Início

Questões de Concursos MB

Resolva questões de MB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q19031 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, CAP, MB

Assinale a opção que apresenta uma conta patrimonial que ao ser creditada aumenta o seu valor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q18343 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Assinale a opção que corresponde ao maior número que e solução da equação x2-3x+2=0.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q52616 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Texto associado.
Do Diário do Imperador

      Acabo de ler o Diário do Imperador D. Pedro II, escrito exatamente há um sécuio. Por essas pequenas anotações, pode-se acompanhar um ano da sua vida, amostra suficiente das dificuldades com que o Brasil tem lutado sempre para entrar no bom caminho, para melancolia e desânimo de seus mais devotados servidores.
      Assim mesmo se exprimiu o Imperador: "Muitas coisas me desgostam; mas não posso logo remediá-las e isso me aflige profundamente. Se ao menos eu pudesse fazer constar geralmente como penso! Mas pra quê - se tão poucos acreditariam nos embaraços que encontro para que eu faça o que julgo acertado! Há muita falta de zelo, e o amor da pátria só é uma palavra - para a maior parte!"
      A respeito de certo boato que se espalhara, comenta, com desgosto: "Tudo inventam; e triste política é a que vive de semelhantes embustes quando tantos meios honestos havia de fazer oposição; mas para isso é necessário estudar as necessidades da Nação - e onde está o zelo?"
      (A palavra ZELO ocorre numerosas vezes neste diário: é essa "dedicação ardente", essa "diligência", que o Imperador não encontra na maior parte dos que, no entanto, por função, estão encarregados dos problemas nacionais. E isso lhe causa sofrimento.)
      Os moços de hoje deviam ler estas palavras, e entendê-las: "Na educação da mocidade é que sobretudo confio para regeneração da pátria. Gritam que se não pode chegar ao poder senão fazendo oposição como a fazem; mas, quando no poder, não sofrem do mal que fomentaram? A imprensa é inteiramente livre, como julgo deva ser, e na Câmara e no Senado a oposição tem representantes; mas que fazem estes pela maior parte?"
      Os homens públicos também deveríam meditar sobre esta passagem: "...Mas tudo custa a fazer em nossa terra e a instabilidade de ministério não dá tempo aos ministros para iniciarem, depois do necessário estudo, as medidas mais urgentes. É preciso trabalhar, e vejo que não se fala quase senão em política, que é, as mais das vezes, guerra entre interesses individuais."
      Há neste pequeno diário, de um ano e cinco dias, variadas observações sobre agricultura, teatro, ciência, educação; impressões de visitas a diferentes estabelecimentos educacionais e industriais; breves apontamentos sobre ministros e personalidades do tempo. Terminada a leitura, parece-nos que estamos na mesma, que o século não passou; apenas as pessoas mudaram de nome. E o Imperador, há cem anos, escrevendo: "A falta de zelo; a falta de sentimento do dever é nosso primeiro defeito moral. Força é contudo aceitar suas consequências, procurando, aliás, destruir esse mal que nos vai tornando tão fracos.”
      D. Pedro II deixou fama de sabedoria, e comparandose as modestas (mas importantíssimas) observações de seu diário com a verborragia demagógica de que ainda somos vítimas, e dos males que a acompanham, compreende-se que muita gente desesperada até pense em tornar-se monarquista.
      Mas convém não esquecer estas palavras do próprio Imperador: “Nasci para consagrar-me às letras e às ciências; e, a ocupar posição política, preferiría a de presidente da República ou ministro à de Imperador".
      Sejamos, pois, republicanos, democratas, estudiosos, honestos, justiceiros, e cultivemos o ZELO de bem servir à pátria, aos homens, às instituições. Neste particular, estamos com um século de atraso.

MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho. São Paulo: Global, 2016 (Texto adaptado)
Leia o trecho abaixo.

“No Zelo está implícita a aceitação de que servimos à Nação e não a pessoas. [...]”
(ESCOLA NAVAL. Ilha de Villegagnon. Nossa Voga. Rio de Janeiro, 2009.120p.)

Em que opção o Imperador, ainda no sécuio XIX, já externa sua preocupação com um comportamento que contraria, expiicitamente, o verdadeiro sentido de Zelo, exposto acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q42542 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Determine o Máximo Divisor Comum (M.D.C) dos números ( 12 ; 15 ; 18 ), e marque a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q19035 | Probabilidade e Estatística, Estatística, Técnico em Contabilidade, CAP, MB

Analise a tabela a seguir. 

                        xi                Frequência (fi

                        0                         2

                        2                         5

                        3                         8

                        4                         3

                        5                         1 

Assinale a opção que corresponde à moda da série acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q18368 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Entre os números naturais 25 e 42, há quantos números primos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q18715 | Contabilidade Geral, Contador, CP PCNS, MB

Segundo a Teoria Personalista, as contas dos agentes consignatários representam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q19023 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, CAP, MB

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Considerando o art. 35 da Lei n° 4.320/64, pode-se concluir que no regime da contabilidade pública, no Brasil, adota-se como pertencente ao exercício financeiro as receitas nele _______________ e as despesas nele ___________ .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q18005 | Conhecimentos Específicos, Gerência de Projetos, Professor de Tecnologia da Informação, Marinha do Brasil, MB

Em relação à declaração de escopo de um projeto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q227100 | Informática, Primeiro Tenente Informática, MM QT, MB

Segundo Comer (2007), os cientistas da computação investigaram a relação entre o atraso e o congestionamento no que concerne ao estudo do comportamento de redes de computadores e, descobriram que, em muitos casos, o atraso esperado pode ser estimado a partir da porcentagem da capacidade da rede que está sendo utilizada. Desta forma, se Do representa o atraso quando a rede está ociosa, e U é um valor entre 0 (zero) e 1 (um) que denota a utilização atual da rede, o atraso efetivo D é dado pela fórmula: D=Do / (1–U). Se U se aproxima de 1, o que acontece com o atraso?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q7982 | Enfermagem, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Assinale a opção que NÃO apresenta fatores de risco para a embolia pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q17804 | Recursos Humanos, Administrador, Marinha do Brasil, MB

De acordo com Chiavenato (2010), assinale a opção correta em relação aos métodos de avaliação de desempenho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q15796 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

De acordo com Sellin e Fohrer (1977) a divisão quinquepartita dos livros, feita com a finalidade, talvez de se obter seções que pudessem ter a mesma extensão dos rolos de cada um dos demais livros, teve lugar o mais tardar no século IV a. C. e já era conhecida na LXX. À semelhança do termo Pentateuco foram criadas outras denominações. Sendo assim, assinale a opção que contém um termo INCORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q52589 | Inglês, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Switzerland’s invisible linguistic borders

There are four official Swiss languages: German, French, Italian and Romansh, an indigenous language with limited status that"s similar to Latin and spoken today by only a handful of Swiss. A fifth language, English, is increasingly used to bridge the linguistic divide. In a recent survey by Pro Unguis, three quarters of those queried said they use English at least three times per week.
In polyglot Switzerland, even linguistic divisions are divided. People in the German-speaking cantons speak Swiss-German at home but learn standard German in school. The Italian spoken in the Ticino canton is peppered with words borrowed from German and French.
Language may not be destiny, but it does determine much more than the words we speak. Language drives culture, and culture drives life. In that sense, the Rõstigraben is as much a cultural border as a linguistic one. Life on either side of the divide unfolds at a different pace, Bianchi explained. “[In my opinion] French speakers are more laid-back. A glass of white wine for lunch on a workday is still rather usual. German speakers have little sense of humour, and follow rules beyond the rigidity of the Japanese."
The cultural divide between Italian-speaking Switzerland and the rest of the country - a divide marked by the so-called Polentagraben - is even sharper. Italianspeakers are a distinct minority, accounting for only 8% of the population and living mostly in the far southern canton of Ticino. “When I first moved here, people told me, Ticino is just like Italy except everything works’, and I think that"s true,” said Paulo Gonçalves, a Brazilian academic who has been living in Ticino for the past decade.
Coming from a nation with one official spoken language, Gonçalves marvels at how the Swiss juggle four. “It is quite remarkable how they manage to get along,” he said, recalling going to a conference attended by people who spoke French, German, Italian and English. "You had presentations being given in four different languages in the same conference hall.’’
Living in such a multilingual environment "really reshapes how I see the world and imagine the possibilities,” Gonçalves said. “I am a significantly different person than I was 10 years ago.”
Switzerland’s languages are not evenly distributed. Of the country’s 26 cantons, most - 17 - are German speaking, while four are French and one Italian. (Three cantons are bilingual and one, Grisons, trilingual.) A majority of Swiss, 63%, speak German as their first language.

(Abridged from http ://www.bbc.com)

According to the text, which option is correct?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q52919 | Português, Marinheiro, EAM, MB

Texto associado.
O trabalho dignifica o homem. O lazer dignifica a vida.

      “Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida.” A frase do pensador Confúcio tem sido o mantra de muitos que, embalados pela concepção de que ofício e prazer não precisam se opor, buscam um estilo de vida no qual a fonte de renda seja também fonte de alegria e satisfação pessoal. A questão é: trabalho é sempre trabalho. Pode ser bom, pode ser até divertido, mas não substitui a capacidade que só o lazer possui de tirar o peso de um cotidiano regido por prazos, horários, metas.
      Não são poucas as pessoas que eu conheço que negligenciam descanso em prol da produção desenfreada, da busca frenética por resultado, ascensão, status, dinheiro.
      Algo de errado em querer tudo isso? A meu ver, não. E sim. Não porque são dignas e, sobretudo, necessárias, a vontade de não ser medíocre naquilo que se faz e a recusa à estagnação. Sim, quando ambas comprometem momentos de entretenimento minando, aos poucos, a saúde física e mental de quem acha que sombra e água fresca são luxo e não merecimento.
      Recentemente, um construtor com o qual eu conversava me disse que estava havia nove anos sem férias e lamentou o pouco tempo passado com os netos. O patrimônio milionário veio de dedicação e empenho. Mas custou caro também. Admirei a trajetória, a abdicação. Entretanto, senti um pesar por aquele homem com conta bancária polpuda e rosto abatido. Na hora me perguntei se era realmente preciso escolher entre sucesso e diversão. Evidentemente, não. É simples e absolutamente viável conciliar o suor da batalha com mergulhos no mar, planilhas Excel com caipirinhas em fins de tarde.
      Poucas coisas são tão eficazes na função de honrar alguém quanto o ofício que se exerce. Momentos de pausa, porém, honram o próprio ofício. A vida se equilibra justamente na possibilidade de converter o dinheiro advindo do esforço em ingressos para o show da banda preferida, passeios no parque, pipoca quentinha e viagens de barco.
      Convivo com pessoas que amam o que fazem e se engrandecem cada vez que percebem como são eficientes na missão de dar sentido à profissão. Pessoas que, por meio de suas atribuições, transformam o mundo, sentem­-se úteis, reforçam talentos. Mas até essas se esgotam. É o famoso caso do jogador de futebol que, estressado com as cobranças do time, vai jogar uma “pelada” para relaxar.
      Desculpe a petulância ao discordar, Confúcio, mas ainda que trabalhemos com o que amamos, será sempre trabalho. Muitas vezes prazeroso, outras tantas edificante..., mas nunca capaz, sozinho, de suprir toda uma vida. Arregacemos as mangas conscientes de que os pés na areia da praia e as rodas de amigos em bares são combustíveis importantes para o bom andamento da labuta diária.

                                                                                                           Larissa Bittar (Adaptado).
htlp://www.revÍstabula.com/7523-o-trabalho-dignifica-o-homem-o-lazer-dignifica-a-vida/
Em qual opção a grafia do termo destacado está correta, no contexto? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q18723 | Auditoria, Contador, CP PCNS, MB

Propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos previamente estabelecidos e um dos principais objetivos do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q18725 | Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contador, CP PCNS, MB

Suponha que determinada empresa adota o seguinte padrão de material direto para a produção de 500 pares de sapato: 50 metros quadrados de couro, ao custo de R$ 10,00/metro quadrado. Ao final de sua produção, constata que utilizou 47 metros quadrados de couro, ao custo de R$ 12,00/metro quadrado. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, as variações de quantidade e de preço de materiais diretos observados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q3068 | Português, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Texto associado.
Em qual das palavras abaixo o antônimo NÃO se forma apenas pela retirada da partícula “des” ?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q18713 | Contabilidade Geral, Contador, CP PCNS, MB

Com relação a diferenciação entre co-produtos, subprodutos e sucata, e correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q7981 | Enfermagem, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Muitas mulheres iniciam o acompanhamento pré-natal já ultrapassadas as primeiras 8 a 12 semanas de gestação. Esse período de intensa organogênese fetal, é fundamental para estabelecerem-se as bases do acompanhamento adequado. A maioria dos fatores que influenciam, negativamente, o binômio materno-fetal tem sua gênese no seguinte período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.