Questões de Concursos MS CONCURSOS

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451Q12235 | Informática, Profissional de Nível Superior Direito, CREA MG, MS CONCURSOS

E-mail (abreviatura de electronic mail, correio eletrônico) é uma forma rápida e prática de se comunicar com outras pessoas. Sobre isso, analise as afirmativas: 

I – É possível enviar uma mensagem de e-mail para qualquer pessoa que tenha um endereço de e-mail. Você pode receber mensagens de qualquer pessoa que saiba seu endereço de e-mail e depois ler e responder a essas mensagens. 
II – Além de mensagens de e-mail simples contendo texto, você pode enviar praticamente qualquer tipo de arquivo em uma mensagem de e-mail, como documentos, imagens e música. Um arquivo enviado em uma mensagem de e-mail é denominado anexo. 
III – Você não pode enviar uma mensagem de e-mail para muitas pessoas ao mesmo tempo. Os destinatários podem responder ao grupo inteiro, permitindo discussões em grupo. 
IV – Quando você recebe uma mensagem de e-mail, pode encaminhá-la a outras pessoas sem precisar digitá-la novamente. 

Das afirmativas elencadas, qual(is) está(ão) correta(s)?
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452Q12248 | Português, Profissional de Nível Superior Direito, CREA MG, MS CONCURSOS

Assinale a alternativa redigida de acordo com a norma padrão:
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453Q41820 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MS, MS CONCURSOS

Segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (2009), o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” das palavras paroxítonas, mas permanece em oxítonas terminadas em “éu(s)”, “éi(s)” e “ói(s)”. Com base nessa regra, assinale a alternativa em que o uso do acento agudo está correto.
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454Q24718 | Administração Financeira e Orçamentária, Contador, CIENTEC RS, MS CONCURSOS

Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta EXCEÇÕES ao princípio orçamentário da exclusividade, conforme § 8 do artigo 165 da Constituição Federal de 1988.
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455Q34981 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar em Administração, IFAC, MS CONCURSOS

Durante a Copa de 2014, realizada no Brasil, um famoso jornalista acreano, já falecido, foi muito lembrado pela mídia, sobretudo pelas suas emocionantes crônicas esportivas, as quais eram de muita riqueza literária. Qual é o nome desse ilustre acreano, famoso em todo o país?
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456Q12238 | Português, Profissional de Nível Superior Direito, CREA MG, MS CONCURSOS

Texto associado.
Atenção, baseie-se no texto a seguir: “Hipocrisias, vícios e virtudes”, de Helio Schwartsman, para responder a questão. 

SÃO PAULO - O que me fascina na mente humana é sua capacidade de dissolver contradições e, com isso, transformar o que todos veem como inequívocas violações morais, se não em virtudes, ao menos em deslizes menores – quando não em mera intriga de opositores. 
Esse roteiro se aplica a todos, do assassino que se justifica apelando aos maus-tratos a que foi submetido na infância até o sujeito que recorre à neurociência para explicar por que não pôde deixar de olhar para as pernas da moça bonita. Mas, se há uma categoria para a qual ele cai como uma luva, é a dos políticos e religiosos que, flagrados entre fatos inegáveis e declarações desastradas, vão se enredando em escândalos com potencial de destruir suas carreiras. 
Esse é o caso do ainda deputado André Vargas e, um pouco antes, o do ex-senador Demóstenes Torres. Mas a lista poderia ser ampliada para incluir representantes de todas as confissões e ideologias. Por uma combinação de sadismo com igualitarismo, nós nos deleitamos ao ver figuras poderosas caindo em desgraça. 

É preciso, porém, cuidado para não incorrer no mesmo erro que eles e nos imaginarmos imunes a essas vicissitudes. É verdade que a maioria de nós, por não posar de baluartes da ética, jamais tombaremos tão feio. Mas isso não significa que não lidemos diariamente com nossas pequenas e médias hipocrisias. 

Uma série de experimentos psicológicos revela que, sob as condições certas, isto é, com a garantia de que não seremos apanhados e qualquer coisa que se assemelhe a uma justificativa, a maioria de nós trapaceia. Pior, acabamos acreditando, ainda que claudicantemente, nessa justificativa. Se não fosse assim, seríamos incapazes de cultivar uma autoimagem pelo menos aceitável. 
Mais do que a homenagem que o vício presta à virtude, a hipocrisia é a forma que o cérebro encontrou para lidar com as complexidades e ambiguidades que povoam nossas vidas. 

(Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2014/04/1442412-hipocrisias-vicios-e-virtudes.shtml
Acesso em 06 de maio de 2014)
No artigo, Schwartsman defende a tese segundo a qual
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457Q41770 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MS, MS CONCURSOS

Divulgado, em 29 de agosto de 2013, pela Ministra Mirian Belchior (Planejamento) o valor previsto pelo governo para o salário mínimo em 2014. Consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2014, que prevê as receitas e despesas do governo federal no ano que vem. O valor previsto pelo governo para o salário mínimo do próximo ano é de:
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458Q41785 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MS, MS CONCURSOS

Segundo Hernani Pinto de Lemos Júnior, a cafeína pode influir positivamente no raciocínio, concentração e metabolismo, devido à sua ação central e periférica. Em seu artigo Vamos tomar café? (publicado em Diagnóstico & Tratamento - ed. jul/set. 2007), ele cita um experimento aplicado em 60 indivíduos que foram submetidos a doses crescentes de cafeína (de 5 a 60 centigramas): a velocidade com que realizavam operações aritméticas aumentava proporcionalmente ao logaritmo decimal da dose. Suponha que um das pessoas participantes do experimento tenha realizado, em 30 segundos, 21 operações aritméticas sob o efeito de 5 cg de cafeína. Submetida a 50 cg de cafeína, espera-se que essa mesma pessoa, em 30 segundos, realize (use log 2 = 0,3):
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459Q16334 | Informática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Em um sistema operacional Linux, pretende-se localizar um arquivo texto no diretório “/home/aluno” e que contenha a string “CORPO DE BOMBEIROS”. Digamos que o cursor já esteja posicionado nesta pasta, qual a sequência de comando mais apropriada para descobrir qual o nome deste arquivo?
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460Q32724 | Direito Marítimo, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

Com a proclamação da República, as administrações dos portos foram privatizadas, sendo a primeira  a do porto de:
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461Q53795 | Informática, Auxiliar em Administração, UFAC, MS CONCURSOS

Nos sistemas operacionais modernos cada arquivo possui um nome e uma extensão. Através de extensão temos uma identificação rápida do tipo de arquivo. Analise as alternativas a seguir escolha aquela que possua somente extensões relacionadas a tipos de arquivos de editores de texto:
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462Q240201 | Português, Soldado 3° Classe, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Texto associado.

Leia a carta a seguir para responder às questões de 1 a 5.

Entendo que há um longo processo histórico-cultural sobre o qual muitos falam na superfície, mas poucos têm coragem de pensá-lo em profundidade: somos muito mal educados no sentido dos resultados efetivos aos quais chegam os processos de Ribeirão Preto, 16 de novembro de 2013. Oi Maria, Fico no regalo por nossa interlocução verdadeira, pois além do sentido dado pela fisiologia, a palavra sinapse indica, do latim synapsis, e do grego súnapsis, a ação de juntar, ligação, união. É o que temos a nos unir para fugir e nos manter longe das famigeradas e desagradáveis conversas fáticas apontadas por você. Você faz, em torno desse conteúdo, uma série de perguntas iniciais que expõem o nosso comportamento médio humano de uma forma dura e verdadeira, muito distante da hipocrisia que costuma cercar as relações que costumo denominar "de superfície". Não somos verdadeiros o tempo todo porque convivemos na quase totalidade desse mesmo tempo em "autoengano", conforme diz o prof. Eduardo Gianetti em seu livro homônimo (1997), ou seja, mentindo excessivamente para nós mesmos! Veja o que ele diz sobre esse ato comum e corriqueiro: "se enganar outro ser humano é uma ação que pressupõe um descompasso de informação, enganar a si mesmo não seria uma impossibilidade lógica? Se posso enganar o outro, é pelo fato de ele não saber algo que conheço. [...] A aparente contradição é afastada quando percebemos que o fulcro do auto-engano está na capacidade que temos de sentir e de acreditar sinceramente que somos aquilo que não somos. [...] Abandonados a ele, perdemos a dimensão que nos reúne às outras pessoas e possibilita a convivência social". E Gianetti conclui, incisivo: aí está a origem "dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam". Fui longo nessa citação, eu sei, mas entendo que ela se faz necessária quando reconhecemos no pensamento do outro aquilo que explica com fundamento o que já pensamos sobre o real, afinal, o conhecimento é uma construção coletiva. Respondo às suas quatro primeiras perguntas com tal menção, pois ela resume o que penso sobre a nossa falta de verdade individual e cotidiana! Mas ainda não respondi a outra pergunta central que você fez e a reproduzo agora: "Por que a sociedade impõe que usemos máscaras em diferentes contextos sociais?" Essas tais "máscaras sociais" são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana, quais sejam, indivíduo, sociedade e cultura. Na sociologia, denominamos essas "máscaras" de "face" em função dos estudos de um cientista social canadense, ErvingGoffman. Em seu texto "A elaboração da face: uma análise dos elementos rituais na interação social", Goffman nos coloca em uma condição permanente: somos atores sociais em ação teatral constante no palco social. Em sua concepção, o nosso semblante (a "face") expõe a representação que fazemos dos nossos personagens diante de um público, de forma que ele o define assim: é "o valor social positivo que uma pessoa efetivamente reclama para si mesma através daquilo que os outros presumem ser a linha por ela tomada durante um contato específico". Isso significa que a nossa "face" é uma imagem desenhada e construída por nós mesmos por muito tempo e nos mais diversos tipos de interação pública em função de atributos sociais previamente aprovados e, por isso, ela é partilhada por outros indivíduos. Daí ela conotar, para além dos seus significados usuais de palavra, dignidade, autorrespeito e prestígio. Em conclusão, a nossa "face social" define-se pelo que possuímos de mais pessoal que é, simultaneamente, para Goffman, um mero empréstimo que nos foi dado pela cultura e pela sociedade, de modo que é possível perdê-la no caso de não nos comportarmos para bem merecê-la, conforme a ótica social. Por esse motivo, sinceramente, não sei se tenho ou uso menos máscaras do que você! Percebe a profundidade do problema? Se somarmos a ideia de "auto-engano" de Gianetti ao conceito de "face" de Goffman, teremos elementos de trabalho para uma discussão profunda sobre a condição do indivíduo humano, nós, na vida social complexa dos nossos dias... Quer dar seguimento a ela? Proponha... [...] Você perguntou por fruto de "observação empírica e indignada": "O homem sempre foi ruim, egoísta, sem senso de coletividade e de amor ao próximo, ou hoje apenas temos a impressão de que esses sentimentos predominam devido à rápida transmissão de informação?" "Há mais maldade hoje do que antigamente?" Ressalvo, apesar de resistir ao caminho da resposta afirmativa, também não quero ser meramente otimista! As leituras que tenho em Antonio Gramsi levam-me a insistir em pensar com os critérios do "pessimismo da razão e do otimismo da vontade"! socialização primária e secundária, isto é, família e escola não têm sido bem sucedidas nos seus atos diários de "fazer gente". Isso significa que não nos educamos para a autonomia a partir dos paradigmas da prática da cooperação e do respeito ao indivíduo, mas sim para viver formas básicas de dependência familiar e pessoal ciumentas, possessivas e competitivas baseadas na máxima do provérbio da neurose individualista e insaciável da escassez, "A farinha tá pouca, no meu pirão primeiro!". Não acato a clássica ideia de Hobbes de que os homens são "maus por natureza", lobos de si próprios por possuírem poder de violência ilimitado; mas também não entendo que o homem seja bom pela mesma natureza e que é a sociedade que o corrompe, como defendeu Rousseau. A meu ver, os filósofos do "contrato social" erraram na origem, mesmo que Rousseau tenha refletido muito sobre a educação, no ponto exato em que exaltaram o individualismo como princípio e base da condição existencial humana. Se nascemos presos a ele e focados apenas no leite do peito da mãe para sobreviver, e isso é um fato, essa condição concreta inicial não justifica que a nossa educação reproduza culturalmente essa condição humana primordial e primária. Por isso, educar vem, em sua etimologia, do latim, "educare", que significa "educar, instruir" e "criar". Essa palavra, composta por "ex", "fora", e "ducere", "guiar, conduzir, liderar", denota a ideia de que introduzir alguém ao mundo por meio da educação significa levar a pessoa para fora de si mesma, ou seja, construir com ela condições e pontes para que viva plenamente aquilo que mais existe para além dela mesma. Partindo dessa matriz, posso afirmar que não damos à educação a importância que ela tem para a prática da cooperação no lugar da competição, essa é a verdade e o fenômeno não é apenas brasileiro! É isso que temos que transformar para que eu venha a discordar plenamente do que você reclama em queixa pertinente: "A honra importa? Já lhe respondo: Não! O que importa, infelizmente, é o carro que se tem, a casa que se tem, a roupa que se veste, o lugar (e não a comida) em que se come e a cultura que se ingere". "Não importa o que fez para ter essa vida, não importa se passou por cima de pessoas para ganhar esse dinheiro; importa essa aparência..." Não sei se houve mesmo, Maria, esse tempo das "pessoas mais antigas" no qual "o nome valia a honra", pois me parece que a única "honra" que lá valia era, e é, a dos que ocupavam, e ocupam, os andares de cima da sociedade, justamente os que menos valiam, e valem, por ter menos palavras e princípios éticos nos quais se confiar. [...]

Meu abraço é um convite!

João

FERREIRA, DELSON. "Condição humana e educação". Ribeirão Preto, SP, nov. de 2013. (não publicado)

Analise as informações abaixo sobre o texto e assinale a alternativa correta: I – O remetente da carta sente verdadeiro prazer em poder conversar com sua interlocutora. II – O remetente da carta afirma que os diálogos com a destinatária são um elo de amizade e os afastam de conversas fáticas. III – Da leitura atenta da carta, deduz-se que as "conversas fáticas" sejam vazias de significado podendo até serem falsas. IV – O remetente da carta faz uma longa narração de episódios cotidianos da sociedade moderna. V – Por meio dos argumentos usados pelo remetente, pode-se considerá-lo um homem culto e estudioso. VI – O autor da carta limita-se apenas a parafrasear os teóricos por ele citados.

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463Q41818 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MS, MS CONCURSOS

Relacione as regras referentes ao emprego da vírgula às frases a seguir:

I - Usa-se a vírgula para marcar a supressão do verbo.
II - Usa-se a vírgula para separar o aposto explicativo.
III - Separa-se por vírgula o objeto pleonástico.
IV - Usa-se a vírgula para separar as datas das localidades.

( ) Campo Grande, 13 de setembro de 2013.
( ) Machado de Assis, autor de Dom Casmurro, foi um ótimo escritor.
( ) No mar, os peixes.
( ) O caderno, guarda-o na pasta da escola.

A sequência correta é:
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464Q24716 | Administração Financeira e Orçamentária, Contador, CIENTEC RS, MS CONCURSOS

No que concerne aos instrumentos de planejamento do Orçamento Público, marque a alternativa CORRETA.
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465Q29619 | Informática, Redes de Computadores, Analista de Sistemas, CODENI RJ, MS CONCURSOS

A arquitetura TCP/IP é composta por quatro camadas. A camada mais baixa é a física, também denominada interface de rede. Das opções abaixo, qual não contém um protocolo utilizado por esta camada?
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466Q12236 | Informática, Profissional de Nível Superior Direito, CREA MG, MS CONCURSOS

A Internet representa a rede mundial de computadores, sendo utilizada para várias finalidades: uso científico, educacional, comercial, dentre outras. Através dos recursos da Internet, é possível encontrar informações sobre uma grande diversidade de assuntos. Sendo assim, podemos afirmar que: 

I – Browsers, Programas ditos navegadores – ou paginadores – são utilizados para a interpretação e visualização na Internet de páginas web. Exemplos: Netscape®, Firefox®, Safari®, Opera®, Internet Explorer® etc. 
II – Upload, É o ato de transferir para um computador local dados (geralmente arquivos) de um computador remoto, ou de um computador servidor numa rede; assim como copiar dados de uma fonte principal para um dispositivo periférico. Trata-se do processo de recebimento de dados, ou arquivos, de um computador remoto. 
III – WWW. Abreviação de World Wide Web. É a tecnologia, ou conjunto de regras (protocolo), que permite “navegar”, através de paginadores (browsers), pelos sítios na Internet, bem como ter acesso a outros serviços da Internet. 

Das afirmativas acima, não está(ão) incorreta(s).
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467Q189930 | Direito do Trabalho, Trabalho do Menor, Advogado, CIENTEC RS, MS CONCURSOS

Acerca da proteção do menor na Consolidação das leis do Trabalho, assinale a alternativa INCORRETA:

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468Q45875 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Goiás, Médico Cardiologista, IPAS GO, MS CONCURSOS

Consoante às diretrizes traçadas pela Lei Estadual n. 16.272/2008, que dispõe sobre a organização da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo ao Instituto de Assistência aos Servidores do Estado de Goiás – IPASGO, podese afirmar que:
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469Q34955 | Português, Auxiliar em Administração, IFAC, MS CONCURSOS

Observe a afirmativa: “dígrafo é o emprego de duas letras para representação gráfica de um só fonema”. Agora assinale qual palavra abaixo possui dois dígrafos. 
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470Q12222 | Direito Constitucional, Profissional de Nível Superior Direito, CREA MG, MS CONCURSOS

Assinale a alternativa incorreta acerca da ação de descumprimento de preceito fundamental, tendo em vista o que dispõe a Lei nº 9.882/1999:
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