Início

Questões de Concursos Prefeitura de Bombinhas SC

Resolva questões de Prefeitura de Bombinhas SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q901151 | Redes de Computadores, Armazenamento de Dados em Redes de Computadores, Informática, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O que significa a sigla RAID em relação a armazenamento de dados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q864358 | Legislação de Trânsito CTB, Disposições Gerais e Composição do SNT, Motorista, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Consiste nos objetivos básicos do Sistema Nacional de Trânsito:

I - Estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, e fiscalizar seu cumprimento.
II - Fixar, mediante normas e procedimentos, a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito.
III - Estabelecer a sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades, a fim de facilitar o processo decisório e a integração do Sistema.

Assinale a alternativa correta de acordo Código Nacional de Trânsito. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q901144 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Ensino Fundamental I e II – Educação Física, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Dentre s aspectos a serem considerados no planejamento das aulas de educação física, estão as habilidades motoras que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q901147 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Ensino Fundamental I e II – Educação Física, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A educação física que se pretende inclusiva é aquela que contempla todos os tipos de corpos, independentemente de questões físicas ou sensoriais. Assinale a alternativa que corresponde a aula de educação física inclusiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q864351 | Português, Gêneros Textuais, Agente Operacional, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Bolo de Fubá da tia Maria, a verdadeira receita de família.
Ingredientes (8 porções)
4 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de fubá 1 latinha de milho (com a água) 1/2 copo (americano) de óleo 200ml de leite 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo
Passo 1. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Passo 2. Coloque em uma forma untada e enfarinhada. Passo 3. Leve ao forno preaquecido e deixe assar, por cerca de 40 minutos.
A finalidade do gênero textual apresentado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q901135 | Pedagogia, Piaget, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Segundo Jean Piaget (1896-1980), há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O chamado estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos. Em relação ao estágio pré-operacional é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q873368 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Diante das atribuições apresentadas, assinale a alternativa correta com relação ao cargo de Motorista.


I - Participar ativamente de reuniões administrativas.
II - Solicitar periodicamente a revisão técnica dos veículos, quando necessárias.
III - Estimular a reflexão coletiva de valores como liberdade, justiça, honestidade, respeito, solidariedade, fraternidade e comprometimento social.
IV -Tratar com respeito e cordialidade as pessoas que estão sendo conduzidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q901155 | Inglês, Inglês, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Polar ice is melting and changing Earth’s rotation. It’s messing with time itself
One day in the next couple of years, everyone in the world will lose a second of their time. Exactly when that will happen is being influenced by humans, according to a new study, as melting polar ice alters the Earth’s rotation and changes time itself.
The hours and minutes that dictate our days are determined by Earth’s rotation. But that rotation is not constant; it can change ever so slightly, depending on what’s happening on Earth’s surface and in its molten core.
These nearly imperceptible changes occasionally mean the world’s clocks need to be adjusted by a “leap second,” which may sound tiny but can have a big impact on computing systems.
Plenty of seconds have been added over the years. But after a long trend of slowing, the Earth’s rotation is now speeding up because of changes in its core. For the first time ever, a second will need to be taken off.
“A negative leap second has never been added or tested, so the problems it could create are without precedent,” Patrizia Tavella, a member of the Time Department at the International Bureau of Weights and Measures in France, wrote in an article accompanying the study.
But exactly when this will happen is being influenced by global warming, according to the study published Wednesday in the journal Nature. Melting polar ice is delaying the leap second by three years, pushing it from 2026 to 2029, the report found.
“Part of figuring out what is going to happen in global timekeeping … is dependent on understanding what is happening with the global warming effect,” said Duncan Agnew, professor of geophysics at the University of California San Diego and the study’s author.
(https://edition.cnn.com/2024/03/27/climate/timekeeping-polar-ice-melt-earth-rotation/index.html)

Select the correct alternative, according to the text:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q901133 | Pedagogia, Emilia Ferrero, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Em relação aos estudos da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro, analise as afirmativas abaixo:

I. A divulgação das obras de Emilia no Brasil, partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização;

II. As obras de Emilia apresentam métodos pedagógicos, que revelam os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que validam os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.

III. Os estudos de Emilia, assim como os de Piaget, levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo na aprendizagem.

Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q881544 | Odontologia, Condicionamento Infantil, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O hábito da escovação dentária para crianças deve ser introduzido de uma maneira fácil e divertida, que permita criar momentos lúdicos e dessa forma permita uma melhor fixação do aprendizado. A técnica mais indicada para este caso seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q901141 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Em relação ao processo de alfabetização, conforme a BNCC, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q901131 | Pedagogia, PCN's, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

“Os Parâmetros Curriculares Nacionais apoiam-se em normas legais e procuram contribuir na busca de respostas a problemas identificados no ensino fundamental, objetivando uma transformação desse ensino que atenda às demandas da sociedade brasileira atual”.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 49)

Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as afirmativas abaixo:

I. A Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinou como competência dos estados, em colaboração com os municípios, a elaboração de diretrizes que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar uma formação básica comum.

II. O termo “parâmetro” visa comunicar a ideia de que, ao mesmo tempo em que se pressupõem e se respeitam as diversidades regionais, culturais, políticas, existentes no país;

III. A abrangência nacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais visa criar condições nas escolas para que se discutam formas de garantir, a toda criança ou jovem brasileiro, o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania para deles poder usufruir.

Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q900934 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Biólogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Para a realização de uma aula sobre gimnospermas, o professor solicitou ao técnico que coletasse material para a aula prática.
Considerando os materiais coletados, a aula foi montada pelo técnico com;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q901139 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

De acordo com o artigo 54 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que “Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências”, “é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q978297 | Matemática, Professor de Ensino Fundamental I e II – Artes, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Em um jogo de perguntas e respostas, cada resposta correta vale 5 pontos ganhos e cada resposta errada resulta na perda de 3 pontos. Um estudante respondeu a 12 perguntas, acertando 8 delas e errando as demais. Qual foi a pontuação final do estudante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q901137 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

“As fontes para a obtenção de respostas e de conhecimentos sobre o mundo vão desde o ambiente doméstico e a cultura regional, até a mídia e a cultura de massas. Portanto, as crianças chegam à escola tendo um repertório de representações e explicações da realidade. É importante que tais representações encontrem na sala de aula um lugar para manifestação, pois, além de constituírem importante fator no processo de aprendizagem, poderão ser ampliadas, transformadas e sistematizadas com a mediação do professor”. (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 45)

Em relação a citação acima, analise as afirmativas abaixo:

I. É papel da escola e do professor estimular os alunos a perguntarem e a buscarem respostas sobre a vida humana, sobre os ambientes e recursos tecnológicos que fazem parte do cotidiano ou que estejam distantes no tempo e no espaço.

II. As crianças pequenas compreendem e vivem a realidade natural e social do mesmo modo dos adultos.

III. Fora ou dentro da escola, as crianças emprestam magia, vontade e vida aos objetos e às coisas da natureza ao elaborar suas explicações sobre o mundo.

IV. Por volta de oito anos as crianças passam a exibir um modo mais subjetivo e menos racional de explicar os acontecimentos e as coisas do mundo.

Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q978432 | Ética na Administração Pública, Introdução, Monitor, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

No âmbito do serviço público, espera-se que o servidor atue de forma ética, respeitosa e comprometida com os princípios da Administração Pública, como previsto na Constituição Federal, nos códigos de conduta e nos regimentos internos dos órgãos. Considerando esse contexto, assinale a alternativa incorreta em relação ao comportamento esperado no ambiente de trabalho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q901145 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental I e II – Educação Física, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A Educação Física e BNCC consideram as práticas corporais tematizadas e divididas em seis unidades temáticas que devem ser abordadas no ensino fundamental. Assinale a alternativa NÃO representa um eixo da educação física na BNCC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.