Questões de Concursos Instituto Ágata

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43Q877113 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

___________ é um prato de origem paraense, feito com caldo de tucupi, goma de mandioca, camarão seco, jambu, chicória e alho. Temperos como pimenta e sal podem ser adicionados à gosto.
Fonte: https://super.abril.com.br/cultura
Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima:
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44Q1066810 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Agente de Defesa Civil, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

O município deve se preparar para gerenciar desastres dentro de seu território, assim a Lei nº 12.608, 10 de abril de 2012 e suas alterações indica um instrumento de gestão de risco que representa um conjunto de procedimentos e de ações previsto para prevenir acidente ou desastre específico ou para atender emergência dele decorrente, incluída a definição dos recursos humanos e materiais para prevenção, preparação, resposta e recuperação, elaborado com base em hipóteses de acidente ou desastre, com o objetivo de reduzir o risco de sua ocorrência ou de minimizar seus efeitos em âmbito local para esse fim.
Qual o instrumento de gestão de riscos é definido pelo enunciado acima?
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45Q877114 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

No Pará, encontramos uma das maiores ferrovias do mundo, qual o nome desta ferrovia?
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46Q1066811 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Agente de Defesa Civil, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

Desastres podem ser descritos como o resultado de evento adverso, de origem natural ou induzido pela ação humana, sobre ecossistemas e populações vulneráveis que causam significativos danos humanos, materiais ou ambientais e prejuízos econômicos e sociais. Assim, para que se possa realizar uma preparação adequada para a ocorrência de desastres, é fundamental:
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48Q868469 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

Quais as principais atividades econômicas do município de Anajás?
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49Q868470 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

O desmatamento vem crescendo nas últimas décadas na região amazônica. Uma das causas do desmatamento é:
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52Q1026203 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Matemática, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

Laura resolveu ler um livro que contém 960 páginas. O esquema de leitura organizado por Laura foi o seguinte:
• Ler 3 páginas no primeiro dia; • A partir do segundo dia, acrescentar mais 2 páginas a serem lidas em relação ao dia anterior. E assim sucessivamente.
Cumprindo o esquema organizado, Laura conseguirá concluir a leitura do livro em
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53Q1026204 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Matemática, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

O triângulo equilátero ABC de lado 6cm tem um de seus vértices (B) distante 2 cm de um eixo perpendicular ao plano β de uma mesa, conforme mostra a figura a seguir.
O volume do sólido gerado quando o triângulo ABC gira 360° em torno do eixo t é
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54Q1026205 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Matemática, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

Hamilton comprou uma quantidade de pacotes de figurinhas da Copa do Mundo, totalizando 240 figurinhas; e pretende distribui-las aos seus sobrinhos. No momento da divisão, 4 sobrinhos renunciaram às suas partes. Nesse caso, cada um dos outros recebeu 30 figurinhas a mais. Quantos sobrinhos Hamilton possui?
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55Q1028063 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Auxiliar de Serviços Urbanos, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

Uma prova de ciclismo foi disputada por Mário, Nair, Beatriz e Hélio. Sobre essa, prova sabe-se que:

• Mário não venceu a corrida;

• Nair chegou imediatamente depois de Mário e antes de Beatriz;

• Hélio chegou na frente de Nair.

Com base nas informações, a ordem de chegada dos três primeiros colocados da prova é:

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56Q1076449 | Legislação de Trânsito, Sistema Nacional de Trânsito, Motorista, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

Analise os itens a seguir:

I. Estabelecer a sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades, a fim de facilitar o processo decisório e a integração do Sistema.

II. Vetar a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito.

III. Estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, e fiscalizar seu cumprimento.

É(são) objetivo(s) básico(s) do Sistema Nacional de Trânsito:

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57Q1076450 | Legislação de Trânsito, Sistema Nacional de Trânsito, Motorista, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

No que diz respeito aos órgãos e às entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, é correto afirmar que:
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58Q1076451 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

Analise os itens como verdadeiros ou falsos:

I. Os veículos que se deslocam sobre trilhos terão preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação.

II. Em regra, a circulação do trânsito de veículos deverá ser pelo lado esquerdo da via.

III. Os usuários das vias terrestres podem criar obstáculos nas vias.

Marque a alternativa correta, conforme as Normas Gerais de Circulação e Conduta.

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59Q1076452 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

O motorista da Prefeitura Municipal de Anajás, no exercício da sua função, antes de realizar uma ultrapassagem, deverá lembrar-se de que, nos termos das Normas Gerais de Circulação e Conduta:
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60Q1023716 | Inglês, Preposições Prepositions, Língua Inglesa, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

Texto associado.
Failed policies and false promises bedevil multilingualism in South Africa

Twenty-seven years after democracy, English retains its hegemony as the language of influence, means, and access in all spheres of life – despite progressive language policies and government promises to foster all eleven official languages. “We are a multilingual country with monolingual practices,” said University of Cape Town (UCT) Vice-Chancellor Professor Mamokgethi Phakeng in a public lecture, delivered as Bristol Illustrious Visiting Professor (BIVP). [...] In 1997 South Africa announced a new Language in Education policy for schools, recognising eleven official languages and encouraging multilingualism. Within this policy, learners must choose the preferred language of learning on admission to a school. Where the language they choose is not available, parents can apply to the provincial education department to provide instruction. Most choose English – probably through their parents’ influence, as it holds the key to opportunities, said Phakeng.
In 2020 the Department of Higher Education and Training published a language policy framework for public higher education institutions. These policies are intended to develop and strengthen indigenous languages as languages of scholarship, teaching and learning, and communication in South African universities, said Phakeng. The policy framework is also meant to highlight the role of higher education in creating and promoting conditions for the development of historically marginalized official South African languages of the Khoi, Nama, and San people, as well as sign language [...].
History has shown that despite their lofty intentions, both policies have failed to redress the situation. English still dominates in almost every facet of public life. The reasons are many and complex, said Phakeng [...].
“For example, you can be fluent in six of the country’s eleven official languages but denied an opportunity to join the military, because your matric English mark was 45%. It doesn’t matter that you scored 78% for your home language, Xhosa.” [...] Research suggests that schools are not opting to use indigenous African languages as languages of learning and teaching, in both policy and practice. Those in power should have known better, Phakeng said.
“Mother-tongue instruction has a bad image among speakers of African languages. It is associated with apartheid, and hence inferior education – parents’ memories of Bantu education, combined with our perception of English as a gateway to better education, and making most black parents favor English from the beginning.”
English is also a prerequisite for anyone aspiring to become a professional in South Africa. [...]
(Adapted from: https://www.news.uct.ac.za/article/-2022-03-10-failed-policies-false-promises-bedevil-multilingualism-in-sa)
Read the sentences below and mark the one that presents a preposition of time.
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