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Questões de Concursos NUCEPE

Resolva questões de NUCEPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1221Q904948 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Sobre a abordagem do tema sexualidade no ambiente escolar,assinale a alternativaCORRETA.
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1222Q1026107 | Segurança Pública, Conceito Gerais em Segurança Pública, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária é subordinado ao Ministério da Justiça e dentre os seus membros devem constar professores e profissionais da área do Direito Penal, Processual Penal, Penitenciário e ciências correlatas, bem como por representantes da comunidade e dos Ministérios da área social. No âmbito de suas atividades, seja federal ou estadual, incumbe ao Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária:
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1223Q1026093 | Direito Administrativo, Organização da Administração Pública, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

O Banco do Brasil é uma empresa com mais de 200 anos de existência e atuou como autoridade monetária até a criação do Banco Central do Brasil, em 1964. Consiste em holding de economia mista com participação majoritária da União, tendo o restante das ações divididas da seguinte forma: 28% com proprietários privados domésticos, 21% com estrangeiros e 0,5% em tesouraria. A CEF (1861) é uma empresa pública presente em quase todo o país. São 4,2 mil pontos de atendimento, entre agências e postos. Tal qual o Banco do Brasil, sua atuação é diversificada, mas é amplamente reconhecida por suas linhas de crédito direcionadas ao financiamento habitacional e ao financiamento de investimentos em saneamento básico.

Disponível em: https://www.dieese.org.br/notatecnica/2021/notaTec253Estatais.pdf. Acesso em 05/03/24.

Sobre as empresas públicas e as sociedades de economia mista, é CORRETO afirmar que:
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1224Q1081405 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

A lei 13.146/2015 define “barreiras” como qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. São exemplos de barreiras:
I. Barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.
II. Barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
III. Barreiras nos transportes: as existentes nos edifícios públicos e privados.
IV. Barreiras arquitetônicas: as existentes nos sistemas e meios de transportes.
Assinale as alternativas que contenha APENAS as afirmações corretas
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1225Q1070442 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Sobre as regras do método, tal afirmar o seguinte: como apresentadas por Descartes no Discurso do Método, podemos

I - o primeiro momento é aquele que afirma com cautela a necessária evidência de algum conhecimento como o elemento da verdade, evitando precipitações.

II - o segundo momento, segundo o qual, para conhecer algo, é necessário compartimentalizar as dificuldades em tantas partes necessárias e possíveis.

III - conduzir o pensamento a partir dos objetos mais complexos, passando depois para os mais simples.

IV - enumerar de modo simples, todas as partes, até o momento da certeza que nada foi omitido, já que a evidência não requer revisões gerais.


Assinale a alternativa que contenha APENAS as afirmações corretas.
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1226Q1081404 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

A Lei 13.146/2015 assegura que é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
Entre as várias incumbências do poder público têm-se a de assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
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1227Q1026073 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

A gestão por competências é um modelo gerencial que se desenvolveu nos anos recentes juntamente com os modelos pós-burocráticos de gestão. Atualmente, “O conceito de competência pode ser entendido como sendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários ao desempenho das funções que as pessoas exercem, visando ao alcance dos objetivos da instituição. Essa definição foi proposta primeiramente por McClelland, em 1973, posteriormente por Fleury e Fleury, em 2001, e procura incorporar aspectos cognitivos, técnicos, sociais e afetivos relacionados ao trabalho.

(DURAND, 1998).” (ENAP. Gestão por competências: módulo 02: conceitos, definições e tipologias de competências. Brasília, 2019. Disponível em https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/6493/2/M%C3%B3dulo%202%20- %20Conceitos%2C%20defini%C3%A7%C3%B5es%20e%20tipologias%20de%20compet%C3%AAncias.pdf. Acesso em: 20/03/2024).

Para reflexão sobre a questão, leia as afirmativas a seguir.

I. A gestão por competências é uma política de estímulo basicamente focada no engajamento do funcionário no ambiente de trabalho, visando a sua satisfação pessoal e não se relacionando com políticas de resultado.
II. Metodologia aplicada para melhorar a gestão de pessoas, utilizada na iniciativa privada e em diversas instituições públicas, busca alinhar os objetivos das instituições às necessidades de desempenho das equipes, fornecendo indicadores para o desenvolvimento dos servidores, melhor lotação e promoção.
III. A gestão por competências abrange diferentes níveis da organização, envolvendo aspectos individual, gerencial, grupal e organizacional. No nível organizacional deve estar alinhada com a estratégia de negócio e as competências essenciais da organização, fornecendo os elementos para sustentar a vantagem competitiva.
IV. Aplica-se a melhoria da gestão de pessoas na organização, podendo auxiliar no alinhamento das ações de trabalho com os objetivos da organização e com o desenvolvimento funcional do servidor.

Considerando o que melhor retrata o uso da gestão por competência, escolha a alternativa CORRETA.
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1228Q1026085 | Direito Penal, Tipicidade, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

Quanto aos elementos do crime, especialmente ao fato típico, de acordo com o Código Penal Brasileiro e suas disposições, analise a questão e marque a alternativa CORRETA.

Pedro, Bombeiro Militar, vê Antônio, seu desafeto, se afogando no rio. Populares pedem que ele o salve, porém, Pedro, propositalmente não o faz, com o intuito de matá-lo. Antônio efetivamente vem a falecer. Neste caso, Pedro cometeu que crime?
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1229Q1070441 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

A filosofia de Martin Heidegger caracteriza-se, entre outros aspectos, como o trilhar de caminhos em busca do melhor tratamento para a questão mais fundamental da história da filosofia ocidental: a questão do ser. Mas o que é necessário, segundo Heidegger, para recolocar esta questão?
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1230Q904940 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

“Supervisor” é aquele que procura a “visão sobre”, no interesse da função coordenadora e articuladora de ações. Étambém quem estimula oportunidades de discussão coletiva, críticae contextualizada do trabalho (Rangel, 2003).

Considerando a importânciado supervisor escolar paraas práticas educativas na escola, assinale a alternativaCORRETA quanto a função desse profissionalpara a promoção da qualidade dos processos educacionais nainstituição de ensino.
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1231Q1026076 | Informática, Editor de Apresentações, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

“O PowerPoint é usado em apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar: imagens, sons, textos e vídeos que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), modelos de apresentação pré-definidos, galeria de objetos gráficos e uma gama de efeitos de animação e composição de slides.”

(Fonte: Wikipedia. Microsoft PowerPoint. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_PowerPoint. Acesso em 19 mar. 2024)

Sobre os recursos do programa Microsoft PowerPoint 2019, avalie as seguintes afirmações:

I. O usuário pode utilizar a ajuda de Inteligência Artificial, conhecida como Copiloto, para gerar conteúdo das apresentações automaticamente a partir de uma descrição textual da mesma.
II. O usuário pode gravar sua apresentação do PowerPoint, ou um único slide, e capturar a voz, gestos de tinta.
III. O usuário pode criar uma apresentação de autoexecução para execução autônoma em um estande ou quiosque de uma feira de negócios ou convenção ou salvá-la como um vídeo e enviá-la a um cliente.
IV. O usuário pode criar slides bem projetados e impactantes com a ajuda gratuita da geração automática de slides com o Designer do PowerPoint.

Assinale a alternativa que contenha apenas as alternativas CORRETAS.
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1232Q1026078 | Direito Constitucional, Teoria dos Direitos Fundamentais, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

“O avanço que o Direito Constitucional apresenta hoje é resultado, em boa medida, da afirmação dos direitos fundamentais como núcleo da proteção da dignidade da pessoa e da visão de que a Constituição é o local adequado para positivar as normas asseguradoras dessas pretensões.”
(MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2019).

Avalie as seguintes afirmações:

I. A Constituição Federal de 1988 veda de maneira tácita a existência da pena de morte (salvo em caso de guerra declarada), além de vedar as penas de caráter perpétuo, trabalhos forçados, infamantes, de banimento e cruéis.
II. Pode-se incluir o direito à liberdade de expressão intelectual, o direito ao devido processo legal e o direito de greve como direitos individuais.
III. No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
IV. A lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações CORRETAS.
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1233Q1081407 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Profissional de Apoio Escolar, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Para fins de aplicação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), o parágrafo I do Art. 3º define "acessibilidade" como a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana quanto na rural, por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

De acordo com o Art. 3º dessa Lei, o que é considerado como "tecnologia assistiva" ou "ajuda técnica"?

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1234Q904928 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O planejamento pedagógico é a base para organização da dinâmica da escola, pois permite a formação de uma estrutura direcionada para as atividades educacionais ao longo de todo o período letivo.O pedagogo é o principalnorteador na elaboração do planejamentoe, para iniciar o processo, precisa considerar alguns passos iniciais.

Dentre as alternativas abaixo, qual delas representa a primeira etapa no processo de planejamento pedagógico?
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1235Q904926 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O coordenador pedagógico é o profissionalque atua à frente da gestão e desempenha funções relacionadas àadministração pedagógica.Uma das atribuiçõesdesse profissionalé mediar a relação entre docentes, alunos, paise/ou responsáveis e gestão.Além dessa, qual alternativarepresenta uma das atribuições do coordenador?
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1236Q904931 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

As Metodologias Ativas consistem em abordagens de ensino que devem estar enquadradas no contexto curricularcontemporâneo. Considerando o conceito de metodologias ativas na educação básica, analise as sentenças.
I. As metodologias ativas priorizam o protagonismo do aluno, ao incentivar a participação no processo de aprendizagem. II. As práticas ativas mesclam as atividades das abordagens tradicionais de ensino e desconsideram as emergentes. III. O professor desempenha um papelsecundário nas metodologias ativas, e sua prática não se configura tãonecessária para haver a aprendizagem, pois o papel do estudante é primário. IV. Nas metodologias ativas, o uso de tecnologias digitais é associado a outrasmetodologias que valorizem o alunono centro do processo de aprendizagem.

Estão CORRETAS somente as afirmativas constantes na alternativa:
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1237Q1026091 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

Sobre os crimes contra o patrimônio e os previstos nas Leis 14.811/24 e 14.132/21 e o Código Penal Brasileiro e suas disposições, analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA.

I. Configura-se o crime de Intimidação sistemática (bullying): Intimidar sistematicamente, individualmente ou em grupo, mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas, de modo intencional e repetitivo, sem motivação evidente, por meio de atos de intimidação, de humilhação ou de discriminação ou de ações verbais, morais, sexuais, sociais, psicológicas, físicas, materiais ou virtuais.
II. Configura-se o crime de Perseguição: Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade.
III. Configura-se o crime de Extorsão: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda.
IV. Configura-se o crime de Receptação: Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte.
V. O crime de Furto de Coisa Comum somente se procede mediante representação.
VI. João, por motivo egoístico, destruiu a caminhonete (que estava estacionada e sem ocupantes dentro do veículo) que Pedro acabara de comprar com os primeiros salários da Polícia Penal do Piauí; nesse caso hipotético, João responderá pelo crime de Dano Qualificado.

Analisando os itens acima, está(ão) CORRETO(S) apenas o(s) item(ns):
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1238Q1026109 | Direitos Humanos, Direitos Humanos no Ordenamento Nacional, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

A Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial, é destinada a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. De acordo com o referido Estatuto, assinale a alternativa CORRETA.
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1239Q1026101 | Direito Processual Penal, Ação Penal, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

Com base expressamente no que dispõe o Código de Processo Penal Brasileiro, no que diz respeito ao instituto da Ação Penal, analise a questão e marque a alternativa CORRETA.
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1240Q1081406 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Profissional de Apoio Escolar, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) estabelece diretrizes para assegurar os direitos das pessoas com deficiência, visando a sua proteção e garantindo condições adequadas para sua plena participação na sociedade.

Um dos objetivos diretamente contemplados por essa legislação é

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