Início

Questões de Concursos MPE SP

Resolva questões de MPE SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q229285 | Direito Constitucional, Processo Legislativo, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Dentre os atos normativos abaixo indicados, qual não está compreendido no processo legislativo brasileiro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q233911 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Considerando a competência privativa da União para legislar sobre jazidas, minas e outros recursos minerais, é possível afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q230663 | Direito Constitucional, Direitos Individuais e Garantias, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Em observância à inviolabilidade das comunicações telefônicas, prevista no inciso XII, do artigo 5o da Constituição Federal, a interceptação telefônica dependerá de ordem judicial expedida pelo juiz competente para a ação principal, em decisão devidamente fundamentada que demonstre sua conveniência e indispensabilidade para fins de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q230922 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Em quais hipóteses NÃO há dispensa e inexigibilidade de licitação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q736326 | Direito Processual Penal, Sentença, Promotor de Justiça Substituto, Ministério Público Estadual SP, MPE SP, 2017

A decisão judicial que reconhece a prática de falta grave tem como consequência a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q230218 | Direito Processual Civil, Competência, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Na ação fundada em direito real sobre imóvel, recaindo o litígio sobre direito de posse de um terreno e benfeitorias situado em mais de uma comarca, o foro competente para a ação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q231822 | Direito Civil, Dos Contratos em Geral, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Contrato de adesão é aquele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q229021 | Direito Processual Penal, Da Ação Civil, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

No tocante à reparação dos danos causados pela infração penal, analise os seguintes itens:
I. intentada a ação penal, o Juiz deverá suspender o curso da ação civil para ressarcimento do dano decorrente da infração penal até o julgamento definitivo daquela;

II. a execução da sentença penal condenatória transitada em julgado pelo valor mínimo fixado para reparação dos danos causados pela infração impede a liquidação para apuração do dano efetivamente sofrido pelo ofendido;

III. tratando-se de crime de ação penal pública condicionada à representação, caracterizada a hipótese de infração penal de menor potencial ofensivo, o acordo relativo à composição dos danos civis homologado pelo Juiz acarreta a renúncia ao direito de representação;

IV. a não reparação do dano sem motivo justificado é causa de revogação facultativa da suspensão condicional do processo prevista na Lei n.º 9.099/95 (Juizados Especiais Criminais);

V. nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo, a prévia composição do dano ambiental, salvo comprovada impossibilidade, é condição para a proposta de transação penal prevista no art. 76 da Lei n.º 9.099/95 (Juizados Especiais Criminais).
Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q237998 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

No Brasil, adotou-se a responsabilidade objetiva do Estado, na modalidade "teoria do risco administrativo". Assim, é correto dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q232114 | Direito Constitucional, Garantias processuais, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

O princípio constitucional da inafastabilidade da jurisdição implica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q737994 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a afirmativa incorreta, em relação à prisão preventiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q236040 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar Lei 9784 99, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos processos e recursos administrativos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q231737 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Em relação à legitimidade para propositura de ação direta de inconstitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal exige a comprovação da presença de pertinência temática, por parte dos seguintes co-legitimados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q237182 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Relativamente às medidas específicas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990), com as alterações legais que a ele foram introduzidas, o princípio da prevalência da família significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q238015 | Direito Empresarial e Comercial, Falência, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Considere os seguintes enunciados:

I. A decretação da falência das concessionárias de serviços públicos implica extinção da concessão, na forma da lei.

II. O devedor poderá requerer a homologação em juízo do plano de recuperação extrajudicial que obriga a todos os credores por ele abrangidos, desde que assinado por credores que representem mais de 3/5 de todos os créditos de cada espécie por ele abrangidos.

III. No procedimento para a decretação de falência, citado, o devedor poderá apresentar contestação no prazo de 15 dias, podendo, ainda, no mesmo prazo, depositar o valor correspondente ao total do crédito, acrescido de correção monetária, juros e honorários advocatícios, hipótese em que a falência não será decretada.

IV. Os créditos derivados de legislação trabalhista, ainda que cedidos a terceiros, terão preferência sobre os demais, limitados os valores, porém, a 150 salários mínimos por credor.

V. Na falência, as cláusulas penais dos contratos unilaterais não serão atendidas se as obrigações neles estipuladas se vencerem em virtude da quebra.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q237557 | Direitos Difusos e Coletivos, Inquérito civil, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

No curso do inquérito civil, o promotor de Justiça NÃO deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q236319 | Direito Constitucional, Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa que elenca todos os legitimados ativos para a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q229491 | Legislação do MPE, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Em vista do regime jurídico do Ministério Público do Estado de São Paulo, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q229260 | Direito Processual Penal, Jurisdição e competência, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q232015 | Direito Constitucional, Mecanismos formais de reforma emendas e revisão, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos (3/5) dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.