Início

Questões de Concursos MPE GO

Resolva questões de MPE GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q236871 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

À luz da prescrição administrativa, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

682Q683092 | Direitos Difusos e Coletivos, Promotor de Justiça Substituto Anulada, MPE GO, MPE GO, 2019

A respeito do procedimento administrativo e do compromisso de ajustamento de conduta, disciplinados na Resolução n. 9/2018 do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, que dispõe sobre a tramitação dos autos extrajudiciais, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

683Q818606 | Legislação Federal, Lei 11101 2005, Promotor de Justiça Substituto, MPE GO, MPE GO

No pertinente à recuperação extrajudicial pode-se afirmar o seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

684Q419534 | Direito Civil, Direito Pessoal, Promotor de Justiça Substituto, MPE GO, MPE GO

Marque a alternativa falsa, considerando o regime de bens da comunhão universal ou parcial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

685Q230613 | Direito Eleitoral, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Em tema de captação ilícita de sufrágio, é correto, consoante a jurisprudência dominante do Tribunal Superior Eleitoral, afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

686Q229384 | , Ministério Público, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Sobre as funções do Ministério Público no âmbito da Justiça da Infância e Juventude é incorreto afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

687Q229146 | Legislação do Ministério Público, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Acerca das garantias e prerrogativas dos membros do Ministério Público, aponte a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

688Q684347 | Legislação do Ministério Público, Promotor de Justiça Substituto Anulada, MPE GO, MPE GO, 2019

Conforme a Lei Orgânica número 25 de 6 de julho de 1998 do Ministério Público do Estado de Goiás, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

689Q230237 | Direito Eleitoral, Totalização dos votos e proclamação dos resultados, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

690Q810871 | Legislação Federal, Lei 9099 1995, Promotor de Justiça Substituto, MPE GO, MPE GO

Sobre a suspensão do processo (artigo 89 da Lei 9.099/95) é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

691Q551037 | Informática, Outros, Oficial de Promotoria, MPE GO, MPE GO

Ao escolher um dispositivo é essencial ter conhecimento da sua capacidade de armazenamento. É esta característica que permite ao usuário ter uma dimensão da quantidade de informações, dados e arquivos que ele pode conter e, por conseguinte, se é adequado ou não para o objetivo almejado.

Em relação à unidade de medida utilizada para esta finalidade, é correto assegurar que 1 byte corresponde a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q808074 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Em relação ao Conselho Tutelar é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

693Q238099 | Direitos Difusos e Coletivos, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

A respeito da competência é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

694Q461088 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Leia o texto - Tício e seus três advogados, de posse de um mandado judicial que autorizava qualquer agência do Banco do Brasil deste Estado a sacar R$-6.000.000,00 (seis milhões de reais) da conta corrente de uma empresa de economia mista, decisão inerente à uma cautelar cível com a prestação da devida caução, dirigiram-se até a uma agência desta Capital e, ao conversarem com Tácito, gerente geral da mencionada agência, este, ao consultar a Escrivania Cível pertinente, descobriu que a decisão havia sido cassada pelo Tribunal de Justiça, com a ordem de que fosse recolhido o mandado judicial. Ticio e seus advogados confessaram que já sabiam da decisão de segunda instância e passaram a oferecer 20% da quantia sacada a Tácito, pois ele não estaria obrigado a dizer que tinha conhecimento da cassação da decisão. Aceita a oferta, o gerente com sua senha de funcionário do banco efetuou o saque e anexou em sua pasta a ordem judicial já cassada. Distribuiu-se o dinheiro para as contas correntes dos três advogados e à conta do próprio Tício. O sistema de segurança do Banco do Brasil percebera a grande quantia retirada subitamente da conta corrente da empresa e passou a rastrear o dinheiro administrativamente e recuperou grande parte do montante. Mas a empresa foi lesada em R$-300.000,00 (trezentos mil reais). Agora assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

695Q445482 | Direito Constitucional, Ministério Público, Secretário Auxiliar, Ministério Público Estadual GO, MPE GO, 2018

Considerando-se as normas da Constituição da República Federativa do Brasil sobre o Ministério Público, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q229187 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

O não cumprimento das disposições legais relacionadas ao FUNDEB acarreta sanções ao chefe do Poder Executivo. Assim, analise as assertivas abaixo e, após, assinale o item correto:

I - Fica sujeito a processo por crime de responsabilidade, se caracterizados os tipos penais previsos no art. 1º, III e XIV do Decreto-lei n.º 201/67 (respectivamente, aplicar indevidamente verbas públicas e negar execução à lei federal).

II - Fica sujeito a processo por crime de responsabilidade, se caracterizada a negligência no oferecimento do ensino obrigatório (art. 5º, § 4º, da LDB).

III - Fica apenas sujeito a processo penal se caracterizado que a aplicação de verba pública foi diversa à prevista em lei (art. 315 do Código Penal).

IV - Fica inelegível, por cinco anos, se suas contas forem rejeitas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se a questão houver sido ou estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário (art. 1º, "g", Lei Complementar n.º 64).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

697Q234579 | Direito Processual Penal, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Quanto à aplicação e ao cumprimento da pena, aponte a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

698Q229748 | Legislação Federal, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Nas proposições abaixo, assinale a alternativa incorreta à luz das decisões sedimentadas pelo Supremo Tribunal Federal;

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

699Q230901 | Direito Processual Penal, Tribunal do Juri, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Considere a seguinte situação hipotética: O Ministério Público do Estado de Goiás, por seu seu representante legal, ofereceu denúncia em desfavor de M. P. S., incursando-o nas sanções do artigo 121, §2º, inciso I, do Código Penal, por fato ocorrido em 22 de abril de 1997, tendo como vítima B. F.C. Julgado pelo Tribunal do Júri, o réu foi condenado ao cumprimento de pena de sete anos de reclusão, em regime semi-aberto, nas dependências do Penitenciária Odenir Guimarães, por ofensa ao disposto no artigo 121 caput, c/c artigo 65, III, letra d, ambos do Código Penal. Irresignado, o réu interpôs recurso apelatório para o Tribunal de Justiça de Goiás, requerendo a reforma da sentença. Dentre outras razões requereu a nulidade do julgamento, como fundamento no artigo 417 do CPP, argumentando que foi denunciado e posteriormente pronunciado nas sanções do artigo 121, §2º, inciso I, do Código Penal, mas o libelo considerou-o como incurso apenas no caput do referido artigo. Alegou que houve prejuízo para a defesa. Consta que no dia do julgamento, o Ministério Público, percebendo o engano, requereu à magistrada que presidia a sessão que fosse inserida a mencionada qualificadora. Apesar da manifestação contrária da defesa, a juíza deferiu a pretensão ministerial. O réu, embora pronunciado por homicídio qualificado, foi condenado, por decisão do júri, por homicídio simples. A Egrégia Segunda Câmara Criminal de TJ/GO, por unanimidade, negou provimento ao recurso de apelação. A propósito do caso relatado, pode-se concluir o seguinte:

I - A decisão da magistrada de 1º grau foi correta uma vez que constitui mera irregularidade a tipificação de homicídio simples no libelo em desarmonia com a pronúncia que o considerou na forma qualificada. Daí, perfeitamente viável a correção em plenário, pela acusação, posto que não vislumbrada a ocorrência de surpresa e prejuízo para o réu, mesmo porque a pronúncia é marco delineador do julgamento perante o júri e a ela fica jungido o libelo.

II - A decisão da Segunda Câmara Criminal do TJ/GO foi acertada posto que não demonstrado o prejuízo para a defesa do apelante, adota-se o princípio de que sem prejuízo não se anula ato processual, na linha do adágio "pas de nullité sans grief" (CPP, arts. 563 e 566).

III - A fundamentação do recurso de apelação se limitou à hipótese de decisão dos jurados manifestamente contrária à prova dos autos, o que permitiria ao juízo de 2º grau cassar a decisão prolatada na instância a quo.

IV - Caso o defensor quisesse, depois de prolatada a sentença, interpor a apelação por requerimento verbal deduzindo as razões posteriormente, poderia fazê-lo, contudo, seria de bom tom lembrar que a peça que delimita o objeto do conhecimento nos recursos é a peça de interposição (no caso o requerimento verbal) e não as razões oferecidas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

700Q414018 | Direito Ambiental, Promotor de Justiça Substituto, MPE GO, MPE GO

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.