Início

Questões de Concursos PUC SP

Resolva questões de PUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q948957 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

“Há quinze anos (...) fiz a pergunta: o que sabemos das mulheres [medievais]? (...) tratei de descobrir, no meio de todos os vestígios deixados pelas damas do século XII. Apreciava-as. Sabia bem que não veria nada de seu rosto, de seus gestos, de sua maneira de dançar, de rir, mas esperava perceber alguns aspectos de sua conduta, o que pensavam de si próprias, do mundo e dos homens. Não entrevi mais que sombras, vacilantes, inapreensíveis. Nenhuma de suas palavras me chegou diretamente.”

DUBY, Georges. Eva e os padres. São Paulo: Cia das Letras, 2001, p. 167

“(...) não há camponês nem mundo rural na literatura dos séculos V e VI [embora] a realidade mais profunda da história da Alta Idade Média Ocidental [seja a da] ruralização da economia e da sociedade. (...) Os atores desse fenômeno primordial não aparecem na literatura da época [senão] sob diversos disfarces.”

LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média. Petrópolis: Vozes, 2013, pp. 168-169. Adaptado.

• Uma das explicações possíveis para que os medievalistas obtenham informações indiretas sobre as mulheres e encontrem os camponeses “disfarçados” é que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q945904 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

Texto associado.

Leia o excerto a seguir, extraído do primeiro capítulo de A cidade e as serras, para responder a questão,


- Aqui tens tu, Zé Fernandes - começou Jacinto, encostado à janela do mirante -, a teoria que me governa, bem comprovada. Com estes olhos que recebemos da Madre natureza, lestos e sãos, nós podemos apenas distinguir além, através da Avenida, naquela loja, uma vidraça alumiada. Mais nada! Se eu porém aos meus olhos juntar os dois vidros simples dum binóculo de corridas, percebo, por trás da vidraça, presuntos, queijos, boiões de geleia e caixas de ameixa seca. Concluo portanto que é uma mercearia. Obtive uma noção: tenho sobre ti, que com os olhos desarmados vês só o luzir da vidraça, uma vantagem positiva. Se agora, em vez destes vidros simples, eu usasse os do meu telescópio, de composição mais científica, poderia avistar além, no planeta Marte, os mares, as neves, os canais, o recorte dos golfos, toda a geografia dum astro que circula a milhares de léguas dos Campos Elísios. É outra noção, e tremenda! Tens aqui pois o olho primitivo, o da Natureza, elevado pela Civilização à sua máxima potência de visão. E desde já, pelo lado do olho portanto, eu, civilizado, sou mais feliz que o incivilizado, porque descubro realidades do Universo que ele não suspeita e de que está privado. Aplica esta prova a todos os órgãos e compreenderás o meu princípio.


(Queirós, Eça de. A cidade e as serras. São Paulo: Ateliê, 2007, p. 63-64)

Leia o fragmento a seguir, extraído do primeiro capítulo de Memórias póstumas de Brás Cubas, para responder a questão.
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo; diferença radical entre este livro e o Pentateuco. Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! (...) (ASSIS, Machado. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ateliê, 2001, p. 69)


Memórias póstumas de Brás Cubas, obra inaugural do Realismo no Brasil, apresenta vários procedimentos literários que configuram o estilo de Machado de Assis. Dentre esses procedimentos, a leitura dos primeiros parágrafos do romance já permite identificar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q945906 | Matemática, Frações e Números Decimais, Segundo Semestre, PUC RJ, PUC SP, 2018

A perspectiva temática comum nos três textos diz respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q948945 | Física, Oscilação e Ondas, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

Texto associado.

Quando necessário, adote:

• módulo da aceleração da gravidade: 10 m.s-2

• calor latente de vaporização da água: 540 cal.g-1

• calor específico da água: 1,0 cal.g-1. °C-1

• densidade da água: 1 g.cm-3

• constante universal dos gases ideais: R = 8,0 J.mol-1.K-1

• massa específica do ar: 1,225.10-3 g.cm-3

• massa específica da água do mar: 1,025 g.cm-3

• 1cal = 4,0 J

Dentre as afirmações abaixo, assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q945892 | Biologia, A herança dos grupos sanguíneos, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

Leia atentamente o texto a seguir

"A araucária (Araucaria angustifolia) é uma árvore nativa do Brasil e ocorre geralmente em regiões com altitude acima de 900 metros, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. [...] Durante a fase adulta, a árvore pode chegar a 25 metros de altura e dá frutos, chamados de pinha. Esses frutos são comestíveis e geralmente caem em julho, no auge do inverno."


Fonte: <http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2017/02/frutos- da-araucaria-sao-ricos-em-reservas-energeticas-e-aminoacidos.html>

O texto comete um EQUÍVOCO ao considerar que a araucária
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q948969 | Matemática, Progressão Aritmética, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

Uma senha é formada por quatro algarismos distintos ABCD que obedecem às seguintes condições:


(I) A+B+C+D = 11

(II) A.B.C = 30

(III) A+B = C

(IV) A.B = C + D


• Sabendo que A < B, o valor de A + C é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q945879 | Matemática, Função Exponencial, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

O matemático Al-Karkhî escreveu um trabalho sobre álgebra, no qual descreve uma técnica de encontrar números racionais x, y, z, não nulos, tais que x3 + y3 = z2 . Nesse trabalho ele utiliza x = n2 / 1 + m3, y= m x e z = n x , com m e n números racionais quaisquer, não nulos.

Fonte: Introdução à História da Matemática. Howard Eves. Ed. UNICAMP. Adaptado.


Adotando m = 2 e sabendo que x + y = z, o valor de (x + y)z é um número

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q945882 | Matemática, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

A altura de um cone reto mede o dobro do raio desua base. Se a área lateral desse cone é 9√5πcm2,o volume do cone é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q945887 | Química, Representação das transformações químicas, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

A seguir estão listadas algumas características de uma classe de compostos:
• Apresentam caráter covalente; • São compostos binários; • Reagem com água produzindo ácidos; • Reagem com base produzindo sal e água.
Qual é a classe de compostos representados por essas características?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q945899 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

Ao longo da história verificamos inúmeros exemplos de pessoas ou grupos político-sociais que, uma vez no poder, criam mecanismos legais para se manterem no governo. De acordo com esse princípio, analise as afirmações a seguir:
I. Girondinos, durante o processo revolucionário francês, criam o Diretório e instauram o voto censitário, além de impedirem a reforma agrária defendida pelos Jacobinos.
II. Oliver Cromwell, líder da Revolução Puritana, ao enfrentar a Holanda entre 1652 e 1654, se auto intitula Lorde Protetor da Inglaterra, Irlanda e Escócia, impondo seu cargo como vitalício e hereditário.
III. Durante a República Romana, o Senado manteve a proibição do casamento entre patrícios e plebeus até a aprovação da Lei Canuleia.
São CORRETAS as afirmações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q948976 | Português, Figuras de Linguagem, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

O Almocreve

Vai então, empacou o jumento em que eu vinha montado; fustiguei-o, ele deu dois corcovos, depois mais três, enfim mais um, que me sacudiu fora da sela, com tal desastre, que o pé esquerdo me ficou preso no estribo; tento agarrar-me ao ventre do animal, mas já então, espantado, disparou pela estrada fora. Digo mal: tentou disparar, e efetivamente deu dois saltos, mas um almocreve, que ali estava, acudiu a tempo de lhe pegar na rêdea e detê-lo, não sem esforço nem perigo. Dominado o bruto, desvencilhei-me do estribo e pus-me de pé.

- Olhe do que vosmecê escapou, disse o almocreve.

( ...) Resolvi dar-lhe (...) uma recompensa digna da dedicação com que ele me salvou.

• Este trecho é retirado do capítulo que exemplifica bem a personalidade e o caráter do narrador. Assim, considerando o episódio como um todo, no ato final da recompensa, Brás Cubas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q948975 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

• Segundo o crítico Araripe Jr., referindo-se à produção de Alencar no romance Iracema, “os assuntos pouco interessavam à sua musa fértil; a linguagem era tudo”. Ou seja, o como se diz é mais importante do que aquilo que se diz. Assim, é correto afirmar que, na linguagem da obra,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q945891 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

Em um tanque de capacidade de 10L, contendo 16g de He, foram adicionados 64g de SO2 e a temperatura foi aumentada até 27ºC. Quais são as pressões parciais dos gases He e SO2, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q948964 | Inglês, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

• No texto, o grupo de palavras “a rule requiring drones to be kept in sight at all times”, no segundo parágrafo, seria melhor representado em português pelas palavras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q948972 | Matemática, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

• Um bloco maciço de madeira na forma de um prisma reto de base retangular medindo 18 cm por 24 cm e com 30 cm de altura, foi totalmente dividido em cubinhos iguais e de maior aresta possível. Supondo que não tenha ocorrido perda alguma no corte do bloco, o volume de um cubinho é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q945889 | Química, Soluções características, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

O pH plasmático deve ser mantido na faixa de 7,35 - 7,45. Variações do pH afetam a estrutura das proteínas e, consequentemente, os processos bioquímicos. Nosso organismo produz várias substâncias capazes de alterar o pH do plasma como, por exemplo, o ácido láctico e os corpos cetônicos. A manutenção do pH ideal é feita graças à existência: dos sistemas tampão, do centro respiratório e do sistema renal. O principal sistema tampão presente no plasma é constituído por ácido carbônico/hidrogenocarbonato. Esse sistema envolve três equilíbrios, os quais estão representados abaixo. Observe os equilíbrios e avalie as afirmativas.
(1) CO2(g)⇋ CO2(aq) (2)CO2(aq) + H2O (l)⇋ H2CO3(aq) (3)H2CO3(aq) +H2O(l)HCO3-(aq)+H3O+(aq)
I. O equilíbrio representado na equação 3 mostra o ácido carbônico, que é um ácido fraco, e o HCO3- sua base conjugada.
II. A adição de H3O+, proveniente de uma substância ácida, reage com os íons hidrogenocarbonato deslocando o equilíbrio (equação 3) para a esquerda.
III. A solução tampão impede a variação de pH somente quando substâncias ácidas são adicionadas, não sendo possível a manutenção do pH frente à adição de substâncias básicas.
IV. A solução tampão mantém o pH relativamente constante, independentemente da quantidade de H3O+ adicionada .
É CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q945880 | Matemática, Triângulos, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

Considere as funções f (x) = 2 x + k e g(x) = x2 + m, com k e m números inteiros.


Se f(1) = − 2 + g(2) e f(0) = g(0), o valor de f(g(f(-1))) é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q948962 | História, República Autoritária 1964 1984, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

Texto associado.

ATO INSTITUCIONAL Nº 5, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1968.

“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL,

ouvido o Conselho de Segurança Nacional,

(...) Resolve editar o seguinte:

(...)

Art. 4º- No interesse de preservar a Revolução, o Presidente da República, ouvido o Conselho de Segurança Nacional, e sem as limitações previstas na Constituição, poderá suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais.

Parágrafo único - Aos membros dos Legislativos federal, estaduais e municipais, que tiverem seus mandatos cassados, não serão dados substitutos, determinando-se o quorum parlamentar em função dos lugares efetivamente preenchidos.


Art. 5º- A suspensão dos direitos políticos, com base neste Ato, importa, simultaneamente, em:

I - cessação de privilégio de foro por prerrogativa de função;

II - suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais;

III - proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política;

IV - aplicação, quando necessária, das seguintes medidas de segurança:

a) liberdade vigiada;

b) proibição de freqüentar determinados lugares;

c) domicílio determinado; (…)

Art. 10º- Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular.”

Retirado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/AIT/ait-05-68.htm. Acesso em 24/05/2017

• Identifique abaixo a alternativa que apresenta corretamente as funções desempenhadas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) durante o Estado Novo (1937-1945):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q948973 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

AUTOR: Valdevino Soares de Oliveira.

Mas, infelizmente para a quietação do Silvério, Jacinto lançara raízes, e rijas, e amorosas raízes na sua rude serra. Era realmente como se o tivessem plantado de estaca naquele antiquíssimo chão, donde brotara a sua raça, e o antiquíssimo húmus refluísse e o penetrasse todo, e o andasse transformando num Jacinto rural, quase vegetal, tão do chão, e preso ao chão, como as árvores que ele tanto amava.

• O trecho acima é do romance A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós. Do personagem Jacinto, aí referido e do conhecimento que se possa ter dele ao longo da obra, não é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q948961 | História, Era Vargas 19301954, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2017

• A Greve Geral de 1917 no Brasil
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.