Início

Questões de Concursos Instituto Consulplan

Resolva questões de Instituto Consulplan comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1059115 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado, CBM SC, Instituto Consulplan, 2023

Um concurso público para provimento do cargo de soldado previu a contratação de 250 novos soldados a serem distribuídos entre as três regiões de Santa Catarina: 1ª Região – Florianópolis; 2ª Região – Lages; e, 3ª Região – Chapecó. Finalizadas as etapas do certame, os novos soldados foram distribuídos da seguinte forma:

● para as 2ª e 3ª Regiões, o total de soldados supera em 40 unidades o quantitativo de soldados que foram para a 1ª Região;

● aumentando-se em 50% o número de soldados que foram para a 2ª Região, teria-se uma unidade a mais do que a metade do total de soldados do concurso público.

De posse dessas informações, é correto afirmar que neste concurso a diferença entre o número de soldados que foram para a 2ª Região supera a quantidade dos que foram para a 3ª Região em quantas unidades?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1073741 | Informática, Sistema Operacional, Assistente Administrativo V, CISBAF RJ, Instituto Consulplan, 2025

Durante o atendimento a uma demanda administrativa, o assistente administrativo foi incumbido de verificar se o computador utilizado na recepção da unidade possui um endereço IP configurado corretamente para acesso à internet e ao sistema de protocolo da organização. Para isso, ele utilizou o ambiente de linha de comando do Windows. Com base nessa situação, qual comando deve ser digitado no prompt de comando (MS-DOS) para exibir as configurações atuais de rede, incluindo endereço IP, máscara de sub-rede e gateway padrão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q1074260 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Técnico em Informática, Prefeitura de Vermelho Novo MG, Instituto Consulplan, 2025

No Microsoft Excel (Configuração Padrão – Idioma Português-Brasil), é possível vincular dados de uma célula de outra planilha dentro da mesma pasta de trabalho. Qual das fórmulas a seguir está corretamente estruturada para referenciar a célula A1 da planilha chamada “Vendas”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1088609 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Técnico Previdenciário, Prefeitura de Niterói RJ, Instituto Consulplan, 2025

Tício e Mévio são servidores da Prefeitura de Niterói, respectivamente lotados nas Secretarias de Assistência Social e Saúde. Em conferência promovida pelo Município, durante um coffee break, discutiam sobre os reflexos do sistema de seguridade social estabelecido constitucionalmente em suas áreas de atuação. Tício afirmou que a competência para legislar sobre seguridade social é privativa da União, enquanto que a competência para legislar sobre previdência social é concorrente entre os entes federativos (incluindo os Municípios, quando se tratar de interesse local). Mévio, por sua vez, afirmou que o acesso aos direitos relativos à assistência social depende da contribuição do indivíduo à seguridade social. Da análise do diálogo entre os servidores, conclui-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1079178 | Informática, Editor de Textos, Técnico em Desenvolvimento Educacional Especializado TDEEs, Prefeitura de Vermelho Novo MG, Instituto Consulplan, 2025

Francisco foi nomeado recentemente para o cargo de auxiliar administrativo na Prefeitura de Vermelho Novo. Para realizar uma tarefa solicitada pelo seu supervisor imediato, ele utilizou o editor de textos Microsoft Office Word 2007 (Configuração Padrão – Idioma Português-Brasil), construindo a ata de uma reunião realizada pelo departamento financeiro da instituição. Após digitar duas páginas completas nesse documento, sabe-se que ele ainda estava na metade da terceira página quando precisou criar uma nova página em branco. Considerando a ferramenta em questão, pode-se afirmar que o recurso para adicionar uma nova página em branco está disponível na guia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q1057681 | Português, Pontuação, Análises Clínicas, PM RN, Instituto Consulplan, 2022

Texto associado.
Uso racional de medicamentos: pesquisadores alertam para resistência microbiana

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, instituído no dia 5 de maio, tem o objetivo de promover a conscientização e boas práticas do uso de medicamentos, além de alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação e ingestão inadequada de fármacos, principalmente os antibióticos. Pesquisadoras da Fiocruz advertem que a administração inadequada e o uso abusivo desse tipo de medicação têm causado, com maior frequência, um fenômeno preocupante: a resistência microbiana.
A Organização Mundial da Saúde entende como uso racional de medicamentos a prescrição de medicação apropriada para as condições clínicas de cada paciente, em doses adequadas às suas necessidades, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. A medicação inadequada, por sua vez, pode causar diversos eventos adversos à saúde, assim como intoxicação e dependência.
A situação é ainda pior quando se trata de antibióticos. Também, segundo a OMS, a resistência bacteriana poderá ser uma das principais causas de óbitos de pessoas no mundo até 2050. O fenômeno pode ser definido como a capacidade das bactérias se tornarem mais resistentes aos efeitos das medicações, explicou Isabel Tavares, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
“A partir do uso excessivo e indiscriminado dos antibióticos, infecções bacterianas simples podem, com o tempo, se tornar cada vez mais difíceis de serem combatidas, levando, eventualmente, a uma piora do quadro clínico e até ao óbito. O que temos visto é um aumento do número de bactérias multirresistentes e poucas opções para tratamento no mercado”, explicou Tavares.
A avaliação é reforçada por Ana Paula Assef, chefe do laboratório de pesquisa em infecção hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). “É preciso cada vez mais conscientizar a população e a sociedade médica sobre a otimização do uso de antibióticos, devido a esse aumento da capacidade de resistência das bactérias, e à falta de novas opções terapêuticas pela indústria farmacêutica. Essas medicações devem ser bem selecionadas para cada tipo de paciente, e utilizadas no momento e na dose adequada, de forma a minimizar seus impactos”, ponderou ela.
Dados da OMS apontam que mais de 50% de todos os medicamentos no mundo são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente. Além disso, o Brasil ocupa a 17ª posição entre 65 países pesquisados em relação ao número de doses de antibióticos consumidas.
O primeiro passo para promover o uso racional de medicações é utilizá-las apenas com orientação médica. “O paciente com alguma queixa de saúde precisa, primeiro e de forma essencial, procurar assistência médica. Apenas um profissional está habilitado para avaliar o caso e prescrever, se preciso, o antibiótico. Muitos pacientes que optam pela automedicação fazem uso, por exemplo, de antibióticos para infecções virais, o que não só não resolve o problema, como pode gerar outros”, afirmou Tavares, especialista do INI. [...]
(Luana Dandara (Portal Fiocruz). Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/dia-nacional-do-uso-racional-de-medicamentospesquisadores-alertam-para-resistencia. Adaptado. Acesso em: 05/05/2022.)
As vírgulas no trecho “A medicação inadequada, por sua vez, pode causar diversos eventos adversos [...]” (2º§), foram utilizadas com o mesmo objetivo que em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1074361 | Informática, Editor de Textos, Secretário de Escola, Prefeitura de João Ramalho SP, Instituto Consulplan, 2025

Durante a elaboração do relatório anual de atividades da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de João Ramalho, a servidora Ana ficou responsável por organizar o conteúdo final no Microsoft Word 2019 (Configuração Padrão – Idioma Português-Brasil), garantindo boa apresentação visual e uniformidade no documento. Entre as tarefas atribuídas a ela, estão: a padronização dos títulos das seções; o recuo de parágrafos; a inserção de numeração automática em páginas; e o ajuste de espaçamentos entre linhas e parágrafos. Considerando os recursos de formatação disponíveis no Word 2019, assinale, a seguir, a forma correta de realizar essas tarefas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q1065787 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Assistente de Alunos, IF PA, Instituto Consulplan, 2023

Quanto aos serviços de atendimento ao cidadão, são diretrizes que devem ser observadas na Administração Pública:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1065790 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Assistente de Alunos, IF PA, Instituto Consulplan, 2023

Sobre os processos de planejamento na Administração Pública, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q1075518 | Legislação de Trânsito, Penalidades, Agente de Transporte e Trânsito, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

A Lei Federal nº 9.503/1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelece uma série de penalidades para infrações de circulação, estacionamento e parada, regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Entre as penalidades previstas, estão a advertência por escrito e a multa. Qual das seguintes infrações permite que a penalidade seja convertida em advertência por escrito, desde que o infrator não tenha cometido a mesma infração nos últimos doze meses, conforme previsto na Lei Federal nº 9.503/1997 e em regulamentações do CONTRAN?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q1087809 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Marcus foi nomeado para ser professor de matemática na rede pública do Paraná. Em comemoração por essa conquista, decidiu que irá iniciar uma coleção de carros, começando com a compra de 5 unidades, todas distintas entre si, que serão escolhidas com as seguintes características:

Cores: branco, preto, prata, azul ou vermelho;
Categorias: sedã ou SUV;
Modelos: 2023, 2024 ou 2025.

De acordo com esses critérios, o total de maneiras distintas que Marcus poderá começar sua coleção de carros é um número:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q1069655 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Thomas Kuhn, em seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas, afirma que “um paradigma é o que os membros de uma comunidade científica compartilham, e, inversamente, uma comunidade científica consiste em homens que compartilham um paradigma”.
(KUHN, Thomas S.; FOUCAULT, Michel. A Estrutura das Revoluções Científicas e Outros Ensaios. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000, p. 176.)

Com base nessa definição, qual das alternativas a seguir melhor descreve o conceito de paradigma científico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q1065588 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista Técnico Administrativo II, PGE SC, Instituto Consulplan, 2022

A diferença entre os modelos da Administração Pública Burocrática e Gerencial é bastante significativa, na medida em que a Gerencial parte de princípios e pressupostos diferentes, com outra visão de funcionários, do Estado e da sociedade. Relacione adequadamente a respectiva correspondência com as características da Administração Burocrática e Administração Gerencial.

1. Administração Burocrática.
2. Administração Gerencial.

( ) Pensa a sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, onde os cidadãos defendem os seus interesses e afirmam as suas posições ideológicas.
( ) Prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores.
( ) Não existe a confiança.
( ) É centralizadora e autoritária.
( ) Acredita em uma racionalidade absoluta, que a burocracia está encarregada de garantir.
( ) Prega o formalismo, a rigidez e o rigor técnico.
( ) É orientada para o cidadão, voltada para o consumidor; se concentra nas necessidades e perspectivas desse consumidor – o cliente-cidadão.
( ) Preza os princípios de confiança e descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções e incentivos à criatividade e inovação.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1065590 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Analista Técnico Administrativo II, PGE SC, Instituto Consulplan, 2022

Considerando as disposições da Lei Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência) que acrescentou dispositivos à Lei de Responsabilidade Fiscal, analise as afirmativas a seguir.

I. Somente os partidos políticos, os sindicatos e as organizações do terceiro setor são partes legítimas para representar junto ao órgão competente dos Tribunais de Contas dos Estados e aos respectivos Ministérios Públicos, o descumprimento das prescrições da Lei de Transparência.
II. Com a finalidade de liberar ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público, os entes da Federação devem disponibilizar a qualquer interessado, o acesso a informações referentes a todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização.
III. A transparência da gestão fiscal será assegurada, também, por meio da adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1057676 | Sem disciplina, Interpretação de Textos, Clínica Médica, PM RN, Instituto Consulplan, 2022

Texto associado.
Violência contra a mulher: uma pandemia que precisamos combater

A luta pelo fim da violência contra a mulher não é uma empreitada solitária: ela diz respeito a um movimento muito maior, que demanda comprometimento também dos homens com o enfrentamento a uma situação que, calamitosa, agravou-se sobremaneira durante a pandemia do novo coronavírus. Com o propósito de chamar a atenção para a gravidade do problema, a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” acontece, também neste ano, com o apoio da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Realizada em 150 países por meio da mobilização da sociedade civil, a ação conta a cada ano com maior conscientização e engajamento da população e do poder público brasileiro.
Apesar da diminuição da violência de gênero nas ruas, a violência doméstica e familiar cresceu, apontam dados da terceira edição da pesquisa “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, realizada pelo Instituto Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o levantamento, uma em cada quatro brasileiras acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência ou agressão em 2020. Ou seja, no último ano, cerca de 17 milhões de mulheres foram vítimas de violência física, psicológica ou sexual. Esses números correspondem a informações que de algum modo chegaram ao poder público, sem considerar a cifra inviabilizada por ausência de denúncia.
A situação é tão grave que, em mais de uma ocasião, a diretora-executiva da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, a sul-africana Phumzile Mlambo-Ngcuka, afirmou que enfrentamos duas pandemias: uma, sanitária, que nos expôs ao risco de contaminação por uma doença até então desconhecida, e, outra, silenciosa e invisível, de violência doméstica.
O mesmo estudo indica que a ofensa verbal foi o tipo de agressão mais frequente no período analisado: cerca de 13 milhões de brasileiras relataram ter sido xingadas e insultadas no próprio ambiente familiar, enquanto 5,9 milhões passaram por ameaças de violência física, como tapas, empurrões e chutes. O cenário é ainda pior se levarmos em conta que outras questões atravessam o sofrimento dessas cidadãs. Segundo o Datafolha, 46,7% das vítimas de violência desde o início da pandemia também perderam o emprego.

(Nildete Santana de Oliveira – Francisco Caputo – Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2021/12/4968165-violencia-contra-amulher-uma-pandemia-que-precisamos-combater.html. Adaptado.)
Ainda que o termo destacado a seguir seja excluído, a correção gramatical será preservada assim como a coesão e a coerência. Indique o trecho que apresenta tal elemento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1057680 | Sem disciplina, Interpretação de Textos, Análises Clínicas, PM RN, Instituto Consulplan, 2022

Texto associado.
Uso racional de medicamentos: pesquisadores alertam para resistência microbiana

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, instituído no dia 5 de maio, tem o objetivo de promover a conscientização e boas práticas do uso de medicamentos, além de alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação e ingestão inadequada de fármacos, principalmente os antibióticos. Pesquisadoras da Fiocruz advertem que a administração inadequada e o uso abusivo desse tipo de medicação têm causado, com maior frequência, um fenômeno preocupante: a resistência microbiana.
A Organização Mundial da Saúde entende como uso racional de medicamentos a prescrição de medicação apropriada para as condições clínicas de cada paciente, em doses adequadas às suas necessidades, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. A medicação inadequada, por sua vez, pode causar diversos eventos adversos à saúde, assim como intoxicação e dependência.
A situação é ainda pior quando se trata de antibióticos. Também, segundo a OMS, a resistência bacteriana poderá ser uma das principais causas de óbitos de pessoas no mundo até 2050. O fenômeno pode ser definido como a capacidade das bactérias se tornarem mais resistentes aos efeitos das medicações, explicou Isabel Tavares, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
“A partir do uso excessivo e indiscriminado dos antibióticos, infecções bacterianas simples podem, com o tempo, se tornar cada vez mais difíceis de serem combatidas, levando, eventualmente, a uma piora do quadro clínico e até ao óbito. O que temos visto é um aumento do número de bactérias multirresistentes e poucas opções para tratamento no mercado”, explicou Tavares.
A avaliação é reforçada por Ana Paula Assef, chefe do laboratório de pesquisa em infecção hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). “É preciso cada vez mais conscientizar a população e a sociedade médica sobre a otimização do uso de antibióticos, devido a esse aumento da capacidade de resistência das bactérias, e à falta de novas opções terapêuticas pela indústria farmacêutica. Essas medicações devem ser bem selecionadas para cada tipo de paciente, e utilizadas no momento e na dose adequada, de forma a minimizar seus impactos”, ponderou ela.
Dados da OMS apontam que mais de 50% de todos os medicamentos no mundo são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente. Além disso, o Brasil ocupa a 17ª posição entre 65 países pesquisados em relação ao número de doses de antibióticos consumidas.
O primeiro passo para promover o uso racional de medicações é utilizá-las apenas com orientação médica. “O paciente com alguma queixa de saúde precisa, primeiro e de forma essencial, procurar assistência médica. Apenas um profissional está habilitado para avaliar o caso e prescrever, se preciso, o antibiótico. Muitos pacientes que optam pela automedicação fazem uso, por exemplo, de antibióticos para infecções virais, o que não só não resolve o problema, como pode gerar outros”, afirmou Tavares, especialista do INI. [...]
(Luana Dandara (Portal Fiocruz). Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/dia-nacional-do-uso-racional-de-medicamentospesquisadores-alertam-para-resistencia. Adaptado. Acesso em: 05/05/2022.)
Em “[...] além de alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação e ingestão inadequada de fármacos, principalmente os antibióticos.” (1º§), pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1074347 | Informática, Editor de Textos, Assistente Administrativo, CREFITO 1 Região PE PB RN e AL, Instituto Consulplan, 2025

Durante a revisão de um relatório extenso no Microsoft Word 2019 (Configuração Padrão – Idioma Português-Brasil), Ana percebeu que precisava encontrar rapidamente a seção específica que havia identificado com o título “Resultados Parciais”. Para isso, ela utilizou o recurso “Painel de Navegação”. Qual a finalidade desse recurso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q1076908 | Informática, Navegadores Browser, Analista de Compras e Contratos, CRP 3 Região BA, Instituto Consulplan, 2025

João está utilizando o Google Chrome e decide procurar por informações em um site, mas não quer que o seu histórico de navegação seja registrado. Qual recurso do navegador ele deverá ativar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q1074364 | Informática, Editor de Textos, Secretário de Escola, Prefeitura de João Ramalho SP, Instituto Consulplan, 2025

Durante a preparação de relatórios mensais de determinado órgão público, uma servidora precisou imprimir diversas versões de um mesmo documento. Para evitar desperdícios e otimizar o processo de impressão, ela decidiu utilizar os recursos dispo níveis no Microsoft Word 2019 (Configuração Padrão – Idioma Português-Brasil). Considerando as funcionalidades de impressão no Word 2019, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q1076439 | Legislação de Trânsito, Processo Administrativo, Condutor de Ambulância, CISBAF RJ, Instituto Consulplan, 2025

Considere que determinado condutor de ambulância recebeu uma notificação de autuação por excesso de velocidade, mas acredita que houve erro na aplicação da penalidade. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), qual é o procedimento legal adequado para apresentar defesa ou recurso da infração?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.