Início

Questões de Concursos MB

Resolva questões de MB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q52613 | Português, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Texto associado.
Para pessoas de opinião

      Você me dirá que uma das coisas que mais preza é sua opinião. Prezá-la é considerado virtude. Fulano? É uma pessoa de opinião”. É preciso força e decisão para “ter opinião". Não é fácil.
      Você me dirá, ainda, do que é capaz de fazer para defender a própria opinião. Ter opinião é tão importante que há até um direito dos mais sagrados, o direito à opinião, ultimamente, aliás, bastante afetado, pois vivemos tempos de ampliação do delito de opinião. Ter opinião, em vez de ser considerado um estágio preliminar da convicção, passa a ser ameaçador.
      Mas sem contrariar a força com que você defende as próprias opiniões e, sobretudo, defendendo o seu inalienável direito de tê-las, eu lhe proporei pensar sobre se a opinião é uma instância realmente profunda ou se é, tão-somente, uma das primeiras reações que se tem diante dos acontecimentos.
     Será a opinião uma reação profunda ou superficial? Ouso afirmar que, quase sempre, é das mais superficiais.
       Opinião é reação, e expressa um sentimento ou julgamento. Ao reagir, o sentimento realiza uma síntese do que e como somos. Esta síntese aparece na forma pela qual reagimos. A primeira reação é reveiadora do sentimento com que julgamos a vida, o mundo, as pessoas. Quase sempre a opinião surge nessa etapa inicial, patamar superficial do nosso ser. Somos um repositório de primeiras impressões!
    Pode-se, efetivamente, garantir que nossas opiniões são fruto de meditação? Ou de conhecimento sedimentado? Positivamente, não. Quem responder sinceramente, vai concluir que tem muito mais opiniões do que coisas que sabe ou conhece. Qualquer conhecimento profundo não leva à opinião; leva à análise, à convicção, à dúvida ou à evidência, e nenhuma dessas quatro instâncias tem a ver com a opinião.
     Quem (se) reparar com cuidado, verificará o quanto é levado a opinar, vale dizer, reagir, sentir, julgar, diante dos variados temas. Somos um aluvião de opiniões. Defendemo-nos de analisar, tendo opinião; preservamonos do perigoso e trabalhoso mister de pensar, tendo logo uma opinião.
    É mais fácil ter opinião do que dúvida. Opinião traz adeptos e dividendos pessoais de prestígio, respeitabilidade, aura de coragem ou heroísmo.
      As opiniões são uma espécie de fabricação em série de idéias sempre iguais, saídas do modelo pelo qual vemos o mundo, e nos faz enfocar a realidade segundo um eterno subjetivismo. Por isso a opinião quase nunca é o reflexo das variadas componentes do real. É eco a repetir a experiência anterior, diante de cada caso novo. A opinião nos defende da complexidade do real, logo, é maneira de impedir a criatividade do homem. 
     Na origem latina, opinar tem um sentido ambíguo. É muito mais conjecturar do que afirmar. A palavra chega a ter, nos seus vários sentidos, o de disfarçar. A origem do termo é mais fiel ao seu significado do que a tradução que hoje se ihe dá.
      Opinar não significa saber nem conhecer. Opinar significa ter uma opinião a respeito de algo, isto é, uma impressão sujeita a retificações, a correções, a mudanças permanentes. O sentido essencial de opinar é conjecturar, ou seja, supor uma realidade para poder discuti-la e, assim, melhor conhecê-la.
    No entanto, nos ofendemos se contrariam a nossa opinião; vivemos em busca do respeito à “nossa opinião". E, mais grave e frequente, vivemos a sofrer por causa da opinião ou de opiniões dos outros sem saber que a opinião de alguém é o resultado das manifestações (reações) mais superficiais e fáceis do seu espírito.
    A opinião é instância superficial, exercício de dúvida e de conhecimento disfarçado em certeza ou afirmação, uma conjetura em forma de assertiva. É mais a expressão de um sentimento do que a conciliação deste com o conhecimento e a verdade. A partir do momento em que sabemos de tudo isso, temos obrigatoriamente que deixar de dar tanta importância à opinião alheia e à própria. É preciso, sempre, submetê-las ao crivo da permanência, dotempo, da análise, do conhecimento, da vivência, da experimentação em situações diferentes, em estados de espírito diversos, para, só então, considerá-la significativa, válida, profunda.
    Qual de nós está disposto a aceitar que a própria opinião, embora válida e respeitável, é uma forma superficial de manifestação? Quem está disposto a se dar ao trabalho de atribuir à opinião sua verdadeira função, que é nobiiíssima: a de ser trânsito, passagem, via, para a Convicção, para a Análise, para Dúvida e para a Evidência - os quatro elementos que compõem a verdade?
      Esta é a minha opinião...

TÁVOLA, Artur da. Alguém que já não fui. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
No trecho "Qualquer conhecimento profundo não leva à opinião; leva à análise, à convicção, à dúvida [...].” (6°§), embora as orações sejam assindéticas, há uma reiação de sentido entre elas. Assinale a opção em que essa relação está corretamente indicada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q18665 | Noções de Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Primeiro Tenente da Marinha, CSM, MB

A cetoacidose diabética, conforme descrito por BRUNNER (2005), é causada por uma ausência ou quantidade acentuadamente inadequada de insulina. Quais os três principais aspectos clínicos da cetoacidose diabética?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q18337 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

O sonar é um instrumento que pode ser utilizado para estudos de relevo de fundos oceânicos, medição de profundidade e localização de objetos no fundo do oceano, como navios submersos e submarinos. Consiste basicamente de um transmissor e um coletor de ondas ultrassônicas que são emitidas em direção ao fundo do oceano. Essas ondas após serem refletidas, retornam e são captadas pelo coletor do sonar. Sobre as ondas ultrassônicas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q18645 | Matemática, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB

Sejam A, B e C conjuntos tais que: A = { 1, { 1,2}, { 3} } , B = {1,{2},3} e C = { { 1},2,3}. Sendo X a união dos conjuntos (A-C) e (A-B), qual será o total de elementos de X?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q42745 | Português, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Em qual alternativa a palavra destacada do texto 1 é advérbio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q19004 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, CAP, MB

Considerando as terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos Industriais, assinale a opção que corresponde, respectivamente, à classificação dos seguintes itens: Compra de matéria-prima, Utilização de matéria-prima (transformação), Geração de sucata no processo produtivo, e Comissão dos Vendedores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q3044 | Português, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Texto associado.
“A raposa viu que vinha vindo um cavalo carregado com
cabaças cheias de mel de abelhas. Mais que depressa
deitou-se no meio da estrada, fingindo-se de morta. O
tangerino passou e achou o bicho muito bonito.”
(linhas 1 a 4)

Assinale a alternativa que substitui o vocábulo bicho no trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q18348 | Português, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

ÔNIBUS LOTADO

O ônibus aguardava no ponto final, no alto de uma ladeira. Após os passageiros entrarem, seguiu ladeira abaixo.
Eis que um homem de bigode, de meia-idade, começou a correr atrás do ônibus.

Da janela, um passageiro gritou:
- Esquece, cara! O busão ja ta lotado.
E o senhor, ofegante:
- Nao posso. Sou o motorista!

Almanaque Brasil, 02

Esse texto é engraçado, porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q18654 | Matemática, Oficial da Marinha Mercante, EFOMM, MB

Dado os pontos A(-2,5), B(1,1)e C( -1, -1) o valor da altura do triângulo ABC em relação à base AC é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q18338 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

O magnetismo terrestre sempre foi um mistério para muitos estudiosos. As bússolas são constituídas por uma agulha magnética que pode girar livremente em torno de um eixo vertical, permitindo aos navegadores orientarem suas embarcações de acordo com coordenadas geográficas definidas a partir dos pontos cardeais. Sobre o magnetismo terrestre e o funcionamento das bússolas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q18389 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Qual o dividendo de uma divisão cujo quociente é 69, o divisor é 58, e o resto é o maior possível?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q18670 | Noções de Saúde, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Primeiro Tenente da Marinha, CSM, MB

Segundo MEEKER (1997), a cicatrização de qualquer ferimento é uma resposta complexa do tecido com solução de continuidade causada por uma agressão. Assinale a opção que apresenta a causa mais comum de retardo na cicatrização do ferimento em pacientes no pós- operatório.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q3078 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Um dos ângulos da base de um triângulo isósceles mede 40°. Quanto mede o ângulo do vértice ?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q52588 | Inglês, Oficial da Marinha, Escola Naval, MB, 2018

Which of the sentences below is INCORRECT?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q52942 | Física, Marinheiro, EAM, MB, 2017

A refração da luz possibilita o entendimento de muitos fenômenos comuns no nosso dia a dia, como a aparente profundidade menor de uma piscina, as miragens nas rodovias em dias quentes e o arco-íris. Sendo assim, analise as afirmativas referentes à óptica geométrica, assinalando, a seguir, a opção correta.

I- Refração da luz é o desvio da luz ao atravessar a fronteira entre dois meios transparentes.
II- Refração da luz é a passagem da luz de um meio transparente para outro, ocorrendo sempre uma alteração de sua velocidade de propagação.
IlI- Na refração da luz, o raio refratado pode não apresentar desvio em relação ao raio incidente. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q53032 | Física, Oficial da Marinha Mercante, EFOMM, MB, 2017

Um automóvel viaja em uma estrada horizontal com velocidade constante e sem atrito. Cada pneu desse veículo tem raio de 0,3 metros e gira em uma frequência de 900 rotações por minuto. A velocidade desse automóvel é de aproximadamente:

(Dados: considere π = 3,1.)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q19008 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, CAP, MB

Em relação aos critérios de rateio dos custos indiretos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q42545 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Qual deve ser o valor numérico de cada incógnita (termo desconhecido) para que as frações sejam equivalentes? 

A) x/3 = 12/18
B) 3/11 = Y/99
C) 4/5 = 32/z
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q42548 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Em um concurso participaram 2.400 candidatos para 120 vagas. A razão entre o número de vagas e o número de candidatos é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q18648 | Matemática, Oficial da Marinha, Colégio Naval, MB

Dado um quadrilátero convexo em que as diagonais são perpendiculares, analise as afirmações abaixo.

I - Um quadrilátero assim formado sempre será um quadrado.

II - Um quadrilátero assim formado sempre será um losango.

III- Pelo menos uma das diagonais de um quadrilátero assim formado divide esse quadrilátero em dois triângulos isósceles.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.