Início

Questões de Concursos PM MG

Resolva questões de PM MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q687259 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Marque a alternativa CORRETA em relação às Doenças Inflamatórias Intestinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q707249 | Psicologia, Tenente Psicologia, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Afetividade é, segundo Paulo Dalgalarrondo, um termo genérico, que compreende várias modalidades de vivências afetivas, como o humor, as emoções e os sentimentos. Com base nesse autor, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e a seguir, marque a alternativa, que contém a sequência de respostas, CORRETA, na ordem de cima para baixo.
1. Pânico
2. Apatia
3. Anedonia
4. Fobia
5. Medo
( ) É um medo determinado psicopatologicamente, desproporcional e incompatível com a possibilidade de perigo real oferecida pelo desencadeante.
( ) A rigor, não é uma emoção patológica, mas sim um estado de progressiva insegurança e angústia, de impotência e invalidez crescentes, ante a impressão iminente de que sucederá algo que o indivíduo quer evitar.
( ) É a incapacidade total ou parcial de obter e sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida.
( ) São crises agudas e intensas de ansiedade, acompanhadas por medo intenso de morrer ou de perder o controle e de acentuada descarga autonômica.
( ) É a diminuição da excitabilidade emocional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q700324 | Direito Processual Penal Militar, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Considerando o disposto no Código de Processo Penal Militar (CPPM), em especial nas suas normas que regulam a prisão em flagrante, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q734960 | Direito Processual Penal, Citações e Intimações, Polícia Militar PM, Polícia Militar MG, PM MG

Marque a alternativa CORRETA no que se refere à CITAÇÃO no Processo Penal Comum Brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q686836 | Medicina, Tenente Psiquiatria, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q464221 | Direito Penal Militar, Polícia Militar PM, Polícia Militar MG, PM MG

Estando um Inquérito Policial Militar em curso, sobre a restituição de coisas, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q462545 | Direito Penal, Do Crime, Polícia Militar PM, Polícia Militar MG, PM MG

Em relação ao crime de abandono de incapaz previsto no art. 133 do Código Penal, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q689047 | Medicina, Tenente Pediatria, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Criança de 3 anos, vítima de queimadura por água quente, acometendo cerca de 70% da extensão do tronco, além de nádegas e porção superior dos braços. Quanto à profundidade, estima-se que as queimaduras de segundo grau compreendam cerca de 15% de superfície corporal, o restante sendo de primeiro grau. Com relação aos cuidados adequados para esta criança, marque a alternativa que apresente uma abordagem CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q705129 | Português, Interpretação de Textos, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Vantagem evolutiva
      Sabe-se há algum tempo que indivíduos chamados “dominantes” tendem a subir mais alto em hierarquias diversas. Trata-se daquele indivíduo que, comumente, é mais hábil em tomar a frente das situações em relação aos seus pares, sendo o primeiro a tomar decisões e chegar aos recursos que lhe garantam o referido destaque e, consequentemente, a sobrevivência. Uma vantagem evolutiva.
      O que não se sabia era se esses sujeitos seriam capazes de tomar decisões mais rapidamente, exibindo o comportamento relacionado à dominância fora de um contexto social, sem que houvesse algum tipo de competição entre os dois ou mais indivíduos. Algo que se mostrou, pela primeira vez, interligado, segundo estudo publicado recentemente na revista Cerebral Cortex.
      A pesquisa envolveu 240 estudantes do sexo masculino, classificados em grupos de alta ou baixa dominância por um questionário padrão de “pontuação de dominância” que foi validado em estudos anteriores. A velocidade de tomada de decisão foi medida com cinco experimentos que avaliaram sua memória e capacidade de reconhecimento visual, sua capacidade de distinguir emoções, o aprendizado de rotas entre eles e, por fim, sua capacidade de resposta.
      A primeira tarefa envolveu a discriminação entre emoções vistas em várias imagens de rostos. Então eles se mudaram para uma tarefa de memória e reconhecimento, na qual foram solicitados a lembrar e reconhecer uma série de rostos. O terceiro experimento fez com que os participantes tivessem de se lembrar de um percurso, e o quarto, um experimento de controle, fez com que os participantes batessem na barra de espaço de um teclado assim que vissem um quadrado cinza na tela. Nesta parte do estudo, nenhum dos dois grupos parecia ser mais rápido que o outro.
      Num quinto experimento, sinais neurais foram avaliados por exame de eletroencefalograma (EEG), com base na rapidez da realização das tarefas propostas: distinguir imagens de rostos felizes daqueles tristes e, em seguida, de rostos com raiva e neutros. A prontidão para responder, nesse momento, foi acompanhada por um sinal cerebral notavelmente amplificado em torno de 240 milissegundos em homens de alta dominância. 
GOYANO, Jussara. Psique Ciência&Vida. 151 Edição. ed. set. 2018.
“Trata-se daquele indivíduo que, comumente, é mais hábil em tomar a frente das situações em relação aos seus pares, sendo o primeiro a tomar decisões e chegar aos recursos que lhe garantam o referido destaque [...]”.
O fragmento do texto acima contém características de um indivíduo dominante.
Marque a opção CORRETA que indica essas características na ordem em que se apresentam.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q689130 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Considerando a Resolução CFM nº 1605/2000, que trata que o médico não pode, sem o consentimento do paciente, revelar o conteúdo do prontuário ou ficha médica, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q701685 | Direito Penal Militar, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Um Cabo da Policia Militar de Minas Gerais apropriou-se de um bem móvel, pertencente à carga patrimonial do Batalhão no qual servia, 100º BPM, e que tinha a posse em razão do seu cargo, como se fosse o legítimo dono, tendo o levado para a sua casa e o utilizado tranquilamente, durante o prazo de 30 dias. Após este prazo, o Cabo se arrependeu de ter levado o mencionado bem para casa, pois descobriu que o mesmo estava sendo alvo de busca e de procura no 100º BPM. Quando o Cabo estava tentando devolver o aludido bem à sua Unidade, foi surpreendido por um superior hierárquico, o qual estava justamente procurando pelo bem desaparecido. Diante dos fatos, o Cabo narrou ao seu superior hierárquico que estava arrependido de ter ficado com o bem, por 30 dias, e que na presente data, estava o devolvendo para o Batalhão, intacto, nas mesmas condições anteriores. Diante dos fatos narrados e à luz do Código Penal Militar, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q681762 | Medicina, Tenente Psiquiatria, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Os benzodiazepínicos são amplamente prescritos, com várias finalidades, tanto no âmbito de condições psiquiátricas, quanto de condições médicas gerais. Em relação aos benzodiazepínicos, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q688523 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Uma paciente de 25 anos apresenta um desmaio ao coletar sangue para um exame de rotina. A perda de consciência durou aproximadamente 20 segundos, após os quais retornou rapidamente ao seu status funcional basal. Não há relato de movimentos tônico clônicos durante o evento. A paciente é previamente hígida. Não faz uso de medicação de uso regular. Ela recebe o diagnóstico de Síncope vasovagal e nenhuma propedêutica é recomendada. Qual das alternativas relacionadas à Síncope Neuromediada é CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q683025 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

São critérios de Duke menores para o diagnóstico clínico de Endocardite Bacteriana, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q682275 | Medicina, Tenente Pediatria, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Marque a alternativa CORRETA a respeito do diagnóstico de meningite na infância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q693573 | Medicina, Tenente Cirurgia Geral, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Uma paciente do sexo feminino, 25 anos, procurou o pronto atendimento do HPM há 30 dias, devido a episódio autolimitado de dor em cólica no andar superior do abdome, sem febre, vômitos ou outros sintomas associados. Na ocasião foi realizada uma ultrassonografia abdominal total, que evidenciou dilatação fusiforme do colédoco, com calibre máximo de 18 mm, sem outras alterações. Durante investigação propedêutica, foi solicitada uma colangiorressonância ambulatorial, que confirmou o achado da ultrassonografia, sem outras alterações significativas.
Considerando que no momento a paciente encontra-se assintomática, marque a alternativa CORRETA que contém o diagnóstico e a melhor conduta, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q683611 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Considerando a Classificação de Hugh-Young na válvula de uretra posterior, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q685936 | Enfermagem, Tenente Anestesiologista, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Marque a alternativa CORRETA relacionada ao conceito atual de terapia e suporte hemodinâmico no choque séptico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q704730 | Português, Interpretação de Textos, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Texto associado.

SEGURANÇA


      O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia acima de tudo, segurança. Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados.

     Mas os assaltos começaram assim mesmo. Ladrões pulavam os muros e assaltavam as casas.

      Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. As inspeções tornaram-se mais rigorosas no portão de entrada. Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês.

      Mas os assaltos continuaram.

      Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordem de atirar para matar.

      Mas os assaltos continuaram.

      Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, e o fio de alta tensão, e as patrulhas, e os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado, erguida dentro do perímetro, não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas.

      Mas os assaltos continuaram.

      Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a casa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. Além do controle das entradas, passou a ser feito um rigoroso controle de saídas. Para sair, só com exame demorado do crachá e com autorização expressa da guarda, que não queria conversa nem aceitava suborno.

      Mas os assaltos continuaram.

      Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos.

       E ninguém pode sair.

       Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades de sua casa, olhando melancolicamente para a rua.

       Mas surgiu outro problema.

       As tentativas de fuga. E há motins constantes de condôminos que tentam de qualquer maneira atingir a liberdade.

       A guarda tem sido obrigada a agir com energia. 

VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola; RJ: Objetiva,2001. 

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que pode ser comprovada por informações explícitas no texto “Segurança”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q698716 | Direito Processual Penal Militar, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Considerando o disposto no Código de Processo Penal Militar (CPPM) em especial quanto às perícias e exames, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.