Início

Questões de Concursos MPE SP

Resolva questões de MPE SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q235238 | Direito Administrativo, Licitação, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q234870 | Legislação Estadual, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

O princípio da motivação que, entre outros, informa a Administração Pública

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q236672 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Considere:


I. Pratica delito de furto qualificado pela destreza (art. 155, § 4o , inc. II) sujeito que ingressa em casa alheia pelo telhado e de lá subtrai bens de seu proprietário.


II. O crime de roubo próprio previsto no caput, do art. 157, do Código Penal, se configura com a subtração da coisa sem grave ameaça ou violência, vindo o agente a empregá-las posteriormente contra a pessoa, com o fim de assegurar a impunidade do crime ou a detenção da coisa para si ou para terceiro.


III. O delito de quadrilha ou bando constitui crime de concurso necessário, pois o tipo penal exige no mínimo 3 (três) pessoas associadas com a finalidade de cometerem crimes.


IV. Pratica o crime de furto qualificado por fraude, o agente que se prontificando a ajudar a vítima a efetuar operação em caixa eletrônico subtrai o seu telefone celular sem que esta perceba.


V. O elemento subjetivo do delito de extorsão é o dolo, sendo prescindível o fim especial de agir.


Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q229366 | Direito Eleitoral, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q233814 | Direito Civil, Direito de Família, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Transitada em julgado a sentença declaratória de nulidade absoluta ou relativa do casamento, o oficial do Cartório onde foi realizado o casamento deverá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q236643 | Direito Administrativo, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

No processo administrativo disciplinar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q236151 | Direito Empresarial e Comercial, Dissolução e liquidação de sociedades, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Em relação à dissolução da sociedade, o Ministério Público atuará se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q448985 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Promotor de Justiça Substituto, Ministério Público Estadual SP, MPE SP, 2017

Quanto à iniciativa legislativa em matéria ambiental, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q229853 | Direito Processual Civil, Processo de execução, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

A decretação da prisão civil do devedor de alimentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q233440 | Direito Constitucional, Estatuto dos congressistas responsabilidade e imunidades, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Sobre os deputados federais, é correto dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q235564 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Praticar o pichardismo para a obtenção de ganhos ilícitos em detrimento de um número indeterminado de pessoas é crime contra

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q236376 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

De acordo com entendimento jurisprudencial pacífico, decorrente de lógica de interpretação de texto legal, o inquérito policial

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q420241 | Direito Civil, Relação de Parentesco, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Os alimentos estipulados em escritura pública (Lei n 11.444/07) de separação ou divórcio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q439741 | Direito Constitucional, Ministério Público, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Em vista do regime jurídico do Ministério Público do Estado de São Paulo, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q236267 | Direito Processual Penal, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa que está em desacordo com disposições previstas na Lei de Execução Penal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q736247 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Em relação ao habeas corpus, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q230013 | Direitos Difusos e Coletivos, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Sobre a ação de mandado de segurança, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q237733 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q229316 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

A repristinação é a possibilidade de uma norma revogada passar novamente a ter vigência pelo fato de a norma revogadora ser revogada. O efeito repristinatório pode ocorrer nos casos.

I. de entrada em vigor de lei que revogue a lei revogadora expressar o restabelecimento da lei revogada.

II. de entrada em vigor de lei que revogue a lei revogadora, ainda que não expresse o restabelecimento da lei revogada.

III. de concessão da medida cautelar em autos de ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, voltada contra a lei revogadora, salvo expressa manifestação em sentido contrário.

IV. de concessão da medida cautelar em autos de ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal voltada contra a lei revogadora, exceto nos casos em que a União for interessada.

V. em que o Tribunal declarar a inconstitucionalidade de lei e, por maioria simples de seus membros, determinar o efeito ex nunc da decisão.

Está CORRETO apenas o afirmado nos itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q418532 | Direito Civil, Pessoas, Promotor de Justiça Substituto, Ministério Público Estadual SP, MPE SP, 2017

Com relação à capacidade para o exercício da tutela, a legislação civil brasileira estabelece que não poderão ser tutoras, ou serão da tutela exoneradas, algumas pessoas que estejam ou que venham a estar em determinadas situações consideradas impeditivas para o exercício de tal atribuição. Para qual grupo de pessoas a seguir haveria a possibilidade de exercício de tutela?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.