Início

Questões de Concursos MACKENZIE

Resolva questões de MACKENZIE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q680718 | Geografia, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

Leia o fragmento de reportagem.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou oficialmente o Brasil como aliado militar preferencial do país fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

[...] O status dá ao Brasil o direito de tornar-se comprador preferencial de equipamentos e tecnologias militares dos Estados Unidos, além de participar de leilões organizados pelo Pentágono. A medida também abre caminho para a colaboração no desenvolvimento de soluções de defesa e o aumento dos intercâmbios militares e a realização de manobras conjuntas entre as Forças Armadas dos dois países.


Estados Unidos designam Brasil como aliado extra-Otan. Agência Brasil, 01 ago. 2019.

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-08/estados-unidos-designam-oficialmente-brasil-como-aliado-extra-otan>Acesso em 29 set. 2019.


Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto abordado, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q680734 | Física, Conteúdos Básicos, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

Um vestibulando da UPM – Universidade Presbiteriana Mackenzie encontra o seu pai, um engenheiro, escrevendo no sistema MLT a expressão dimensional da grandeza física A. Ele é então informado que, na expressão abaixo descrita, a grandeza B é inversamente proporcional à raiz quadrada do comprimento L, à massa M e ao quadrado do tempo T. Sabe ainda que a constante k é adimensional, C é aceleração angular e D é o produto entre ângulo plano e a aceleração centrípeta.
A2 = k2.B3.C/3D
Tomando a expressão como dimensionalmente homogênea, o vestibulando auxilia corretamente o seu pai e encontra, para os expoentes de M, L e T, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q680723 | Química, Sistemas Homogêneos Equilíbrio Químico na Água pH e pOH, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

Para uma solução de um ácido fraco genérico de fórmula HX, que apresenta concentração inicial de 0,1 mol∙L-1 e grau de ionização de 2 %, sua respectiva constante Ka, medida a uma dada temperatura T, é de aproximadamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q680721 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

A aragonita e a dolomita são minerais que possuem composição química muito semelhante, pois ambas compostas por carbonatos. A aragonita é composta de carbonato de cálcio (CaCO3 ); enquanto a dolomita, de carbonato de cálcio e magnésio (CaCO3 ∙MgCO3 ). Assim, ao fazer a análise da qualidade da água mineral de uma fonte que está localizada numa região, cujo solo possui elevada composição de dolomita e aragonita, um químico fez as seguintes afirmações:
I. trata-se de uma água alcalina. II. há elevada concentração de íons trivalentes, devido à presença do cálcio. III. trata-se de uma água dura, devido ao excesso de íons cálcio e magnésio.
Das afirmações acima, somente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q680722 | Química, Grandezas massa, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

O medicamento denominado genericamente de paracetamol é indicado, em adultos, para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves a moderadas. Pode ser administrado ao paciente na dosagem máxima de 75 mg/kg de massa corpórea. Considerando-se que um paciente tenha 70 kg, e que cada comprimido de paracetamol contenha 750 mg desse princípio ativo, o número de comprimidos inteiros, que pode ser tomado para que a dosagem máxima seja alcançada, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q680732 | História, Fundamentos da História Tempo, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

“Os humanistas, num gesto ousado, tendiam a considerar como mais perfeita e mais expressiva a cultura que havia surgido e se desenvolvido no seio do paganismo, antes do advento de Cristo. A Igreja, portanto, para quem a história humana só atingira a culminância na Era Cristã, não poderia ver com bons olhos essa atitude.”

(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Unicamp, 1988. p.14)


Quanto aos humanistas, podemos dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q680638 | Inglês, Grupos I IV V e VI, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

Texto associado.

Read the text below to answer question:


Woman in India admits poisoning six family members with cyanide

Murders took place over 14-year period and each victim ate a meal prepared by the killer


A woman in the southern Indian state of Kerala has confessed to poisoning six members of her family over a 14-year period by adding cyanide to their food.
Police began investigating earlier this year when the brother-in-law of 47-year-old suspect Jolly Thomas became suspicious that she may have forged his parents’ will.
Authorities discovered that Thomas had been at the scene of all six deaths, and that each death had occurred after eating a meal she had prepared. Up to that point the deaths had not been treated as suspicious because of the timeframe.
Thomas, a popular member of the community in Kozhikode, was allegedly motivated by wanting control of the family finances and property, police said.
According to police, the first poisoning was of Thomas’s mother-in-law, who died in 2002 after eating mutton soup. In 2008, her-father-in-law died, followed by her husband in 2011, who police said died after eating rice and curry. An autopsy conducted on his body at the time confirmed poisonous substances in his stomach, but police treated his death as suicide.
Thomas’s husband’s uncle was then allegedly given coffee laced with cyanide as punishment for insisting that a postmortem be carried out on his nephew.
In 2014, police said Thomas killed the two-year-old daughter of her dead husband’s cousin, Scaria Shaju. The cousin’s wife was then killed in 2016. A year later Thomas and Shaju married.
Shaju told police he had no idea that Thomas was behind his wife and daughter’s death, but he has been arrested along with a third person.
On Friday, police exhumed remains from the local cemetery and said that they confirmed cyanide poisoning in each of the deaths. On Monday, they said Thomas confessed to all the murders.

SOURCE: https://www.theguardian.com/world/2019/oct/07/woman-in-india-admitspoisoning-six-family-members-with-cyanide access on Oct. 7th, 2019.

Consider this excerpt and answer: “Authorities discovered that Thomas had been at the scene of all six deaths, and that each death had occurred after eating a meal she had prepared.” This suggests that:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q680735 | Física, Movimento Retilíneo Uniforme, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

O modelo de uma locomotiva é construído com dimensões lineares vinte e cinco vezes menores que as dimensões do original e de um material cuja massa específica volumétrica é 1/3 da massa específica do material com que será construída a locomotiva. Admite-se invariável a aceleração gravitacional local. Sabe-se que a velocidade escalar média da locomotiva é vL = 100 km/h.
Pode-se afirmar corretamente, então, que a velocidade escalar média do modelo vale, em km/h,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q680725 | Biologia, A origem da vida na Terra, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

A hipótese heterotrófica sobre o início da vida no planeta Terra propõe que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q680652 | Conhecimentos Gerais, Política, Grupos I IV V e VI, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

“ A política externa do Barão do Rio Branco (1903-1912), orientada pela aceitação tácita da Doutrina Monroe e do corolário que o presidente Theodore Roosevelt lhe aplicou, para uma aliança tácita com o Estados Unidos, refletiu uma situação em que o Brasil dependia em cerca de 60% a 70% das exportações de café e estas, em igual proporção, do mercado norte-americano. Naquelas circunstâncias, constituiu igualmente um meio de enfrentar as pressões financeiras da Grã-Bretanha, tradicional credor da nação, bem como as ameaças da Argentina, coligada eventualmente com outros países do continente.”
(BANDEIRA, Moniz. Brasil-Estados Unidos: A rivalidade emergente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 1989. p.25-26)
Sobre a política externa brasileira e norte americana do início do século XX, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q680726 | Biologia, Biomas brasileiros, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

Texto referente à questão.

Pesquisadora sobre fogo na Amazônia explica real situação da floresta.


A pesquisadora sênior da Universidade de Oxford, Dra. Erika Berenguer, é uma das maiores referências sobre fogo em florestas tropicais do mundo. Ela relata que um “aspecto importante a ser considerado é que incêndios na floresta amazônica não ocorrem de maneira natural – eles precisam de uma fonte de ignição antrópica. Ao contrário de outros ecossistemas, como o Cerrado, a Amazônia não evoluiu com o fogo e esse não faz parte de sua dinâmica. Isso significa que quando a Amazônia pega fogo, uma parte imensa de suas árvores morrem, porque elas não têm nenhum tipo de proteção ao fogo. Ao morrerem, essas árvores então se decompõem liberando para a atmosfera todo o carbono que elas armazenavam, contribuindo assim para as mudanças climáticas. O problema nisso é que a Amazônia armazena muito carbono nas suas árvores - a floresta inteira estoca o equivalente a 100 anos de emissões de CO2 dos EUA. Então queimar a floresta significa colocar muito CO2 de volta na atmosfera.”


Disponível em: https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/pesquisadora-fogoamazonia-explica-real-situacao-floresta/ Acesso em 29 set. 2019


Os biomas tropicais reagem de forma diferente ao efeito do fogo. Considerando as informações do texto e o processo de sucessão ecológica, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q680714 | Matemática, Seno, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

Se cos x = 1/2, então o valor do cos 2x é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q680724 | Biologia, Transcrição e Tradução, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

Em uma determinada macromolécula presente em uma secreção humana, encontramos x moléculas de menor peso molecular unidas por x-1 ligações de síntese por desidratação. A macromolécula acelera ou catalisa a hidrólise de outras macromoléculas com as mesmas características, em pH 2, aproximadamente. Considere as afirmativas a seguir:
I. A macromolécula é uma proteína. As moléculas de menor peso molecular são aminoácidos, unidos por ligações peptídicas. II. A macromolécula citada pode ser a tripsina, uma enzima pancreática que atua no intestino delgado. III. A macromolécula citada tem aminoácidos sequenciados por RNAs transportadores que “traduziram” uma sequência de códons de um RNA mensageiro específico, “transcrito” por um gene específico. IV. A macromolécula citada poderia ter a mesma sequência de aminoácidos como resultado da tradução de dois ou mais RNAs mensageiros diferentes, uma vez que o código genético é degenerado. V. Uma bactéria transgênica pode traduzir a mesma macromolécula, se receber o mesmo gene específico responsável por tal macromolécula, uma vez que o código genético é universal.
Estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q680644 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Grupos I IV V e VI, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

Uma das contribuições mais relevantes para a organização dos elementos químicos foi realizada pelo russo Dmitri Mendeleev em 1869. Ele foi o primeiro a reconhecer que a relação dos elementos químicos, conhecidos até então, estava incompleta e que novos elementos seriam descobertos futuramente. Assim, Mendeleev deixou lacunas na sua tabela, que seriam preenchidas posteriormente, mas o mais surpreendente foi que ele previu com precisão as propriedades dos elementos que faltavam. Posteriormente, o modelo da tabela periódica de Mendeleev foi aprimorado pelo britânico Henry Moseley.
Neste ano, celebram-se 150 anos da organização da tabela periódica, realizada por Mendeleev e, de acordo com os seus conhecimentos a respeito da tabela periódica atual, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q680733 | História, Revoluções Liberais na Europa Ondas de 1820, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

“A história de todas as sociedades até agora tem sido a história das lutas de classe. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, membros das corporações e aprendiz, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em contraposição uns aos outros e envolvidos em uma luta ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre com a transformação revolucionária da sociedade inteira ou com o declínio conjunto das classes em conflito.”
Trecho do Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels – 1848
Sobre o contexto histórico e as propostas de Marx e Engels considere as seguintes afirmações:
I. O Manifesto do Partido Comunista foi escrito às vésperas das Revoluções de 1848, as quais abalaram os setores mais conservadores da Europa, preocupada em barrar o avanço das transformações iniciadas com a Revolução Francesa de 1789. II. Assim como em 1871 na Comuna de Paris; em 1848, a classe operária europeia tornara-se protagonista nos movimentos revolucionários críticos do modelo capitalista e da sua exploração do trabalho. III. Conhecida como a Primavera dos Povos, as Revoluções de 1848 uniram anarquistas, comunistas e socialistas em torno de um projeto essencialmente marxista, culminando em ações revolucionárias nas principais capitais europeias. IV. Na construção de sua teoria, Marx e Engels reapropriam-se criticamente da filosofia alemã, em especial Hegel, das reflexões dos socialistas utópicos, da teoria econômica inglesa e da prática política dos movimentos sociais e operários europeus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q680653 | Física, Magnetismo Elementar, Grupos I IV V e VI, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

Texto associado.
Texto para a questão


Ainda em fase de testes, uma bateria de grafeno, para celulares, é capaz de carregar toda sua carga em um tempo muito menor que as baterias de íons de lítio, além de ter uma vida útil muito maior. Ela pode ser reabastecida em cerca de 15 minutos, tempo que uma bateria de íons de lítio conseguiria cerca de 20% de sua carga total.
O grafeno, uma forma de carbono, é um material interessante pela facilidade em conduzir a eletricidade, por ter uma grande resistência, durabilidade e flexibilidade. Porém, por enquanto, o grafeno é um material extremamente caro de se trabalhar e produzir em largas escalas.

Dados: Carga elementar: e = 1,6.10-19C
1 mAh = 3,6 C
Quando a carga máxima de uma bateria de grafeno for igual a 6000 mAh, a quantidade de elétrons, que um corpo neutro deve receber para que o módulo de sua carga seja correspondente a 100% do armazenamento total da bateria, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q680709 | Inglês, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

Texto associado.

Read the text below and answer question


Is it really possible that plant-based foods such as the Impossible Whopper are healthful?


ByCara Rosenbloom September9, 2019


With many American consumers interested in reducing their consumption of animal products without becoming vegetarian or vegan, the food industry has come up with a new craze: plant-based. Look around your grocery store, and you’ll see a growing number of dairy, egg and meat substitutes bearing this label.

But the industry has taken liberties with the definition of “plant-based.” Rather than focusing on whole foods such as vegetables, fruits, legumes and nuts, which is what health professionals mean when they recommend “plant-based eating,” food manufacturers are developing ultra-processed burgers out of pea or soy protein, methylcellulose and maltodextrin, and liquid “eggs” out of mung bean protein isolate and gellan gum. Then they crown this ultra-processed food with an undeserved health halo.

(…)

Plant-based ultra-processed products such as these are formulated to taste like the real deal. Thus, consumers can feel virtuous or principled for choosing plants over meat without sacrificing too much flavor. But is there any value to plant-based products that have been crushed, extruded and shaped into facsimiles of the foods they are replacing? Let’s look at that question through several lenses — considering nutrients, how processed the food is and how producing the food affects the planet.

When I was in nutrition school, the health value of food was mostly calculated based on the presence of desirable nutrients, such as fiber and vitamins, and on the absence of negative nutrients, such as sodium or trans fat. If you compare ultra-processed plant-based foods and similar animal-based foods solely on their nutrients, you’ll find they are roughly the same.

Plant-based foods are purposely formulated to mimic animal-based foods, so plant-based milk is enriched with calcium and vitamin D to mimic cow’s milk, while veggie burgers are rich in protein and made with iron and zinc to imitate beef. But they aren’t always made to reduce the presence of less-healthy nutrients. Sometimes, the processed plant-based food will have more sodium than the processed animal-based food, and sometimes the animal food will be higher in calories or saturated fat.

(…)

Using the term “plant-based” on fast food labels is just another attempt by marketers to re-brand junk food. True plant-based eating doesn’t mean opting for an Impossible Whopper in the drive-through or scrambling up some 15-ingredient “egg alternative.” It means a diet that includes nourishing options such as black beans, broccoli and brown rice. We’re always looking for some magical way to eat junky food and achieve health. Don’t be fooled by this plant-based pretense.

Adapted from the digital edition ofThe Washington Post: www.washingtonpost.com



Choose the INCORRECT alternative, according to the text:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q680637 | Inglês, Grupos I IV V e VI, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

Texto associado.

Read the text below to answer question:


Woman in India admits poisoning six family members with cyanide

Murders took place over 14-year period and each victim ate a meal prepared by the killer


A woman in the southern Indian state of Kerala has confessed to poisoning six members of her family over a 14-year period by adding cyanide to their food.
Police began investigating earlier this year when the brother-in-law of 47-year-old suspect Jolly Thomas became suspicious that she may have forged his parents’ will.
Authorities discovered that Thomas had been at the scene of all six deaths, and that each death had occurred after eating a meal she had prepared. Up to that point the deaths had not been treated as suspicious because of the timeframe.
Thomas, a popular member of the community in Kozhikode, was allegedly motivated by wanting control of the family finances and property, police said.
According to police, the first poisoning was of Thomas’s mother-in-law, who died in 2002 after eating mutton soup. In 2008, her-father-in-law died, followed by her husband in 2011, who police said died after eating rice and curry. An autopsy conducted on his body at the time confirmed poisonous substances in his stomach, but police treated his death as suicide.
Thomas’s husband’s uncle was then allegedly given coffee laced with cyanide as punishment for insisting that a postmortem be carried out on his nephew.
In 2014, police said Thomas killed the two-year-old daughter of her dead husband’s cousin, Scaria Shaju. The cousin’s wife was then killed in 2016. A year later Thomas and Shaju married.
Shaju told police he had no idea that Thomas was behind his wife and daughter’s death, but he has been arrested along with a third person.
On Friday, police exhumed remains from the local cemetery and said that they confirmed cyanide poisoning in each of the deaths. On Monday, they said Thomas confessed to all the murders.

SOURCE: https://www.theguardian.com/world/2019/oct/07/woman-in-india-admitspoisoning-six-family-members-with-cyanide access on Oct. 7th, 2019.

Select the WRONG alternative, according to the text:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q680648 | História, Medievalidade Europeia, Grupos I IV V e VI, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

“Na Antiguidade e na Idade Média, apesar do nível técnico inferior, o tempo de produção diária, semanal ou anual era bem menor que no capitalismo. Como a religião tinha primazia sobre a economia, o tempo das festas e dos rituais religiosos era mais importante do que o tempo da produção, que foram em boa parte abolidos na esteira da modernização.”
(KURZ, R., in Folha de São Paulo, 3 jan. 1999, p. 5)
Com base no texto acima, considere as assertivas abaixo.
I. O trabalho na sociedade feudal era estruturado na servidão, que mantinha os indivíduos presos à terra, tendo que pagar uma série de obrigações em taxas e serviços. Apesar disso, o servo era preso à terra e não podia ser negociado como mercadoria, diferentemente do trabalhador no sistema capitalista, facilmente descartado e substituído. II. As sociedades existentes antes da Revolução Industrial eram quase todas de caráter aristocrático e hierarquizadas. A economia era primordialmente agrícola, em que o comércio ocupava um papel complementar. O objetivo máximo era suprir as necessidades da sociedade como um todo. Com o advento da economia de mercado capitalista, o objetivo era a obtenção do lucro, mesmo que fosse necessário transformar a força de trabalho em mercadoria.
III. A sociedade capitalista é uma organização social regida pelas necessidades das leis de mercado, não apenas para satisfazer às necessidades humanas. Nelas os trabalhadores modernos são livres, pois não estão sujeitos à autoridade de um senhor, como antigamente, porém, na economia de mercado atual, os empregados só têm participação como vendedores de sua força de trabalho.
Assinale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.