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Questões de Concursos NUCEPE

Resolva questões de NUCEPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q385523 | Biologia, Genética, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Em investigações criminais, alguns fios de cabelo, células da pele, sangue ou outros fluidos corporais podem ser deixados no local e o DNA recolhido a partir dessas amostras tem a capacidade de indicar a solução do crime. Muitas vezes a quantidade de DNA disponível para análise é limitada, contudo com a técnica de Reação em Cadeia de Polimerase (PCR), o menor vestígio de DNA encontrado pode ser amplificado, aumentando a quantidade de material e proporcionando o suficiente para traçar o perfil genético e assim garantir a análise. A respeito da técnica de PCR, assinale a opção CORRETA.
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122Q366760 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

O uso do brinquedo terapêutico pelo enfermeiro é recomendado e regulamentado pelo COFEN na resolução nº 295 de 24 de outubro de 2004. Em relação a esta estratégia de assistência à criança é CORRETO afirmar que:

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123Q17366 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Piaui, Agente de Policia, Polícia Militar PI, NUCEPE

O desligamento ou a exclusão do serviço ativo da Polícia Militar é feito em conseqüência de, EXCETO.
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124Q361216 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Os sinais e sintomas característicos da insuficiência renal aguda são:

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125Q49949 | Raciocínio Lógico, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Considerando as proposições simples
p: Maria não come carne;
q: Faz frio;
r: Todo astronauta canta;

afirmamos:

Maria não come carne e não faz frio ou Maria come carne e faz frio ou existe astronauta que não canta e não faz frio.

É CORRETO simbolizar a proposição composta acima por:
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126Q789062 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Com relação à proteção de um Sistema Elétrico de Potência, são fatores importantes a estabilidade, a confiabilidade, a seletividade, entre outros. No que se refere à velocidade, é CORRETO afirmar que:
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127Q560710 | Informática, Excel, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Com base na planilha eletrônica Microsoft Excel 2013, marque a alternativa CORRETA em relação às afirmativas abaixo.

I – Para mesclar células adjacentes e centralizar o conteúdo, seleciona-se uma ou mais células adjacentes não mescladas, clica na guia PÁGINA INICIAL, grupo Alinhamento e botão Mesclar e Centralizar.

II – No grupo Configurar Página da guia LAYOUT DA PÁGINA, existem opções que permitem ajustar margens, alterar orientação de página e escolher tamanho da página.

III – No grupo Alinhamento da guia PÁGINA INICIAL, existem as opções: Alinhar à Esquerda, Centralizar, Alinhar à Direita e Justificar.

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128Q387028 | Biologia, Anatomia Vegetal, Biólogo, FMS PI, NUCEPE

O conjunto de processos e eventos que levam um organismo multicelular a atingir o tamanho e a forma típicos da espécie constitui o desenvolvimento. A anatomia e morfologia de uma planta, tal como de qualquer outro organismo, dependem das características das suas células constituintes. Sobre os tecidos vegetais, assinale a alternativa CORRETA.

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129Q53983 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Osteologia é o estudo dos ossos. Em sentido mais amplo, inclui o estudo das formações intimamente relacionadas ou ligadas com os ossos e com eles formando um todo: o esqueleto, que é o conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos que se interligam para formar o arcabouço do corpo dos animais domésticos e desempenham várias funções A região da perna dos mamíferos domésticos possui dois ossos: a tíbia e a fíbula. Com base nos conhecimentos de osteologia destes dois ossos, analise as alternativas que se referem às características de equinos e coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso e assinale a sequência CORRETA.

( ) Fíbula incompleta, sendo que a tíbia possui dois maléolos, um medial e outro lateral.
( ) Fíbula incompleta e fundida à tíbia. O maléolo lateral é substituído por um osso maleolar. O maléolo medial encontra-se na tíbia.
( ) Fíbula completa, possuindo um maléolo lateral. O maléolo medial está na tíbia.
( ) Fíbula completa, possuindo um maléolo lateral e outro medial.
( ) Fíbula incompleta, não havendo maléolos na fíbula ou na tíbia.
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130Q366238 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Para avaliação urgente do paciente queimado, um dos métodos mais comumente utilizados para o cálculo da área atingida é a regra dos nove. No caso da aplicação dessa regra em crianças, até o primeiro ano de vida, é correto afirmar que:

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131Q42447 | Noções de Saúde, Legislação em Saúde, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde - RENASES compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde, tem por finalidade tornar públicas as ações e serviços de saúde que o SUS oferece à população. As atualizações da RENASES ocorrerão por inclusão, exclusão e alteração de ações e serviços, de forma contínua e oportuna, devendo ser publicada a cada 2 anos. Marque a alternativa CORRETA acerca da forma que a RENASES será organizada:
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132Q53980 | Veterinária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Entre as opções abaixo, assinale aquela que contempla instituições que elaboram as normas internacionais que são explicitamente reconhecidas como referência pelo Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS), no Âmbito da Organização Mundial do Comércio.
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133Q3343 | Português, Técnico Administrativo, SESAPI, NUCEPE

Texto associado.
O prazer da leitura

“Alfabetizar“, palavra aparentemente inocente, contém uma
teoria de como se aprende a ler. Aprende-se a ler aprendendose
as letras do alfabeto. Primeiro as letras, as sílabas. Depois,
aparecem as palavras... E assim era. Se é assim que se ensina
a ler, imagino que o ensino da música deveria se chamar
“dorremizar”: aprender o dó, o ré, o mi... Juntam-se as notas, e a
música aparece! Todo mundo sabe que não é assim que se
ensina música. A mãe pega o nenezinho e o embala, cantando
uma canção de ninar. O que o nenezinho ouve é a música, e
não cada nota, separadamente! A aprendizagem da música
começa como percepção de uma totalidade – e nunca com o
conhecimento das partes.

Isso é verdadeiro também sobre aprender a ler. Tudo começa
quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que
moram dentro do livro. Não são as letras, as sílabas e as
palavras que fascinam. É a estória. A aprendizagem da leitura
começa antes da aprendizagem das letras: quando alguém lê, e
a criança escuta com prazer; a criança se volta para aqueles
sinais misteriosos chamados letras. Deseja decifrá-los,
compreendê-los – porque eles são a chave que abre o mundo
das delícias que moram no livro! Deseja autonomia: ser capaz
de chegar ao prazer do texto sem precisar da mediação da
pessoa que o está lendo.

No primeiro momento, o professor, no ato de ler para os seus
alunos, é o mediador que os liga ao prazer do texto. Confesso
nunca ter tido prazer algum em aulas de gramática ou de análise
sintática. Não foi nelas que aprendi as delícias da literatura. Mas
me lembro com alegria das aulas de leitura. Na verdade, não
eram aulas. Eram concertos. A professora lia, e nós ouvíamos
extasiados. Ninguém falava. Antes de ler Monteiro Lobato, eu o
ouvi. E o bom era que não havia provas sobre aquelas aulas.
Era prazer puro. Existe uma incompatibilidade total entre a
experiência prazerosa de leitura e a experiência de ler a fim de
responder questionários de interpretação.

Onde se encontra o prazer do texto, o seu poder de seduzir?
Tive a resposta para essa questão acidentalmente. Alguém me
disse que havia lido um lindo poema de Fernando Pessoa, e
citou o primeiro verso. Fiquei feliz porque eu também amava
aquele poema. Aí ele começou a lê-lo. Estremeci. O poema –
aquele poema que eu amava – estava horrível na sua leitura. As
palavras que ele lia eram as palavras certas. Mas alguma coisa
estava errada! A música estava errada! Todo texto tem dois
elementos: as palavras, com o seu significado. E a música...

Percebi, então, que todo texto literário é uma partitura musical.
As palavras são as notas. Se aquele que lê é um artista, se ele
domina a técnica, se ele está possuído pelo texto – a beleza
acontece. Mas, se aquele que lê não domina a técnica, a leitura
não produz prazer: queremos que ela termine logo.

Assim, quem ensina a ler tem de ser um artista. Deveria ser
estabelecida em nossas escolas a prática de “concertos de
leitura”. Ouvindo, os alunos experimentariam os prazeres do ler.
E aconteceria com a leitura o mesmo que acontece com a
música: depois de ser picado pela sua beleza é impossível
esquecer.

Leitura é coisa perigosa: vicia... Se os jovens não gostam de ler,
a culpa não é deles. Foram forçados a aprender tantas coisas
sobre gramática, que não houve tempo para serem iniciados na
beleza musical do texto literário. Ler literatura é fazer amor com
as palavras. E essa transa literária se inicia antes que as
crianças saibam os nomes das letras. Sem saber ler, elas já
são sensíveis à sua beleza.

(Rubem Alves. Texto disponível em:
http://www.rubemalves.com.br/oprazerdaleitura.htm. Acesso em
05/11/2011. Adaptado.)
Observe o trecho: “Existe uma incompatibilidade total entre a experiência prazerosa de leitura e a experiência de ler a fim de responder questionários de interpretação.” Nesse ponto do texto, o autor:
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134Q449503 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

A Constituição Federal de 1988 inovou, ao estabelecer princípios que governam as relações internacionais, marque a alternativa que NÃO contempla os princípios fixados pela CF.
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135Q53998 | Veterinária, Perito Criminal Medicina Veterinária, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

O mormo, também conhecido como lamparão, é uma doença infecto-contagiosa que acomete equídeos, podendo também ser contraída por outros animais como o cão, gato, bode e até o homem. Esta enfermidade é conhecida há vários séculos e no anos de 1968, foi considerada extinta no Brasil. No entanto, estudos sorológicos realizados nos anos de 1999 e 2000 detectaram a presença da doença em alguns estados do nordeste brasileiro. Assinale, entre as opções abaixo, a que corresponde à espécie bacteriana responsável pelo mormo em equinos. 
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136Q367148 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Entre os fatores que interferem na aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, EXCLUI-SE:

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137Q539328 | Engenharia Civil, Patologia, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Sendo a patologia uma ciência formada por teorias que explicam o mecanismo e a causa da ocorrência de manifestações patológicas - resultado de mecanismo de degradação, pode-se afirmar:
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138Q340904 | Raciocínio Lógico, Analista de Sistema Júnior, SEFAZ PI, NUCEPE

No caixa eletrônico de um Banco existem apenas cédulas de 20 e 50 reais. De quantas maneiras distintas se pode efetuar um saque no valor de 500 reais de forma que o número de cédulas entregues seja um número par?
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139Q49945 | Direito Processual Penal, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Quanto à prisão em flagrante é CORRETO, de acordo com o Código de Processo Penal, afirmar:

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140Q637237 | Informática, Sistemas distribuídos, Analista de Sistemas, FMS PI, NUCEPE

Acerca do conceito de sistemas distribuídos, analise as proposições abaixo.

1) Um sistema distribuído é uma coleção de computadores autônomos conectados por uma rede e equipados com um sistema de software distribuído.

2) Um sistema distribuído é uma coleção de computadores independentes, que aparenta ao usuário ser um computador único.

3) Em um sistema distribuído a falha de um computador do qual nunca se ouviu falar faz com que seu computador ou software pare completamente de funcionar.

4) multiprocessadores são sistemas fortemente acoplados, enquanto que multicomputadores são sistemas fracamente acoplados.

Estão corretas:

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