Início

Questões de Concursos Marinha

Resolva questões de Marinha comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q684902 | Radiologia, Primeiro Tenente Radiologia, CSM, Marinha, 2019

Em relação à radiação ionizante, segundo Haiter et al (2014), marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q693941 | Psicologia, Primeiro Tenente Psicologia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Em “Psicologia de grupo e análise do ego", a distinção entre a identificação do ego com um objeto e a substituição do ideal do ego por um objeto encontra, segundo Freud (1920), uma interessante ilustração em dois grandes grupos artificiais estudados por Freud nesse texto. Assinale a opção que apresenta esses grupos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q688059 | Inglês, Aluno 1 Dia, Colégio Naval, Marinha, 2019

Texto associado.

TEXT II


Passwords to be replaced by Web Authentication


It looks iike login usernames and passwords are on __(I)__ way out. No longer will we have to worry about the security of __(II)__ login credentiais. They are set to be replaced by an infinitely more secure login system known as Web Authentication. Web Authentication has become an official standard for logging in at the main Internet standards body, the World Wide Web Consortium (WWWC). It is a system that will be universally used by web browsers and platforms for simpier and stronger authentication processes. It will allow website users to iog in securely to their online accounts using a digital device, biometrics (such as fingerprints and facial recognition) or USB security keys.

The WWWC spoke about the days of passwords being numbered. A spokesperson said: "lt’s common knowledge that passwords have outlived their efficacy. Not only are stoien, weak or default passwords behind 81 per cent of data breaches, they are a drain of time and resources." It added: "Now is the time for web Services and businesses to adopt Web Authentication to move beyond vulnerable passwords and help web users improve the security of their online experiences," Web Authentication means users are at less risk of having their passwords and credentiais stoien. This is because login authentication is achieved via physicai vices or biometrics from our body.

              <https://breakingnewsenglish.eom/1904/190401 -webauthentication.html>

Mark the option which is false about the text.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q687087 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Em Comunicação Pública, López (In DUARTE, 2012) afirma que um Plano Estratégico de Comunicação (PEC) deve conter as ferramentas e os instrumentos de análise necessários para traçar caminhos que conduzem aos objetivos, e que esses caminhos são determinados por estratégicas e ações comunicativas. Logo, assinale a opção correta sobre essas estratégias e ações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q683024 | Química, Aluno 2 Dia, Colégio Naval, Marinha, 2019

Texto associado.

Uma onda se propaga tal que o seu comprimento é 10 m e a sua frequência é 5,0 Hz. Calcule, respectivamente, a velocidade de propagação da onda no material e seu período de oscilação e assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q684872 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Marcondes Filho (2014), correlacione os tipos de comunicação aos seus conceitos e assinale a opção correta.


TIPOS DE COMUNICAÇÃO

I- Existencial

II- Fática

III- Intercultural

IV- Urbana

V- Organizacional


CONCEITOS

( ) A sociedade é um sistema ambientalmente sensível, mas operacionalmente fechado.

( ) Os participantes são conscientes de que o outro é diferente e reconhecem mutuamente sua alteridade.

( ) Não pode ser prescrita nem reencenada, pois é sempre única.

( ) Admite que as organizações são redes de comunicação, marcadas por efetividade, viabilidade, êxito ou fracasso.

( ) Tem o papel de harmonizar o comportamento dos homens, construindo novos laços e sentimentos.

( ) O contexto vivido é fonte material de produção e comunicação de criações alegóricas. É como um processo de estar em relação que vai além da sinalização e da informação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q698815 | Serviço Social, Primeiro Tenente Serviço Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) encontra-se presente nos debates ocorridos nos últimos tempos em torno das propostas de reforma da previdência. Acerca do BPC, marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q686889 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Perrenoud (2002), o professor-educador deve assumir a responsabilidade ética de ser um agente de mudanças em seu ambiente de trabalho, transformando-se em multiplicador de novas idéias. Assinale a opção que apresenta duas propostas metodológicas que o professor-educador pode utilizar para o desenvolvimento de competências em seus alunos, reconhecidas como Novas Tecnologias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q684361 | Biologia, Primeiro Tenente Ciências Biológicas, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Qual é o paradigma estabelecido por Thorson em 1950 a respeito do desenvolvimento pelágico de invertebrados bentônicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q681900 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Existem algumas funções-chave nas redações de emissoras de televisão: trata-se de profissionais fundamentais para o bom funcionamento do telejornalismo. Segundo Barbeiro e Lima (2013), assinale a opção correta sobre essas funções.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q692462 | Informática, Primeiro Tenente Informática, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Navathe (2011), no contexto de recuperação em sistemas de múltiplos bancos de dados, para manter a atomicidade em uma transação multibanco de dados, qual protocolo pode ser utilizado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q699901 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Marinha Mercante Primeiro Dia, EFOMM, Marinha, 2019

 Como Dizia Meu Pai


      Já se tornou hábito meu, em meio a uma conversa, preceder algum comentário por uma introdução:

      — Como dizia meu pai...

      Nem sempre me reporto a algo que ele realmente dizia, sendo apenas uma maneira coloquial de dar ênfase a alguma opinião.

      De uns tempos para cá, porém, comecei a perceber que a opinião, sem ser de caso pensado, parece de fato corresponder a alguma coisa que Seu Domingos costumava dizer. Isso significará talvez — Deus queira — que insensivelmente vou me tomando com o correr dos anos cada vez mais parecido com ele. Ou, pelo menos, me identificando com a herança espiritual que dele recebi.

      Não raro me surpreendo, antes de agir, tentando descobrir como ele agiria em semelhantes circunstâncias, repetindo uma atitude sua, até mesmo esboçando um gesto seu. Ao formular uma ideia, percebo que estou concebendo, para nortear meu pensamento, um princípio que, se não foi enunciado por ele, só pode ter sido inspirado por sua presença dentro de mim.

      — No fim tudo dá certo...

      Ainda ontem eu tranquilizava um de meus filhos com esta frase, sem reparar que repetia literalmente o que ele costumava dizer, sempre concluindo com olhar travesso:

      — Se não deu certo, é porque ainda não chegou no fim.

      Gosto de evocar a figura mansa de Seu Domingos, a quem chamávamos paizinho, a subir pausadamente a escada da varanda de nossa casa, todos os dias, ao cair da tarde, egresso do escritório situado no porão. Ou depois do jantar, sentado com minha mãe no sofá de palhinha da varanda, como namorados, trocando notícias do dia. Os filhos guardavam zelosa distância, até que ela ia aos seus afazeres e ele se punha à disposição de cada um, para ouvir nossos problemas e ajudar a resolvê-los. Finda a última audiência, passava a mão no chapéu e na bengala e saía para uma volta, um encontro eventual com algum amigo. Regressava religiosamente uma hora depois, e tendo descido a pé até o centro, subia sempre de bonde. Se acaso ainda estávamos acordados, podíamos contar com o saquinho de balas que o paizinho nunca deixava de trazer.

      Costumava se distrair realizando pequenos consertos domésticos: uma boia de descarga, a bucha de uma torneira, um fusível queimado. Dispunha para isso da necessária habilidade e de uma preciosa caixa de ferramentas em que ninguém mais podia tocar. Aprendi com ele como é indispensável, para a boa ordem da casa, ter à mão pelo menos um alicate e uma chave de fenda. Durante algum tempo andou às voltas com o velho relógio de parede que fora de seu pai, hoje me pertence e amanhã será de meu filho: estava atrasando. Depois de remexer durante vários dias em suas entranhas, deu por findo o trabalho, embora ao remontá-lo houvessem sobrado umas pecinhas, que alegou não fazerem falta. O relógio passou a funcionar sem atrasos, e as batidas a soar em horas desencontradas. Como, aliás, acontece até hoje.

      Tinha por hábito emitir um pequeno sopro de assovio, que tanto podia ser indício de paz de espírito como do esforço para controlar a perturbação diante de algum aborrecimento.

      — As coisas são como são e não como deviam ser. Ou como gostaríamos que fossem.

      Este pronunciamento se fazia ouvir em geral quando diante de uma fatalidade a que não se poderia fugir. Queria dizer que devemos nos conformar com o fato de nossa vontade não poder prevalecer sobre a vontade de Deus - embora jamais fosse assim eloquente em suas conclusões. Estas quase sempre eram, mesmo, eivadas de certo ceticismo preventivo ante as esperanças vãs:

      — O que não tem solução, solucionado está.

      E tudo que acontece é bom — talvez não chegasse ao cúmulo do otimismo de afirmar isso, como seu filho Gerson, mas não vacilava em sustentar que toda mudança é para melhor: se mudou, é porque não estava dando certo. E se quiser que mude, não podendo fazer nada para isso, espere, que mudará por si.

      [...] 

      Tudo isso que de uns tempos para cá me vem ocorrendo, às vezes inconscientemente, como legado de meu pai, teve seu coroamento há poucos dias, quando eu ia caminhando distraído pela praia. Revirava na cabeça, não sei a que propósito, uma frase ouvida desde a infância e que fazia parte de sua filosofia: não se deve aumentar a aflição dos aflitos. Esta máxima me conduziu a outra, enunciada por Carlos Drummond de Andrade no filme que fiz sobre ele, a qual certamente Seu Domingos perfilharia: não devemos exigir das pessoas mais do que elas podem dar. De repente fui fulminado por uma verdade tão absoluta que tive de parar, completamente zonzo, fechando os olhos para entender melhor. No entanto era uma verdade evangélica, de clareza cintilante como um raio de sol, cheguei a fazer uma vênia de gratidão a Seu Domingos por me havê-la enviado:

      — Só há um meio de resolver qualquer problema nosso: é resolver primeiro o do outro.

      Com o tempo, a cidade foi tomando conhecimento do seu bom senso, da experiência adquirida ao longo de uma vida sem maiores ambições: Seu Domingos, além de representante de umas firmas inglesas, era procurador de partes — solene designação para uma atividade que hoje talvez fosse referida como a de um despachante. A princípio os amigos, conhecidos, e depois até desconhecidos passaram a procurá-lo para ouvir um conselho ou receber dele uma orientação. Era de se ver a romaria no seu escritório todas as manhãs: um funcionário que dera desfalque, uma mulher abandonada pelo marido, um pai agoniado com problemas do filho — era gente assim que vinha buscar com ele alívio para a sua dúvida, o seu medo, a sua aflição. O próprio Governador, que não o conhecia pessoalmente, certa vez o consultou através de um secretário, sobre questão administrativa que o atormentava. Não se falando nos filhos: mesmo depois de ter saído de casa, mais de uma vez tomei trem ou avião e fui colher uma palavra sua que hoje tanta falta me faz.

      Resta apenas evocá-la, como faço agora, para me servir de consolo nas horas más. No momento, ele próprio está aqui a meu lado, com o seu sorriso bom.

SABINO, Fernando. A volta por cimaIn: Obra Reunida v. III. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 1996. (Texto adaptado)

Assinale a opção em que o termo destacado NÃO pode ser substituído pelo que está entre parênteses, sem alteração de sentido e respeitando a norma padrão da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q701785 | Direito Processual Penal Militar, Praça de 2° Classe, Colégio Naval, Marinha, 2019

Qual documento relaciona e classifica os crimes militares, em tempo de paz e em tempo de guerra?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q699760 | Serviço Social, Primeiro Tenente Serviço Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

O comprometimento da renda do brasileiro com pagamento de juros e amortizações, em decorrência de dívidas, é o dobro da média registrada em uma lista de 17 países desenvolvidos - 12 europeus, além de Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e Coréia do Sul [...].O endividamento das famílias é uma forma de movimentar a economia e fazer com que os brasileiros tenham acesso a bens e serviços. O endividamento corresponde ao total da dívida, enquanto o comprometimento refere-se à parcela da renda destinada ao pagamento da mesma. No Brasil, o endividamento corresponde à metade da renda anual dos brasileiros, 55% [...]. "Os brasileiros investem menos em aquisição de imóveis, por exemplo, mas gastam muito com cartão de crédito, contribuindo para um aumento da taxa de juros, haja vista a falta de garantia típica desse tipo de crédito", avalia Kopschitz.
 IPEA . Comprometimento de renda do brasileiro é caracterizado por dividas de prazo curto e juro alto. 2019. Disponível em:<htto://www.ipea.aov.br/portal/index.php?option=com content&view=article&id=34573&catid=3&ltemid=3>  (adaptado).
A introdução massiva do cartão de crédito na sociedade revela apenas um dos instrumentos no qual o capitalismo contemporâneo vem se utilizando de inserção do crédito na população, o que vem causando expressivo endividamento e comprometimento da renda, conforme visto no levantamento do IPEA (2019), relativo ao caso brasileiro. De acordo com Bauman (2010), sobre a inserção do crédito na vida da população, marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q684235 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

As cartas solares são instrumentos para resolução de problemas de geometria da insolação a partir de plantas, cortes e coordenadas horizontais da posição do Soi acima da linha do horizonte. No hemisfério sul, a Carta solar aplicada sobre a planta, é orientada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q684873 | Não definido, Primeiro Tenente Informática, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Quando houver possibilidade de o perito participar da busca e apreensão de informática (equipamentos computacionais), esse perito deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q702074 | Serviço Social, Primeiro Tenente Serviço Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Paiva e Sales (in Bonetti, 2016), ao refletirem sobre os princípios presentes no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, instituído no ano 1993, falam sobre a Garantia do Pluralismo. De acordo com as idéias dos autores, pode-se afirmar que o pluralismo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q702662 | Inglês, Oficial da Marinha Mercante Primeiro Dia, EFOMM, Marinha, 2019

In the excerpt “[...] the more they were prone to continue to use the internet [...]”, the word in bold means:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.