Início

Questões de Concursos PUC PR

Resolva questões de PUC PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q810121 | Legislação Federal, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

O fornecedor, ao cobrar supostos débitos do consumidor, o faz mediante a cobrança via telefone ao trabalho do consumidor, exigindo que este pague por uma dívida vencida e paga, sendo que essa dívida vem sendo cobrada reiteradamente por dois meses consecutivos. Sobre a cobrança de dívidas, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

922Q732657 | Direito Processual Penal, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

No Título III, do Livro I do Código de Processo Penal, encontramos a ação penal. Referente a esta matéria, analise as questões abaixo:

I. Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.

II. Será admitida ação pública nos crimes de ação privada, se esta não for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligência do querelante, retomar a ação como parte principal.

III. Salvo disposição em contrário, o ofendido, ou seu representante legal, decairá no direito de queixa ou de representação, se não o exercer dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que ocorrer a infração penal.

IV. O órgão do Ministério Público dispensará o inquérito, se com a representação forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ação penal, e, neste caso, oferecerá a denúncia no prazo de 15 (quinze) dias.

Marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

923Q401963 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Advogado, FEAES PR, PUC PR

A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que cause prejuízos ao erário. Quanto ao prazo para ajuizamento das respectivas ações de ressarcimento, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

924Q803640 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

A atuação fonoaudiológica nas disfagias deve ser um trabalho interdisciplinar envolvendo medicina, a nutrição, enfermagem e fisioterapia. Desse modo, o conhecimento deve ser partilhado e a visão holística do paciente deve nortear as decisões da equipe. Assinale (V) para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e (F) para as falsa(s):

( ) Pacientes disfágicos fazem parte do grupo de risco de desnutrição, pois, geralmente, não conseguem ingerir a quantidade diária adequada de alimentos. Esse aspecto deve ser considerado no momento da decisão pela via alternativa de alimentação.

( ) A sonda nasoenteral (SNE) pode auxiliar e ao mesmo tempo ser um complicador para o restabelecimento da deglutição, pois seu uso prolongado e fator desencadeador de refluxo gastro esofágico (RGE).

( ) Deve-se sempre que possível utilizar como via alternativa de alimentação a SNE, por pelos menos 90 dias, uma vez que é menos invasiva e não necessita de procedimento cirúrgico, como no caso da gastrostomia. Durante esse período o tratamento fonoaudiologico deve ser diário.

( ) A indicação da gastrostomia deve ser realizada assim que se identificar a impossibilidade de retorno da alimentação VO, evitando falsas expectativas para paciente e familiares, pois muitas vezes o limite/sucesso do tratamento fonoaudiológico consiste na obtenção da deglutição de saliva.

( ) No caso de pacientes com gastrostomia definitiva, deve-se, sempre que possível, buscar a deglutição segura de alimentos de alguma consistência, geralmente pastoso. Apesar de não ser suficiente para o aporte nutricional, a dieta mista pode ser uma alternativa pensando na qualidade devida do paciente, mantendo-se minimamente o traço social que a alimentação representa em nossa cultura.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

925Q803410 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

O câncer de cabeça e de pescoço ainda têm grande incidência no Brasil, sendo que nos países desenvolvidos o diagnóstico precoce tem contribuído para um prognóstico mais favorável, bem como para a melhora da qualidade de sobrevida do paciente. Frente a esse panorama, o diagnóstico precoce deve ser uma meta a ser atingida o mais rapidamente possível.

Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

926Q400239 | Direito Administrativo, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Em relação ao regime jurídico do Ato Administrativo, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

927Q821363 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Auditor Estadual de Controle Externo, TCE MS, PUC PR

No balanço orçamentário público, quando a receita prevista for maior que a receita arrecadada há:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

928Q801703 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Paciente masculino, 83 anos, acamado e cadeirante, foi internado com broncopneumonia de repetição. É o terceiro episódio no período de 10 meses. Encontrase com sequelas motora, de linguagem e cognitiva decorrentes de múltiplos AVCs isquêmicos que ocorreram nos últimos 3 anos. Familiares informam que a dieta via oral está restrita a consistência pastosa há 6 meses, fato de que a paciente reclama muito, pois sempre gostou de almoços em família . Apresenta ainda quadro de desnutrição e desidratação. Após a avaliação, o fonoaudiólogo:

I. Orienta para utilização de espessante em alimentos, cuidados com a postura no momento da deglutição, realização de múltiplas deglutições para cada colherada e manobras protetoras de vias aéreas .

II. Sugere a indicação de sonda nasoenteral por 30 dias para melhora do quadro clínico, e após esse período gastrostomia para suporte nutricional. O trabalho fonoaudiológico terá seu foco na manutenção de via oral apenas socialmente, com cuidados na consistência e quantidade de alimentos, bem como na postura do paciente durante as refeições.

III. Sugere-se a indicação de sonda nasoenteral por 30 dias e nova avaliação após esse período para realização de desmame.

 IV. Sugere-se a indicação de sonda nasoenteral, atendimento fonoaudiológico diário para reeducação alimentar e evitar gastrostomia.

Está(ão) CORRETA(S) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

929Q394984 | Direito Administrativo, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Em relação ao regime jurídico das Licitações Públicas, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

930Q820526 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Juiz Substituto, TJ PR, PUC PR

Com relação à responsabilidade administrativa ambiental, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

931Q801589 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

No tocante às alterações neurológicas em que ocorre o comprometimento da linguagem e ou fala, encontram-se as afasias, doença de Parkinson e doença de Alzheimer. Sobre essas doenças é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

932Q802878 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

A fonoaudiologia hospitalar é uma área de atuação relativamente nova a ser implantada em vários estados do país. Além disso, a complexidade do ambiente hospitalar e as especificidades do atendimento, dependendo da unidade em questão, devem ser consideradas, pois o atendimento ambulatorial difere do atendimento em enfermaria e este do atendimento em UTI.

Em relação ao atendimento em UTI de paciente traqueostomizado, indique a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

933Q802246 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Em um hospital da cidade, uma criança de 2 anos foi atendida com o seguinte histórico: não fala, comunica-se com gestos e é muito agitada. O médico otorrinolaringologista realizou otoscopia, que se apresentou sem alterações. A criança foi encaminhada para avaliação audiológica cujos resultados foram: ausência de reflexo cocleopalpebral com a utilização de agogô, localização lateral do som do tambor em forte intensidade. A audiometria em campo livre, com a utilização de tons modulados, apresentou respostas auditivas em 500 HZ, na intensidade de 85 dBNA. Nas demais frequências não houve resposta auditiva. A timpanometria apresentou-se do tipo A, segundo a classificação de Jerger, com ausência de reflexos acústicos e emissões otoacústicas, bilateralmente. Na avaliação dos potenciais auditivos de tronco encefálico, foi observada presença de onda V apenas em 99 dBHL, com tempo de latência absoluta da onda aumentada. As demais ondas não foram observadas em ambas as orelhas. Considerando o desenvolvimento da audição e o caso descrito acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Tendo em vista que os resultados sugerem presença de surdez, a amplificação sonora monoaural é indicada. O equipamento de amplificação deve ser intracanal e não há necessidade de controles especiais de ganho ou saída acústica máxima.

II. A criança atendida apresenta resultados que indicam perda auditiva de grau profundo, bilateral, do tipo neurossensorial.

III. Os resultados são compatíveis com otosclerose de origem genética, por isso, um procedimento médico e cirúrgico é indicado.

IV. Como existem diversas formas de compreensão da surdez é importante orientar a família sobre o fato de que formas diferentes de atuação são possíveis, permitindo e incentivando-a a decidir sobre a abordagem que lhe pareça ideal.

V. A possibilidade da realização de uma cirurgia para realização de implante coclear (IC) não é considerada, pois a idade da criança ainda não permite.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

934Q734124 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp MS, PUC PR, 2017

Sobre o inquérito policial, ação penal e prova no processo penal, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

935Q802261 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Em um hospital, está sendo implantado o programa de detecção precoce do câncer de boca, uma vez que no mapeamento realizado identificou-se que o diagnóstico é feito tardiamente, quando os tumores se encontram em estádios III e IV.

Com base nesse caso, é CORRETO afirmar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

936Q798453 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

São indicações da instituição de ventilação mecânica não invasiva, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q797343 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

Considerando a recuperação, em ambiente domiciliar, da pneumonia do idoso, qual a técnica reexpansiva de melhor relação custo benefício?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

938Q803039 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Paciente, 78 anos, internado há 10 dias, é portador de doença de Parkinson e necessita fazer angioplastia. Está desnutrido e apresentou quadro de pneumonia. Médico solicita avaliação fonoaudiológica. Analise as hipóteses a seguir:

I. Paciente pode estar com quadro de disfagia associado à doença de Parkinson.

II. Paciente apresenta nível de compreensão rebaixado, confusão mental, alteração de linguagem escrita, flacidez de musculatura de OFA, deglutição comprometida para sólidos.

III. Disfagia pode ser induzida por medicamentos neurolépticos. Os antidepressivos geralmente causam secura na mucosa da boca e a diminuicao da saliva compromete a manipulação do bolo alimentar, além de provocar sonolência, diminuição o estado de vigília e comprometendo a deglutição segura.

IV. Disfagia pode ser decorrente da idade em função de rebaixamento da força muscular, deficiência na mastigação (ausência de dentes, prótese mal adaptada).

Quais hipóteses são compatíveis com o quadro desse paciente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q803603 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

É comum encontrar o paciente disfágico em situação limite em sua vida pessoal, fragilizado pela doença ou mesmo pela situação hospitalar em si. Para muitos, não conseguir comer, sentindo toda série de desconforto decorrente dos sintomas inerentes a disfagia (engasgos, tosse, refluxo nasal, dispneia, etc) ocorre de forma progressiva (envelhecimento, doenças neurológicas progressivas), para outros a disfagia pode ser um sintoma abrupto (pós-AVC) que pode causar total estranhamento. Sobre esse assunto avalie as assertivas a seguir:

I. O fonoaudiólogo, ao abrir espaço em seu atendimento clínico para a escuta de questões emocionais está invadindo o campo da psicologia e atuando de forma antiética.

 II. A recusa alimentar pode ser uma forma de resistência do sujeito de empreender o tratamento, por dificuldade de lidar com a situação nova a que está exposto. E falar sobre isso para o próprio profissional que lida com o manejo da alimentação faz todo o sentido para o paciente, que em seu sofrimento não está preocupado com os limites de cada área de conhecimento.

III. Os AVCs têm início abrupto; paciente e familiares são pegos de surpresa e há total estranhamento frente às sequelas decorrentes. O fonoaudiólogo deve estar preparado para uma escuta clínica desse sofrimento do sujeito.

IV. No ambiente hospitalar, transformações no campo do orgânico (traqueostomias, SNE, gastrostomia, etc) são frequentes e encaradas como normais pela equipe de saúde. No entanto, para o sujeito em sofrimento, tais transformações em seu corpo demandam uma reconstrução/ressimbolização da imagem corporal, sendo que tais aspectos devem ser acolhidos pelo profissional em quem recair a transferência do paciente. Ese é um trabalho de luto imprescindível para que o paciente possa empreender o esforço necessário para sua reabilitação.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

940Q419017 | Direito Civil, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

A respeito de sucessões, assinale a única alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.