Início

Questões de Concursos MB

Resolva questões de MB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q221595 | Nutrição, Primeiro Tenente, CSM, MB

O dimensionamento dos equipamentos utilizados em uma UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição) constitui tarefa que requer experiência do profissional Nutricionista. Considerando que a porção e a densidade do feijão preto cozido são, respectivamente, 120g e 1,0kg/m3, e as dimensões da cuba são 0,50 X 0,35 X 0,40m, qual a quantidade de cubas necessárias para a preparação de feijão preto cozido em um serviço de alimentação que fornece um total de 1000 refeições?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q18349 | Português, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Analise as frases a seguir.

I - Durante a reunião do Conselho Escolar, os professores expuseram suas ideias.

II - Os professores regressaram cansados do recesso escolar.

III- Não se deve escrever um texto sem sentido.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a relação de sentido dos vocábulos destacados nas frases acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q18691 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Contador, CP PCNS, MB

Com relação ao pagamento de adicional por serviço extraordinário, adicional noturno e adicional de férias, previstos na Lei n° 8.112/1990, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q53024 | Matemática, Oficial da Marinha Mercante, EFOMM, MB

A projeção ortogonal de A sobre a reta BC, sabendo-se que A = (3,7), B = (1,1) e C = (9,6), terá as coordenadas da projeção 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q52592 | Inglês, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Which option completes the paragraph below correctly?

In places with electricity, artificial lighting has prolonged our experience of daylight, allowing us ______ productive for longer. At the same time, it has cut nighttime short, and so to get enough sleep we now have______it all in one go. Now, "normar sleep requires forgoing the periods of wakefulness that used______up the night; we simply don"t have time for a midnight chat with the neighbor any longer. "But people with particularly strong circadian rhythms continue,_____ , up in the night.

(https ://amp.livescience.com)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q52895 | Música, Sargento Músico, CFN, MB

Em relação ao Tetracorde, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q19169 | Informática, Engenharia de Software, Primeiro Tenente, MM QT, MB

Analise o código em JAVA abaixo levando em consideração que polimorfismo e herança são aspectos importantes para o paradigma de Orientação a Objeto.

package p3;

public class P3 {

        public static void main(String[ ] args) {

        Moto m = new Moto (1,2,3, true); Veiculo V = new Veiculo (0,0,0); }

public static class Veiculo {

        public int aceleracao; public int marcha; public int veloc;

        public Veiculo (int acel_inic, int veloc_inic, int marcha_inic) {

        marcha = marcha_inic; aceleracao - acel_inic; veloc = veloc_inic; }

        public void mudar_marcha (int n) { marcha = n; }

        public void frear(int decrement) { veloc -=decrement; }

        public void acelerar(int increment) { veloc + = increment;

}

public static class Moto extends Veiculo {

       public Boolean Descanso;

       public Moto(int acel_inic, int veloc_inic, int marcha_inic, Boolean

descanso) {

       super(acel inic, veloc_inic, marcha_inic); Descanso = descanso; }

       public void ativar_descanso () { Descanso = true; }

       public Boolean verificar descanso () { return Descanso; }

       public void destivar_descanso () { Descanso = false; }

       public void acelerar(int increment) {

                  if (verificar_descanso()==false) veloc += increment+ + ; } } }

De acordo com o código acima, considerando que atribuir o valor true à propriedade "Descanso" ativa esta propriedade,é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q42565 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Em um recipiente foram colocados 18 litros de tinta. Essa quantidade de tinta ocupou 3/5 do recipiente. Quantos litros de tinta cabem em 1/5 desse mesmo recipiente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q18362 | Química, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

As propriedades da matéria podem ser classificadas em Gerais ou Especificas, Intensivas ou Extensivas. Assinale a opção que relaciona corretamente o tipo de propriedade com a sua respectiva aplicação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q7626 | Teologia, Primeiro Tenente Capelão, Marinha do Brasil, MB

Segundo o documento de Aparecida (2007) n° 387, "A cultura tende a propor estilos de ser e viver contrários à natureza e dignidade do ser". De que tipo de ser fala o documento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q52621 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Texto associado.
Do Diário do Imperador

      Acabo de ler o Diário do Imperador D. Pedro II, escrito exatamente há um sécuio. Por essas pequenas anotações, pode-se acompanhar um ano da sua vida, amostra suficiente das dificuldades com que o Brasil tem lutado sempre para entrar no bom caminho, para melancolia e desânimo de seus mais devotados servidores.
      Assim mesmo se exprimiu o Imperador: "Muitas coisas me desgostam; mas não posso logo remediá-las e isso me aflige profundamente. Se ao menos eu pudesse fazer constar geralmente como penso! Mas pra quê - se tão poucos acreditariam nos embaraços que encontro para que eu faça o que julgo acertado! Há muita falta de zelo, e o amor da pátria só é uma palavra - para a maior parte!"
      A respeito de certo boato que se espalhara, comenta, com desgosto: "Tudo inventam; e triste política é a que vive de semelhantes embustes quando tantos meios honestos havia de fazer oposição; mas para isso é necessário estudar as necessidades da Nação - e onde está o zelo?"
      (A palavra ZELO ocorre numerosas vezes neste diário: é essa "dedicação ardente", essa "diligência", que o Imperador não encontra na maior parte dos que, no entanto, por função, estão encarregados dos problemas nacionais. E isso lhe causa sofrimento.)
      Os moços de hoje deviam ler estas palavras, e entendê-las: "Na educação da mocidade é que sobretudo confio para regeneração da pátria. Gritam que se não pode chegar ao poder senão fazendo oposição como a fazem; mas, quando no poder, não sofrem do mal que fomentaram? A imprensa é inteiramente livre, como julgo deva ser, e na Câmara e no Senado a oposição tem representantes; mas que fazem estes pela maior parte?"
      Os homens públicos também deveríam meditar sobre esta passagem: "...Mas tudo custa a fazer em nossa terra e a instabilidade de ministério não dá tempo aos ministros para iniciarem, depois do necessário estudo, as medidas mais urgentes. É preciso trabalhar, e vejo que não se fala quase senão em política, que é, as mais das vezes, guerra entre interesses individuais."
      Há neste pequeno diário, de um ano e cinco dias, variadas observações sobre agricultura, teatro, ciência, educação; impressões de visitas a diferentes estabelecimentos educacionais e industriais; breves apontamentos sobre ministros e personalidades do tempo. Terminada a leitura, parece-nos que estamos na mesma, que o século não passou; apenas as pessoas mudaram de nome. E o Imperador, há cem anos, escrevendo: "A falta de zelo; a falta de sentimento do dever é nosso primeiro defeito moral. Força é contudo aceitar suas consequências, procurando, aliás, destruir esse mal que nos vai tornando tão fracos.”
      D. Pedro II deixou fama de sabedoria, e comparandose as modestas (mas importantíssimas) observações de seu diário com a verborragia demagógica de que ainda somos vítimas, e dos males que a acompanham, compreende-se que muita gente desesperada até pense em tornar-se monarquista.
      Mas convém não esquecer estas palavras do próprio Imperador: “Nasci para consagrar-me às letras e às ciências; e, a ocupar posição política, preferiría a de presidente da República ou ministro à de Imperador".
      Sejamos, pois, republicanos, democratas, estudiosos, honestos, justiceiros, e cultivemos o ZELO de bem servir à pátria, aos homens, às instituições. Neste particular, estamos com um século de atraso.

MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho. São Paulo: Global, 2016 (Texto adaptado)
                                Para pessoas de opinião

Você me dirá que uma das coisas que mais preza é sua opinião. Prezá-la é considerado virtude. Fulano? É uma pessoa de opinião”. É preciso força e decisão para “ter opinião". Não é fácil.
Você me dirá, ainda, do que é capaz de fazer para defender a própria opinião. Ter opinião é tão importante que há até um direito dos mais sagrados, o direito à opinião, ultimamente, aliás, bastante afetado, pois vivemos tempos de ampliação do delito de opinião. Ter opinião, em vez de ser considerado um estágio preliminar da convicção, passa a ser ameaçador.
Mas sem contrariar a força com que você defende as próprias opiniões e, sobretudo, defendendo o seu inalienável direito de tê-las, eu lhe proporei pensar sobre se a opinião é uma instância realmente profunda ou se é, tão-somente, uma das primeiras reações que se tem diante dos acontecimentos.
Será a opinião uma reação profunda ou superficial? Ouso afirmar que, quase sempre, é das mais superficiais.
Opinião é reação, e expressa um sentimento ou julgamento. Ao reagir, o sentimento realiza uma síntese do que e como somos. Esta síntese aparece na forma pela qual reagimos. A primeira reação é reveiadora do sentimento com que julgamos a vida, o mundo, as pessoas. Quase sempre a opinião surge nessa etapa inicial, patamar superficial do nosso ser. Somos um repositório de primeiras impressões!
Pode-se, efetivamente, garantir que nossas opiniões são fruto de meditação? Ou de conhecimento sedimentado? Positivamente, não. Quem responder sinceramente, vai concluir que tem muito mais opiniões do que coisas que sabe ou conhece. Qualquer conhecimento profundo não leva à opinião; leva à análise, à convicção, à dúvida ou à evidência, e nenhuma dessas quatro instâncias tem a ver com a opinião.
Quem (se) reparar com cuidado, verificará o quanto é levado a opinar, vale dizer, reagir, sentir, julgar, diante dos variados temas. Somos um aluvião de opiniões. Defendemo-nos de analisar, tendo opinião; preservamonos do perigoso e trabalhoso mister de pensar, tendo logo uma opinião.
É mais fácil ter opinião do que dúvida. Opinião traz adeptos e dividendos pessoais de prestígio, respeitabilidade, aura de coragem ou heroísmo.
As opiniões são uma espécie de fabricação em série de idéias sempre iguais, saídas do modelo pelo qual vemos o mundo, e nos faz enfocar a realidade segundo um eterno subjetivismo. Por isso a opinião quase nunca é o reflexo das variadas componentes do real. É eco a repetir a experiência anterior, diante de cada caso novo. A opinião nos defende da complexidade do real, logo, é maneira de impedir a criatividade do homem. 
Na origem latina, opinar tem um sentido ambíguo. É muito mais conjecturar do que afirmar. A palavra chega a ter, nos seus vários sentidos, o de disfarçar. A origem do termo é mais fiel ao seu significado do que a tradução que hoje se ihe dá.
Opinar não significa saber nem conhecer. Opinar significa ter uma opinião a respeito de algo, isto é, uma impressão sujeita a retificações, a correções, a mudanças permanentes. O sentido essencial de opinar é conjecturar, ou seja, supor uma realidade para poder discuti-la e, assim, melhor conhecê-la.
No entanto, nos ofendemos se contrariam a nossa opinião; vivemos em busca do respeito à “nossa opinião". E, mais grave e frequente, vivemos a sofrer por causa da opinião ou de opiniões dos outros sem saber que a opinião de alguém é o resultado das manifestações (reações) mais superficiais e fáceis do seu espírito.
A opinião é instância superficial, exercício de dúvida e de conhecimento disfarçado em certeza ou afirmação, uma conjetura em forma de assertiva. É mais a expressão de um sentimento do que a conciliação deste com o conhecimento e a verdade. A partir do momento em que sabemos de tudo isso, temos obrigatoriamente que deixar de dar tanta importância à opinião alheia e à própria. É preciso, sempre, submetê-las ao crivo da permanência, dotempo, da análise, do conhecimento, da vivência, da experimentação em situações diferentes, em estados de espírito diversos, para, só então, considerá-la significativa, válida, profunda.
Qual de nós está disposto a aceitar que a própria opinião, embora válida e respeitável, é uma forma superficial de manifestação? Quem está disposto a se dar ao trabalho de atribuir à opinião sua verdadeira função, que é nobiiíssima: a de ser trânsito, passagem, via, para a Convicção, para a Análise, para Dúvida e para a Evidência - os quatro elementos que compõem a verdade?
Esta é a minha opinião...

TÁVOLA, Artur da. Alguém que já não fui. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

A partir das observações apresentadas nos textos 1 e 2, assinale a afirmativa que os relaciona corretamente, segundo as idéias expostas por seus respectivos locutores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q19137 | Informática, Banco de Dados, Primeiro Tenente, MM QT, MB

Considerando que a estrutura básica de uma expressão em SQL consiste em três cláusulas: SELECT, FROM e WHERE, é correto afirmar que a cláusula:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q53013 | Português, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB, 2018

No enunciado "O pensamento do candidato em sucesso pessoal é refletido em dedicação”, os termos destacados exercem, respectivamente a função sintática de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q3047 | Português, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Texto associado.
“O homem ficou furioso mas não viu mais nem a sombra da raposa.” (linhas 7 e 8)

Em que alternativa a substituição do mas por outra conjunção mantém o sentido original do trecho acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q18007 | Conhecimentos Específicos, Gerência de Projetos, Professor de Tecnologia da Informação, Marinha do Brasil, MB

Das afirmativas abaixo, sobre gerência de projetos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q18352 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Um estudante aprendeu que a miopia e corrigida com uma lente esférica divergente, de distancia focal e grau negativos e de bordos grossos. Entretanto, a hipermetropia e corrigida com lentes esféricas convergentes. Sua receita oftalmológica  apresentou as seguintes informações:

                                                                   LENTES ESFÉRICAS
                                    OLHO DIREITO               + 2,50
                                 OLHO ESQUERDO             - 1,50

A respeito dos defeitos da visão desse estudante, e INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q52908 | Música, Sargento Músico, CFN, MB

Em relação à Enarmonia, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I– Estabelece um parentesco mais ou menos direto entre os tons afastados, e é por meio dela que os tons em cuja formação entram sustenidos encadeiam-se naturalmente aos tons formados com bemóis e vice-versa.
II– Quanto à entoação, ficam as escalas reduzidas a 20 (vinte). 12 (doze) para o modo Maior e 8 (oito) para o modo menor.
III– Somando-se as alterações da armadura de clave de dois tons enarmônicos, verifica-se que o total é sempre igual a 12.
IV– É a substituição de uma ou mais notas por outras que, muito embora o nome seja diferente, representam os mesmos sons. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q15807 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Analise o texto a seguir.

"Teologicamente se dizendo conservadores, limitavam o cânon à Torah ou Pentateuco. Rejeitavam as doutrinas da ressurreição, anjos, espíritos, e advogavam a vontade livre, em lugar da providência divina. Este grupo não sobreviveu à Guerra Judaico-romana de 66-70. Gabavam-se de sua fidelidade à letra da lei mosaica, em contradição à tradição oral. Formavam o partido da aristocracia e dos sacerdotes abastados. Controlavam o sinédrio e qualquer resquício de poder político que restava. Também controlavam o templo, e o sumo-sacerdote era sempre um líder deste grupo. Era um grupo fechado e não procurava prosélitos."

A declaração acima, referente aos Grupos Religiosos dos tempos do Novo Testamento, aplica-se corretamente aos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q19135 | Informática, Banco de Dados, Primeiro Tenente, MM QT, MB

Os DATA WAREHOUSES existem para facilitar as consultas complexas, intensivas em termos de dados e aleatórias frequentes. De maneira adequada, os DATA WAREHOUSES têm que proporcionar um suporte às consultas muito maior e mais eficiente do que é exigido dos bancos de dados transacionais. Baseado neste conceito, em um DATA WAREHOUSE, quando se faz uma operação de DRILL-DOWN, qual o efeito no resultado obtido na consulta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q18384 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Se M = (1/2 + 2/3) x 4/7 e N = (2/3 - 2/9) : 2/3, então é correto afirmar 2 3 7 3 9 3 que;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.