Início

Questões de Concursos Prefeitura de Bombinhas SC

Resolva questões de Prefeitura de Bombinhas SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


222Q901167 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A avaliação é um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Em relação ao processo de avaliação na Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais determinam uma série de garantias. De acordo com tais garantias seria incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q901169 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O brinquedo e a brincadeira são constitutivos da infância. A brincadeira é para a criança um meio de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e o mundo. De acordo com o manual “Brinquedos e Brincadeiras de creche: manual de orientação pedagógica” (2012), para educar as crianças pequenas é preciso a integração da educação ao cuidado e também da educação e do cuidado à brincadeira, do brincar com qualidade. São consideradas condições prévias para a introdução de brinquedos e brincadeiras, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q901176 | Pedagogia, Educação Especial, Agente de Educação Inclusiva, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil em 2008. Essa política estabelece diretrizes e orientações para a promoção da educação inclusiva no país, visando garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos, com e sem deficiência, nas escolas regulares. Entre os principais objetivos estão:

I- Promover a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, garantindo sua participação plena na vida escolar e social.

II- Oferecer suporte pedagógico e recursos de acessibilidade para atender às necessidades educacionais específicas de cada aluno, garantindo sua aprendizagem e desenvolvimento.

III- Desenvolver ações de formação continuada para professores e demais profissionais da educação, capacitando-os para o atendimento às demandas da educação inclusiva.

IV- Estimular a articulação entre as diferentes instâncias do sistema educacional, as famílias e a comunidade em geral, visando à construção de uma cultura escolar inclusiva e à promoção da diversidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q901177 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Educação Inclusiva, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A educação inclusiva, embasada em fundamentos filosóficos, políticos e legais dos direitos humanos, implica uma reformulação nas concepções pedagógicas, na formação dos professores e na gestão educacional, visando garantir o direito de todos à educação. Isso envolve a transformação das estruturas educacionais que perpetuam a dicotomia entre ensino regular e especial, bem como a eliminação de espaços segregados para alunos considerados público-alvo da educação especial. Nesse contexto:

I- o desenvolvimento inclusivo das escolas assume a centralidade das políticas públicas[...] para
II- assegurar as condições de acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas regulares, em igualdade de condições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q978285 | Português, Professor de Ensino Fundamental I e II – Artes, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Texto associado.
Diversidade linguística e plurilinguismo na Internet.


A cada dia mais, a informação e o conhecimento se tornam elementos chave na criação de riqueza, na transformação social e no desenvolvimento humano. A principal ferramenta para transmitir a informação e o conhecimento é a linguagem. Dessa forma, a possibilidade de usar a língua materna na Internet vai determinar o grau de interação que se pode ter com as sociedades do conhecimento emergentes.

O surgimento da Internet tem proporcionado diversas oportunidades para o intercâmbio de informação e conhecimento em vários idiomas. Teoricamente, atualmente, qualquer pessoa pode escrever um texto, compartilhar seu conteúdo com o resto do mundo e receber feedback através da Internet. Em teoria, a Internet está aberta a todos os idiomas do mundo, desde que sejam cumpridas certas condições técnicas, financeiras e de recursos humanos.

No entanto, muitos idiomas ainda não estão presentes na rede. Atualmente, existe no ciberespaço uma acentuada divisão linguística que agravará a divisão digital. Por isso, todos devem ter acesso a uma Internet multilíngue. Sem dúvida, os países, as comunidades e as pessoas que não tiverem acesso à Internet e às suas ferramentas estarão marginalizados e terão acesso limitado à informação e ao conhecimento, elementos essenciais no desenvolvimento sustentável. Os falantes de línguas não dominantes devem ter a possibilidade de se expressar, criar e trocar conteúdos culturais de maneira adequada em suas línguas locais. A distribuição digital compreende dois aspectos principais: em primeiro lugar, todos devem ter acesso à Internet; em segundo lugar, o acesso deve incluir conteúdos de qualidade, não somente os criados em nível internacional ou regional, mas também os elaborados localmente e em línguas locais. A Internet é plurilíngue e multicultural e oferece um espaço para cada idioma e cultura.

A UNESCO está convencida de que a diversidade cultural e o plurilinguismo na Internet têm um papel determinante na promoção de sociedades plurais, equitativas, abertas e de conhecimento participativo. A UNESCO incentiva os Países Membros a desenvolver políticas linguísticas integrais que incluam a alocação de recursos e o uso apropriado de ferramentas para promover e facilitar a diversidade linguística e o multiculturalismo nos meios de comunicação, incluindo na Internet. Dessa forma, a Organização apoia a introdução de novas línguas no mundo digital, a criação e difusão de conteúdos em línguas locais através da Internet e dos meios de comunicação de massa, bem como o acesso multilíngue a recursos digitais no ciberespaço. (texto adaptado).


Fonte: https://www.unesco.org/
A partir da leitura do Texto 1, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q881547 | Odontologia, Flúor, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Dentre as opções disponíveis para aplicação de flúor fosfato acidulado em forma de gel assinale a alternativa que não corresponde a uma opção válida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q873365 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações, Motorista, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas o condutor deve assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino. A multa por falta de combustível é considerada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q873375 | Matemática, Agente Operacional, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Na Páscoa de 2024, uma rede de supermercados vendeu 1.245.688 ovos de chocolate a menos que na Páscoa de 2023. Sabendo que em 2023, essa rede de supermercados vendeu 5.690.003 ovos de chocolate, quantos ovos de chocolate foram vendidos na Páscoa de 2024?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q881568 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Marque a alternativa CORRETA em relação à angulação do Raio Central (RC) nas seguintes radiografias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q873384 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Agente Operacional, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Todo servidor público tem o dever de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q978464 | Segurança e Transporte, Motorista edital 4, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

O sistema elétrico dos veículos é o responsável por fornecer energia para todos os componentes elétricos do mesmo, permitindo assim que ele funcione adequadamente. Sobre os componentes elétricos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q901154 | Informática, Informática, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O que é um arquivo CSV?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q901170 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Com o corpo, as crianças desde cedo exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, tornando-se progressivamente consciente dessa corporeidade. Dentro dos grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil são descritos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, de cada uma delas. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q901180 | Pedagogia, Legislação da Educação, Agente de Educação Inclusiva, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Segundo as Diretrizes específicas para o Atendimento de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, Anexo 1, quando discorre sobre o AEE para crianças da educação infantil, : “nos casos de expertise, prodígio e desempenho de alguma área em níveis muito superiores, programas de enriquecimento e de mentoria devem ser considerados”, sendo incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q864360 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Marque a alternativa incorreta com relação a velocidade máxima nas vias onde não existir sinalização regulamentadora. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q1019248 | Espanhol, Preposições Prepocisiones, Espanhol, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2023

Observa atentamente las palabras subrayadas y responde a lo que se pide a continuación.
(1) Nadie se baña en el río dos vezes, porque todo cambia en el río y en el que se baña. (2) El doctor dirá si es mujer o hombre. (3) Miguel de Cervantes Saavedra falleció en el año de mil seiscientos dieciséis. (4) Los rubíes sintéticos se produjeron por primera vez en 1923 mezclando alumbre y pigmentos de cromo. (5) El abuso de las redes sociales pueden provocar un perjuicio grave en la mentalidad, tanto de niños como de adultos. (6) San Tomás de Aquino se dedicó a las escuelas.
La secuencia con todas las proposiciones correctas es:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.