Início

Questões de Concursos Instituto Consulplan

Resolva questões de Instituto Consulplan comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q1071444 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Tratava-se de trazer para o nosso palco a ideia “de desembaraçar a cena de qualquer caráter descritivo, de qualquer imitação realista, para exprimir a ‘essência do drama’ pela representação antinaturalista do ator, pelo simbolismo do objeto, da linha, da cor e da iluminação técnica”.
(JÚNIOR, 1963.)

A produção de “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, em 1943, foi um marco simbólico para o teatro moderno no Brasil. Com direção de Ziembinski e com cenário de Tomás Santa Rosa, a montagem atribui uma nova significação no que diz respeito à iluminação na cena teatral brasileira, tendo como estética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q1069670 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Sobre a lógica aristotélica, considere o seguinte silogismo:

1. Todo ser humano é mortal. 2. Sócrates é um ser humano. 3. Logo, Sócrates é mortal.

Assinale a alternativa que explica corretamente o silogismo apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q1057686 | Português, Sintaxe, Análises Clínicas, PM RN, Instituto Consulplan, 2022

Texto associado.
Uso racional de medicamentos: pesquisadores alertam para resistência microbiana

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, instituído no dia 5 de maio, tem o objetivo de promover a conscientização e boas práticas do uso de medicamentos, além de alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação e ingestão inadequada de fármacos, principalmente os antibióticos. Pesquisadoras da Fiocruz advertem que a administração inadequada e o uso abusivo desse tipo de medicação têm causado, com maior frequência, um fenômeno preocupante: a resistência microbiana.
A Organização Mundial da Saúde entende como uso racional de medicamentos a prescrição de medicação apropriada para as condições clínicas de cada paciente, em doses adequadas às suas necessidades, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. A medicação inadequada, por sua vez, pode causar diversos eventos adversos à saúde, assim como intoxicação e dependência.
A situação é ainda pior quando se trata de antibióticos. Também, segundo a OMS, a resistência bacteriana poderá ser uma das principais causas de óbitos de pessoas no mundo até 2050. O fenômeno pode ser definido como a capacidade das bactérias se tornarem mais resistentes aos efeitos das medicações, explicou Isabel Tavares, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
“A partir do uso excessivo e indiscriminado dos antibióticos, infecções bacterianas simples podem, com o tempo, se tornar cada vez mais difíceis de serem combatidas, levando, eventualmente, a uma piora do quadro clínico e até ao óbito. O que temos visto é um aumento do número de bactérias multirresistentes e poucas opções para tratamento no mercado”, explicou Tavares.
A avaliação é reforçada por Ana Paula Assef, chefe do laboratório de pesquisa em infecção hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). “É preciso cada vez mais conscientizar a população e a sociedade médica sobre a otimização do uso de antibióticos, devido a esse aumento da capacidade de resistência das bactérias, e à falta de novas opções terapêuticas pela indústria farmacêutica. Essas medicações devem ser bem selecionadas para cada tipo de paciente, e utilizadas no momento e na dose adequada, de forma a minimizar seus impactos”, ponderou ela.
Dados da OMS apontam que mais de 50% de todos os medicamentos no mundo são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente. Além disso, o Brasil ocupa a 17ª posição entre 65 países pesquisados em relação ao número de doses de antibióticos consumidas.
O primeiro passo para promover o uso racional de medicações é utilizá-las apenas com orientação médica. “O paciente com alguma queixa de saúde precisa, primeiro e de forma essencial, procurar assistência médica. Apenas um profissional está habilitado para avaliar o caso e prescrever, se preciso, o antibiótico. Muitos pacientes que optam pela automedicação fazem uso, por exemplo, de antibióticos para infecções virais, o que não só não resolve o problema, como pode gerar outros”, afirmou Tavares, especialista do INI. [...]
(Luana Dandara (Portal Fiocruz). Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/dia-nacional-do-uso-racional-de-medicamentospesquisadores-alertam-para-resistencia. Adaptado. Acesso em: 05/05/2022.)
O primeiro passo para promover o uso racional de medicações(1) é utilizá-las(2) apenas com orientação médica. ‘O paciente com alguma queixa de saúde(3) precisa, primeiro e de forma essencial, procurar assistência médica. Apenas um profissional está habilitado para avaliar o caso e prescrever, se preciso, o antibiótico(4). Muitos pacientes que optam pela automedicação(5), fazem uso, por exemplo, de antibióticos para infecções virais, o que não só não resolve o problema(6), como pode gerar outros’, afirmou Tavares, especialista do INI. [...]” (7º§) Foram identificados no trecho anterior elementos sintáticos equivalentes quanto à classificação, com EXCEÇÃO de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1080489 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Segundo o disposto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), a educação constitui direito da pessoa com deficiência, incumbindo ao poder público criar e regular as condições para acesso a todas as oportunidades relacionadas à área educacional. Levando-se em consideração tal recorte, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q1066177 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Procurador, Câmara de Belo Horizonte MG, Instituto Consulplan, 2024

Tendo em vista os princípios norteadores do agir da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.


I. A fixação, por decreto, de limite de idade para inscrição em concurso público se legitima quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser pretendido.

II. Não viola a Constituição o estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviço militar inicial.

III. A divulgação nominal da remuneração de servidores públicos em sítio eletrônico governamental na rede mundial de computadores não configura lesão aos princípios constitucionais do direito à intimidade ou à vida privada.

IV. A súmula vinculante que veda a prática de nepotismo, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, não se aplica às hipóteses de nomeação para cargos públicos de natureza política, como são os cargos de Secretário Estadual e Municipal, não podendo se considerar tais nomeações indevidas em qualquer caso, ante à autonomia política do chefe do Executivo nesta seara.


De acordo com a sistemática constitucional vigente e o entendimento dos tribunais superiores, está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q1076696 | Legislação de Trânsito, Penalidades, Monitor de Transporte Escolar, Prefeitura de Vermelho Novo MG, Instituto Consulplan, 2025

Um motorista de transporte escolar, ao realizar o trajeto diário, foi autuado por estacionar o veículo em local proibido por sinalização regulamentar. A infração foi registrada com base no art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata das penalidades para estacionamento irregular. Considerando as normas vigentes, analise as afirmativas a seguir.

I. O estacionamento em local proibido por sinalização constitui infração grave, com multa e remoção do veículo, conforme o CTB.

II. Em caso de recurso contra a multa, o motorista pode argumentar que a parada rápida para embarque de alunos não configura estacionamento, desde que o veículo permaneça ligado e com o condutor ao volante.

III. A remoção do veículo estacionado irregularmente somente pode ser realizada após tentativa de contato com o motorista, garantindo a possibilidade de remoção voluntária.

IV. O pagamento da multa não impede o motorista de recorrer administrativamente para cancelar a infração, caso obtenha provas suficientes.

V. A autoridade de trânsito pode aplicar advertência por escrito no lugar da multa, caso o condutor seja primário e a infração não tenha causado riscos ou prejuízos.


Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q1065750 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Administrador, FEPAM RS, Instituto Consulplan, 2023

Assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q1066011 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Campos dos Goytacazes RJ, Instituto Consulplan, 2024

O processo de democratização foi acompanhado pela proliferação de novas instituições, que permitem aos cidadãos deliberar e decidir sobre o resultado das políticas adotadas. Observa-se que nos processos de democratização da gestão pública, diversas formas de interação entre o governo e a sociedade são inovadoras para promover a inclusão e a democracia direta. Assinale a afirmativa que melhor descreve o papel e a importância desses processos na gestão pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q1087794 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Em uma concessionária de automóveis, o administrador deseja colocar 7 novos carros diferentes em uma fileira na entrada do local. Sabe-se que apenas 3 desses carros são do modelo SUV. Desse modo, de quantas maneiras distintas os carros podem ser enfileirados se os carros SUV precisam estar sempre juntos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q1071948 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Daniel, professor de educação física, iniciou um projeto com seus alunos sobre danças urbanas. Durante as aulas, ele buscou explorar as características, estilos e influências culturais que compõem essa modalidade, promovendo, assim, reflexões sobre a expressão corporal. Sobre as danças urbanas, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q1071954 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Um grupo de estudantes está discutindo o que diferencia a filosofia das outras formas de conhecimento, como a ciência e o mito. Um deles afirma que a filosofia busca explicações racionais e sistemáticas, enquanto o mito se baseia na tradição oral e nas narrativas simbólicas. Já outro estudante argumenta que a filosofia nasceu de uma ruptura com as explicações míticas, mas mantendo um vínculo com a busca por respostas sobre a existência e o mundo. Com base nas características do pensamento filosófico, é correto afirmar que a filosofia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q1071443 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

O teatro popular e a educação popular são processos de construção social inseridos em um contexto histórico de sua época, sendo, portanto, frutos das diferentes situações políticas do seu momento de produção e construção; por isso, trazem em si princípios da realidade vivida por seus sujeitos.
(BARAÚNA, 2013.)

Contemporâneos, um educador e um teatrólogo, apresentam uma estreita relação em suas metodologias no que diz respeito à realidade política de sua época, trazendo luz a questões latentes da sociedade, propiciando o debate e provocando reflexões. Suscitando uma nova pedagogia, tem-se uma significativa contribuição para a educação e o teatro brasileiro, com seus métodos denominados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q1069671 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Joana é professora de filosofia e propôs aos seus alunos uma reflexão sobre a diferença entre lógica e dialética. Ela explicou que a lógica formal se concentra na estrutura dos argumentos e a dialética tem um objetivo mais amplo. Com base na relação entre lógica e dialética, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q1069674 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

O imperativo categórico é um princípio moral que deve ser universal e independente de interesses pessoais. Com base no pensamento ético de Kant, é correto afirmar que o imperativo categórico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q1088900 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Contador, Prefeitura de Vermelho Novo MG, Instituto Consulplan, 2025

Na forma do art. 7º da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que contém direito dos trabalhadores urbanos e rurais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q1057684 | Português, Interpretação de Textos, Análises Clínicas, PM RN, Instituto Consulplan, 2022

Texto associado.
Uso racional de medicamentos: pesquisadores alertam para resistência microbiana

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, instituído no dia 5 de maio, tem o objetivo de promover a conscientização e boas práticas do uso de medicamentos, além de alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação e ingestão inadequada de fármacos, principalmente os antibióticos. Pesquisadoras da Fiocruz advertem que a administração inadequada e o uso abusivo desse tipo de medicação têm causado, com maior frequência, um fenômeno preocupante: a resistência microbiana.
A Organização Mundial da Saúde entende como uso racional de medicamentos a prescrição de medicação apropriada para as condições clínicas de cada paciente, em doses adequadas às suas necessidades, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. A medicação inadequada, por sua vez, pode causar diversos eventos adversos à saúde, assim como intoxicação e dependência.
A situação é ainda pior quando se trata de antibióticos. Também, segundo a OMS, a resistência bacteriana poderá ser uma das principais causas de óbitos de pessoas no mundo até 2050. O fenômeno pode ser definido como a capacidade das bactérias se tornarem mais resistentes aos efeitos das medicações, explicou Isabel Tavares, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
“A partir do uso excessivo e indiscriminado dos antibióticos, infecções bacterianas simples podem, com o tempo, se tornar cada vez mais difíceis de serem combatidas, levando, eventualmente, a uma piora do quadro clínico e até ao óbito. O que temos visto é um aumento do número de bactérias multirresistentes e poucas opções para tratamento no mercado”, explicou Tavares.
A avaliação é reforçada por Ana Paula Assef, chefe do laboratório de pesquisa em infecção hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). “É preciso cada vez mais conscientizar a população e a sociedade médica sobre a otimização do uso de antibióticos, devido a esse aumento da capacidade de resistência das bactérias, e à falta de novas opções terapêuticas pela indústria farmacêutica. Essas medicações devem ser bem selecionadas para cada tipo de paciente, e utilizadas no momento e na dose adequada, de forma a minimizar seus impactos”, ponderou ela.
Dados da OMS apontam que mais de 50% de todos os medicamentos no mundo são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente. Além disso, o Brasil ocupa a 17ª posição entre 65 países pesquisados em relação ao número de doses de antibióticos consumidas.
O primeiro passo para promover o uso racional de medicações é utilizá-las apenas com orientação médica. “O paciente com alguma queixa de saúde precisa, primeiro e de forma essencial, procurar assistência médica. Apenas um profissional está habilitado para avaliar o caso e prescrever, se preciso, o antibiótico. Muitos pacientes que optam pela automedicação fazem uso, por exemplo, de antibióticos para infecções virais, o que não só não resolve o problema, como pode gerar outros”, afirmou Tavares, especialista do INI. [...]
(Luana Dandara (Portal Fiocruz). Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/dia-nacional-do-uso-racional-de-medicamentospesquisadores-alertam-para-resistencia. Adaptado. Acesso em: 05/05/2022.)
Dentre os trechos destacados a seguir, é possível reconhecer que a imparcialidade da articuladora do texto não foi observada no fragmento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q1066140 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Administrador, Prefeitura de Santa Maria de Jetibá ES, Instituto Consulplan, 2024

Os princípios da Administração Pública são diretrizes fundamentais que norteiam a atuação dos agentes públicos, tanto no âmbito federal, estadual quanto municipal, visando garantir a eficiência, legalidade, moralidade e transparência na gestão dos recursos e na prestação dos serviços públicos. Considerando ostermos da Lei Orgânica do município, assinale a afirmativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q1066142 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Administrador, Prefeitura de Santa Maria de Jetibá ES, Instituto Consulplan, 2024

O modelo gerencial da Administração Pública, popularmente conhecido como nova Administração Pública, emerge na segunda metade do século XX, em respostas à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, desenvolvimento tecnológico e globalização da economia mundial (PALUDO, 2013). Sobre o modelo gerencial e suas características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O modelo gerencial tem como principal objetivo orientar a Administração Pública em direção a valores de eficácia e qualidade na prestação dos serviços públicos, promovendo o desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações, inspirada no setor privado.
( ) Uma das disfunções do modelo gerencial é o apego exagerado às normas e regulamentos internos, em que o servidor era mais valorizado por conhecer as regras e os procedimentos do que pelos conhecimentos técnico-profissionais.
( ) O modelo gerencial objetiva fortalecer e ampliar a autonomia da burocracia estatal, organizada em carreiras de Estado, valorizando o seu trabalho técnico e político. Isso visa permitir sua participação, junto aos políticos e à sociedade, na formulação e gestão das políticas públicas.
( ) O modelo gerencial caracteriza-se pela centralização, criação de novos níveis hierárquicos e pela padronização dos processos, visando garantir maior eficiência, controle e aprimoramento nos serviços públicos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q1066179 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Administrador, Câmara de Belo Horizonte MG, Instituto Consulplan, 2024

Acerca do conceito de governo eletrônico, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se de um governo ágil e aberto para melhor atender à sociedade, utilizando-se da telemática (Tecnologia da Informação e Telecomunicações) para ampliar a cidadania, aumentar a transparência da gestão pública, facilitar o controle popular do poder público e democratizar o acesso do cidadão aos meios eletrônicos.
II. De maneira geral, pode-se definir governo eletrônico como o conjunto de plataformas tecnológicas de comunicação, informação e aplicações em uso pelo setor público.
III. Governo eletrônico é a contínua otimização de oferta de serviço, participação do eleitorado e governança mediante a transformação de relacionamentos internos e externos com uso da tecnologia, da internet e da nova mídia.
IV. O governo eletrônico pode ser entendido como uma das principais formas de modernização do Estado e está fortemente apoiado em uma visão do uso das novas tecnologias para a prestação do serviço público.
V. O governo eletrônico, ou e-governo, pode ser entendido como um conjunto de ações modernizadoras vinculadas à Administração Pública.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q1066180 | Administração Pública, Governabilidade, Administrador, Câmara de Belo Horizonte MG, Instituto Consulplan, 2024

Ao tornar públicas as informações governamentais, o governo brasileiro reafirma o seu compromisso democrático de prestação de contas e de accountability. Se o Art. 70 da Constituição Federal previa que todo aquele – pessoa física ou jurídica, pública ou privada – que lidasse com bens e valores públicos ou pelos quais a União respondesse, deveria assumir obrigações de natureza pecuniária, a prestação de contas começará a ser regulamentada a partir de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.