Início

Questões de Concursos MB

Resolva questões de MB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q52596 | Inglês, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Which is the correct option to complete the text below?

Chock-a-block

Today, this adjective means ‘crammed full with people or things" (the narrow roads are chock-a-block with vehicles).
Chock derives ,_____ , chock-full, a Middle English word______unknown origin meaning “very full’. It rhymes nicely______the block in question, more fully known as a pulley block, part______ a block and tackle. This is a device much used______, boats and elsewhere to make lifting heavy weights less demanding.

(https ://blog.oxforddictionaries.com)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q42551 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

No sistema de numeração indo-arábico CDXXVI equivale a quanto? "
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q227136 | Nutrição, Primeiro Tenente, CSM, MB

Coloque F (Falso) ou V (Verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação à cocção das hortaliças, assinalando a seguir a opção correta.

( ) As hortaliças do grupo A exigem tempo mais prolongado de cocção.

( ) A adição de suco de limão ou vinagre à preparação de vegetais arroxeados torna-os vermelhos, sem prejudicar o seu valor nutritivo.

( ) Na presença de bicarbonato, a clorofila transforma-se em feofitina, conferindo coloração verde-oliva ou marrom à hortaliças verdes.

( ) A cocção por calor seco acentua a cor de hortaliças amarelas, porque produz a dextrinização do amido.

( ) As hortaliças ricas em enxofre devem ser cozidas em panela destampada, e em maior quantidade de água, para que se volatizem os ácidos contidos em suas células e os vegetais mantenham a cor verde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q15805 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

"A tradição oral teve seus primórdios com a nova ênfase colocada na lei (escribismo)por Esdras, o escriba, por volta de 458 a.C., no período persa. Todavia, os judeus afirmavam popularmente que ela remontava ao próprio Moisés. Ele, diziam eles, a recebera de Deus ao mesmo tempo que a lei escrita, mas com instruções para não escrever a lei oral. A lei oral (ou tradição dos pais) não cresceu da noite para o dia, mas desenvolveu-se através de várias gerações, à medida que surgiam perguntas acerca da lei escrita. Constituía-se de interpretações rabínicas da Torah. Naturalmente apareceram diferenças nas interpretações, à medida que o tempo passava."

Quem eram os dois grandes expoentes da tradição oral do 1° século antes de Cristo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q52610 | Português, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Texto associado.
Para pessoas de opinião

      Você me dirá que uma das coisas que mais preza é sua opinião. Prezá-la é considerado virtude. Fulano? É uma pessoa de opinião”. É preciso força e decisão para “ter opinião". Não é fácil.
      Você me dirá, ainda, do que é capaz de fazer para defender a própria opinião. Ter opinião é tão importante que há até um direito dos mais sagrados, o direito à opinião, ultimamente, aliás, bastante afetado, pois vivemos tempos de ampliação do delito de opinião. Ter opinião, em vez de ser considerado um estágio preliminar da convicção, passa a ser ameaçador.
      Mas sem contrariar a força com que você defende as próprias opiniões e, sobretudo, defendendo o seu inalienável direito de tê-las, eu lhe proporei pensar sobre se a opinião é uma instância realmente profunda ou se é, tão-somente, uma das primeiras reações que se tem diante dos acontecimentos.
     Será a opinião uma reação profunda ou superficial? Ouso afirmar que, quase sempre, é das mais superficiais.
       Opinião é reação, e expressa um sentimento ou julgamento. Ao reagir, o sentimento realiza uma síntese do que e como somos. Esta síntese aparece na forma pela qual reagimos. A primeira reação é reveiadora do sentimento com que julgamos a vida, o mundo, as pessoas. Quase sempre a opinião surge nessa etapa inicial, patamar superficial do nosso ser. Somos um repositório de primeiras impressões!
    Pode-se, efetivamente, garantir que nossas opiniões são fruto de meditação? Ou de conhecimento sedimentado? Positivamente, não. Quem responder sinceramente, vai concluir que tem muito mais opiniões do que coisas que sabe ou conhece. Qualquer conhecimento profundo não leva à opinião; leva à análise, à convicção, à dúvida ou à evidência, e nenhuma dessas quatro instâncias tem a ver com a opinião.
     Quem (se) reparar com cuidado, verificará o quanto é levado a opinar, vale dizer, reagir, sentir, julgar, diante dos variados temas. Somos um aluvião de opiniões. Defendemo-nos de analisar, tendo opinião; preservamonos do perigoso e trabalhoso mister de pensar, tendo logo uma opinião.
    É mais fácil ter opinião do que dúvida. Opinião traz adeptos e dividendos pessoais de prestígio, respeitabilidade, aura de coragem ou heroísmo.
      As opiniões são uma espécie de fabricação em série de idéias sempre iguais, saídas do modelo pelo qual vemos o mundo, e nos faz enfocar a realidade segundo um eterno subjetivismo. Por isso a opinião quase nunca é o reflexo das variadas componentes do real. É eco a repetir a experiência anterior, diante de cada caso novo. A opinião nos defende da complexidade do real, logo, é maneira de impedir a criatividade do homem. 
     Na origem latina, opinar tem um sentido ambíguo. É muito mais conjecturar do que afirmar. A palavra chega a ter, nos seus vários sentidos, o de disfarçar. A origem do termo é mais fiel ao seu significado do que a tradução que hoje se ihe dá.
      Opinar não significa saber nem conhecer. Opinar significa ter uma opinião a respeito de algo, isto é, uma impressão sujeita a retificações, a correções, a mudanças permanentes. O sentido essencial de opinar é conjecturar, ou seja, supor uma realidade para poder discuti-la e, assim, melhor conhecê-la.
    No entanto, nos ofendemos se contrariam a nossa opinião; vivemos em busca do respeito à “nossa opinião". E, mais grave e frequente, vivemos a sofrer por causa da opinião ou de opiniões dos outros sem saber que a opinião de alguém é o resultado das manifestações (reações) mais superficiais e fáceis do seu espírito.
    A opinião é instância superficial, exercício de dúvida e de conhecimento disfarçado em certeza ou afirmação, uma conjetura em forma de assertiva. É mais a expressão de um sentimento do que a conciliação deste com o conhecimento e a verdade. A partir do momento em que sabemos de tudo isso, temos obrigatoriamente que deixar de dar tanta importância à opinião alheia e à própria. É preciso, sempre, submetê-las ao crivo da permanência, dotempo, da análise, do conhecimento, da vivência, da experimentação em situações diferentes, em estados de espírito diversos, para, só então, considerá-la significativa, válida, profunda.
    Qual de nós está disposto a aceitar que a própria opinião, embora válida e respeitável, é uma forma superficial de manifestação? Quem está disposto a se dar ao trabalho de atribuir à opinião sua verdadeira função, que é nobiiíssima: a de ser trânsito, passagem, via, para a Convicção, para a Análise, para Dúvida e para a Evidência - os quatro elementos que compõem a verdade?
      Esta é a minha opinião...

TÁVOLA, Artur da. Alguém que já não fui. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
Marque a opção em que o acento indicativo de crase é facultativo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q18335 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Analise as afirmativas abaixo referentes aos conceitos de temperatura e calor.

I- Calor é a medida de agitação molecular.
II- Calor é uma forma de energia.
III- Dois corpos estão em equilíbrio térmico quando estão mesma temperatura.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q42555 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Uma sala retangular de 7m por 4m será forrada com lajotas quadradas de 25cm de lado. Quantas lajotas serão necessárias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q17981 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Com relação aos canais de distribuição, segundo Novaes (2015), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q52602 | Inglês, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Mark the option that completes the excerpt below correctly.

Our study analyzed 7.1-billion miles ______, to update o u r______distracted driving study w ith _______ and_____data. We covered 4.5-miilion drivers across all American states and territories, from December 2017 through Fébruary 2018. We found that distracted driving is far______previously reported.

(Abridged from http ://blog,zendrive.com/)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q18656 | Matemática, Oficial da Marinha Mercante, EFOMM, MB

A quantidade de anagramas da palavra MERCANTE que não possui vogais juntas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q19175 | Informática, Banco de Dados, Primeiro Tenente, MM QT, MB

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Em um Data Warehouse, as tabelas ________________  ,diferentemente das tabelas ______________ ,estão mais sujeitas ao processo de desnormalização. A abordagem do _______________ recomenda a não normalização das tabelas ______________ ,enquanto a abordagem do ______________ recomenda a normalização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q19095 | Radiologia, Técnico em Radiologia Médica, CAP, MB

Em relação à terminologia e princípios de posicionamento, é correto afirmar que plano
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q18357 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

O SONAR e um dispositivo criado na segunda década do seculo XX com o intuito de detectar obstaculos e determinar a profundidade. O seu principio de funcionamento consiste na emissão de uma onda sonora pela embarcagao que incide sobre o fundo do oceano ou sobre um obstáculo e retorna a embarcação para ser detectada pelo SONAR. Qual e o fenomeno sonoro descrito no texto anterior relacionado com o funcionamento do SONAR?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q52918 | Português, Marinheiro, EAM, MB

Texto associado.
O trabalho dignifica o homem. O lazer dignifica a vida.

      “Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida.” A frase do pensador Confúcio tem sido o mantra de muitos que, embalados pela concepção de que ofício e prazer não precisam se opor, buscam um estilo de vida no qual a fonte de renda seja também fonte de alegria e satisfação pessoal. A questão é: trabalho é sempre trabalho. Pode ser bom, pode ser até divertido, mas não substitui a capacidade que só o lazer possui de tirar o peso de um cotidiano regido por prazos, horários, metas.
      Não são poucas as pessoas que eu conheço que negligenciam descanso em prol da produção desenfreada, da busca frenética por resultado, ascensão, status, dinheiro.
      Algo de errado em querer tudo isso? A meu ver, não. E sim. Não porque são dignas e, sobretudo, necessárias, a vontade de não ser medíocre naquilo que se faz e a recusa à estagnação. Sim, quando ambas comprometem momentos de entretenimento minando, aos poucos, a saúde física e mental de quem acha que sombra e água fresca são luxo e não merecimento.
      Recentemente, um construtor com o qual eu conversava me disse que estava havia nove anos sem férias e lamentou o pouco tempo passado com os netos. O patrimônio milionário veio de dedicação e empenho. Mas custou caro também. Admirei a trajetória, a abdicação. Entretanto, senti um pesar por aquele homem com conta bancária polpuda e rosto abatido. Na hora me perguntei se era realmente preciso escolher entre sucesso e diversão. Evidentemente, não. É simples e absolutamente viável conciliar o suor da batalha com mergulhos no mar, planilhas Excel com caipirinhas em fins de tarde.
      Poucas coisas são tão eficazes na função de honrar alguém quanto o ofício que se exerce. Momentos de pausa, porém, honram o próprio ofício. A vida se equilibra justamente na possibilidade de converter o dinheiro advindo do esforço em ingressos para o show da banda preferida, passeios no parque, pipoca quentinha e viagens de barco.
      Convivo com pessoas que amam o que fazem e se engrandecem cada vez que percebem como são eficientes na missão de dar sentido à profissão. Pessoas que, por meio de suas atribuições, transformam o mundo, sentem­-se úteis, reforçam talentos. Mas até essas se esgotam. É o famoso caso do jogador de futebol que, estressado com as cobranças do time, vai jogar uma “pelada” para relaxar.
      Desculpe a petulância ao discordar, Confúcio, mas ainda que trabalhemos com o que amamos, será sempre trabalho. Muitas vezes prazeroso, outras tantas edificante..., mas nunca capaz, sozinho, de suprir toda uma vida. Arregacemos as mangas conscientes de que os pés na areia da praia e as rodas de amigos em bares são combustíveis importantes para o bom andamento da labuta diária.

                                                                                                           Larissa Bittar (Adaptado).
htlp://www.revÍstabula.com/7523-o-trabalho-dignifica-o-homem-o-lazer-dignifica-a-vida/
Marque a opção em que a forma verbal destacada expressa uma ação totalmente concluída. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q18385 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Numa pesquisa de mercado sobre a preferência dos consumidores entre duas operadoras de telefonia móvel, verificou-se que 3003 dessas pessoas utilizam as operadoras A e B. A operadora A é utilizada por 9376 das pessoas pesquisadas, e a operadora B por 12213 delas. Se todas as pessoas pesquisadas utilizam peio menos uma operadora, o número de pessoas que responderam a pesquisa é;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q3058 | Português, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Texto associado.
Assinale a alternativa que completa corretamente as
lacunas da proposição abaixo.

Os dois animais ______ agora que esclarecer o problema
que _____ entre os dois.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q18365 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

O valor de X = (20 - 4 : 2) + (8• 4 - 2) é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q52927 | Matemática, Marinheiro, EAM, MB

Deseja-se azulejar, até o teto, as 4 paredes de uma cozinha. Sabe-se que a cozinha possui 2 portas medindo 210cm de altura e 80cm de largura cada uma, e uma janela com 150cm de altura e 110cm de comprimento. O comprimento, a largura e a altura da cozinha são iguais a 5,0m, 4,0m e 3,0m, respectivamente. Determine o número mínimo de metros quadrados inteiros de azulejos que devem ser comprados e assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q18371 | Português, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Assinale a opção em que a palavra destacada é um artigo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q42558 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Que parte do metro representa 125 centímetros? Expresse essa parte como fração irredutível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.