Início

Questões de Concursos Marinha

Resolva questões de Marinha comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q698380 | Serviço Social, Primeiro Tenente Serviço Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Guerra (in Mota e Amaral 2016), ao discutir as mudanças no mundo do trabalho resultantes da atual crise do capitalismo, que se aprofundou em 2008 e se manifesta nas diversas áreas da vida social, aponta algumas determinações históricas que compõem a cultura profissional do assistente social. Com base na obra da autora, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q692521 | Psicologia, Primeiro Tenente Psicologia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Beck (2013), assinale a opção que apresenta uma parte integral, não opcional, da terapia cognitiva, por meio da qual o terapeuta busca, em essência, estender as oportunidades para a mudança cognitiva e comportamental durante toda a semana do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q686229 | Odontologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha, 2019

O flúor tem papel decisivo no processo de reduzir a progressão das lesões de cárie ou a dissolução do esmalte, atuando como elemento cariostático. De acordo com Conceição et aI. (2007), sobre o flúor, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q705271 | Português, Oficial, Colégio Naval, Marinha, 2019

Com, relação aos níveis de liderança, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q688396 | Inglês, Aluno 2 Dia, Colégio Naval, Marinha, 2019

Texto associado.

Read and complete the sentence below.


I’m traveling to ,______ United States next month. I want to see _____ Hawaii and________ Rocky Mountains (depending on_______money and________time!).


Mark the option which best completes the blanks respectiveiy.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q686366 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Para Martino (2014), toda mensagem tende a oscilar entre a redundância e a incerteza. Uma mensagem com grau muito alto de repetição elimina o interesse porque chega ao limite do tédio; uma mensagem na qual não há repetição nenhuma igualmente se torna chata na medida em que o receptor não entende nada do que está recebendo. Assinale a opção que apresenta o nome da teoria a que o autor faz alusão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q688479 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Lopes (2011), ao longo da história do curículo, podem ser situadas inúmeras propostas de currículo integrado, sob denominações distintas. Podemos agrupar as diferentes propostas de integração curricular em três modalidades diversas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q681857 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Dentre as etapas de integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas, segundo a pesquisa Apple Classrooms of Tomorrow (ACOT), qual etapa corresponde ao momento em que o professor passa a atuar de forma mais crítica, selecionando o que deve utilizar para aprimorar sua prática e, dessa forma, inicia um processo de avaliação do potencial pedagógico dos recursos e começa a desenvolver projetos que ampliam o uso do recurso digital que era, até o momento, um suporte para a prática com a qual estava familiarizado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q692143 | Psicologia, Primeiro Tenente Psicologia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Schein (in: Carvalho e Ronchi, 2005), com relação ao papel da liderança, considera ser uma das mais decisivas funções dos líderes a construção da cultura da organização. Para ele, quando a organização já possui potencial para viver e sobreviver, as crenças, os valores e as premissas maiores do empresário são transmitidos aos modelos conceituais dos subordinados. O autor mostra um conjunto de mecanismos primários utilizados pela liderança para implantação e transmissão da cultura aos membros de novas organizações. Assinale a opção que apresenta alguns desses mecanismos primários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q706490 | Direito Constitucional, Oficial, Colégio Naval, Marinha, 2019

Como se denomina o conjunto de medidas e ações do Estado, com ênfase no campo militar, para a defesa do território, da soberania e dos interesses nacionais contra ameaças preponderantemente externas, potenciais ou manifestas? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q704702 | Português, Morfologia, Oficial da Marinha Mercante Primeiro Dia, EFOMM, Marinha, 2019

Como Dizia Meu Pai


      Já se tornou hábito meu, em meio a uma conversa, preceder algum comentário por uma introdução:

      — Como dizia meu pai...

      Nem sempre me reporto a algo que ele realmente dizia, sendo apenas uma maneira coloquial de dar ênfase a alguma opinião.

      De uns tempos para cá, porém, comecei a perceber que a opinião, sem ser de caso pensado, parece de fato corresponder a alguma coisa que Seu Domingos costumava dizer. Isso significará talvez — Deus queira — que insensivelmente vou me tomando com o correr dos anos cada vez mais parecido com ele. Ou, pelo menos, me identificando com a herança espiritual que dele recebi.

      Não raro me surpreendo, antes de agir, tentando descobrir como ele agiria em semelhantes circunstâncias, repetindo uma atitude sua, até mesmo esboçando um gesto seu. Ao formular uma ideia, percebo que estou concebendo, para nortear meu pensamento, um princípio que, se não foi enunciado por ele, só pode ter sido inspirado por sua presença dentro de mim.

      — No fim tudo dá certo...

      Ainda ontem eu tranquilizava um de meus filhos com esta frase, sem reparar que repetia literalmente o que ele costumava dizer, sempre concluindo com olhar travesso:

      — Se não deu certo, é porque ainda não chegou no fim.

      Gosto de evocar a figura mansa de Seu Domingos, a quem chamávamos paizinho, a subir pausadamente a escada da varanda de nossa casa, todos os dias, ao cair da tarde, egresso do escritório situado no porão. Ou depois do jantar, sentado com minha mãe no sofá de palhinha da varanda, como namorados, trocando notícias do dia. Os filhos guardavam zelosa distância, até que ela ia aos seus afazeres e ele se punha à disposição de cada um, para ouvir nossos problemas e ajudar a resolvê-los. Finda a última audiência, passava a mão no chapéu e na bengala e saía para uma volta, um encontro eventual com algum amigo. Regressava religiosamente uma hora depois, e tendo descido a pé até o centro, subia sempre de bonde. Se acaso ainda estávamos acordados, podíamos contar com o saquinho de balas que o paizinho nunca deixava de trazer.

      Costumava se distrair realizando pequenos consertos domésticos: uma boia de descarga, a bucha de uma torneira, um fusível queimado. Dispunha para isso da necessária habilidade e de uma preciosa caixa de ferramentas em que ninguém mais podia tocar. Aprendi com ele como é indispensável, para a boa ordem da casa, ter à mão pelo menos um alicate e uma chave de fenda. Durante algum tempo andou às voltas com o velho relógio de parede que fora de seu pai, hoje me pertence e amanhã será de meu filho: estava atrasando. Depois de remexer durante vários dias em suas entranhas, deu por findo o trabalho, embora ao remontá-lo houvessem sobrado umas pecinhas, que alegou não fazerem falta. O relógio passou a funcionar sem atrasos, e as batidas a soar em horas desencontradas. Como, aliás, acontece até hoje.

      Tinha por hábito emitir um pequeno sopro de assovio, que tanto podia ser indício de paz de espírito como do esforço para controlar a perturbação diante de algum aborrecimento.

      — As coisas são como são e não como deviam ser. Ou como gostaríamos que fossem.

      Este pronunciamento se fazia ouvir em geral quando diante de uma fatalidade a que não se poderia fugir. Queria dizer que devemos nos conformar com o fato de nossa vontade não poder prevalecer sobre a vontade de Deus - embora jamais fosse assim eloquente em suas conclusões. Estas quase sempre eram, mesmo, eivadas de certo ceticismo preventivo ante as esperanças vãs:

      — O que não tem solução, solucionado está.

      E tudo que acontece é bom — talvez não chegasse ao cúmulo do otimismo de afirmar isso, como seu filho Gerson, mas não vacilava em sustentar que toda mudança é para melhor: se mudou, é porque não estava dando certo. E se quiser que mude, não podendo fazer nada para isso, espere, que mudará por si.

      [...] 

      Tudo isso que de uns tempos para cá me vem ocorrendo, às vezes inconscientemente, como legado de meu pai, teve seu coroamento há poucos dias, quando eu ia caminhando distraído pela praia. Revirava na cabeça, não sei a que propósito, uma frase ouvida desde a infância e que fazia parte de sua filosofia: não se deve aumentar a aflição dos aflitos. Esta máxima me conduziu a outra, enunciada por Carlos Drummond de Andrade no filme que fiz sobre ele, a qual certamente Seu Domingos perfilharia: não devemos exigir das pessoas mais do que elas podem dar. De repente fui fulminado por uma verdade tão absoluta que tive de parar, completamente zonzo, fechando os olhos para entender melhor. No entanto era uma verdade evangélica, de clareza cintilante como um raio de sol, cheguei a fazer uma vênia de gratidão a Seu Domingos por me havê-la enviado:

      — Só há um meio de resolver qualquer problema nosso: é resolver primeiro o do outro.

      Com o tempo, a cidade foi tomando conhecimento do seu bom senso, da experiência adquirida ao longo de uma vida sem maiores ambições: Seu Domingos, além de representante de umas firmas inglesas, era procurador de partes — solene designação para uma atividade que hoje talvez fosse referida como a de um despachante. A princípio os amigos, conhecidos, e depois até desconhecidos passaram a procurá-lo para ouvir um conselho ou receber dele uma orientação. Era de se ver a romaria no seu escritório todas as manhãs: um funcionário que dera desfalque, uma mulher abandonada pelo marido, um pai agoniado com problemas do filho — era gente assim que vinha buscar com ele alívio para a sua dúvida, o seu medo, a sua aflição. O próprio Governador, que não o conhecia pessoalmente, certa vez o consultou através de um secretário, sobre questão administrativa que o atormentava. Não se falando nos filhos: mesmo depois de ter saído de casa, mais de uma vez tomei trem ou avião e fui colher uma palavra sua que hoje tanta falta me faz.

      Resta apenas evocá-la, como faço agora, para me servir de consolo nas horas más. No momento, ele próprio está aqui a meu lado, com o seu sorriso bom.

SABINO, Fernando. A volta por cimaIn: Obra Reunida v. III. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 1996. (Texto adaptado)

Assinale a opção em que a palavra sublinhada pertence a uma categoria diferente dos demais pronomes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q684741 | Legislação Federal, Primeiro Tenente Direito, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Sobre a Lei 4.375/1964, que disciplina o Serviço Militar obrigatório, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q596170 | Direito Marítimo, Oficial de 2a Classe, Colégio Naval, Marinha

De acordo com as Normas da Autoridade Marítima Brasileira para Operação de Embarcações Estrangeiras em Aguas Jurisdicionais Brasileiras, na seleção de navios a serem inspecionados numa inspeção de Fort State Control, deverão ser evitados navios já inspecionados nos últimos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q682486 | Biologia, Aluno 2 Dia, Colégio Naval, Marinha, 2019

Texto associado.

Leia o texto abaixo.


"Musgo renasce 1.500 anos depois de ficar congelado na Antártica. Pesquisa descreveu pela 1ª vez espécie que sobreviveu por longo tempo.

Um musgo na Antártica renasceu após passar mais de 1.500 anos sob uma camada de gelo, um recorde que marca o maior ciclo vital de qualquer planta conhecida, revelou um estudo feito por cientistas britânicos e divulgado esta semana nos Estados Unidos.

Os cientistas capturaram amostras das profundezas de um banco de musgos congelados na Antártica. Eles cortaram os núcleos destas plantas e os colocaram em uma incubadora, a temperaturas e níveis de luz que estimulariam seu crescimento em condições normais.

Depois de algumas semanas, o musgo começou a crescer.”

Disponível em:<http://www.sobioloaia.com.br/conteudos/noticias/noticia18.php>

Sobre os musgos é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q692030 | Biologia, Primeiro Tenente Ciências Biológicas, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Qual é o instrumento adequado para se retirar uma alíquota de volume conhecido de uma amostra de plâncton?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q684872 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Marcondes Filho (2014), correlacione os tipos de comunicação aos seus conceitos e assinale a opção correta.


TIPOS DE COMUNICAÇÃO

I- Existencial

II- Fática

III- Intercultural

IV- Urbana

V- Organizacional


CONCEITOS

( ) A sociedade é um sistema ambientalmente sensível, mas operacionalmente fechado.

( ) Os participantes são conscientes de que o outro é diferente e reconhecem mutuamente sua alteridade.

( ) Não pode ser prescrita nem reencenada, pois é sempre única.

( ) Admite que as organizações são redes de comunicação, marcadas por efetividade, viabilidade, êxito ou fracasso.

( ) Tem o papel de harmonizar o comportamento dos homens, construindo novos laços e sentimentos.

( ) O contexto vivido é fonte material de produção e comunicação de criações alegóricas. É como um processo de estar em relação que vai além da sinalização e da informação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q688327 | Odontologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha, 2019

De acordo com Yagiela et al. (2011), as interações medicamentosas podem ser classificadas em cinco categorias. Quando há uma combinação de dois fármacos que não possuem as mesmas atividades farmacológicas e disso resulta um efeito maior de um fármaco do que o esperado, essa interação refere-se a que categoria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q684543 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Para Piletti (2002), a invenção geralmente resulta da combinação de conhecimentos já existentes com o objetivo de obter novo produto. Embora a maior parte das invenções ocorra fora da escola, esta pode contribuir para que os alunos desenvolvam sua inventividade. São muitos os procedimentos de que a escola pode lançar mão para favorecer a inventividade, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q211837 | Matemática, Triângulos quaisquer, Fuzileiro Naval, Turma II, Marinha

Um dos ângulos da base de um triângulo isósceles mede 40º. Quanto mede o ângulo do vértice ?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q703970 | Serviço Social, Primeiro Tenente Serviço Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Graeber (2016, p. 492), “estamos há muito tempo atrasados para um tipo de jubileu ao estilo bíblico: um jubileu que afetaria tanto a divida internacional quanto a dívida do consumidor". Qual o argumento que o autor utiliza para fazer tal afirmação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.