Início

Questões de Concursos NUCEPE

Resolva questões de NUCEPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1361Q1026086 | Direito Penal, Tipicidade, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

Sobre o tema da ilicitude e de acordo com o Código Penal Brasileiro e suas disposições, analise a questão e marque a alternativa CORRETA.

José, por engano, pega a mala na esteira do aeroporto, levando-a para casa. Após descobrir que a mala que havia pego não era a sua, volta para o aeroporto e a devolve. Considerando que José é professor de Direito Penal na Universidade Estadual do Piauí, ele cometeu crime?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1362Q1026095 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

Os poderes conferidos à administração pública são instrumentos colocados a sua disposição para a preservação dos interesses da coletividade. O exercício desses poderes deve, ademais, observância aos limites da lei, já que exercidos por mandatários, isto é, por pessoas que atuam em nome de terceiros – a coletividade. Devem, assim, ser utilizados única e exclusivamente para a consecução da finalidade que o agente público deve cumprir, sem nenhuma espécie de excesso ou desvio. Sobre os poderes administrativos, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1363Q1026102 | Direito Processual Penal, Competência no Processo Penal, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

De acordo expressamente com o que dispõe o Código de Processo Penal Brasileiro, no que se refere à Jurisdição e Competência, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1364Q1026112 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

A Lei de Execução Penal tem por finalidade efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado. Tendo como base a Lei de Execução Penal, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1366Q1071312 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Segundo Berthold (2003, p. 2) “O teatro é tão velho quanto à humanidade. Existem formas primitivas desde os primórdios do homem. A transformação numa outra pessoa é uma das formas mais arquetípicas da expressão humana.” Leia as sentenças a seguir:
I. Na tragédia, o personagem sofre um forte revés: da felicidade para a infelicidade, da ventura para a desventura desencadeada quando ele toma consciência de um erro cometido sem o saber. II. Dividia-se em teatro religioso: o mistério, o milagre, a moralidade; teatro profano: a farsa, a sottie, o extremez. III. As pinturas nas cavernas mostram que o teatro já era usado, quando os caçadores queriam mostrar aos aldeões como foi a caça, ou também em rituais para agradecimentos, danças da fertilidade e colheita, cultos e louvores aos deuses.
IV. Para os deuses Osíris e Ísis eram feitas procissões na cidade de Abidos, às quais acorriam peregrinos vindos de todos os domínios do reino egípcio. Nessa ocasião, as sacerdotisas e sacerdotes reviviam o martírio do deus e a sua ressurreição. V. Na fábula atelana as sátiras eram disparadas principalmente em direção aos militares, aos doutores e filósofos, e sua estrutura era baseada em personagens fixos, sendo alguns deles: Maccus (o idiota), Pappus (vilão avaro e libidinoso), Dossenus (filósofo parasita).
Enumere os parênteses de acordo com as sentenças anteriores.

( ) Teatro na Pré-história. ( ) Teatro na Antiguidade. ( ) Teatro Grego. ( ) Teatro Romano. ( ) Teatro Medieval.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1367Q904916 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A Base Nacional Curricular Comum -BNCC afirma que a transição da Educação Infantil para o EnsinoFundamental requer muita atenção,para que haja equilíbrioentre as mudanças introduzidas,garantindo integraçãoe continuidadedos processosde aprendizagens das crianças. Marque apenas a alternativa que contéma recomendaçãoexigida pela BNCC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1368Q904920 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A pedagogia é o processo pelo qual o homem se tornaria humano (Saviani, 1970).

Sobre pedagogia escolar, podemos dizer que:

I. Trata da questão do saber elaborado e metódico.

II. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado.

III. Envolve a noção de cultura como tudo oque o homem produz.

IV. Os conteúdos são a questão central da pedagogia.

V. Os conteúdos se produzem a partir das relaçõessociais.


Marque a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1369Q904930 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Qual das seguintes afirmações descreve corretamente o papel do pedagogo na formação continuada dos docentes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1370Q1081607 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Fonoaudiólogo, SEDUC PI, NUCEPE, 2018

Considerando o Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1371Q1071723 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2018

Sobre a Metaética, como uma das áreas da Ética Filosófica, podemos afirmar que:

I. É a parte da Ética que trata dos conteúdos morais substantivos para o agir moral, ou seja, aquela que indica o que devemos fazer, estabelecendo normas de ação para os agentes morais.

II. É a parte da Ética que se ocupa essencialmente de problemas metafísicos, epistemológicos e semânticos, presentes na linguagem moral e seus diferentes usos.

III. É a parte da Ética que se situa para além de toda e qualquer moralidade, colocando-se fora de toda e qualquer discussão sobre a moralidade, daí o uso do prefixo ''meta''.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1372Q1074827 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE

Sobre a filosofia e seu papel no conjunto da cultura humana contemporânea, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1373Q904934 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Segundo Silva, Bieging e Busarello (2017), o trabalho da orientação educacional nas escolas, em geral, tem sido um desafio para os profissionais da área, uma vez que tratar de sua importância em transitar e ocupar diferentesespaços na escola com o objetivo de potencializar a aprendizagemdos alunos traz,por si só, a necessidade deimplantar diferentesmetodologias nas práticas diárias dos profissionaisenvolvidos com o processo de ensinar eaprender. Cabe dizer que a sala de aula -por excelência, o lugar organizador desse processo -também pode serutilizada como território de ação do orientador.

Assinale a afirmação CORRETA em relação à função do orientador educacional junto aos docentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1374Q904939 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Considerando os conceitos e diferenciações sobre a organização do currículo, avalie as seguintes afirmativas em relação aos termos: transdisciplinaridade, transversalidade, interdisciplinaridade, disciplinaridade emultidisciplinaridade.
I. A transdisciplinaridade consiste em uma abordagem que integra distintas áreas do conhecimento e diversospontos de vista. Busca uma compreensão holística e global e a interconexãodos fenômenos. II. A transversalidade refere-se à inserção de temas ou conteúdos em diversasdisciplinas, visando abordá-los deforma distinta e desassociadas. III. A interdisciplinaridade consiste no planejamento de disciplinas distintas, buscando estabelecer conexões e diálogos entre elas. IV. A disciplinaridade trata-se de uma abordagemem que as disciplinas possuem seus conhecimentos em áreasespecíficas, com seus conjuntos de teorias, métodos e práticas que são ensinados de forma sistemática. V. A multidisciplinaridade consiste no trabalho das disciplinas com uma temática comum, porém não existe relação nem cooperação entre elas.

Qual das seguintes alternativas está CORRETA?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1375Q904947 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Uma pesquisa realizada pela Associação Nova Escola, em parceria com a TODXS, ONG de empoderamento dacomunidade LGBTQIA+, revela a percepção de educadores sobrea Educação da Diversidade Sexual e deGênero nas escolas. O estudo revela quesete em cada dez professores acreditam que existe a necessidadede trabalhar com os alunos questões sobre diversidade sexual e de gênero.Além disso, seis em cada dez profissionais da educação acreditam que o ambiente escolar seja um lugar favorável para trabalhar e desenvolver aquestão da diversidade sexual e de gênero. Para os educadores que se declaram LGBTQIA+, o número sobe para oito em cada dez.
Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/enem-e-educacao/2023/06/25534901-diversidade-sexual-e-de-genero-nas-escolas-maioria-dos-professores-quer-debater-assunt0.htmal). Acesso em: 28.02.2024.


Sobre a educação e relações de gênerona escola, assinale a alternativaCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1376Q1026106 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

Qual das afirmativas abaixo encontra-se entre os direitos e garantiasfundamentais, segundo aConstituição Federal, de 1988?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1377Q1071310 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Trata-se de um Teatro que compreende uma vertente niilista, ou seja, uma negação e recusa da política, da história, da religião e da sociedade como princípios unificadores. É impossível extrair qualquer verdade/realidade do mundo (ir)real. É um teatro que tenta também refletir o caos universal, o labirinto existencial que cerca o Homem, a desintegração da linguagem como descodificador do mundo e como meio de expressar verdades. O enunciado refere-se ao teatro chamado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1378Q1079253 | Informática, Inteligência Artificial e Automação, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

A inteligência artificial é um campo da ciência que se concentra na criação de computadores e máquinas que podem raciocinar, aprender e atuar de maneira que normalmente exigiria inteligência humana ou que envolve dados com escala maior do que as pessoas podem analisar.
Disponível em https://cloud.google.com/learn/what-is-artificial-intelligence?hl=pt-BR. Acesso em 22 de setembro de 2024.


Com base nos benefícios e aplicações de inteligência artificial, avalie as seguintes afirmações:
I. A inteligência artificial pode automatizar fluxos de trabalho e processos ou trabalhar de forma independente e autônoma de uma equipe humana.
II. A inteligência artificial pode ser utilizada apenas em robôs físicos.
III. O reconhecimento de imagens é um exemplo de aplicação de inteligência artificial.
IV. A inteligência artificial não pode ser usada para executar tarefas repetitivas.

Assinale a alternativa que contenha APENAS as afirmações corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1379Q904941 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Na prática pedagógica, professor e aluno são dois atores sociais de uma relação, na qualcada um assume umpapel específico.O professor ensina e dá suporte ao processo de aprendizagem do aluno,atribuindo uma ação demediação do conhecimento.O alunoaprende, constrói o conhecimento e está no centro do processo, participandoe interagindo com o professor. Do pontode vistapedagógico, apresentam papéis distintos.

Considerando esses papéis, analise as sentenças abaixo:

I. O professor é o líder, o aluno é o liderado. II. O professor tem a autoridade, o que nãoquer dizerautoritarismo; o aluno respeita,de forma mútua, oconhecimento e o trabalho do professor. III. O professor, como adulto da relação pedagógica, é o mediador entrea cultura já elaborada e o aluno, que seapresenta como aprendiz. IV. O diálogo expressa uma relação entre professor e aluno,em que ambos interagem numadialética permanente,de tal forma que a individualizaçãodo educando se vá configurando,o que significa construir a própriaidentidade.

A partir da leitura e análise das sentenças, marque a alternativaCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1380Q1089075 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Direito, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Marcos, uma pessoa pública conhecida nacionalmente, foi flagrado por paparazzi enquanto passeava em um shopping com sua família. As fotos, que mostram Marcos realizando atividades cotidianas que ele deseja manter longe do conhecimento público, como seu dia a dia em ambientes de lazer, fazendo compras e tomando um café,foram publicadas em uma revista de entretenimento.No entanto, a situação se agrava quando, na mesma publicação, foram incluídas fotos de Marcos em momentos íntimos com sua parceira dentro de sua residência, obtidas por câmeras escondidas.Este caso ilustra a distinção entre o direito à privacidade e à intimidade, que são direitos fundamentais consagrados na Constituição Federal de 1988. Nesse contexto, qual das seguintes afirmações melhor reflete a distinção doutrinária entre esses dois direitos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.