Questões de Concursos Instituto UniFil

Resolva questões de Instituto UniFil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q915857 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

A Educação Infantil tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade. Nesse sentido, a Educação Infantil tem como finalidade desenvolver a criança integralmente em quais aspectos 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q915849 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

Na creche e na pré-escola, a formação pessoal e social da criança tem como finalidade desenvolver a criança integralmente, em seus aspectos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q915856 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais na sociedade. O autor Ariès foi um dos pioneiros a estudar este assunto. Em sua obra clássica, A História Social da Criança e da Família, o autor mostra como o conceito de infância tem evoluído através dos séculos, oscilando entre pólos em que as crianças eram consideradas ora um “Bibelô”, ora um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q915861 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

O Art. 5º da Resolução CEB/CNE nº 5, de 17/12/2009, determina que a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que _________ e ___________de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de acordo com a legislação acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q915862 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

Com base na concepção de criança como sujeito de direitos expressa pelas DCNEIs, a BNCC propõe seis direitos de aprendizagem das crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Tais direitos implicam maior centralidade nas interações e brincadeiras e encaminham para uma construção pedagógica que coloca nas ações das crianças a sua capacidade de aprender. Nesse sentido, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q915850 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

Ariés (1986) afirma que a criança era considerada “um adulto” em miniatura no período medieval, e hoje não é muito diferente. Vive um “faz-de-conta” que não oferece fatores positivos ao seu desenvolvimento. Nesse sentido é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q915853 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

A brincadeira é uma situação que leva a criança a um mundo imaginário, tendo o brinquedo como suporte dessa atividade ou brincadeira. Assinale a alternativa que não condiz com esse processo de ensino e aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q915864 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

A educação psicomotora bem desenvolvida pode detectar problemas futuros e até mesmo resolvê-los, em relação à concentração, coordenação, dificuldades de aprendizagem. As habilidades da criança bem desenvolvidas possibilitam 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q915855 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

No tocante à Educação Infantil, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de baixo para cima. 

( ) Na sala de aula, fatores como a lateralidade, organização e noção espacial, esquema corporal e até mesmo a estruturação espacial devem ser trabalhadas em prol do aluno. 

( ) As crianças ao brincar reproduzem situações concretas pondo-se no papel dos adultos, imitandoos e procurando entender o seu comportamento. 

( ) O jogo da brincadeira não favorece a concepção de ensino e aprendizagem para as crianças. 

( ) A utilização do jogo e da brincadeira não auxiliam a aprendizagem infantil. 

( ) A criança adquire experiência brincando, desenvolve a área afetiva, emocional, intelectual e social. 

( ) Na educação infantil, a avaliação está basicamente vinculada a provas, testes ou trabalhos a serem realizados para a obtenção de uma nota.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q915858 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

Os aspectos físico, psicológico, intelectual e social são objetivos desenvolvidos pela criança, que faz parte da etapa da educação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q915860 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

O movimento humano é a parte mais ampla e significativa do comportamento do ser humano. Ele é obtido por meio de três fatores básicos: os músculos, a emoção e os nervos, formados por um sistema de sinalizações que lhes permitem atuar de forma coordenada. (BARROS & NEDIALCOVA, 1999, p.3) O movimento no desenvolvimento infantil tem uma função fundamental, principalmente nos primeiros estágios da criança onde esta não adquiriu a linguagem falada ainda. O movimento tem a função de __________________. É por meio do movimento que a criança expressa suas sensações e manifesta o contato com o mundo ao seu redor.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q915859 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

No tocante à importância da brincadeira nas instituições de Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q915854 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

A Educação Infantil tem como objetivo oferecer cuidado e educação a criança, mas nasceu com o papel de assistencialismo para atender às necessidades do sistema, que surgia com a Revolução Industrial. Mesmo sabendo dos aspectos negativos que o capitalismo acarreta na sociedade, como o individualismo, a mercadoria, a alienação, o educador que contemple a ludicidade em sua prática proporciona ao educando um desenvolvimento integral. Portanto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q915851 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais ________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q915852 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

A Educação Infantil marca o começo do processo educacional e muitas vezes é o primeiro contato da criança com um espaço de socialização estruturado. O processo pedagógico nessa etapa acontece, sobretudo por meio de interações e brincadeiras, em que o aluno, junto a outros alunos e adultos, aprende e se desenvolve. Nesse sentido não é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q915863 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

Psicomotricidade como a posição global do sujeito, que pode ser entendido como a função de ser humano que sintetiza psiquismo e motricidade com o propósito de permitir ao indivíduo adaptar de maneira flexível e harmoniosa ao meio que o cerca. (DE LIÈVRE Y STAES, 1992, p. 39) Nesse sentido, não é correto que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1070963 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Itambaracá PR, Instituto UniFil, 2021

O teatro possui também uma responsabilidade social, fazer a integração de indivíduos e oportunizar-lhes exercer seus direitos de subjetividade, como também, saber viver em conjunto. Na apresentação teatral notam-se profundamente as dimensões que envolvem a arte de atuar, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1070962 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Itambaracá PR, Instituto UniFil, 2021

“Em artes plásticas, acompanhou-se uma abertura crescente para as novas expressões e o surgimento dos museus de arte moderna e contemporânea em todo o País.” (PCN’s, pág.23). Qual peça de teatro de Nelson Rodrigues introduziu o teatro brasileiro na Modernidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1074218 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Fazenda Rio Grande PR, Instituto UniFil, 2023

Acerca dos jogos teatrais nas aulas de arte, partindo do pensamento de Olga Reverbel, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.