Técnico Administrativo, Prefeitura de Conceição do Canindé PI, IVIN, 2024

Cícero concorre em licitações através de sua empresa de vendas de eletrônicos. Em determinado procedimento licitatório, Cícero observou com cuidado algumas disposições do edital de abertura. Observe nos itens abaixo algumas dessas disposições e, em seguida, assinale a alternativa que indica corretamente quais desses itens estão em DESCONFORMIDADE com as regras da Lei nº 14.133/21:

I. “A presente licitação seguirá a seguinte ordem de fases: preparatória, de divulgação do edital de licitação, de habilitação, de apresentação de propostas, de julgamento, de homologação, recursal”.
II. “A presente licitação ocorrerá pela modalidade pregão. Se inviável, poderá ser usada a modalidade Repetição Técnica.”
III. “Utilizar-se-á, preferencialmente, o critério de julgamento de maior retorno econômico, qualquer que seja o tipo de contrato a ser celebrado”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q901787 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil definem como marco conceitual para essa etapa de ensino dois processos indissociáveis que atuam, por assim dizer, como duas faces de um único rosto. Fazem parte desse binômio processual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q885923 | Legislação de Trânsito CTB, Condutor Escolar, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Analise as alternativas abaixo e assinale a opção que descreve uma das exigências para que os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares possam circular nas vias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q874159 | Mecânica de Autos, Mecânico, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Sistema de suspensão que foi amplamente utilizado em veículos leves antigos, na dianteira e na traseira e que hoje é utilizada em veículos pesados tanto na dianteira como na traseira, caracterizado por possuir um eixo rígido ligando uma roda a outra. Os impactos recebidos em uma roda são transmitidos para outra devido a rigidez do eixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q874163 | Mecânica de Autos, Mecânico, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

É a peça integrante do sistema de direção do automóvel responsável por permitir que a roda gire livremente em torno do eixo de transmissão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q874167 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Mecânico, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Conforme o artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil, durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q887262 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Curuçá PA, IVIN, 2024

Após sofrer um trauma no MSE (membro superior esquerdo) o paciente procura o pronto atendimento, logo recebeu uma solicitação médica para realizar uma radiografia dos MMSS (membros superiores). O técnico do serviço realizou uma incidência axial com os seguintes parâmetros, RC incidindo perpendicular ao anteparo, entrando na superfície posterior do antebraço, aproximadamente 2cm acima da extremidade distal do olecrano. Com base no enunciado, assinale a alternativa correspondente ao método radiográfico realizado e sua respectiva estrutura anatômica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q917224 | Engenharia Agrícola, Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas, Técnico Agrícola, Prefeitura de Bragança PA, IVIN, 2024

Na pós-colheita de frutos, os denominados climatéricos apresentam uma elevação na atividade metabólica na fase de amadurecimento. Assinale a alternativa que apresenta um fruto climatérico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q914421 | Direito Administrativo, Princípios, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

A Prefeitura de Camurupim veiculou na mídia local uma grande campanha de publicidade com as obras realizadas no último ano. Os vídeos apresentavam sempre, ao final, os dizeres “Administração Professor Alerto, um futuro brilhante e certo”. De acordo com os princípios a serem observados pela administração pública, dispostos no Artigo 37 da Constituição Federal, a campanha publicitária de Camurupim está infringindo, predominantemente, o princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q917253 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Laboratório, Prefeitura de Bragança PA, IVIN, 2024

O centro de controle e prevenção de doenças dos Estados Unidos classificaram os agentes patogênicos em grupos de risco. Sobre essa classificação é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q901650 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Ensino Fundamental 1° Ao 5° Ano, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Informado de que, para Magda Soares (Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 49), letramento é palavra recém-chegada ao vocabulário da educação e das ciências linguísticas, precisamos de uma definição bem precisa, capaz de distingui-la da alfabetização, com a qual tem uma relação de proximidade, mas não de identidade. Diante desse fato, analise as opções abaixo e sinalize a alternativa que melhor define o conceito aqui enfocado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q900637 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Língua Portuguesa e Literatura Letras, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Texto associado.

Considere o texto abaixo para responder à questão.


A Didática e a formação profissional do professor


“(...) Entre os conteúdos básicos da Didática figuram os objetivos e tarefas do ensino na nossa sociedade. A Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade e, portanto, subordina-se a propósitos sociais, políticos e pedagógicos para a educação escolar a serem estabelecidos em função da realidade social brasileira.


LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013. p.28

Com base nessa concepção há um trabalho pedagógico-didático a se efetivar dentro da escola que se expressa nas opções a seguir, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q877343 | Português, Vigia, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

As Vozes Verbais indicam se o sujeito está praticando a ação, recebendo a ação ou, ao mesmo tempo, praticando e recebendo a ação. Desse modo, as Vozes Verbais possuem três formas: A voz verbal Ativa, a voz verbal Passiva e a voz verbal Reflexiva (pratica e recebe a ação). Com base nessas informações, a frase: “vão cantando os passarinhos”, a voz verbal está na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q917281 | Engenharia de Pesca, Técnico em Pesca, Prefeitura de Bragança PA, IVIN, 2024

Considerando os níveis de oxigênio dissolvido que a água deve conter para a sobrevivência dos peixes, é correto afirmar que a faixa mais apropriada para a maioria dos peixes é entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q881191 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

De acordo com a Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências, analise as afirmativas a seguir:

I. Consulta de enfermagem.
II. Prescrição da assistência de enfermagem.
III. Cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida.
IV. Participar da programação da assistência de enfermagem.
V. Participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar.


Cabe ao técnico de enfermagem, as atividades descritas nos seguintes itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q900395 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

A criança não pode se sentir integrada a uma escola que lhe proporciona uma situação constante de prova, de teste, onde a tensão se mantém e onde ela e sua família são prejulgadas e responsabilizadas pelo fracasso.

HOFFMANN, J. (2014). Avaliação e Educação infantil. Um olhar sensívele

reflexivo sobre a criança. Editora Mediação. p.153.

São etapas do ciclo da avaliação na Educação Infantil, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q917294 | Radiologia, Legislação Radiológica e Segurança no Trabalho, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Bragança PA, IVIN, 2024

De acordo com a Portaria SVS/MS N° 453, que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica, os titulares dos serviços de radiodiagnóstico devem implementar um programa de treinamento anual de proteção radiológico. Sobre o que contempla o treinamento, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q881455 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Agente de Fiscalização Portuário, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

De acordo com o art. 116, da Lei nº 8.112/1990, constituem deveres de um servidor público:

1. Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.
2. Atender com morosidade.
3. Observar as normas legais e regulamentares.
4. Cumprir incondicionalmente todas as ordens superiores.

Dentre os itens acima, estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q881456 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista de Transporte Escolar, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

O Código de Trânsito Brasileiro foi criado para unificar e atualizar as normas de trânsito no Brasil, substituindo o antigo Código Nacional de Trânsito. Em conformidade com o CTB, os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito devem dar prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q881465 | Legislação de Trânsito CTB, Direção Defensiva, Motorista de Transporte Escolar, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Um ônibus urbano típico pode transportar entre 50 a 100 passageiros, dependendo do modelo e configuração. Ao conduzir qualquer modelo de ônibus, o motorista deve evitar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.