Os processos operacionais de uma análise gravimétrica de um minério de ferro incluíram etapas como: (i) a pesagem da amostra do minério, (ii) a reação com ácido para solubilizar o ferro na forma de Fe3+ , (iii) a separação de uma alíquota de volume conhecido para análise, (iv) a adição de solução aquosa de NH4 OH até precipitação completa do íon Fe3+ , (v) o envelhecimento do precipitado, (vi) a lavagem do precipitado com solução aquosa de NH4 NO3+ , (vii), a filtração em papel de filtro quantitativo, (viii) a calcinação do precipitado filtrado, (ix) o resfriamento do precipitado calcinado e (x) a pesagem. A etapa que apresenta sua definição de acordo com os princípios da análise gravimétrica é:
a) Na reação do Fe3+ em meio aquoso com solução aquosa de NH4OH há formação de Fe(OH)2(s) .
b) A lavagem do precipitado formado é feita com solução aquosa de NH4 NO3 (eletrólito) para que o precipitado passe para o estado coloidal.
c) No envelhecimento do precipitado na sua água mãe, os cristais se reorganizam, diminuindo a superfície específica, o que leva à redução das impurezas por oclusão e adsorção.
d) A calcinação do precipitado não é feita junto com o papel de filtro (quantitativo), porque a quantidade de cinzas do papel de filtro quantitativo é muito grande.
e) Na última etapa, o que se pesa é o ferro quimicamente puro, e os cálculos relacionam a massa de ferro pesado no fim da análise com a massa de minério pesado no início.