Início

Questões de Concursos Marinha

Resolva questões de Marinha comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1621Q1058986 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado, CFN, Marinha, 2021

Um círculo tem área igual a 16π cm2. Se aumentarmos seu raio em 50%, consequentemente, sua área irá aumentar em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1622Q1059501 | Matemática, Estatística, Técnico em Estatística, CAP, Marinha

Constituem fases do trabalho estatístico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1623Q1058481 | Português, Interpretação de Textos, Serviço Militar Voluntário SMV, Comando do 1 Distrito Naval, Marinha, 2025

Texto associado.
Texto 2


Como plataformas digitais usam o extrativismo da atenção para nos prender

Erick Carlier e Kim Loeb


Muitos se preocupam com a dependência em telas, celulares e redes sociais e este parece ser um dos grandes assuntos do momento. E importante identificar e nomear o problema real, afinal, existem coisas muito boas na nossa tecnologia. Por isso, falamos de "extrativismo de atenção" e da sua consequência, o "rebaixamento humano".

Fazendo um paralelo, conteúdos são como comida. Alguns são mais nutritivos que outros. Você pode ler um artigo profundo e embasado, o que é mais "nutritivo". Ou ver o vídeo de um gatinho fofo, o que seria como comer uma barrinha de chocolate o que também é gostoso. Indo além, as plataformas digitais são como restaurantes eles levam a comida até você enquanto as plataformas sociais trazem conteúdos do mundo inteiro. Quanto mais você consome em um restaurante, mais ele lucra. Ou seja, não é interessante que você entre, sirva-se de apenas uma entradinha e saia. Nas plataformas digitais é parecido. Quanto mais conteúdo você consome, mais elas lucram com impactos de publicidades em meio aos scrolls, por exemplo.

Agora, imagine que você entre em um restaurante. Mas, desta vez, sem que você saiba, o estabelecimento recorre a vários truques para te fazer consumir mais e mais comida. Secretamente despeja ingredientes que aumentam o seu apetite, te espiona em momentos inimagináveis da sua vida para estudar os seus hábitos, gostos e preferências. Então, passa a te oferecer comida o tempo todo. Enquanto você dirige, quando está no cinema, ao lado da sua cama à noite.

Nessas condições, este restaurante saberia exatamente o que e quando te oferecer, entregando de bandeja aquilo que você acharia o mais irresistível possível. Isso seria errado, não? Sinto por Ihe dizer, mas é exatamente isso que as plataformas digitais estão fazendo com a nossa atenção. E é isso que chamamos de "extrativismo de atenção".

Essas plataformas utilizam artifícios que manipulam nossa dopamina e aplicam recursos que exploram as vulnerabilidades da psicologia humana, sempre testando fundamentos científicos, utilizando tecnologia avançada para rastrear e estudar nossos comportamentos digitais, além de enviar mensagens e notificações intrusivas. Tudo habilmente operado por algoritmos poderosos com a intenção de fisgar e reter nossa atenção, modificando comportamentos que mal percebemos.

Você já foi olhar uma coisa rapidinha no celular e se perdeu em mil outros interesses, sem lembrar o que foi fazer em primeiro lugar? Já teve dificuldades para parar? "Só mais um pouquinho...só mais uma partidinha". Confere o celular incontáveis vezes ao dia, mesmo quando não está esperando nada? No tédio, pegar o celular é a primeira coisa que você faz.

Se restaurantes realmente aplicassem os truques que comentamos, especialmente com crianças, teríamos problemas de saúde decorrentes de um consumo insustentável: diabetes, obesidade, problemas cardíacos eassim por diante. Com essas mesmas técnicas, muitas plataformas estão causando problemas de cognição, memória, afetando a nossa saúde mental. Impulsionando inclusive consequências coletivas como a polarização, о extremismo e o negacionismo.

Estamos presenciando o crescimento da primeira geração com Ql inferior ao dos pais, e não é à toa que nomeamos esses efeitos de "rebaixamento humano". Não há nada essencialmente errado com conteúdos videos, posts, artigos. Da mesma forma que não há nada de errado com restaurantes, plataformas e celulares. Mas as técnicas utilizadas no extrativismo de atenção precisam acabar.


Disponível em: < https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/opiniao/2025/06/09/nemas- telas-nem-as-redes-sociais-o-problema-e-o-extrativismo-deatencao.htm>. Acesso em: 02 de setembro de 2024.
Assinale a opção que apresenta corretamente a figura de sintaxe observada na expressão: "Extrativismo de atenção".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1624Q1047476 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

A partir de 1930, o eixo econômico brasileiro começou a mudar de forma mais efetiva, ou seja, o país deixou gradativamente de ser uma economia agrária para se transformar em uma nação urbana e industrial. Com relação a essa evolução, assinale a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1625Q1057467 | Português, Interpretação de Textos, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Texto associado.

Texto 1

Nunca imaginei um dia

Até alguns anos atrás, eu costumava dizer frases como "eu jamais vou fazer isso" ou "nem morta eu faço aquilo", limitando minhas possibilidades de descoberta e emoção. Não é fácil libertar-se do manual de instruções que nos autoimpomos. As vezes, leva-se uma vida inteira, e nem assim conseguimos viabilizar esse projeto. Por sorte, minha ficha caiu há tempo.
Começou quando iniciei um relacionamento com alguém completamente diferente de mim, diferente a um ponto radical mesmo: ele, por si só, foi meu primeiro "nunca imaginei um dia". Feitos para ficarem a dois planetas de distância um do outro. Mas o amor não respeita a lógica, e eu, que sempre me senti tão ?onfo~~vel num_ mundo planejado, inaugurei a instab1hdade emocional na minha vida. Prendi a respiração e dei um belo mergulho.
A partir dai, comecei a fazer coisas que nunca havia feito. Mergulhar, aliás, foi uma delas. Sempre respeitosa com o mar e chata para molhar os cabelos afundei em busca de tartarugas gigantes e peixe~ coloridos no mar de Fernando de Noronha. Traumatizada com cavalos (por causa de um equino que quase me levou ao ch_ão quando eu tinha oito anos), participei da minha primeira cavalgada depois dos 40, em São Francisco de Paula: Roqueira convicta e avessa a pagode, assisti a um show: do Zeca Pagodinho na Lapa. Para ver o Ronaldo Fenô'11eno jogar ao vivo, me infiltrei na torcida do Olímpico num ,Jogo entre Grêmio e Corinthians, mesmo sendo colorada.
Meu paladar deixou de ser monótono: comecei a provar alimentos que nunca havia provado antes. E muitas outras coisas vetadas por causa do "medo do ridículo" receberam alvará de soltura. O ridículo deixou de existir na minha vida.
Não deixei de ser eu. Apenas abri o leque me permitindo ser um "eu" mais amplo. E sinto que é um caminho sem volta.
Um mês atrás participei de outro capítulo da série "Nunca im_aginei um dia". Viajei numa excursão, eu que sempre reieIteI essa modalidade turística. Sigo preferindo viajar a dois ou sozinha, mas foi uma experiência fascinante, ainda mais que a viagem não tinha como destino um pais do circuito Elizabeth Arden (ParisLondr:s-Nova York), mas um pais africano, muçulmano e desértico. Ahás, o deserto de Atacama, no Chile, será meu provável "nunca imaginei um dia" do próximo ano.
E agora cometi a loucura jamais pensada, a insanidade que nunca me permiti, o ato que me faria merecer uma camisa-de-força: eu, que nunca me comovi com bichos de estimação, adotei um gato de rua.
Pode colocar a culpa no esplrito natalino: trouxe um bichano de três meses pra casa, surpreendendo minhas filhas, que já haviam se acostumado com a ideia de ter uma mãe sem coração. E o que mais me estarrece: estou apaixonada por ele.
Ainda há muitas experiências a conferir: fazer compras pela internet, andar num balão cozinhar dignamente, me tatuar, ler livros pelokindle', viajar de navio e mais umas 400 coisas que nunca imaginei fazerum dia, mas que já não duvido. Pois tem essa também: deixei de ser tão cética.
Já que é improvável que o próximo ano seja diferente de qualquer outro, que a novidade sejamos nós.


Medeiros, Martha.Nunca imaginei um dia. 2009. Disponível em: http://alagoinhaipaumirim.blogspot.com/2009/12/nuncaimaginei-um-dia-martha-medeiros.html. Acesso em: 10 fev. 2021.


Texto 2

Epitáfio Titãs

( BRITO,Sérgio - adaptado)


Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com probíe.mas peqµenos
Ter morrido de amor

Queria ter âceitado
A vida como ela é .
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier
[ ... ]

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Em relação aos textos 1 e 2, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1626Q1047483 | Português, Interpretação de Textos, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha

Texto associado.

TEXTO 2

Minha amiga me pergunta: por que você fala sempre nas coisas que acontecem a primeira vez e, sobretudo, as compara com a primeira vez que você viu o mar? Me lembro dessa cena: um adolescente chegando ao Rio e o irmão lhe prevenindo: "Amanhã vou te apresentar o mar." Isto soava assim: amanhã vou te levar ao outro lado do mundo, amanhã te ofereço a Lua. Amanhã você já não será o mesmo homem.

E a cena continuou: resguardado pelo irmão mais velho, que se assentou no banco do calçadão, o adolescente, ousado e indefeso, caminha na areia para o primeiro encontro com o mar. Ele não pisava na areia. Era um oásis a caminhar. Ele não estava mais em Minas, mas andava num campo de tulipas na Holanda. O mar a primeira vez não é um rito que deixe um homem impune. Algo nele vai-se a profundar.

Eo irmão lá atrás, respeitoso, era a sentinela, o sacerdote que deixa o iniciante no limiar do sagrado, sabendo que dali para a frente o outro terá que, sozinho, enfrentar o dragão. E o dragão lá vinha soltando pelas narinas as ondas verdes de verão. E o pequeno cavaleiro, destemido e intimidado, tomou de uma espada ou pedaço de pau qualquer para enfrentar a hidra que ondeava mil cabeças, e convertendo a arma em caneta ou lápis começou a escrever na areia um texto que não terminará j amais. Que é assim o ato de escrever: mais que um modo de se postar diante do mar, é uma forma de domar as vagas do presente convertendo-o num cristal passado.

Não, não enchi a garrafinha de água salgada para mostrar aos vizinhos tímidos retidos nas montanhas, e fiz mal, porque muitos morreram sem jamais terem visto o mar que eu lhes trazia. Mas levei as conchas, é verdade, que na mesa interior marulhavam lembranças de um luminoso encontro de amor com o mar.

Certa vez, adolescente ainda nas montanhas, li uma crônica onde um leitor de Goiás pedia à cronista que lhe explicasse, enfim, o que era o mar.Fiquei perplexo. Não sabia que o mar fosse algo que se explicasse. Nem me lembro da descrição. Me lembro apenas da pergunta. Evidentemente eu não estava pronto para a resposta. A resposta era o mar. E o mar eu conheci, quando pela primeira vez aprendi que a vida não é a arte de responder, mas a possibilidade de perguntar.

Os cariocas vão achar estranho, mas eu devo lhes revelar: o carioca, com esse modo natural de ir à praia, desvaloriza o mar. Ele vai ao mar com a sem-cerimônia que o mineiro vai ao quintal. E o mar é mais que horta e quintal. É quando atrás do verde-azul do instante o desejo se alucina num cardume de flores no jardim. O mar é isso: é quando os vagalhões da noite se arrebentam na aurora do sim.

Ver o mar a primeira vez, lhes digo, é quando Guimarães Rosa pela vez primeira, por nós, viu o sertão. Ver o mar a primeira vez é quase abrir o primeiro consultório, fazer a primeira operação. Ver o mar a primeira vez é comprar pela primeira vez uma casa nas montanhas: que surpresas ondearão entre a lareira e a mesa de vinhos e queijos!

O mar é o mestre da primeira vez e não para de ondear suas lições. Nenhuma onda é a mesma onda. Nenhum peixe o mesmo peixe. Nenhuma tarde a mesma tarde. O mar é um morrer sucessivo e um viver permanente. Ele se desfolha em ondas e não para de brotar. A contemplá-lo ao mesmo tempo sou jovem e envelheço.

O mar é recomeço.

(SANT'ANNA, Affonso Romano de. O mar, a primeira vez. In: _____ . Fizemos bem em resistir: crônicas selecionadas. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, p.50-52. Texto adaptado.)

Em que opção está implícito um diálogo entre o autor e o leitor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1627Q1047494 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha

Texto associado.

PART 1: READING COMPREHENSION

The War at Home: The Struggle for Veterans to Find Jobs

In today's tough and competitive job market, it can be challenging for any adult to land a decent job. Though education can definitely improve outcomes, sometimes it's not just abont the degree. Experience can also play a major role in helping people find jobs. Yet in some cases, if you do not have the right kind of experience, this may be of little help. Just ask one of the many college-educated military veterans who serve their country only to return to find a job market that will treat them as rookies.

Army veteran John Lee Dumas said he had zero anxieties about finding a job after graduating college and had been told that his military experience would give him a leg up on other candidates. But things did not turn out that way.

"I quickly found out that I was lumped together with recent college grads for entry-level positions, and that an employee that had two years' experience at a job in a similar industry was considered way more qualified than I was despite my four years as an officer in the army", Dumas said.

When Dumas did find work, he said it was difficult to acclimate to the civilian Office environment.

"I often found that my peers and above had a hard time dealing with my direct approach and attitude about tackling problems head on, often asking for forgiveness rather than permission", he said.

One issue is that veterans are too modest when it comes to stating their accomplishments in the military.

"For some reason, I've had veterans not tell me about their awards and honors, but it should all be listed - from commander' s coins to medals of honor," Hurwitz said.

Navy veteran Tom Graves, who has a career in world force development helping companies understand the benefits of hiring skilled and experienced military veterans, agreed.

(Adapted from http://www.onlinecollege.org)

According to the text, which alternative is correct?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1628Q1047497 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha

Texto associado.

How to Exercise While Sítting At Your Computer

Is your work stressing you out? Is your work making you fat? Of course, it is. If you are in a relationship with your work like me (I hate the word "workaholic") , then maybe you are also dealing with some relationship issues like stress and weight gain. Every person who has a desk job does not need to indulge in a tub of ice-cream after a particularly stressful day at work to gain the pounds. In fact, the downside of being a way too dedicated employee is that it will make you fat! The stress to perform plus the inactivity of a desk job will definitely increase your waist size. What's more, you will become lethargic once four hours of inactivity can seriously send your metabolism leveis to an all-time low. If you think that a 30 minute walk every day is enough cardio activity in a week to maintain your metabolism, you are wrong! Yes, I was surprised too! The mathematics of this is that when you perform any cardio activity, it elevates your metabolism rate for a span of time, but not the entire day. Because the rest of the day you are sitting idle on your chair without much activity, the 30 minute walk is not enough, nor is the 1-hour intense workout. What you need to do to keep yourself from pilling on the pounds is to keep your metabolism rate high all day long. For that, you need to break the no physical activity routine from 9 to 5 by exercising while sitting at your desk!

Here are simple exercises that take 5 minutes of your day and prevent you from feeling stiff.

A) Neck: To stretch your neck, slowly flex your head forward and backward, side to side and look right and left. This can be done almost any time to lessen tension and strain. Never roll your head around your neck— this could cause damage to the joints of the neck.

B) Shoulders: Roll your shoulders forward around 10 times, then backward. This helps release the tension off your shoulders.

C) Wrists: Roll your wrists regularly, around every hour or so. Roll the wrists 10 times clockwise, then 10 times counterclockwise. This will help minimize the potential for getting carpal tunnel syndrome if you spend a lot of time typing.

D) Ankles: Roll your ankles regularly. As with your wrists, roll the ankles in a clockwise motion three times, then counterclockwise. This helps improve blood circulation, and prevents that tingling feeling you can get when blood circulation is cut off, also known as "pins and needles".

(Adapted from http://www.buzzle.com and http://www.wikihow.com)

According to the text, which alternative is correct?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1629Q1056982 | Português, Sintaxe, Prova Amarela, Comando do 9 Distrito Naval, Marinha, 2020

Texto associado.

Texto 1 (referente à questão)

Sobre a Escrita...

Meu Deus do céu, não tenho nada a dizer. O som de minha máquina é macio.
Que é que eu posso escrever? Como recomeçar a anotar frases? A palavra é o meu meio de comunicação. Eu só poderia amá-la. Eu jogo com elas como se lançam dados: acaso e fatalidade. A palavra é tão forte que atravessa a barreira do som. Cada palavra é uma ideia. Cada palavra materializa o espírito. Quanto mais palavras eu conheço, mais sou capaz de pensar o meu sentimento.
Devemos modelar nossas palavras até se tornarem o mais fino invólucro dos nossos pensamentos. Sempre achei que o traço de um escultor é identificável por uma extrema simplicidade de linhas. Todas as palavras que digo - é por esconderem outras palavras.
Qual é mesmo a palavra secreta? Não sei é porque a ouso? Não sei porque não ouso dizê-la? Sinto que existe uma palavra, talvez unicamente uma, que não pode e não deve ser pronunciada. Parece-me que todo o resto não é proibido. Mas acontece que eu quero é exatamente me unir a essa palavra proibida. Ou será? Se eu encontrar essa palavra, só a direi em boca fechada, para mim mesma, senão corro o risco de virar alma perdida por toda a eternidade. Os que inventaram o Velho Testamento sabiam que existia uma fruta proibida. As palavras é que me impedem de dizer a verdade.
Simplesmente não há palavras.
O que não sei dizer é mais importante do que o que eu digo. Acho que o som da música é imprescindível para o ser humano e que o uso da palavra falada e escrita são como a música, duas coisas das mais altas que nos elevam do reino dos macacos, do reino animal, e mineral e vegetal também. Sim, mas é a sorte às vezes. Sempre quis atingir através da palavra alguma coisa que fosse ao mesmo tempo sem moeda e que fosse e transmitisse tranquilidade ou simplesmente a verdade mais profunda existente no ser humano e nas coisas. Cada vez mais eu escrevo com menos palavras. Meu livro melhor acontecerá quando eu de todo não escrever. Eu tenho uma falta de assunto essencial. Todo homem tem sina obscura de pensamento que pode ser o de um crepúsculo e pode ser uma aurora.
Simplesmente as palavras do homem.

(Clarice Lispector)


Fonte: contobrasileiro.com.br/sobre-a-escrita-conto-declarice-lispector/

Na sentença “Todas as palavras que digo - é por esconderem outras palavras.” (§3), a palavra sublinhada exerce na frase a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1630Q1046999 | Inglês, Verbos Verbs, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha

Which sequence best completes the text below?

Riding a bicycle is a low impact form of exercise that can be enjoyed by people of all ages and fitness levels. It can help (1) your general health while (2) gentle on your joints. It's also a great way (3) fun, get fit and spend time with friends and family. Always (4) a helmet and be aware of traffic rules when on the road. (Adapted from: http: / /www.betterhealth.vic.gov.au)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1631Q1047512 | Matemática, Probabilidade, Aluno Escola Naval, ESCOLA NAVAL, Marinha

Há 10 postos de gasolina em uma cidade. Desses 10, exatamente dois vendem gasolina adulterada . Foram sorteados aleatoriamente dois desses 10 postos para serem fiscalizados . Qual é a probabilidade de que os dois postos infratores sejam sorteados ?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1632Q1056987 | Português, Interpretação de Textos, Prova Amarela, Comando do 9 Distrito Naval, Marinha, 2020

Texto associado.

Texto 1 (referente à questão)

Sobre a Escrita...

Meu Deus do céu, não tenho nada a dizer. O som de minha máquina é macio.
Que é que eu posso escrever? Como recomeçar a anotar frases? A palavra é o meu meio de comunicação. Eu só poderia amá-la. Eu jogo com elas como se lançam dados: acaso e fatalidade. A palavra é tão forte que atravessa a barreira do som. Cada palavra é uma ideia. Cada palavra materializa o espírito. Quanto mais palavras eu conheço, mais sou capaz de pensar o meu sentimento.
Devemos modelar nossas palavras até se tornarem o mais fino invólucro dos nossos pensamentos. Sempre achei que o traço de um escultor é identificável por uma extrema simplicidade de linhas. Todas as palavras que digo - é por esconderem outras palavras.
Qual é mesmo a palavra secreta? Não sei é porque a ouso? Não sei porque não ouso dizê-la? Sinto que existe uma palavra, talvez unicamente uma, que não pode e não deve ser pronunciada. Parece-me que todo o resto não é proibido. Mas acontece que eu quero é exatamente me unir a essa palavra proibida. Ou será? Se eu encontrar essa palavra, só a direi em boca fechada, para mim mesma, senão corro o risco de virar alma perdida por toda a eternidade. Os que inventaram o Velho Testamento sabiam que existia uma fruta proibida. As palavras é que me impedem de dizer a verdade.
Simplesmente não há palavras.
O que não sei dizer é mais importante do que o que eu digo. Acho que o som da música é imprescindível para o ser humano e que o uso da palavra falada e escrita são como a música, duas coisas das mais altas que nos elevam do reino dos macacos, do reino animal, e mineral e vegetal também. Sim, mas é a sorte às vezes. Sempre quis atingir através da palavra alguma coisa que fosse ao mesmo tempo sem moeda e que fosse e transmitisse tranquilidade ou simplesmente a verdade mais profunda existente no ser humano e nas coisas. Cada vez mais eu escrevo com menos palavras. Meu livro melhor acontecerá quando eu de todo não escrever. Eu tenho uma falta de assunto essencial. Todo homem tem sina obscura de pensamento que pode ser o de um crepúsculo e pode ser uma aurora.
Simplesmente as palavras do homem.

(Clarice Lispector)


Fonte: contobrasileiro.com.br/sobre-a-escrita-conto-declarice-lispector/

No trecho “Devemos modelar nossas palavras até se tornarem o mais fino invólucro dos nossos pensamentos.”(§3), a palavra destacada pode ser substituída sem prejuízo ao sentido original do texto por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1633Q1046754 | Matemática, Álgebra, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2019

Estudando a estrada que deve seguir numa viagem, uma pessoa identificou que existe um posto de abastecimento a cada 20Km e um Café a cada 36Km do seu ponto de partida. Para otimizar a viagem ele pretende estabelecer paradas em lugares que tenham tanto o Café quanto o posto de abastecimento. Do ponto de partida até o seu destino, que estava 1Km antes da sexta dessas paradas, quantos quilômetros essa pessoa percorreu em sua viagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1634Q1047522 | Matemática, Geometria Plana, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Analise as afirmativas abaixo:

I - Todo triângulo retângulo de lados inteiros e primos entre si possui um dos lados múltiplo de "5".

II - Em um triângulo retângulo, o raio do circulo inscrito é igual ao perímetro do triângulo menos a hipotenusa.

III- Há triângulos que não admitem triângulo órtico, ou seja, o triângulo formado pelos pés das alturas.

IV - O raio do circulo circunscrito a um triângulo retângulo é o dobro da hipotenusa.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1635Q1059557 | Matemática, Funções, Segundo Dia, EFOMM, Marinha, 2018

Considere a função real ƒ(x) = 1 + 4x + 2x2. Determine o ponto x* que define o valor mínimo global dessa função.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1636Q1046757 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2019

Texto associado.

Redes sociais: o reino encantado da intimidade de faz de conta


Recebi, por e-mail, um convite para um evento literário. Aceitei, e logo a moça que me convidou pediu meu número de Whatsapp para agilizar algumas informações. No dia seguinte, nossa formalidade havia evoluído para emojis de coraçãozinho. No terceiro dia, eia iniciou a mensagem com um "bom dia, amiga". Quando eu fizer aniversário, acho que vou convidá-la pra festa.

Postei no Instagram a foto de um cartaz de cinema, e uma leitora deixou um comentário no Direct. Disse que vem passando por um drama parecido como do filme; algo tão pessoal, que ela só quis contar para mim, em quem confia 100%. Como não chamá-la para a próxima ceia de Natal aqui em casa? Fotos de recém-nascidos me são enviadas por mulheres que eu nem sabia que estavam grávidas. Mando condolências pela morte do avô de alguém que mal cumprimento quando encontro num bar. Acompanho a dieta alimentar de estranhos. Fico sabendo que o amigo de uma conhecida troca, todos os dias, as fraldas de sua mãe velhinha, mas que não faria isso pelo pai, que sempre foi seco e frio com ele - e me comovo; sinto como se estivesse sentada a seu lado no sofá, enxugando suas lágrimas.

Mas não estou sentada a seu lado no sofá e nem mesmo sei quem ele é; apenas li um comentário deixado numa postagem do Facebook, entre outras milhares de postagens diárias que não são pra mim, mas que estão ao alcance dos meus olhos. É o reino encantado das confidências instantâneas e das distâncias suprimidas: nunca fomos tão íntimos de todos.

Pena que esse mundo fofo é de faz de conta, intimidade, pra valer, exige paciência e convivência, tudo o que, infelizmente, tornou-se sinônimo de perda de tempo. Mais vale a aproximação ilusória: as pessoas amam você, mesmo sem conhecê-la de verdade. É como disse, certa vez, o ator Daniel Dantas em entrevista à Marilia Gabriela: "Eu gostaria de ser a pessoa que meu cachorro pensa que eu sou".

Genial. Um cachorro começa a seguir você na rua e, se você der atenção e o levar pra casa, ganha um amigo na hora. O cachorro vai achá-lo o máximo, pois a única coisa que ele quer é pertencer. Ele não está nem aí para suas fraquezas, para suas esquisitices, para a pessoa que você realmente é: basta que você o adote.

A comparação é meio forçada, mas tem alguma relação com o que acontece nas redes. Farejamos uns aos outros, ofertamos um like e, de imediato, ganhamos um amigo que não sabe nada de profundo sobre nós, e provavelmente nunca saberá. A diferença - a favor do cachorro - é que este está realmente por perto, todos os dias, e é sensível aos nossos estados de ânimo, tornando-se íntimo a seu modo. Já alguns seres humanos seguem outros seres humanos sem que jamais venham a pertencer à vida um do outro, inaugurando uma nova intimidade: a que não existe de modo nenhum.

Martha Medeiros <https://www, revistaversar.com. br/redes-sociais-inttmÍdade/> - (com adaptações)

A ideia central do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1637Q1059559 | Matemática, Probabilidade, Segundo Dia, EFOMM, Marinha, 2018

Um atirador, em um único tiro, tem probabilidade de 80% de acertar um específico tipo de alvo. Num exercício ele dá seis tiros seguidos nesse mesmo tipo de alvo. Considerando-se que os tiros são independentes, em cálculo aproximado, qual é a probabilidade de o atirador errar o alvo exatamente duas vezes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1638Q1047532 | Física, Conteúdos Básicos, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Massa, extensão e impenetrabilidade são exemplos de propriedades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1639Q1047278 | Português, Sintaxe, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha

Texto associado.
TEXTO II
O reinado do celular

De alto a baixo da pirâmide social, quase todas aspessoas que eu conheço possuem celular. É realmente umgrande quebra-galho. Quando estamos na rua e precisamos darum recado, é só sacar o aparelhinho da bolsa e resolver aquestão, caso não dê pra esperar chegar em casa. Pra isso —e só pra isso — serve o telefone móvel, na minha inocenteopinião.
Ao contrário da maioria das mulheres, nunca fui fanáticapor telefone, incluindo o fixo. Uso com muitocomedimento para resolver assuntos de trabalho, combinarencontros, cumprimentar alguém, essas coisas relativamenterápidas. Fazer visita por telefone é algo para o qual nãotenho a menor paciência. Por celular, muito menos.Considero-o um excelente resolvedor de pendências e nadamais .
Logo, você pode imaginar meu espanto ao constatar comoessa engenhoca se transformou no símbolo da neurose urbana.Outro dia fui assistir a um show. Minutos antes de começar,o lobby do teatro estava repleto de pessoas falando aocelular. "Vou ter que desligar, o espetáculo vai começaragora". Era como se todos estivessem se despedindo antes deembarcar para a lua. Ao término do show, as luzes do teatromal tinham acendido quando todos voltaram a ligar seuscelulares e instantaneamente se puseram a discar Para quem?Para quê? Para contar sobre o show para os amigos, parasaber o saldo no banco, para o tele-horóscopo?? Nunca vitamanha urgência em se comunicar à distância. Conversarentre si, com o sujeito ao lado, quase ninguém conversava,
O celular deixou de ser uma necessidade para virar umaansiedade. E toda ânsia nos mantém reféns, Quando vejoalguém checando suas mensagens a todo minuto e fazendoligações triviais em público, não imagino estar diante deuma pessoa ocupada e poderosa, e sim de uma pessoa rendida:alguém que não possui mais controle sobre seu tempo, alguémque não consegue mais ficar em silêncio e em privacidade. Edeixar celular em cima de mesa de restaurante, só perdoo seo cara estiver com a mãe no leito de morte e for ligeiramentesurdo.
Isso tudo me ocorreu enquanto lia o livro infantil Omenino que queria ser celular, de Marcelo Pires, comilustrações de Roberto Lautert, Conta a história de umgarotinho que não suporta mais a falta de comunicação com opai e a mãe, já que ambos não conseguem desligar o celularnem por um instante, nem no fim de semana - levam o celularaté para o banheiro. O menino não tem vez. Aí a ideia: seele fosse um celular, receberia muito mais atenção.
Não é história da carochinha, isso rola pra valer.Adultos e adolescentes estão virando dependentes de umaparelho telefônico e desenvolvendo uma nova fobia: medo deser esquecido. E dá-lhe falar a toda hora, por qualquermotivo, numa esquizofrenia considerada, ora, ora, moderna.
Os celulares estão cada dia menores e mais fininhos.Mas são eles que estão botando muita gente na palma da mão.

(MEDEIROS, Martha. O reinado do celular. In:____ . MontanhaRussa; Coisas da vida; Feliz por nada. Porto Alegre, RS: L&PM,2013. p. 369-370.).
Quanto aos aspectos coesivos, assinale a opção em que o comentário sobre o trecho destacado está correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1640Q1047281 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha

Texto associado.
Based on the text below, answer question.

Life in the Navy - Frequently Asked Questions.

Many of your questions about the Navy have been askedand answered before. See if you can find your question inthe list below. Or, to get the most complete picture of theNavy, locate your nearest recruiter and set up a meeting.

(I) ________

It depends. Normally ships will go to sea for 10 daysto 2 weeks each month for training operations. Extendedoperations away from home port can last up to 6 months, andships deploy every 18-24 months. This varies depending onthe mission and type of ship. Ships on 6-month deploymentsspend time visiting ports throughout the world. If you areon a shore duty tour, you will likely spend no time at seaduring the course of the duty assignment {usually 2 to 3years).

(II) _______

There are plenty of activities available to sailors intheir off-duty time. Depending on the size of the ship,you'll have areas for exercise, watching movies, playingcards, emailing friends, and purchasing snacks and otheritems. Many ships also provide college classes.

(III) _______

The tempo of operations will dictate actual length.While in home port or on shore duty, it is very similar tothat of civilian jobs. While out to sea, it is often longerbecause of the workload needed to keep the ship, aircraftand other machinery working properly and efficiently.

(IV) _______

Onder normal circumstances, you will be eligible for apromotion from E-l to E-2 in 9 months, from E-2 to E-3 in 9months, and from E-3 to E-4 in 6 months. Advancements on thebasis of merit can occur in basic training to E-2 withoutwaiting the 9 months. By referring friends who join theNavy, you can be promoted even faster!

(V) _______

Once you have completed basic training and any followupschooling, you will probably move just once to your firstpermanent duty station. Naturally, if you stay in the Navypast your first enlistment (or if you request a specificdeployment) you may have to move again.

(Adapted from https://www.navy.eom/faq.html#section-4)
The words and expressions that can replace "picture", "locate" and "set up" in the extract " [...] to get the most complete picture of the Navy, locate your nearest recruiter and set up a meeting." while keeping the same meaning are.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.