Início

Questões de Concursos Prefeitura de Bombinhas SC

Resolva questões de Prefeitura de Bombinhas SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q901149 | Informática, Malware vírus, Informática, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O que é um ransomware e como ele afeta a segurança da informação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q978293 | Matemática Financeira, Conceitos fundamentais de Matemática Financeira, Professor de Ensino Fundamental I e II – Artes, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Afonso aplicou um capital de R$ 8.000,00 e obteve um rendimento de 12% sobre esse valor. Considerando esse retorno, qual será o montante total disponível para Afonso após o rendimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q881554 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Recepcionista de Posto de Saúde, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Em relação ao relacionamento interpessoal, o que é fundamental para a manutenção do sigilo e da ética profissional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q1019821 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Observa atentamente las palabras subrayadas y responda a lo que se pide a continuación.

(1) La explicación fue muy simples, la entendí en seguida.

(2) El mensaje se transmitió através de los medios de comunicación.

(3) La separación silábica del sustantivo perro es: Pe.rro

(4) Pilar fue al mercado y compró 0,5 kilos de frutas.

(5) La construcción era hecha con madera y hierro.

(6) Un olor nauseavundo se extendía por la avenida.

La secuencia con todas las proposiciones correctas es:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q901297 | Pedagogia, Gestão Escolar, Secretárioa de Estabelecimento Escolar, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A reestruturação da gestão educacional implica em uma ruptura de modelos tradicionais de administração, impondo mudanças no âmbito da unidade escolar, onde a co-participação e responsabilização recriariam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q873394 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Servente/Merendeira, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

No ambiente escolar a prática de higiene deve ser utilizada em todas as etapas de preparo das refeições porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q901122 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Sobre as doenças de importância para vigilância em saúde, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q901132 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

“A análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressam as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas. Pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro grandes tendências”.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. p.30)

Em relação a algumas destas tendências, analise as afirmativas abaixo:

I. A “pedagogia tradicional” é uma proposta de educação centrada no professor, cuja função se define como a de vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a matéria.

II. A “pedagogia renovada” é uma concepção que inclui várias correntes que, de uma forma ou de outra, estão ligadas ao movimento da Escola Nova ou Escola Ativa. Aqui, o centro da atividadeescolar não é o professor nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso.

III. A “pedagogia libertadora” tem suas origens nos movimentos de educação popular que ocorreram no final dos anos 50 e início dos anos 60. Nesse movimento, o mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem, tendo o professor como figura central.

Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q978455 | Geografia, Motorista edital 4, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Quais os dois estados brasileiros que fazem fronteira com o Estado de Santa Catarina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q978461 | Legislação de Trânsito, Motorista edital 4, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Sobre o licenciamento dos veículos, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I - Os veículos novos não estão sujeitos ao licenciamento e terão sua circulação regulada pelo CONTRAN durante o trajeto entre a fábrica e o Município de destino.

II - O primeiro licenciamento será feito simultaneamente ao registro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q901171 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular, apresenta organizadores curriculares, o primeiro deles é apresentado por Campo de Experiência. Qual Campo descrito abaixo não corresponde aos inseridos na BNCC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q901173 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Educação Inclusiva, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A base fundamental da educação inclusiva consiste em assegurar que a escola seja um ambiente de aprendizado acessível a todos, promovendo o respeito e a valorização das diferenças como elementos enriquecedores para o desenvolvimento coletivo.

Neste contexto, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q873362 | Matemática, Triângulos, Motorista, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Um triângulo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q873378 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente Operacional, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Bombinhas é uma cidade conhecida por suas belezas naturais e sua rica história. Qual das seguintes afirmações descreve corretamente um aspecto histórico ou cultural significativo de Bombinhas e do estado de Santa Catarina?
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q881578 | Turismo, Técnico em Turismo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos no Ministério do Turismo, o Cadastur, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos do Brasil. Avalie as seguintes afirmativas:


I – O Cadastur é obrigatório para alguns segmentos turísticos e opcional para outros.
II – A validade do cadastro é de dois anos para negócios de turismo e de cinco para guias de turismo.
III – O cadastro é gratuito e deve ser feito on-line.
IV – Um dos objetivos do Cadastur é regularizar a situação tributária dos prestadores de serviços turísticos.

Quais afirmativas estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q915921 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações Gravíssimas, Motorista, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Ao dirigir um veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, permissão para dirigir ou autorização para conduzir ciclomotor será considerado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q901174 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Educação Inclusiva, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O modelo médico de deficiência é uma abordagem que se concentra nas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas da pessoa com deficiência e as vê como características individuais que precisam ser corrigidas, tratadas ou curadas. Nesse modelo, a deficiência é considerada uma condição patológica ou anormalidade que requer intervenção médica para mitigar seus efeitos. Críticas ao modelo médico de deficiência destacam que ele pode contribuir para a estigmatização, a exclusão social e a falta de autonomia das pessoas com deficiência, além de ignorar fatores sociais, culturais e ambientais que influenciam sua experiência de vida. A escola atual tem se baseado no referido modelo de deficiência quando condiciona o acesso a direitos básicos de educação àapresentação de diagnóstico clínico ou laudo médico, fortalecendo uma visão equivocada de seu próprio papel na promoção da inclusão e igualdade de oportunidades. Ao adotar essa abordagem, a escola muitas vezes coloca a responsabilidade pelo acesso à educação inclusiva exclusivamente sobre o aluno com deficiência, ignorando as barreiras sociais, estruturais e atitudinais que podem estar presentes no ambiente escolar. Logo:

I- Essa prática reforça a ideia de que a deficiência é uma questão individual a ser tratada pelos profissionais de saúde, em vez de reconhecer a responsabilidade coletiva da sociedade e da própria instituição educacional em garantir a participação plena e igualitária de todos os alunos.

II- Além disso, ao exigir um diagnóstico clínico como pré-requisito para o acesso a serviços e recursos educacionais especializados, a escola pode perpetuar estigmas e exclusão, desconsiderando as necessidades específicas de cada aluno e promovendo a segregação em vez da inclusão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.