Início

Questões de Concursos MB

Resolva questões de MB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q19121 | Biblioteconomia, Primeiro Tenente, MM QT, MB

As principais atividades da cadeia documentária, como defi­nido por Ailton Feitosa (2006), envolvem:

I - coleta; tratamento material; tratamento intelectual; pesquisa; e difusão.
II - registro; tratamento material; tratamento intelectual; análise documentária; e pesquisa documental.
III- controle; registro; tratamento intelectual; pesquisa documental; e difusão.
IV - análise documentária; tratamento material; tratamento intelectual; pesquisa; e difusão.
V - tratamento material; tratamento intelectual; análise documental; pesquisa documental; e difusão.

Qual dos itens acima representa a ordem correta das atividades?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q53003 | Português, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB, 2018

Correndo risco de vida

Em uma de suas histórias geniais, Monteiro Lobato nos apresenta o reformador da natureza, Américo PiscaPisca. Questionando o perfeito equilíbrio do mundo natural, Américo Pisca-Pisca apontava um desequilíbrio flagrante no fato de uma enorme árvore, como a jabuticabeira, sustentar frutos tão pequeninos, enquanto a colossal abóbora é sustentada pelo caule fino de uma planta rasteira. Satisfeito com sua grande descoberta, Américo deita-se sob a sombra de uma das jabuticabeiras e adormece. Lá peias tantas, uma frutinha lhe cai bem na ponta do seu nariz. Aturdido, o reformador se dá conta de sua lógica.
Se os reformadores da natureza, como Américo Pisca-Pisca, já caíram no ridículo, os reformadores da língua ainda gozam de muito prestígio. Durante muito tempo era possível usar a expressão “fulano não corre mais risco de vida”. Qualquer falante normal decodificava a expressão “risco de vida" como “ter a vida em risco”. E tudo ia muito bem, até que um desses reformadores da língua sentenciou, do alto da sua vã inteligência: “"não é risco de vida, é risco de morte”. Quer dizer que só ele teve essa brilhante percepção, todos os outros falantes da língua não passavam de obtusos irrecuperáveis, é o tipo de sujeito que acredita ter inventado a roda. E impressiona a fortuna crítica de tal asneira. Desde então, todos os jornais propalam “o grande líder sicrano ainda corre o risco de morte”. E me desculpem, mas risco de morte é muito pernóstico.
Assim como o reformador da natureza não entende nada da dinâmica do mundo natural, esses gramáticos que pretendem reformar o uso linguístico invocando sua pretensa racionalidade não percebem coisa alguma da lógica de funcionamento da língua. Como bem ensinou Saussure, fundador da linguística moderna, tudo na língua é convenção. A expressão “risco de vida", estava consagrada pelo uso e não se criava problemas na comunicação, porque nenhum falante, ao ouvir tal expressão, pensava que o sujeito corra risco de viver.
A relação entre as formas linguísticas e o seu conteúdo é arbitrária e convencionada socialmente. Em Japonês, por exemplo, o objeto precede o verbo. Diz-se "João o bolo comeu" em vez de “João comeu o bolo”, como em português. Se o nosso reformador da língua baixasse por lá, tentaria convencer os japoneses de que o verbo preceder o seu objeto é muito mais lógico!
Mas os ingênuos poderiam argumentar: o nosso oráculo gramatical não melhorou a língua tornando-a mais lógica? Não, meus caros, ele a empobreceu. Pois, ao lado da expressão mais trivial “correr o risco de cair do cavalo”, a língua tem uma expressão mais sofisticada: correr risco de vida. Tal construção dissonante amplia as possibilidades expressivas da língua, criando um veio que pode vir a ser explorado por poetas e demais criadores da língua. “Corrigir" risco de vida por risco de morte é substituir uma expressão mais sutil e sofisticada por sua versão mais imediata, trivial e óbvia. E um recurso expressivo passou a correr risco de vida pela ação nefanda dos fariseus no templo democrático da língua.

LUCCHESI, Dante. Correndo risco de vida. ATarde, 17 set.2006, p.3, Opinião - adaptado.

Assinale a opção em que a concordância entre verbo e sujeito não está de acordo com as prescrições normativas da Língua Portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q17803 | Recursos Humanos, Administrador, Marinha do Brasil, MB

De acordo com a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis hierárquicos, que podem ser visualizados como uma pi­râmide. Sendo assim, é correto afirmar que o quarto nível a partir da base da pirâmide refere-se às necessidades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q7630 | Teologia, Primeiro Tenente Capelão, Marinha do Brasil, MB

Segundo o Catecismo da Igreja Católica n° 1412 "Os sinais essenciais do Sacramento Eucarístico são o pão de trigo e o vinho de uva, sobre os quais é invocada a benção do espírito Santo". Qual é a forma para a consagração eucarística?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q18681 | Enfermagem, Primeiro Tenente da Marinha, CSM, MB

O distrúrbio amnéstico alcoólico e a encefalopatia alcoólica são consequências tardias do consumo de álcool em grande quantidade e por vários anos. Uma enfermeira diante de um paciente com distúrbio amnéstico alcoólico é correto afirmar que ele possui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q17977 | Administração Pública, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Segundo Matias-Pereira (2012), a reforma e a modernização do Estado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q221755 | Física, Teoria quântica, Primeiro Tenente Física Licenciatura, MM QT, MB

Analise as sentenças abaixo.
I – Segundo o Princípio da Incerteza, quando a quantidade de movimento de uma partícula é especificada com precisão absoluta, a posição da partícula, embora bem definida, não pode, por alguma razão, ser determinada pelo observador.
II – Não é possível medir, simultaneamente, a posição e a quantidade de movimento de uma partícula com precisão ilimitada devido aos erros inerentes a qualquer processo de medição.
III– Uma maneira comum de medir a posição de uma partícula é incidir luz sobre ela. A luz espalhada pela partícula serve para localizá–la, e a incerteza na sua posição é da ordem do comprimento de onda da luz incidente.
IV – O conceito de trajetória também pertence ao mundo quântico, o que pode ser comprovado pela observação de trilhas, bem definidas, criadas quando partículas energéticas individuais passam através de uma câmara de bolhas de hidrogênio líquido.
Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q19177 | Informática, Banco de Dados, Primeiro Tenente, MM QT, MB

Com  relação  à  implementação  de  VIEW  em  um  SGBD, é INCORRETO afirmar  que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q19178 | Informática, Sistemas Operacionais, Primeiro Tenente, MM QT, MB

Uma coleção de rotinas, de variáveis e de estruturas dedados, agrupados em um tipo especial de módulo ou pacote que permite que, em um dado momento, somente um processo ativo execute um de seus procedimentos, implementando, dessa forma, a exclusão mútua, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q17979 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Para compor o estoque de uma empresa, foram comprados, à vista, materiais de escritório. Utilizando o método de partidas dobradas, segundo a Equipe de Professores da FEA/USP (2010), assinale a opção correta com relação aos lançamentos contábeis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q17816 | Administração Pública, Administrador, Marinha do Brasil, MB

De acordo com Carvalho Filho (2013), o principio da efici­ência, introduzido pela Emenda Constitucional n°. 19/1998
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q19201 | Informática, Redes de Computadores, Primeiro Tenente, MM QT, MB

Com  relação  ao  estudo  de  redes  de  computadores, assinale  a opção  que  NÄO  apresenta, do  ponto  de  vista  de  um  programa aplicativo, uma característica  do  serviço  oferecido  pelo TCP.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q7987 | Enfermagem, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Dentre os distúrbios metabólicos no recém-nascido, qual constitui uma das alterações de melhor prognóstico, por não ter sido estabelecida uma relação direta entre a sua presença e a lesão no sistema nervoso central?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q17821 | Administração Pública, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Em relação ao Poder de Polícia, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q17822 | Administração Pública, Administrador, Marinha do Brasil, MB

A Administração Pública Gerencial tem como pressuposto a descentralização das decisões e funções do Estado; autonomia em relação à gestão de recursos humanos, materiais e finan­ceiros; e ênfase na qualidade e na produtividade do serviço público. Segundo Matias-Pereira (2012), uma das característi­cas que a difere da Administração Pública Burocrática é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q7984 | Enfermagem, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

O distúrbio amnéstico alcoólico e a encefalopatia alcoólica são consequências tardias do consumo de álcool em grande quantidade e por vários anos. Uma enfermeira diante de um paciente com distúrbio amnéstico alcoólico é correto afirmar que ele possui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q52594 | Inglês, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Mark the sentence that is correct
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q17802 | Recursos Humanos, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Diferentemente da Teoria Clássica, que relegou a liderança a segundo plano, a Teoria das Relações Humanas constatou a in­fluência desta sobre o comportamento das pessoas, demons­trando que a liderança é necessária em todos os tipos de or­ganização . Em relação às teorias sobre liderança apresenta­das por Chiavenato (2010), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q7621 | Teologia, Primeiro Tenente Capelão, Marinha do Brasil, MB

De acordo com o Código de Direito Canônico, cânon 527, o ordinário pode dispensar o modo normal da tomada de posse do pároco.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.