Início

Questões de Concursos MAKIYAMA

Resolva questões de MAKIYAMA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q619388 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Dentro dos conceitos que cercam a Orientação a objeto, qual a definição de Sobrecarga ou Overloading?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q217544 | Direito Processual Civil, Processo de Conhecimento, Oficial Judiciário, TJ MG, Makiyama

Assinale qual dos atos processuais abaixo enumerados depende da vontade do autor ou do réu para produzir efeito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

383Q218604 | Direito Processual Civil, Processo de Conhecimento, Oficial Judiciário, TJ MG, Makiyama

Sabe-se que o Código de Processo Civil determina que durante as férias (recesso) e nos feriados não se praticarão atos processuais; porém, há algumas exceções. Assinale a alternativa cujo item NÃO configura um dos atos excepcionados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q627534 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Numa linguagem de programação orientada a objetos separar o programa em partesa a fim de proteger os atributos ou métodos de uma classe, define o conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q218054 | Informática, Oficial Judiciário, TJ MG, Makiyama

O envio e recebimento de uma mensagem de e-mail são realizados através de um sistema de correio eletrônico. Considerando o envio de de uma mensagem de e-mail julgue as afirmativas abaixo:

I. O campo "Para" ("To") deve ser preenchido com o endereço de correio eletrônico, para o qual se deseja enviar a mensagem, sem preservar a privacidade do destinatário.
II. O campo "CC" deve ser preenchido com o endereço de correio eletrônico, para o qual se deseja enviar uma cópia oculta da mensagem, preservando a privacidade do destinatário.
III. O campo "CCO" ("BCC") deve ser utilizado e preenchido com o endereço de correio eletrônico, para o qual se deseja enviar uma cópia da mensagem, sem preservar a privacidade do destinatário.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q813667 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Assistente Social, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Em relação ao LOAS, identifique a alternativa que não corresponde ao estabelecido nesta LEI.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q630892 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

O RUP abreviação de Rational Unified Process (ou Processo Unificado da Rational) é um processo iterativo de desenvolvimento de software, baseado no Processo Unificado. Fornece técnicas a serem seguidas pelos membros da equipe de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar a sua produtividade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. Na fase de Construção ocorre a entrega ("deployment") do software, é realizado o plano de implantação e entrega, acompanhamento e qualidade do software. Produtos (releases, versões) devem ser entregues e ocorrer a satisfação do cliente.

II. São exemplos de fases do RUP: Concepção, Elaboração e Construção.

III. A disciplina de Requisitos explica como levantar pedidos das partes interessadas ("stakeholders") e transformá-los em um conjunto de requisitos que os produtos funcionam no âmbito do sistema a ser construído e fornecem requisitos detalhados para o que deve fazer o sistema.

IV. Um dos princípios do RUP é considerar como medida principal do progresso do projeto o software executável funcionando.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q217819 | Legislação Estadual, Oficial Judiciário, TJ MG, Makiyama

Tendo como referência o Art. 273 da Lei Complementar Estadual nº; 59, de 18 de Janeiro de 2001, são deveres, dentre outros, do Oficial de Justiça da Comarca de Areado (MG):

I. desenvolver suas atividades com assiduidade e pontualidade;
II. sempre cumprir as ordens superiores;
III. guardar sigilo sobre assuntos do serviço;
IV. exercer com acuidade e dedicação as atribuições do cargo, mantendo conduta compatível com a moralidade administrativa.

Acerca dos dispostos acima, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q396398 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Advogado, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Analise as seguintes afirmativas concernentes ao tema licitações:

I. a vinculação ao instrumento convocatório é garantia do administrador e dos administrados. Significa que as regras traçadas para o procedimento devem ser fielmente observadas por todos. Se a regra fixada não é respeitada, o procedimento se torna inválido e suscetível de correção na via administrativa ou judicial.

II. a dispensa de licitação caracteriza-se pela circunstância de que, em tese, poderia o procedimento ser realizado, mas que, pela particularidade do caso, decidiu o legislador não torná-lo obrigatório. Diversamente ocorre na inexigibilidade, porque aqui sequer é viável a realização do certame.

III. habilitação é a fase do procedimento em que a Administração verifica a aptidão de candidato para a futura contratação, enquanto a tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados previamente cadastrados nos registros de órgãos públicos e pessoas administrativas, ou que atendam as todas as exigências para cadastramento até o terceiro dia anterior à data de recebimento das propostas.

IV. para a aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida pela Lei n. 8.666/93.

A partir desta análise, pode-se concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q218025 | Direito Processual Civil, Processo de Conhecimento, Oficial Judiciário, TJ MG, Makiyama

Analise as assertivas a seguir sobre os Atos Processuais, conforme previsto pelo Código de Processo Civil.

I. Embora os atos processuais sejam públicos, alguns correm, todavia, em segredo de justiça, dentre os quais os que dizem respeito a casamento.
II. O direito de consultar os autos e de pedir certidões de seus atos é restrito às partes e aos seus procuradores.
III. O terceiro, que demonstrar interesse jurídico, pode requerer ao juiz certidão do dispositivo da sentença, bem como de inventário e partilha resultante do desquite.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

391Q793975 | Ética na Administração Pública, Ética Profissional, Profissional de Suporte, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

São atitudes éticas no trabalho as afirmativas abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q744288 | Economia, Custo de Produção, Economista, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

As consequências da globalização no âmbito microeconômico estão centradas no trinônio escalas-custos-competição. As de maior relevância são a quebra de barreiras de entrada, economias crescentes de escala e mudança nas estruturas de custos das empresas. Com relação a esta última consequência, podem ser, mais especificamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q787562 | Engenharia Elétrica, Circuitos, Engenheiro Elétrico, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Quanto às potências associadas a uma carga ligada em triângulo e a essa mesma carga, ligada em estrela, podemos afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q377078 | Administração Pública, Administrador, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Leia as afirmações apresentadas abaixo referentes à Administração Pública e identifique a alternativa correta.

I. Acolhida pelo Supremo Tribunal Federal a reclamação fundada em violação de enunciado da súmula vinculante, será cientificada a autoridade prolatora e o órgão competente para o julgamento do recurso, que deverão adequar às futuras decisões administrativas em casos semelhantes, sob pena de responsabilização pessoal nas esferas cível, administrativa e penal.

II. O direito da Administração de anular atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em dois anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

III. A prescrição administrativa opera a preclusão da oportunidade de atuação do Poder Público sobre matéria sujeita a sua apreciação.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q217208 | Direito Processual Civil, Oficial Judiciário, TJ MG, Makiyama

Com base no Código de Processo Civil, assinale a alternativa que NÃO apresenta um motivo de recusa de cumprimento e devolução com despacho motivado da carta precatória:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

397Q788432 | Engenharia Elétrica, Circuitos, Engenheiro Elétrico, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Qual das alternativas abaixo apresenta um tipo de curto-circuito (falta ou defeito) que é equilibrado e contém somente componentes de seqüência positiva (curtos-circuitos nos terminais de um gerador síncrono)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q217876 | Legislação Federal, Oficial Judiciário, TJ MG, Makiyama

Tendo em vista as Disposições Gerais a respeito dos Juizados Especiais Criminais de acordo com a Lei Federal nº; 9.099/95, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

399Q745076 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Embora a economia seja um ramo do conhecimento de amplo espectro, tendo contribuído de alguma forma na solução de intrincados problemas relacionados a luta incessante do homem para alcançar melhores condições de bem-estar, há um conjunto de limitações que gravitam em torno de suas proposições positivas e recomendações normativas. Julgue as principais limitações listadas a seguir, assinalando certo (C) ou errado (E).

(__) A economia é uma ciência social que não se pode considerar como fechada em torno de si mesma. Considerações desenvolvidas por outras ciências que investigam o comportamento humano devem estar presentes na observação da realidade econômica e nas decorrentes prescrições de medidas corretivas para cursos de ação socialmente indesejáveis.

(__) Os problemas econômicos têm contornos que não se limitam apenas a realidade investigada pela economia. Eles se estendem pela política, pela sociologia, pelo direito, pela ética e não raramente têm raízes históricas e religiosas. Freqüentemente, os pontos de vista morais e políticos, sob os quais são encarados os problemas econômicos, encontram-se tão entrelaçados com as questões propostas e, mesmo, com os métodos de análise empregados, que nem sempre é fácil manter esses três elementos distintos um do outro.

(__) A sistematização da realidade econômica envolve sistemas de valores e matrizes ideológicas: a justificação ideológica está presente na maior parte dos modelos convencionais da análise econômica.

(__) As leis econômicas são leis sociais e não relações exatas. É assim que devem ser interpretadas e utilizadas para leitura da realidade objetiva.

(__) Os modelos empregados pelos economistas são simplificações probabilísticas da realidade. Embora não sejam estatisticamente significantes, não excluem a exigência da condição ceteres paribus nem as armadilhas decorrentes de sofismas de composição.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q433625 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Advogado, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

São fundamentos da República Federativa do Brasil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.