Questões de Concursos Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

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1Q201076 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

A turbina a vapor de um ciclo Rankine ideal produz 2.880 kcal/h de potência. A diferença entre as entalpias na entrada e na saída da turbina é igual a 96 kcal/kg.
Qual o fluxo de massa de vapor, em kg/h, que passa pela turbina?

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2Q204854 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

No método do caminho crítico, a trajetória que determina a duração de um projeto é denominada trajetória critica ou caminho crítico.

PORQUE

Caso haja um atraso em qualquer uma das atividades que compõem o caminho crítico, haverá um aumento na duração do projeto.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

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3Q203869 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Em relação à resistência ao avanço de um navio, analise as afirmativas a seguir.

I - Os modelos utilizados para o cálculo de resistência ao avanço procuram incorporar a infl uência da forma do casco sobre a resistência viscosa através da adoção do chamado fator de forma.
II - As regiões de proa e popa do navio contribuem de forma mais significativa para a geração de ondas, pois são as regiões onde a pressão varia de forma mais abrupta.
III - O cálculo da resistência friccional de um navio admite, como passo inicial, a hipótese de que a resistência será igual à força exercida pelo fluido sobre uma placa plana com área igual à área de superfície molhada do casco do navio.

Está correto o que se afirma em

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4Q202072 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Em relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir.

I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória.
II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida.
III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água.
IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio.

São corretas as afirmações

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5Q203173 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Uma barcaça possui boca moldada igual a B e seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento L. Numa determinada condição de carregamento, a barcaça opera, em águas tranquilas, segundo um calado uniforme igual a T.
Para essa condição, o valor do seu raio metacêntrico transversal (BM) depende de

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6Q202099 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Em relação aos tipos de instalações propulsoras de navios mercantes, analise as afirmativas a seguir.

I - A instalação propulsora com turbina a vapor é utilizada em navios de pequeno porte onde é requerida uma potência propulsora instalada baixa.
II - A instalação propulsora indireta com motores diesel de média e alta rotação utiliza caixas de engrenagens redutoras a fi m de reduzir a velocidade angular do eixo propulsor.
III - A instalação propulsora com turbina a gás é mais leve e ocupa menos espaço quando comparada à instalação propulsora direta com motor diesel equivalente para a mesma potência instalada.

Está correto o que se afirma em

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7Q204701 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Um engenheiro naval, ao elaborar o arranjo geral de um navio, deve observar a sua interação com outros requisitos de projeto, EXCETO

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8Q201843 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

A utilização do tanque de expansão no circuito fechado de resfriamento do motor diesel de combustão principal de um navio tem por objetivo

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9Q204976 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

O dispositivo de combate a incêndio que possui uma válvula de três posições comandada por uma alavanca e dois orifícios de descarga, nas dimensões de 1 ½ polegada para água em jato sólido e de 2 ½ polegadas para neblina de alta pressão, denomina-se

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10Q202095 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

A viga navio de uma embarcação está sujeita a uma flexão do tipo tosamento. Nessa situação, os pontos da seção mestra dessa embarcação, localizados na quilha, no eixo neutro e no convés de borda livre, estão submetidos, respectivamente, a tensões normais de flexão

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11Q203473 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Uma embarcação, na condição de carregamento inicial, possui deslocamento (?) igual a 2.550 t. Seu tanque de armazenamento de óleo combustível (? = 0,85 t/m2) é carregado parcialmente provocando um aumento GGV do valor da posição vertical do centro de gravidade (KG).
Se esse tanque possui superfície livre retangular com comprimento igual a 15 m e largura igual a 6 m, o valor de GGv, em centímetros, é, aproximadamente,

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12Q200715 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Entendem-se como perfis pesados aqueles presentes em um painel estrutural onde se encontram perfis de menor rigidez à flexão, estes últimos geralmente idênticos e de menor dimensão.
NÃO são classificadas como perfis pesados as

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14Q201283 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Considere que F, L e T representam, respectivamente, no sistema internacional de unidades, as grandezas fundamentais de força, de comprimento e de tempo.
Utilizando-se a lei de Newton da viscosidade, a viscosidade dinâmica de um fluido é expressa por

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15Q200668 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Uma barra com comprimento igual a 5 m e área de seção transversal igual a 2.500 mm2 é submetida a uma força axial de tração de 400 kN ao longo de seu comprimento. O material tem comportamento linear elástico.
Se o comprimento tem um aumento de 10 mm, qual o módulo de elasticidade longitudinal do material em GPa?

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16Q205424 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

A dotação de equipamentos de segurança e salvatagem de um navio NÃO contempla a utilização de

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17Q203709 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Considerando-se a teoria da superposição de tensões no cálculo da estrutura de um navio, a unidade de chapeamento está sujeita a tensões

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18Q204592 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

No sistema de propulsão de um navio, constitui uma vantagem do hélice de passo variável quando comparado ao hélice de passo fixo a(o)

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19Q204265 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Na determinação do deslocamento leve de um navio, deve-se computar o peso referente

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20Q204712 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

De acordo com a Convenção Internacional sobre Linhas de Carga, a Linha de Carga de Inverno e a Linha de Carga de Verão para Água Doce são indicadas, respectivamente, pelas notações

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