Início

Questões de Concursos PS Concursos

Resolva questões de PS Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q917335 | Odontologia, Anatomia Dentária, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

A anatomia da boca é composta por várias partes nas quais cada uma possui uma função e características específicas. A boca em si é a região que possui o primeiro contato com o alimento, dessa maneira, ela é uma estrutura que possui a função de preparar o alimento que será ingerido. Dessa maneira, a boca possui funções como contribuir para a mastigação, salivação e começar o processo de deglutição e digestão.


Portanto, para realizar todas essas funções, a anatomia da boca conta com quais estruturas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q952962 | Ética na Administração Pública, Eletricista, Prefeitura de Jacinto Machado SC, PS Concursos, 2025

Qual das alternativas abaixo NÃO está correta em relação aos materiais condutores, isolantes e resistores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q953503 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

As doenças imunopreveníveis são aquelas que podem ser evitadas por meio da vacinação. Os imunizantes estimulam o sistema imune a produzir uma resposta específica contra agentes infecciosos. Dessa forma, cria-se uma memória imunológica que permite ao corpo responder rapidamente em caso de exposição ao vírus, bactéria ou parasita causador da enfermidade. Assinale abaixo a alternativa que NÃO corresponde a uma doença imunoprevenível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q1069228 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 003, Prefeitura de Sombrio SC, PS Concursos, 2022

A respeito das proposições de Platão sobre a doxa (“opinião”, “senso comum”) e a episteme (“ciência”), classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
( ) Pensar os problemas a partir da doxa é pensá-los à luz da filosofia. ( ) O senso comum relaciona-se ao conhecimento fragmentado da realidade. ( ) Doxa é uma reflexão rigorosa, radical e de conjunto. ( ) Episteme diz respeito à capacidade de contemplarmos os fenômenos de maneira sistematizada.
Marque a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q913323 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Sombrio SC, PS Concursos, 2023

Com relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
( ) O empregador é quem deve disponibilizar de forma gratuita todo equipamento de segurança necessário ao trabalhador.
( ) O trabalhador tem a responsabilidade de atentar-se quanto à conservação do produto, para que ele esteja apropriado para desempenhar as funções de proteção segura no ambiente de trabalho.
( ) O equipamento de proteção individual precisa ter um certificado de aprovação (CA), este certificado deve estar presente no equipamento de segurança junto à uma numeração, que contém informações a respeito da validade, do fabricante e outras.
( ) O trabalhador tem a função de fazer a substituição do equipamento quando for necessário e responsabilizar-se pela higienização e manutenção do mesmo.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q1069229 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 003, Prefeitura de Sombrio SC, PS Concursos, 2022

Podemos sintetizar a história da filosofia clássica em quatro períodos:
Coluna 1
1 - Período naturalista 2 - Período humanista 3 - Período sistemático 4 - Período helenístico
Coluna 2
( ) Do final do século IV ao final do século III a.C., quando a filosofia tem por tarefa reunir e sistematizar todo o conhecimento anterior sobre o mundo e o ser humano. ( ) Também chamado cosmológico ou pré-socrático, data do final do século VII ao final do século V a.C., quando a filosofia se ocupa fundamentalmente da origem do mundo e das causas das transformações na natureza. ( ) Também denominado antropológico ou socrático, ocorre do final do século V até todo o século IV a.C., quando o objeto principal da filosofia são as questões humanas, como a ética e a política. ( ) Também conhecido como greco-romano ou religioso, surge do final do século III a.C. até o século VI d.C. Nesse longo período, que já alcança Roma e o pensamento cristão, a filosofia interessa-se principalmente pelas questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre a humanidade e Deus.
Marque a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q1080876 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

O artigo 2º da Lei 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, define o que é uma pessoa com deficiência. Ele destaca que a deficiência não é apenas uma condição individual, mas sim uma interação entre um impedimento de longo prazo e as barreiras existentes na sociedade. De acordo com este artigo, a pessoa com deficiência é aquela que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q955182 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assistente de Administração Escolar, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

De acordo com dados publicados pelo IBGE, a Densidade Demográfica do município de Passo de Torres/SC, no último levantamento válido, do ano de 2022, é de aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q1065035 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

De acordo com o artigo 3º da Lei 11.350/2006, § 3º (parágrafo 3º), no modelo de atenção em saúde fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família, são consideradas atividades típicas do Agente Comunitário de Saúde, em sua área geográfica de atuação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q953502 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. Assinale a alternativa que não corresponde a uma IST:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q1069226 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 003, Prefeitura de Sombrio SC, PS Concursos, 2022

As Orientações Curriculares Para o Ensino Médio, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, em relação a área de Filosofia apresenta algumas competências e habilidades a serem desenvolvidas. Com relação a essas competências, relacione as colunas abaixo:
Coluna 1
1. Representação e comunicação; 2. Investigação e compreensão; 3. Contextualização Sócio Cultural.
Coluna 2
( ) Ler textos filosóficos de modo significativos ( ) Contextualizar conhecimento filosófico tanto no plano de origem especifica quanto em outros planos. ( ) Ler de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros ( ) Articular conhecimento filosófico e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais () Elaborar, por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo
Marque a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q1022658 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor IV Inglês, Prefeitura de Turvo SC, PS Concursos, 2025

De acordo com a BNCC, em articulação com as competências gerais da Educação Básica e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Língua Inglesa deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas, tais como:

I. Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.
II. Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intrínseca entre língua, cultura e identidade.
III. Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.
IV. Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa, com vistas ao exercício da fruição e da ampliação de perspectivas no contato com diferentes manifestações artístico-culturais.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q1046735 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:



Circuito fechado


Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadronegro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.



Ricardo Ramos

O conto “Circuito fechado” escrito por Ricardo Ramos apresenta estrutura narrativa única ao abdicar do uso de conectores e palavras que normalmente dão coesão a um texto. Esse recurso tem o intuito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q1046738 | Português, Morfologia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023

Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:



Circuito fechado


Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadronegro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.



Ricardo Ramos

Na frase abaixo consta uma das poucas ocasiões que é usado um conector. Não para unir orações, mas para compor uma locução adjetiva. A preposição em questão sublinhada abaixo expressa ideia de:

Creme para cabelo

Alternativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q1046743 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023

De acordo com notícia vinculada no portal g1 na data 21 de janeiro de 2023, a lei que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de todo o Brasil completou 20 anos em janeiro deste ano. A lei 10.639 tem o objetivo de resgatar "a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil". Ela especifica os temas que devem ser abordados obrigatoriamente em sala de aula, incluindo:

I. História da África e dos africanos;

II. A luta dos negros no Brasil;

III. A cultura negra brasileira; e

IV. O negro na formação da sociedade nacional.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q1064423 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde da Família, Prefeitura de Jacinto Machado SC, PS Concursos, 2025

A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.

§ 1. A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.
§ 2. A Atenção Básica será ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde.
§ 3. É proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, raça/cor, etnia, crença, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade, limitação física, intelectual, funcional e outras.
§ 4. Para o cumprimento do previsto no § 3º, serão adotadas estratégias que permitam minimizar desigualdades / iniquidades, de modo a evitar exclusão social de grupos que possam vir a sofrer estigmatização ou discriminação, de maneira que impacte na autonomia e na situação de saúde.

Com base na portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q1064424 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde da Família, Prefeitura de Jacinto Machado SC, PS Concursos, 2025

Vigilância Epidemiológica (VE) é processo sistemático e contínuo de coleta, de análise, de interpretação e de disseminação de informação com a finalidade de recomendar e de adotar medidas de prevenção e de controle de problemas de saúde, em síntese, “informação para ação”.


Assinale abaixo o conceito relacionado a Surto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q1014573 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

De acordo com o artigo 3º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, quais são os principais objetivos a serem alcançados com a aplicação desta lei?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q1065020 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra que, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

Texto associado.
Olhos parados

Manoel de Barros

Olhar, reparar tudo em volta, sem a menor intenção de poesia.

Girar os braços, respirar o ar fresco, lembrar dos parentes.

Lembrar da casa da gente, das irmãs, dos irmãos e dos pais da gente.

Lembrar que estão longe e ter saudades deles…

Lembrar da cidade onde se nasceu, com inocência, e rir sozinho.

Rir de coisas passadas. Ter saudade da pureza.

Lembrar de músicas, de bailes, de namoradas que a gente já teve.

Lembrar de lugares que a gente já andou e de coisas que a gente já viu.

Lembrar de viagens que a gente já fez e de amigos que ficaram longe.

Lembrar dos amigos que estão próximos e das conversas com eles.

Saber que a gente tem amigos de fato!

Tirar uma folha de árvore, ir mastigando, sentir os ventos pelo rosto…

Sentir o sol. Gostar de ver as coisas todas. Gostar de estar ali caminhando.

Gostar de estar assim esquecido. Gostar desse momento. Gostar dessa emoção tão cheia de riquezas íntimas.
A partícula “que” apresenta diversas classificações morfossintáticas a depender de sua carga semântica e de sua função no contexto em que é analisada. No trecho abaixo ela está conectando duas orações em um período composto por subordinação. Por esse motivo é classificada como:

“Saber que a gente tem amigos de fato”

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.