Início

Questões de Concursos MB

Resolva questões de MB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q52776 | Matemática, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB, 2018

A idade de cada um dos três filhos de um adulto, incluindo os dois filhos gêmeos, é representada por números inteiros. A soma das idades é igual a 21 e o produto igual a 320. Se colocarmos em forma de potência a maior idade e a menor idade deles, de tal modo que a maior seja a base da potência e a menor seja o expoente, está correto afirmar que ela terá o mesmo resultado do que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q7637 | Teologia, Primeiro Tenente Capelão, Marinha do Brasil, MB

Segundo o Código de Direito Canônico no Cânon 869, existem Igrejas cujo batismo pode-se prudentemente duvidar e, por essa razão, requer-se como norma geral a administração de um novo batismo sob condição. Quais são essas Igrejas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q18350 | Português, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase abaixo.

Após ____ reunião com os antigos alunos, todos foram ___ sala, para assistir _____ chegada dos novatos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q18727 | Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contador, CP PCNS, MB

De acordo com a terminologia de custos, como se denomina o gasto ativado em função de sua vida útil ou benefício atribuíveis a futuros períodos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q42750 | Matemática Financeira, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Numa casa, em um banho de ducha, são consumidos 135 litros de água em 15 minutos. Fechar o registro enquanto se ensaboa e reduzir o tempo de banho com o registro aberto para 5 minutos gera uma grande economia de água. Quantos litros se economiza dessa maneira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q18342 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Em uma divisão entre dois numeros inteiros o quociente é 8, o divisor é 12 e o resto é o maior possivel. Logo, o dividendo será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q18346 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Uma pipa ficou presa em um galho de uma árvore e seu fio ficou esticado formando um ângulo de 60° com o solo. Sabendo que o comprimento do fio é de 50m, a que altura, aproximadamente, do solo encontrava-se a pipa?

Dado: considere √3 = 1,7
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q53036 | Física, Oficial da Marinha Mercante, EFOMM, MB, 2017

Para ferver três litros de água para fazer uma sopa, Dona Marize mantém uma panela de 500 g suspensa sobre a fogueira, presa em um galho de árvore por um fio de aço com 2 m de comprimento. Durante o processo de aquecimento, são gerados pulsos de 100 Hz em uma das extremidades do fio. Esse processo é interrompido com a observação de um regime estacionário de terceiro harmônico. Determine, aproximadamente, a massa de água restante na panela.

(Dados: densidade linear do aço = 10-3 Kg/m; aceleração da gravidade = 10 m/s2 e densidade da água = 1 Kg/L.) 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q52929 | Matemática, Marinheiro, EAM, MB, 2017

O número natural N = 23.3P possui 20 divisores positivos. Sendo assim, o valor de p é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q18316 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Em um triângulo ABC, o ângulo interno em A é o dobro do ângulo interno em B. Sabendo que o ângulo interno em C é o triplo do ângulo interno em A, o menor ângulo interno deste triângulo é;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q53027 | Matemática, Oficial da Marinha Mercante, EFOMM, MB, 2017

A forma de uma montanha pode ser descrita pela equação y = - x2 + 17x - 66 (6 ≤ x ≤ 11). Considere um atirador munido de um rifle de alta precisão, localizado no ponto (2,0). A partir de que ponto, na montanha, um indefeso coelho estará 100% seguro? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q53029 | Matemática, Oficial da Marinha Mercante, EFOMM, MB, 2017

Num triângulo ABC, as bissetrizes dos ângulos externos do vértice B e C formam um ângulo de medida 50°. Calcule o ângulo interno do vértice A. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q18720 | Auditoria, Contador, CP PCNS, MB

Um dos principais objetivos da auditoria interna é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q52763 | Inglês, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB, 2018

Mark the sentence which is grammatically correct.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q18658 | Física, Oficial da Marinha Mercante, EFOMM, MB

Por uma seção transversal de um fio cilíndrico de cobre passam, a cada hora, 9,00x1022 elétrons. O valor aproximado da corrente elétrica média no fio, em amperes, é 

Dado: carga elementar e = 1,60x10-19C .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q42549 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Uma empresa possui 750 funcionários e comprou marmitas individuais congeladas suficientes para o almoço desses funcionários durante 25 dias. Se a empresa contratasse mais 500 funcionários, a quantidade de marmitas adquiridas seria suficiente para quantos dias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q53014 | Geografia, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB, 2018

As cidades são fenômenos antigos na história das sociedades. A evolução das áreas urbanas propiciou mudanças no comportamento socioeconômico da humanidade. Sendo assim, assinale a opção que represente uma realidade sobre a evolução urbana brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q18317 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

O perímetro de um triângulo de lados inteiros é igual a 12m. O maior valor possível para um dos lados deste triângulo tem medida igual a;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q52605 | Português, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Texto associado.
Para pessoas de opinião

      Você me dirá que uma das coisas que mais preza é sua opinião. Prezá-la é considerado virtude. Fulano? É uma pessoa de opinião”. É preciso força e decisão para “ter opinião". Não é fácil.
      Você me dirá, ainda, do que é capaz de fazer para defender a própria opinião. Ter opinião é tão importante que há até um direito dos mais sagrados, o direito à opinião, ultimamente, aliás, bastante afetado, pois vivemos tempos de ampliação do delito de opinião. Ter opinião, em vez de ser considerado um estágio preliminar da convicção, passa a ser ameaçador.
      Mas sem contrariar a força com que você defende as próprias opiniões e, sobretudo, defendendo o seu inalienável direito de tê-las, eu lhe proporei pensar sobre se a opinião é uma instância realmente profunda ou se é, tão-somente, uma das primeiras reações que se tem diante dos acontecimentos.
     Será a opinião uma reação profunda ou superficial? Ouso afirmar que, quase sempre, é das mais superficiais.
       Opinião é reação, e expressa um sentimento ou julgamento. Ao reagir, o sentimento realiza uma síntese do que e como somos. Esta síntese aparece na forma pela qual reagimos. A primeira reação é reveiadora do sentimento com que julgamos a vida, o mundo, as pessoas. Quase sempre a opinião surge nessa etapa inicial, patamar superficial do nosso ser. Somos um repositório de primeiras impressões!
    Pode-se, efetivamente, garantir que nossas opiniões são fruto de meditação? Ou de conhecimento sedimentado? Positivamente, não. Quem responder sinceramente, vai concluir que tem muito mais opiniões do que coisas que sabe ou conhece. Qualquer conhecimento profundo não leva à opinião; leva à análise, à convicção, à dúvida ou à evidência, e nenhuma dessas quatro instâncias tem a ver com a opinião.
     Quem (se) reparar com cuidado, verificará o quanto é levado a opinar, vale dizer, reagir, sentir, julgar, diante dos variados temas. Somos um aluvião de opiniões. Defendemo-nos de analisar, tendo opinião; preservamonos do perigoso e trabalhoso mister de pensar, tendo logo uma opinião.
    É mais fácil ter opinião do que dúvida. Opinião traz adeptos e dividendos pessoais de prestígio, respeitabilidade, aura de coragem ou heroísmo.
      As opiniões são uma espécie de fabricação em série de idéias sempre iguais, saídas do modelo pelo qual vemos o mundo, e nos faz enfocar a realidade segundo um eterno subjetivismo. Por isso a opinião quase nunca é o reflexo das variadas componentes do real. É eco a repetir a experiência anterior, diante de cada caso novo. A opinião nos defende da complexidade do real, logo, é maneira de impedir a criatividade do homem. 
     Na origem latina, opinar tem um sentido ambíguo. É muito mais conjecturar do que afirmar. A palavra chega a ter, nos seus vários sentidos, o de disfarçar. A origem do termo é mais fiel ao seu significado do que a tradução que hoje se ihe dá.
      Opinar não significa saber nem conhecer. Opinar significa ter uma opinião a respeito de algo, isto é, uma impressão sujeita a retificações, a correções, a mudanças permanentes. O sentido essencial de opinar é conjecturar, ou seja, supor uma realidade para poder discuti-la e, assim, melhor conhecê-la.
    No entanto, nos ofendemos se contrariam a nossa opinião; vivemos em busca do respeito à “nossa opinião". E, mais grave e frequente, vivemos a sofrer por causa da opinião ou de opiniões dos outros sem saber que a opinião de alguém é o resultado das manifestações (reações) mais superficiais e fáceis do seu espírito.
    A opinião é instância superficial, exercício de dúvida e de conhecimento disfarçado em certeza ou afirmação, uma conjetura em forma de assertiva. É mais a expressão de um sentimento do que a conciliação deste com o conhecimento e a verdade. A partir do momento em que sabemos de tudo isso, temos obrigatoriamente que deixar de dar tanta importância à opinião alheia e à própria. É preciso, sempre, submetê-las ao crivo da permanência, dotempo, da análise, do conhecimento, da vivência, da experimentação em situações diferentes, em estados de espírito diversos, para, só então, considerá-la significativa, válida, profunda.
    Qual de nós está disposto a aceitar que a própria opinião, embora válida e respeitável, é uma forma superficial de manifestação? Quem está disposto a se dar ao trabalho de atribuir à opinião sua verdadeira função, que é nobiiíssima: a de ser trânsito, passagem, via, para a Convicção, para a Análise, para Dúvida e para a Evidência - os quatro elementos que compõem a verdade?
      Esta é a minha opinião...

TÁVOLA, Artur da. Alguém que já não fui. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
Assinale a opção em que o processo de formação da palavra “inalienável” (3°§) está corretamente indicado. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q42553 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

 Em um triângulo retângulo, as medidas dos catetos são expressas, em centímetros, pelas raízes da equação x2 -10x+ 16 = 0 Nessas condições, determine a medida da hipotenusa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.