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Questões de Concursos NUCEPE

Resolva questões de NUCEPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1241Q1026075 | Informática, Sistema Operacional, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

Para acessar e gerenciar o histórico da área de transferência no Microsoft Windows 10 a qualquer momento, o usuário deve pressionar a tecla do logotipo do Windows+V.

(Fonte: MICROSOFT. Área de transferência Windows. Disponível em: https://support.microsoft.com/pt-br/windows/área-de-transferênciawindows-c436501e-985d-1c8d-97ea-fe46ddf338c6#WindowsVersion=Windows_10, Acesso em 02 abr. 2024.)

Sobre o acesso e gerenciamento da área de transferência no Microsoft Windows 10 descrito no suporte, é possível afirmar que:
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1242Q1026108 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

De acordo com a Lei de Execução Penal, incumbe ao Conselho da Comunidade:
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1243Q1070440 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Por natureza, todos os seres humanos inclinam-se ao saber. Sinal disso é seu apreço pelas sensações. De fato, abstração feita de sua utilidade, elas são apreciadas por si mesmas e, dentre todas, sobretudo, as visuais”. (Aristóteles, Metafísica, Livro A (1980).
Segundo Aristóteles, o desejo humano pelo conhecimento requer uma definição ampliada das diversas formas do conhecimento, considerando seu processo de formação. Para compreender este processo, desde as sensações até o saber teórico, mostra que o conhecimento verdadeiro é mais elevado
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1244Q904944 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A partir da situação hipotética a seguir, respondaao que se pede:

A pedagoga Aline não sabe mais o que fazer com o aluno Felipe.As queixas dos professores são diversas: mostra-seum adolescente agressivo e com um palavreado inadequado com todos na escola. Quandocontrariado, secomporta com violência, falandopalavrões, chutando cadeirase promovendo ameaças.A pedagoga já foiinformada que esse comportamentotambém é comum no entornodaescolae em outros momentos de entrada esaída das aulas. Para complementara situação, Felipe mostra completo desinteresse em relação às atividadespropostas pelos professores, mantendo comportamento cínico e dissimulado em sala de aula.



A violência é caracterizada, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), como sendo o usointencional daforça física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio,contra outra pessoa, ou contra um grupo ou umacomunidade, que resulte ou tenha grandepossibilidade de resultar em lesão,morte, dano psicológico, deficiência dedesenvolvimento ou privação.



Sobre o tema, analise as alternativas abaixo e assinale a alternativaCORRETA.

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1245Q1026082 | Legislação da AGU, Estrutura e Composição da Agu, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

A Advocacia-Geral da União (AGU) tem por função basilar, declarada constitucionalmente, representar a União, judicial e extrajudicialmente, bem como exercer as atividades de consultoria e assessoramentojurídico do Poder Executivo. Nasalternativas que seguem, assinale a única alternativa INCORRETA,sobre a Advocacia Geral da União.
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1246Q904949 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela coordenaçãodas avaliações da aprendizagem. Trata-sede uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Inep conduz pesquisas, estudose avaliações sobreo Sistema Educacional Brasileiro, com a finalidade de formulare implementar políticas públicas na áreaeducacional, assim como produzir informações claras e confiáveis paragestores, pesquisadores, educadores e o público em geral.

Sobre as avaliações da aprendizagem: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Índice deDesenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Provinha Brasile Prova Brasil,analise os itens abaixo:

I. Foi criado em 2007 com o propósito de sintetizar doisconceitosde extremaimportância para a qualidade daeducação: a taxa de aprovaçãoe a média de desempenhodos estudantesem língua portuguesa ematemática, em uma escala de zero a dez. II. Trata-se de um conjunto de avaliações externasem larga escala que possibilita aoIneprealizar uma análisediagnóstica da educaçãobásica brasileira,identificando fatoresque podem influenciaro desempenho doestudante. Realizadoa cada dois anos,consistena aplicação de testes e questionários tanto na rede públicaquanto em uma amostra da rede privada. III. Aplicada aos alunos matriculados nos 5º e 9ºanos do ensino fundamental público, abrangendo as redesestaduais, municipais e federais,tanto em áreas rurais quanto urbanas.Os resultados são disponibilizados porescola, município, unidade da federação e país. IV. Trata-se de uma avaliação diagnósticadas crianças que frequentamo segundo ano de escolarização nasescolas públicas do Brasil.Essa avaliação ocorreem duas etapas:uma no início e outra no final do ano letivo.

A sequência CORRETA é:
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1247Q1026089 | Direito Penal, Penas Privativas de Liberdade, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

Sobre as espécies de penas e seus regimes, de acordo com o que prevê expressamente o Código Penal Brasileiro e suas disposições, analise os itens e responda CORRETAMENTE.

I. Considera-se regime fechado a execução da pena em estabelecimento de segurança máxima ou média.
II. Considera-se regime semiaberto a execução da pena em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar.
III. Considera-se regime aberto a execução da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado.
IV. O condenado a pena superior a 8 (oito) anos deverá começar a cumpri-la em regime fechado.
V. O condenado não reincidente, cuja pena seja superior a 4 (quatro) anos e não exceda a 8 (oito), poderá, desde o princípio, cumpri-la em regime semiaberto.
VI. O condenado não reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a 4 (quatro) anos, poderá, desde o início, cumpri-la em regime aberto.

Analisando os itens acima, está(ão) CORRETO(S) apenas o(s) item(ns):
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1248Q1026110 | Direito Processual Penal, Lei da Interceptação Telefônica, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

A decisão que defere a interceptação telefônica, bem como as suas prorrogações, deve conter, obrigatoriamente, com base em elementos do caso concreto, a indicação dos requisitos legais de justa causa e da imprescindibilidade da medida para a obtenção da prova. É perfeitamente cabível a interceptação de comunicações telefônicas para que seja obtida prova em investigação criminal e, também, na instrução processual penal. É CORRETO afirmar ainda que:
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1249Q1070444 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outros indivíduos”. (Kant, Resposta à pergunta: que é “Esclarecimento”?. In Kant, I. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 63.)
Para Kant, a relação entre a menoridade e a maioridade da razão, no contexto do Esclarecimento,
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1250Q1070450 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

David Hume (1711-1776) é um dos principais autores da tradição empirista. A publicação do Tratado sobre a natureza humana, em 1739, traz os traços fundamentais de sua filosofia, levando o empirismo às últimas consequências. Como se caracteriza o empirismo de Hume?
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1251Q1059459 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado do Corpo de Bombeiro, CBM PI, NUCEPE, 2017

Marcos completou o tanque do seu carro com 20 litros de gasolina e pagou R$ 76,00. Marcone também completou o tanque do seu carro com gasolina, nesse mesmo posto, para fazer uma viagem de Teresina a Marcolândia (415 km) e pagou R$ 152,00. O carro de Marcone tinha 5 litros de gasolina no tanque, antes dele abastecer, e faz 11 quilômetros com um litro de gasolina. De acordo com os dados acima, assinale a alternativa CORRETA.
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1252Q1067201 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Administrador, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

A globalização trouxe alguns desafios para os órgãos do setor público. Para Schwella(2005), esses desafios podem ter relação com o ambiente externo, tais como: o sistema global, a complexidade das situações, desigualdade entre as pessoas, diversidade de maneira geral, capacidade de se autogerir no ambiente interno de trabalho e pouca confiança na gestão pública.

Gisele Vieira (2020), LIDERANÇA NA NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, Disponível em: https://w w.egpa.pa.gov.br/sites/default/files/20-_eunapio_artigo.final.pdf. Acesso em 24/09/2024


Sobre os desafios enfrentados pelos líderes no setor público, assinale a alternativa INCORRETA.
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1253Q904950 | Pedagogia, Educação Especial, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, aparticipação e a aprendizagem dos alunoscomdeficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altashabilidades/superdotaçãonas escolas regulares, orientando os sistemasde ensino para promover respostas àsnecessidades educacionais especiais, garantindo:

( ) formação de professores para oatendimento educacional especializado e demais profissionais da educaçãopara a inclusão escolar. ( ) acessibilidade urbanística, arquitetônica,nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação einformação. ( ) transversalidade da educação especial, desde a educação infantil até a educação superior; ( ) considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo,de natureza física,mentalou sensorial que,em interação com diversas barreiras,podem ter restringidasua participação plena e efetivana escola e na sociedade. ( ) para o ingresso dos alunos surdos nas escolas comuns,a educação bilíngue– Língua Portuguesa/Libras,desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na Línguade Sinais; o ensino da LínguaPortuguesa/Libras,desenvolve o ensinoescolar na Língua Portuguesa e naLíngua de Sinais;o ensinoda LínguaPortuguesacomo segundalíngua na modalidade escritapara alunos surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras eLíngua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais alunos da escola.

Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunasacima e assinale alternativa que apresenta a ordemCORRETA de preenchimento, de cima para baixo.
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1254Q1026092 | Direito Penal, Crimes contra a Administração Pública, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

Sobre os crimes contra a administração pública, de acordo com o que prevê o Código Penal Brasileiro e suas disposições, analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA.

I. João, Policial Penal do Piauí, patrocinou diretamente interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário. Nesse caso, considerando apenas as informações citadas, João cometeu o crime de Peculato.
II. Maria Cecília, solicitou, no exercício do cargo de Policial Penal do Piauí, vantagem indevida a Joaquina para permitir a entrada de um objeto não permitido no estabelecimento penal. Nesse caso, considerando apenas as informações citadas, Maria Cecília cometeu o crime de Corrupção ativa.
III. Pedro Dias, Policial Penal do Piauí, deixou de praticar, indevidamente, ato de ofício, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Nesse caso, considerando apenas as informações citadas, ele comete o crime de Prevaricação.
IV. João (conhecido como Zé do Furto), opõe-se à execução de ato legal emanada por policiais militares, momento em que, para não ser preso, João desfere um soco no rosto de um particular que prestava auxílio aos policiais. Nesse caso, João não responderá pelo crime de Resistência, visto que a violência se deu contra um particular que auxiliava o policial, e não contra o agente público.
V. Configura-se como crime de Denunciação Caluniosa: Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado.

Analisando os itens acima, está(ão) CORRETO(S) apenas o(s) item(ns):
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1255Q1081656 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Crimes e Infrações Administrativas, Guarda Civil Municipal, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Marque a alternativa a qual DIVERGE dos crimes e das infrações administrativas tipificadas na Lei da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015.
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1256Q1026090 | Direito Penal, Crimes contra a Vida, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

Quanto aos crimes contra a vida e prericlitação da vida ou da saúde, com base no Código Penal Brasileiro e suas disposições, marque a alternativa INCORRETA.
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1257Q1026097 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8 112 de 1990, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

Mário é um cidadão que foi convocado para ser presidente de uma seção eleitoral, onde terá várias atribuições, como manter a ordem no recinto e até dispor da força pública quando necessário, durante o período das eleições. Nesse caso, leia as assertivas abaixo e verifique a CORRETA.
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1258Q1026104 | Direito Processual Penal, Meios Autônomos de Impugnação, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

De acordo expressamente com o Código de Processo Penal Brasileiro, no que se refere ao Habeas Corpus e seu processo, marque a alternativa CORRETA.
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1259Q1070443 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Ao chegar à cidade mais próxima, encontrou Zaratustra grande quantidade de povo reunido na praça do mercado; pois lhe fora prometido que iriam ver um funâmbulo. E Zaratustra assim falou ao povo: ‘Eu vos ensino o super-homem. O homem é algo que deve ser superado. Que fizestes para superá-lo?’”
(Nietzsche, Assim falou Zaratustra, 3).

Tendo em vista a passagem acima, que afirma Nietzsche sobre o super-homem?
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1260Q1070454 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Devemos tentar determinar mais exatamente a questão. Desta maneira, levaremos o diálogo para direção segura. Procedendo assim, o diálogo é conduzido a um caminho. Digo: a um caminho. Assim, concedemos que este não é o único caminho. Deve ficar mesmo em aberto se o caminho para o qual desejaria chamar a atenção, no que segue, é na verdade um caminho que nos permite levantar a questão e respondê-la”.

(Heidegger, M.Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 211).



“Nas últimas décadas, assistiu-se a uma multiplicidade de produções técnic s e bibliográficas sobre/em Ensino de Filosofia. Produções estas que direta ou indiretamente incidem sobre a questão da formação de professores. Embora reconheça a singularidade da experiência filosófica representada (e vivenciada) por cada pesquisador/a da área, assim como a riqueza teórica advinda dos divergentes fundamentos epistemológicos que embasam cada pesquisa. (...) Entende-se que ao dar voz àqueles e àquelas que pensam filosoficamente sobre o ensino e a aprendizagem de/em Filosofia, as linhas que se seguem compreendem, igualmente, um ato político”.

(Velasco, P. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em filosofia?Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, 2(34), 2020, p. 12. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35127

O papel do diálogo na formação em filosofia, do ponto de vista do processo de ensino e aprendizagem, encontra na comunidade filosófica um lugar privilegiado.
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