Início

Questões de Concursos MB

Resolva questões de MB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q52911 | Português, Marinheiro, EAM, MB

Texto associado.
O trabalho dignifica o homem. O lazer dignifica a vida.

      “Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida.” A frase do pensador Confúcio tem sido o mantra de muitos que, embalados pela concepção de que ofício e prazer não precisam se opor, buscam um estilo de vida no qual a fonte de renda seja também fonte de alegria e satisfação pessoal. A questão é: trabalho é sempre trabalho. Pode ser bom, pode ser até divertido, mas não substitui a capacidade que só o lazer possui de tirar o peso de um cotidiano regido por prazos, horários, metas.
      Não são poucas as pessoas que eu conheço que negligenciam descanso em prol da produção desenfreada, da busca frenética por resultado, ascensão, status, dinheiro.
      Algo de errado em querer tudo isso? A meu ver, não. E sim. Não porque são dignas e, sobretudo, necessárias, a vontade de não ser medíocre naquilo que se faz e a recusa à estagnação. Sim, quando ambas comprometem momentos de entretenimento minando, aos poucos, a saúde física e mental de quem acha que sombra e água fresca são luxo e não merecimento.
      Recentemente, um construtor com o qual eu conversava me disse que estava havia nove anos sem férias e lamentou o pouco tempo passado com os netos. O patrimônio milionário veio de dedicação e empenho. Mas custou caro também. Admirei a trajetória, a abdicação. Entretanto, senti um pesar por aquele homem com conta bancária polpuda e rosto abatido. Na hora me perguntei se era realmente preciso escolher entre sucesso e diversão. Evidentemente, não. É simples e absolutamente viável conciliar o suor da batalha com mergulhos no mar, planilhas Excel com caipirinhas em fins de tarde.
      Poucas coisas são tão eficazes na função de honrar alguém quanto o ofício que se exerce. Momentos de pausa, porém, honram o próprio ofício. A vida se equilibra justamente na possibilidade de converter o dinheiro advindo do esforço em ingressos para o show da banda preferida, passeios no parque, pipoca quentinha e viagens de barco.
      Convivo com pessoas que amam o que fazem e se engrandecem cada vez que percebem como são eficientes na missão de dar sentido à profissão. Pessoas que, por meio de suas atribuições, transformam o mundo, sentem­-se úteis, reforçam talentos. Mas até essas se esgotam. É o famoso caso do jogador de futebol que, estressado com as cobranças do time, vai jogar uma “pelada” para relaxar.
      Desculpe a petulância ao discordar, Confúcio, mas ainda que trabalhemos com o que amamos, será sempre trabalho. Muitas vezes prazeroso, outras tantas edificante..., mas nunca capaz, sozinho, de suprir toda uma vida. Arregacemos as mangas conscientes de que os pés na areia da praia e as rodas de amigos em bares são combustíveis importantes para o bom andamento da labuta diária.

                                                                                                           Larissa Bittar (Adaptado).
htlp://www.revÍstabula.com/7523-o-trabalho-dignifica-o-homem-o-lazer-dignifica-a-vida/
Em “Poucas coisas são tão eficazes na função de honrar alguém quanto o ofício que se exerce." (5°§), deve-se, corretamente, compreender que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q15803 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Algumas teorias procuram harmonizar a narrativa da criação com as descobertas da ciência. Dentre elas, a Teoria da Harmonização presume que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q8001 | Enfermagem, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

A cetoacidose diabética, conforme descrito por BRUNNER (2005), é causada por uma ausência ou quantidade acentuadamente inadequada de insulina. Quais os três principais aspectos clínicos da cetoacidose diabética?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q18340 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Tanto em residências quanto em indústrias e imóveis comerciais existem instrumentos conectados à rede elétrica responsáveis por efetuar uma medida cujo valor é expresso em quilowatt-hora (Kw.h). A unidade de medida quilowatt-hora (Kw.h), apesar de não ser o padrão definido pelo Sistema Internacional de unidades, pode ser utilizada para medir a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q19176 | Informática, Banco de Dados, Primeiro Tenente, MM QT, MB

Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados. O SGBD é um sistema de software de uso geral que facilita o processo de definição, construção, manipulação e compartilhamento de banco de dados entre diversos usuários e aplicações. Cada SGBD relacional precisa ter uma linguagem de definição de dados (DATA DEFINITION LANGUAGE)para estabelecer um esquema de banco de dados. Os SGBDs relacionais costumam usar principalmente SQL (STRUCTURED QUERY LANGUAGE) para essa finalidade. Assinale a opção que apresenta somente comandos DATA DEFINITION LANGUAGE em STRUCTURED QUERY LANGUAGE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q52607 | Português, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Texto associado.
Para pessoas de opinião

      Você me dirá que uma das coisas que mais preza é sua opinião. Prezá-la é considerado virtude. Fulano? É uma pessoa de opinião”. É preciso força e decisão para “ter opinião". Não é fácil.
      Você me dirá, ainda, do que é capaz de fazer para defender a própria opinião. Ter opinião é tão importante que há até um direito dos mais sagrados, o direito à opinião, ultimamente, aliás, bastante afetado, pois vivemos tempos de ampliação do delito de opinião. Ter opinião, em vez de ser considerado um estágio preliminar da convicção, passa a ser ameaçador.
      Mas sem contrariar a força com que você defende as próprias opiniões e, sobretudo, defendendo o seu inalienável direito de tê-las, eu lhe proporei pensar sobre se a opinião é uma instância realmente profunda ou se é, tão-somente, uma das primeiras reações que se tem diante dos acontecimentos.
     Será a opinião uma reação profunda ou superficial? Ouso afirmar que, quase sempre, é das mais superficiais.
       Opinião é reação, e expressa um sentimento ou julgamento. Ao reagir, o sentimento realiza uma síntese do que e como somos. Esta síntese aparece na forma pela qual reagimos. A primeira reação é reveiadora do sentimento com que julgamos a vida, o mundo, as pessoas. Quase sempre a opinião surge nessa etapa inicial, patamar superficial do nosso ser. Somos um repositório de primeiras impressões!
    Pode-se, efetivamente, garantir que nossas opiniões são fruto de meditação? Ou de conhecimento sedimentado? Positivamente, não. Quem responder sinceramente, vai concluir que tem muito mais opiniões do que coisas que sabe ou conhece. Qualquer conhecimento profundo não leva à opinião; leva à análise, à convicção, à dúvida ou à evidência, e nenhuma dessas quatro instâncias tem a ver com a opinião.
     Quem (se) reparar com cuidado, verificará o quanto é levado a opinar, vale dizer, reagir, sentir, julgar, diante dos variados temas. Somos um aluvião de opiniões. Defendemo-nos de analisar, tendo opinião; preservamonos do perigoso e trabalhoso mister de pensar, tendo logo uma opinião.
    É mais fácil ter opinião do que dúvida. Opinião traz adeptos e dividendos pessoais de prestígio, respeitabilidade, aura de coragem ou heroísmo.
      As opiniões são uma espécie de fabricação em série de idéias sempre iguais, saídas do modelo pelo qual vemos o mundo, e nos faz enfocar a realidade segundo um eterno subjetivismo. Por isso a opinião quase nunca é o reflexo das variadas componentes do real. É eco a repetir a experiência anterior, diante de cada caso novo. A opinião nos defende da complexidade do real, logo, é maneira de impedir a criatividade do homem. 
     Na origem latina, opinar tem um sentido ambíguo. É muito mais conjecturar do que afirmar. A palavra chega a ter, nos seus vários sentidos, o de disfarçar. A origem do termo é mais fiel ao seu significado do que a tradução que hoje se ihe dá.
      Opinar não significa saber nem conhecer. Opinar significa ter uma opinião a respeito de algo, isto é, uma impressão sujeita a retificações, a correções, a mudanças permanentes. O sentido essencial de opinar é conjecturar, ou seja, supor uma realidade para poder discuti-la e, assim, melhor conhecê-la.
    No entanto, nos ofendemos se contrariam a nossa opinião; vivemos em busca do respeito à “nossa opinião". E, mais grave e frequente, vivemos a sofrer por causa da opinião ou de opiniões dos outros sem saber que a opinião de alguém é o resultado das manifestações (reações) mais superficiais e fáceis do seu espírito.
    A opinião é instância superficial, exercício de dúvida e de conhecimento disfarçado em certeza ou afirmação, uma conjetura em forma de assertiva. É mais a expressão de um sentimento do que a conciliação deste com o conhecimento e a verdade. A partir do momento em que sabemos de tudo isso, temos obrigatoriamente que deixar de dar tanta importância à opinião alheia e à própria. É preciso, sempre, submetê-las ao crivo da permanência, dotempo, da análise, do conhecimento, da vivência, da experimentação em situações diferentes, em estados de espírito diversos, para, só então, considerá-la significativa, válida, profunda.
    Qual de nós está disposto a aceitar que a própria opinião, embora válida e respeitável, é uma forma superficial de manifestação? Quem está disposto a se dar ao trabalho de atribuir à opinião sua verdadeira função, que é nobiiíssima: a de ser trânsito, passagem, via, para a Convicção, para a Análise, para Dúvida e para a Evidência - os quatro elementos que compõem a verdade?
      Esta é a minha opinião...

TÁVOLA, Artur da. Alguém que já não fui. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
Leia a frase abaixo:

“Você me dirá, ainda, do que é capaz para defender a própria opinião." (2°§)

Marque a opção em que o comentário sobre os recursos de coesão empregados na frase acima está correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q15806 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Analise o texto a seguir.

"Depois, tendo [Judas Macabeus] organizado uma coleta individual, enviou a Jerusalém cerca de duas mil dracmas de prata, fim de que se oferecesse um sacrifício pelo pecado: agiu assim absolutamente bem e nobremente, com o pensamento na ressurreição. De fato, se ele não esperasse que os que haviam sucumbido iriam ressuscitar, seria supérfluo e tolo rezar pelos mortos. Mas, se considerava que uma belíssima recompensa está reservada para os que adormecem na piedade, então era santo e piedoso o seu modo de pensar. Eis porque ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos do seu pecado." (2 Macabeus, cap. 12, ver. 43-45)

O texto acima constitui-se num dos fundamentos escriturísti- os para uma das doutrinas a respeito do estado intermediário das almas, após a experiência da morte. Esta doutrina, NÃO postulada pelas igrejas evangélicas no Brasil, é chamada de doutrina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q18378 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Assinale a opção que apresenta o princípio da Ciência que explica o funcionamento do sifão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q18647 | Matemática, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB

A solução real da equação 7⁄ x-1 - 8⁄x+1 = 9 ⁄ x2 - 1 é um divisor de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q18728 | Meteorologia, Técnico em Meteorologia, CAP, MB

Que circulação de escala sinótica ocorre na troposfera superior, atinge intensidade máxima no verão e contribui para as chuvas, principalmente, nas regiões Norte e Centro Oeste?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q17963 | Recursos Humanos, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Na Administração por Objetivos (APO), segundo Chiavenato{2014}, cada organização tem a sua Hierarquia de Objetivos. Sendo assim, pode-se afirmar que os objetivos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q19006 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, CAP, MB

Em uma empresa que não possui limitação da capacidade produtiva, o produto que pode ser analisado como o mais rentável será o que apresentar maior margem de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q15819 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Segundo o cânon 518 do Código de Direito Canônico como poderão ser as paróquias em relação à jurisdição sobre os fiéis?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q19096 | Radiologia, Técnico em Radiologia Médica, CAP, MB

A aorta abdominal é a continuação da aorta torácica. Existem 05 ramos principais da aorta abdominal que são de grande interesse nos estudos radiológicos. Assinale a opção que apresenta dois desses ramos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q52909 | Música, Sargento Músico, CFN, MB

Assinale a opção que NÃO corresponde a um tom vizinho de Ré Maior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q18313 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Uma TV em cores de LCD custa, a prazo, R$ 2.300,00. Para pagamento à vista, o seu valor é 20% mais barato em relação ao seu preço a prazo. Qual o preço, à vista, desta TV?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q18650 | Matemática, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB

Analise as afirmações abaixo referentes a números reais simbolizados por "a", "b" ou "c".

I - A condição a . b - c > 0 garante que " a " , " b " e " c " não são, simultaneamente, iguais a zero, bem como a condição a2+ b2+ c2 ≠ 0.

II - Quando o valor absoluto de "a" é menor do que b > 0, é verdade que - b < a < b

III- Admitindo que b>c, é verdadeiro afirmar que b2 > c 2

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q7991 | Enfermagem, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

As úlceras por pressão são lesões decorrentes de hipóxia celular, que levam à necrose tecidual. No estágio II, essas úlceras caracterizam-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q18680 | Enfermagem, Primeiro Tenente da Marinha, CSM, MB

O choque hemorrágico é uma das maiores causas de mortalidade materna, principalmente nos países em desenvolvimento. Sendo a hemorragia interna mais difícil de ser avaliada, quais os sinais e sintomas clínicos encontrados na instalação do choque hemorrágico moderado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.