Início

Questões de Concursos NUCEPE

Resolva questões de NUCEPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q555193 | Informática, Teclas de Atalho, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Marque a alternativa CORRETA em relação às afirmativas abaixo, que tratam do Microsoft Windows 7, em sua configuração padrão de instalação.

I - A combinação de teclas Alt e Shift (Alt+Shift) possibilita alternar entre as janelas dos programas ou arquivos que estão abertos no momento.

II - Para desinstalar corretamente um software do computador, é recomendado excluir as suas pastas e arquivos diretamente no Windows Explorer.

III - O item Sistema do Painel de Controle exibe um resumo de informações básicas sobre o computador, tais como informações do processador, memória RAM, nome do computador e edição do Windows.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q475623 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, FMS PI, NUCEPE

A absorção dos fármacos pode ocorrer através da pele e isso normalmente depende da superfície na qual são aplicados e das características químicas da droga. Existem vários fatores que favorecem este processo. Das alternativas abaixo, assinale a que contém uma condição que NÃO favoreça a absorção através da pele.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q784887 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia Elétrica, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Considerando as seguintes afirmativas sobre as usinas termelétricas, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q49961 | Português, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Texto associado.
TEXTO I
                             Um povo que acolhe e rejeita


      O clichê patriótico de que o Brasil é aberto e cordial não sobrevive a dez minutos de conversa com um desses imigrantes que aportaram no país nos últimos cinco anos. Quando a acolhida calorosa aos estrangeiros - que também existe, é claro - e a repulsa são postas em uma balança imaginária, o sentimento negativo é o que mais pesa no Brasil de hoje.

      Xenofobia é o medo, a antipatia ou a desconfiança em relação a pessoas que vêm de fora do país. A xenofobia à brasileira, no entanto, tem peculiaridades únicas. Ao contrário do que ocorre em outras nações, não há, por aqui, pichações nos muros pedindo a saída dos imigrantes. Tampouco existem partidos políticos que incluam isso em seus programas de governo. Ataques violentos contra estrangeiros são raros e, quando ocorrem, (...) quase nunca são premeditados. (...). Manifestações xenófobas são esporádicas, fugazes e desorganizadas. Estão em pequenos gestos cotidianos que só os estrangeiros percebem. Tudo isso decorre de uma vantagem da miscigenação brasileira: a pouca importância que a questão étnica tem na sociedade. (...).

      Talvez por isso a hospitalidade brasileira seja claramente seletiva. A rejeição a estrangeiros é maior em relação a pessoas de países pobres ou em desenvolvimento. Se esses imigrantes ou refugiados têm boa qualificação profissional e competem por vagas informais ou de salários baixos, a aversão é mais forte. (...) Por outro lado, quando os estrangeiros chegam de países desenvolvidos para ocupar vagas com bons salários, ganham a alcunha de "expatriados" e são recebidos com admiração. (...).

      A recepção de estrangeiros com dois pesos, duas medidas não é novidade na história brasileira. Ela apenas foi exacerbada pelas novas ondas migratórias, que começaram a ganhar volume em 2010, depois do terremoto que destruiu o Haiti. (...).
Com reportagem de Luisa Bustamante e Luiza Queiroz Publicado em VEJA de 21 de fevereiro de 2018, edição nº 2570

               Site: https://veja.abril.com.br/revista-veja/um-povo-queacolhe-e-rejeita/
O único trecho no qual NÃO se verifica uma avaliação e posicionamento do autor sobre o tema em debate é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q7407 | Informática, Professor de Informática, SEDUC PI, NUCEPE

Assinale a opção que descreve o tipo de atributo previsto no modelo E-R que não precisa ser obrigatoriamente, armazenado no banco de dados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q3338 | Português, Técnico Administrativo, SESAPI, NUCEPE

Texto associado.
O prazer da leitura

“Alfabetizar“, palavra aparentemente inocente, contém uma
teoria de como se aprende a ler. Aprende-se a ler aprendendose
as letras do alfabeto. Primeiro as letras, as sílabas. Depois,
aparecem as palavras... E assim era. Se é assim que se ensina
a ler, imagino que o ensino da música deveria se chamar
“dorremizar”: aprender o dó, o ré, o mi... Juntam-se as notas, e a
música aparece! Todo mundo sabe que não é assim que se
ensina música. A mãe pega o nenezinho e o embala, cantando
uma canção de ninar. O que o nenezinho ouve é a música, e
não cada nota, separadamente! A aprendizagem da música
começa como percepção de uma totalidade – e nunca com o
conhecimento das partes.

Isso é verdadeiro também sobre aprender a ler. Tudo começa
quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que
moram dentro do livro. Não são as letras, as sílabas e as
palavras que fascinam. É a estória. A aprendizagem da leitura
começa antes da aprendizagem das letras: quando alguém lê, e
a criança escuta com prazer; a criança se volta para aqueles
sinais misteriosos chamados letras. Deseja decifrá-los,
compreendê-los – porque eles são a chave que abre o mundo
das delícias que moram no livro! Deseja autonomia: ser capaz
de chegar ao prazer do texto sem precisar da mediação da
pessoa que o está lendo.

No primeiro momento, o professor, no ato de ler para os seus
alunos, é o mediador que os liga ao prazer do texto. Confesso
nunca ter tido prazer algum em aulas de gramática ou de análise
sintática. Não foi nelas que aprendi as delícias da literatura. Mas
me lembro com alegria das aulas de leitura. Na verdade, não
eram aulas. Eram concertos. A professora lia, e nós ouvíamos
extasiados. Ninguém falava. Antes de ler Monteiro Lobato, eu o
ouvi. E o bom era que não havia provas sobre aquelas aulas.
Era prazer puro. Existe uma incompatibilidade total entre a
experiência prazerosa de leitura e a experiência de ler a fim de
responder questionários de interpretação.

Onde se encontra o prazer do texto, o seu poder de seduzir?
Tive a resposta para essa questão acidentalmente. Alguém me
disse que havia lido um lindo poema de Fernando Pessoa, e
citou o primeiro verso. Fiquei feliz porque eu também amava
aquele poema. Aí ele começou a lê-lo. Estremeci. O poema –
aquele poema que eu amava – estava horrível na sua leitura. As
palavras que ele lia eram as palavras certas. Mas alguma coisa
estava errada! A música estava errada! Todo texto tem dois
elementos: as palavras, com o seu significado. E a música...

Percebi, então, que todo texto literário é uma partitura musical.
As palavras são as notas. Se aquele que lê é um artista, se ele
domina a técnica, se ele está possuído pelo texto – a beleza
acontece. Mas, se aquele que lê não domina a técnica, a leitura
não produz prazer: queremos que ela termine logo.

Assim, quem ensina a ler tem de ser um artista. Deveria ser
estabelecida em nossas escolas a prática de “concertos de
leitura”. Ouvindo, os alunos experimentariam os prazeres do ler.
E aconteceria com a leitura o mesmo que acontece com a
música: depois de ser picado pela sua beleza é impossível
esquecer.

Leitura é coisa perigosa: vicia... Se os jovens não gostam de ler,
a culpa não é deles. Foram forçados a aprender tantas coisas
sobre gramática, que não houve tempo para serem iniciados na
beleza musical do texto literário. Ler literatura é fazer amor com
as palavras. E essa transa literária se inicia antes que as
crianças saibam os nomes das letras. Sem saber ler, elas já
são sensíveis à sua beleza.

(Rubem Alves. Texto disponível em:
http://www.rubemalves.com.br/oprazerdaleitura.htm. Acesso em
05/11/2011. Adaptado.)
O Texto 1 pode ser visto como uma “ação de linguagem”, pela qual o autor pretendeu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q41496 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Polícia, Polícia Civil PI, NUCEPE

Na nova fase que o mundo está vivendo, ou seja, o que se denomina de “revolução técnico-científica”, são dominantes as seguintes características:

1) multinacionalização das firmas.
2) internacionalização da produção e do produto.
3) grande revolução na informação.
4) novos papéis do Estado em uma economia mundializada.
5) generalização do fenômeno ‘crédito’.

Estão corretas: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q459115 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Caio cometeu no dia 01 de janeiro de 2016 um fato criminoso punível com pena privativa de liberdade previsto em lei temporária, sendo no dia 05 de dezembro de 2016 condenado a 5 (cinco) anos de reclusão. No ano seguinte decorreu o período de sua duração, findandose a citada lei no dia 31 de dezembro de 2017. Em relação à aplicação da lei penal indique a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q557439 | Informática, HTTP HTTPS, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Com relação aos conceitos sobre Intranet, Internet e os protocolos envolvidos nessas tecnologias, assinale a única alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q7401 | Informática, Professor de Informática, SEDUC PI, NUCEPE

Um astronauta pousou na Lua e encontrou uma caixa alienígena com o número 13 na tampa. No entanto, ao abri-la, encontrou 8 esferas de ouro no seu interior. A base de numeração utilizada pela raça alienígena está CORRETAMENTE representada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q557067 | Informática, Windows, Auxiliar de Saúde Bucal, FMS PI, NUCEPE

Assinale a alternativa CORRETA sobre o sistema Microsoft Windows XP, configuração padrão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q42379 | Português, Técnico de Enfermagem, FMS, NUCEPE

Texto associado.
PARA AS TEENS, DIU

Novas diretrizes da Academia Americana de Pediatria apontam o dispositivo intrauterino como um dos melhores métodos contraceptivos para as adolescentes

    Gravidez indesejada é ruim em qualquer idade. Mas na adolescência os impactos são ainda maiores e mais duradouros. Quer um exemplo? Quando descobrem que estão grávidas, muitas jovens interrompem os estudos - o que afetará as oportunidades econômicas e sociais tanto delas como de seus filhos. Sem falar que uma adolescente de 15 anos corre cinco vezes mais risco de morrer no parto do que uma mulher cinco anos mais velha.

    A contracepção deveria, portanto, receber uma atenção extra nessa faixa etária - mas não é o que ocorre. Enquanto 60% das mulheres com mais de 30 anos usam algum método contraceptivo, entre as jovens de 15 a 24 anos esse índice cai para 22%, segundo dados do Fundo de População das Nações Unidas. Mesmo quando há acesso, as questões típicas da idade interferem no uso. Tomar pílula todo dia requer disciplina. Exigir camisinha a cada relação sexual demanda autoconfiança - tanto dela quanto dele. Qual a melhor forma de se prevenir?

    Segundo um relatório divulgado no fim do ano passado pela Academia Americana de Pediatria (AAP), a resposta é: DIU e implante hormonal. Ambos são métodos contraceptivos de longo prazo (sua ação dura de três a dez anos) e reversíveis (basta retirá-los para que a fertilidade volte ao normal).

    (...)

(Revista GALILEU, Editora Globo. Maio/2015 - Nº 286 - Por Amarilis Lage - Seção Dossiê Métodos contraceptivos, p. 35) 
Em: Enquanto 60% das mulheres com mais de 30 anos usam algum método contraceptivo, entre as jovens de 15 a 24 anos esse índice cai para 22%, segundo dados do Fundo de População das Nações Unidas., o trecho em destaque reporta-se a uma fonte institucional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q471785 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Um jovem de 20 anos de idade participa durante um período de seis meses de um programa de treinamento aeróbio para uma dada carga. Após os seis meses de treinamento, foi aferida sua frequência cardíaca. Pergunta-se: como esta se apresentou em relação à frequência aferida no início do treinamento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q685336 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas, Guarda Municipal, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Texto associado.

O Senhor Mateus e seus filhos fazem aniversário no mesmo dia do ano. Ele possui exatos 40 anos, e seus 6 filhos, sendo 5 homens e 1 mulher, têm diferença exata de dois anos entre o nascimento de cada um. Os nomes dos filhos são: Márcio, Maurício, Mário, Marcos, Moacir e Marcela. Considere que os 6 filhos possuem idades distintas e que:


- Mário é mais novo que Moacir;

- Moacir não é mais novo que Marcos, tampouco mais novo que Maurício;

- Marcela é mais velha que Márcio e mais velha que Maurício, mas não é mais velha que Marcos;

- Márcio nasceu há um ano;

- Mário é mais velho que Márcio, mas não é mais velho que Maurício.

Em quantos anos a idade do pai será o quádruplo da idade da filha?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q2674 | Português, Agente Administrativo, FMS, NUCEPE

Texto associado.
Memórias estressadas

O primeiro beijo. O casamento. O dia em que o carro saiu do controle na estrada e
passou raspando pelo caminhão. Cada detalhe desses eventos marcantes é gravado em sua mente,
ainda que você não consiga se lembrar de absolutamente nada do que aconteceu nas últimas 24
horas. Ocasiões excitantes, emocionantes e grandiosas, inclusive as estressantes, são arquivadas
facilmente. Ou seja: o estresse pode melhorar a memória.
Todos nós também já passamos pela experiência oposta: quando estamos muito tensos
as palavras e as ideias parecem sumir da mente. Alguns casos de falha de memória estão ligados
a traumas infinitamente maiores: alguém que sofreu abuso sexual na infância, por exemplo, pode
ver os detalhes se perderem numa névoa amnésica.
Para pesquisadores que estudam o fenômeno, como eu, essa dicotomia é bastante
familiar. O estresse melhora algumas funções em certas circunstâncias e as atrapalha em outras.
Pesquisas recentes mostram como situações estressantes leves ou moderadas melhoram a
cognição e a memória, enquanto as fortes ou prolongadas as prejudicam.
(...)

(Revista Mente Cérebro –Duetto Editorial - Número 27 - Por Robert M. Sapolsky – p. 53)
Trecho para as questões 07 e 08.
“Ocasiões excitantes, emocionantes e grandiosas, inclusive as estressantes, são arquivadas
facilmente.” (l. 04-05).

Para que o trecho acima passe a denotar uma ideia de passado, a expressão verbal “são
arquivadas” deverá ser flexionada assim:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q361708 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Dentre os cuidados imediatos de enfermagem ao paciente vítima de queimadura térmica, destacase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q651931 | Códigos de Ética, Código de Ética Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fisioterapeuta, FMS PI, NUCEPE

De acordo com o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional cabe ao Fisioterapeuta prestar assistência ao homem, participando da promoção, prevenção, tratamento e recuperação de sua saúde. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o exercício profissional do Fisioterapeuta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q17358 | Direito Constitucional, Agente de Policia, Polícia Militar PI, NUCEPE

O instrumento Legal em que se estabelecerá as normas gerais a serem adotadas na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q7400 | Informática, Professor de Informática, SEDUC PI, NUCEPE

Assinale a alternativa que apresenta o resultado de (AFA)16 - (AF)16 CORRETAMENTE. Observação: (X)b significa um valor X na base b.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q3353 | Informática, Técnico de Contabilidade, SESAPI, NUCEPE

Considerando o aplicativo Outlook Express 6.0 em sua versão original, qual dos critérios abaixo está disponível para a criação de filtros de mensagens?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.